Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

substrato fertil?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Gameiro

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 14:36Responder ao tópico

tive a ler acerca disso e li que mtas pessoas utilizam humus de minhoca tratado...

alguem me consegue dar uma opiniao pessoal e dizer-me se este realmente e assim tao vantajoso?

ja agora alguem me diz o nome de algum substrato que tenha usado e obtido bons resultados c um preço / qualidade em conta?!

abraços e obg Very Happy

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 14:49Responder ao tópico

Eheheh, Gameiro o que chamas preço em conta?
Eu já usei ADA, Seachem, SERA, (agora) elos, de um patrocinador do fórum (humus, argila) e numa outra montagem um que fiz com humus e Laterita.
Retirando a Elos que ainda não posso comentar, gostei imenso da Seachem , mas pelo preço não me posso queixar das soluções caseiras de humus, argila, laterita, agora é uma questão de €.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 15:00Responder ao tópico

o que tenho usado ultimamente é terra e turfa para plantas de vaso e junto um pouco de laterita em po, as vezes junto tb um pouco de granulado N-P-K, tambem para plantas de vaso.

esta soluçao requer dois cuidados, ver bem os rotulos para que nao tenha quisquer quimicos e depois levar uma boa camada de substracto inerte para isolar bem este sbstracto senao vem muitos nutrientes para a coluna de agua e....algas com força

mais barato nao encontrei e da para muito, com um saco de terra, meio de turfa, montei um de 100X50 e dois de 60X30 o resto é pouco, as 3 montagens devo ter gasto uns 5€

ps: desvantagem, nao convem retirar plantas com raiz, senao vem tudo para cima, o que torna as montagem de curta duraçao, a menos que se tenha muito cuidado a retirar

miguelbrs

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 15:42Responder ao tópico

Eu utilizei húmus de minhoca num aquário. Não sei o preço, mas um saco grande era barato.
Primeiro fervi bem, depois passei por água para tirar as maiores impurezas, e voltei a ferver perdi muito dos nutrientes na passagem por água, mas era essa a intenção.
Depois coloquei num cartão uma camada fininha, para secar. Só depois coloquei no aquário em camadas ainda muito mais finas e apenas nas zonas onde ía colocar plantas.
No início o ph descia com frequência, depois ficou estável até hoje.
Meti por cima do húmus uma boa camada de areia inerte e até agora as plantas estão bem e a crescer muito.
Tenho 11 escalares nesse aquário e pelo que parece vivem felizes com as plantas que se alimentam de húmus de minhoca e "húmus" dos escalares

Gameiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 17:19Responder ao tópico

o que me dizem deste? Substracto fertil SERA Floredepot
ja li na net que era mto mau, mas ja li tb que era mto bom..

alguem tem uma experiencia pessoal para partilhar cmg pff? =)

abraços e obg plas respostas, como sou iniciante acho que vou optar por comprar um substrato proprio pra prevenir problemas futuros que dizem?

Ricardo Isidro

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 17:26Responder ao tópico

Boas,
Também tenho andado com duvidas em relação ao substracto fertil a usar.
A primeira opção era suposto ser humus misturado com laterita, mas nem por sombras encontro laterita no algarve..
Fiquei em duvida se usar só o humus terei uma duração pequena do substracto, ou se será mesmo uma boa opção.
Alguem que tenha utilizado apenas humus, sabe dizer quanto tempo dura a montagem?

Cumps

Ricardo Isidro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 17:30Responder ao tópico

Desculpa ter utilizado o teu post para as duvidas Gameiro. :silent:

É que também sou novo nisto e ando a reunir tudinho pa montar um belo de um plantado eheh

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 18:03Responder ao tópico

Tentando responder a todos. SERA Floredepot o pior que usei até hoje.... em opção mais valida tens o da tropica (Tropica PLANT SUBSTRATE)
Só húmus nunca usei, mas misturado com argila, laterit e trufa já usei. Não digo que seja igual à maioria das marcas, porque acho que não é mas serve para o efeito e à quem use sempre soluções caseiras, com excelentes resultados.
No meu caso resultou bastante bem salvo o BOOM de algas que tive por causa da má colocação do substrato inerte, mas dá segunda vez já tive mais cuidado e o resultado tá a vista. http://www.peixefauna.com/fotos-e-videos-f21/voltei-novamente-t1051.htm

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

Ricardo Isidro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 20:26Responder ao tópico

Pois é que estou mesmo com medo das algas.
No outro dia encontrei a venda numa loja da região, substrato da tropica por 13€ 2,5 L, e para o nano que vou montar penso chegar na perfeição(30x30x35), já tenho akadama para pôr por cima por isso acho que é mais uns euritos mas uma maior segurança.

Obrigado pela ajuda Very Happy

Cumprimentos

Gameiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 27 Abr 2010, 20:43Responder ao tópico

pois eu tb tou na mesma situaçao nao sei que substrato utilizar :S

alguem me sabe dizer um substrato que tenha usado daqui dos patrocinadores do forum como o angel-aqua dirth por exemplo?

abraços

miguelbrs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Qua 28 Abr 2010, 03:51Responder ao tópico

De plantas não entendo nada. Tenho algumas mas daquelas que li que eram as mais fáceis de manter e por isso a solução húmus foi a mais economica e que até hoje está a resultar.
O que demora no húmus é ferver...
Eu antes disse que o sequei, mas enganei-me. Eu sequei depois, porque li que dava para guardar para próximas utilizações se fosse bem seco.
A verdade que depois a minha mulher precisou de meter terra nuns vassos e lá se foi o meus humus esterilizado ...lol...para os vassos

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Qua 28 Abr 2010, 09:24Responder ao tópico

Como já aqui disse eu já usei de um patrocinador (angel-aqua), usei um quantidade mesmo pequena, o resultado foi satisfatório. Mas continuo a achar que ou se quer algo mesmo bom em nutrientes etc etc e compram os substratos das marcas .... ou então por algo caseiro que vai servir perfeitamente mas com a necessidade de ir fertilizado com macro e nutrientes com mais frequência.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Seg 30 Jan 2012, 22:28Responder ao tópico

Boas, alguém me sabe dizer onde comprar laterite concentrada e turfa granulada na zona do alentejo / setubal?
É que o humus já o comprei, mas encontrar o resto está dificil, até mesmo a Akadama...

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Ter 31 Jan 2012, 10:16Responder ao tópico

Boas João,

Fala com os nossos patrocinadores Wink
Eles certamente te conseguirão ajudar.
Mesmo que não sejam da tua zona, podem sempre enviar pelo correio e ficas bem servido de certeza.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: substrato fertil?   Responder ao tópico

substrato fertil?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-