Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

iluminação por calhas Led

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: iluminação por calhas Led   Seg 26 Abr 2010, 11:52Responder ao tópico

Vou reformular a iluminação do meu 220 lts actualmente com 2 T8 30 W de 2.800 e 18.000K. Não tenho qualquer noção de equivalências pelo que necessitava de ajuda par os leds a adquirir Question . Sei que existem leds de intensidades diferentes e que o ângulo de iluminação varia conforme a lente que forma o topo do led o que é muito pouco. No meu caso queria manter 2 calhas pois tenho temporizadores independentes que criam um nascer e pôr do sol (tentam dar uma ideia!)
Outra questão prende-se com a introdução de 2 ou 3 leds azuis para iluminação nocturna, terá alguma vantagem ou é meramente opção estética:?: isto num aquário com 5 discus alguns tetras, coridoras bótias e "banjos".
Uma tabela de equivalências entre as diferentes T8 e mesmo T5 face aos leds seria uma maravilha, mas qualquer ajuda será bem vinda.
Entretanto alguém me consegue referenciar o tópico onde um membro apresenta soluções led por medida que ele fabrica e que seria uma execlente opção, já agora necessito de iluminação para uma vitrine de maquetes e lá ia a solução led :cyclops:

Aníbal

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Seg 26 Abr 2010, 16:37Responder ao tópico

sem querer fazer publicidade aqui tens o link que pedis-te =)

http://www.peixefauna.com/trukesfishes-f15/iluminacao-t2358.htm

boa sorte com isso e esperemos que mais alguem te consigo ajudar c essa duvida pois certamente nao sera o unico!

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Seg 26 Abr 2010, 17:31Responder ao tópico

Obrigado Gameiro

Era este link que me faltava, mas seria bom que um craque Razz em iluminação nos "iluminasse" sobre esta tecnologia.
Um tópico que ficaria nos inamovíveis teria certamente com muitos interessados, pois a realção durabilidade/custo/consumo é muito aliciante, é ainda uma iluminação "fria" o que no verão ajuda muito a que a temperatura não seja afectada por balastros e lampâdas T.
Particularmente para novas instalações parece-me uma opção importante mas para isso é necessário compreender como se comportam relativamente às necessidades das plantas e se não serão demasiadamente agressivas e stressizantes para algumas variedades de peixes.
Aníbal

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Seg 26 Abr 2010, 23:03Responder ao tópico

pois anibal eu tb n faço a minima ideia nao sou expert nisto ( por enquanto xP )
e acho que os leds nao vao substituir por enquanto as lampadas convencionais que estamos habituados a utilizar, pelo menos no que toca a alguns tipo s de plantas mais exigentes que requerem um pouco mais de cuidados e tem requisitos mais especificos quantoa á luz..

para iluminar os leds servem perfeitamente ( desconheço qq tipo de peixe que tenha algum contra esta iluminaçao ), para plantas como anubias, musgo de java, valisnerias e afins penso que os leds servem perfeitamente mas isto e so uma ideia que obtive atraves de pesquisa...

agora camos aguardar e ver se algum " expert " na materia como tu dizes nos ilumina heheh!

abraços!

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Ter 27 Abr 2010, 00:42Responder ao tópico

Obrigado pelo contributo, sinto que estamos numa área ainda recente pelo que falta experiência acumulada que permita fundamentar decisões.
Também acho que os tubos vão ter longa vida, são muitos anos de evolução com um leque enorme de opções, mas para as plantas que referes a coisa deve resultar com ganhos estéticos permitindo tampas de menor altura e custos reduzidos de manutenção e consumo.
Vamos esperar que alguém saiba mesmo disto e nos faculte informação, certamente haverá muita gente curiosa no tema.
Um abraço e entretanto vou desligar os "meus" leds que estão a ficar com sonolência luminosa.
Já agora um agradecimento, infelizmente anónimo, para o pessoal que administra o fórum pois acabo de reparar que coloraram um dicionário nas caixas de texto, assim deixa-se de pontapear a língua portuguesa. :cheers:
Anibal

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 91

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Ter 27 Abr 2010, 14:31Responder ao tópico

Olá.
Eu uso uma calha de led's, mas penso que a intensidade dos led que uso tem uma potencia muito baixa, pois pelo que li existem uns bem melhores.
Mas para quem conhece o meu aquario (voltei novamente) pode ver o resultado, eu uso uma calha com cerca de 200led, mas o aquário tem apenas 25cm de altura.
No entanto posso afirmar que todas as plantas se desenvolvem muito bem e até o tapete se esta a formar sem qualquer quebra e não uso co2.
No entanto acho que cometi um erro quando comprei a calha pois deveria ter pedido duas dividindo os led's por ambas (100+100) e assim a luz ficaria mais distribuída.
Vou tentar chamar para a discussão um pro na coisa.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Ter 27 Abr 2010, 15:05Responder ao tópico

os LEDs serao num futuro longínquo o futuro da iluminação... OU NAO!!
Existem lampadas de plasma com um rendimento 2 vezes superior aos LEDs, que era ate ha 1 ano a traz a forma de iluminação mais eficiente. Estas lampadas para agora so sao utilizáveis em iluminação publica e de grandes espaços, porque a potencia mais baixa e de 250W, que equivale a 500W de HQI.

Voltando a vaca fria, ou a luz fria:

- 2 T8 30 W de 2.800 e 18.000K.
- - Para substituir essas lâmpadas podes colar uma fila de 120LED/m de 4.000K e uma de 120LED/m de 6500K e em principio ficas com a mesma luz.

- 2 ou 3 leds azuis para iluminação nocturna, terá alguma vantagem ou é meramente opção estética
- - Tens 2 vertentes de pensamento:
- - 1 - Diz que as moonlight ajudam a regular o bioritmo dos peixes ajudando na simulaçao do ciclo da lua
- - 2 - as moonlight sao mais o menos uma opçao estética, mas a verdade e que o aquario estando com uma luz residual a noite, nao costuma acontecer os peixes saltarem ate baterem nos vidros quando alguem vai a sala ja com as luzes apagadas, e acende a luz de tecto da sala.

- Uma tabela de equivalências entre as diferentes T8 e mesmo T5 face aos leds seria uma maravilha, mas qualquer ajuda será bem vinda.
- - seria uma maravilha, e um engano.
E impossível fazer uma equivalencia seria entre lampadas e LEDs, pela simples razao que um LED tem um espectro unico, uma lampada fluorescente tem um espectro mais alargado. a temperatura de cor pela qual determinada lampada e referida, no caso de cima 2700 e 18.000K, refere-se ao pico maximo de luz. Mas a lampada emite luz noutras cores.
Para se fazer uma equivalência entre LED e fluorescente teria de ser uma lampada fluorescente comparada a um aglomerado de LEDs, o que e impensavel.
- - Uma comparação que se pode fazer e uma comparação entre luz total emitida, brilho, de uma e outra. Mas mesmo assim, estamos limitados pelo tipo de teste que vamos usar.

- como se comportam relativamente às necessidades das plantas e se não serão demasiadamente agressivas e stressizantes para algumas variedades de peixes.
- - para peixes, nao.
Tem ainda uma vantagem acrescida, ao simularem um ponto de luz unico, tal como o sol, fazem um riple de sombra no fundo do aquario como quando olhamos para a agua iluminada pelo sol.
- - Para as plantas... e uma questao de dinheiro.
Se quiserem encher a tampa de um aquario de LEDs, muito caro, garanto que la podem ter QUALQUER planta ou coral que queiram.
Mas ai entramos nas calhas de 2 ou 3 ou 5 mil euro por uma calha de 60 ou 80cm.
A preço economico que facilmente substitua uma T8 para um aquario de peixes ou com plantas de baixa necessidade de luz, existem soluçoes de compromisso.
Ja para lampadas T5 as contas têm de ser outras...

- Também acho que os tubos vão ter longa vida, são muitos anos de evolução com um leque enorme de opções,
- - ate a data, e prevê-se que durante muito tempo, sao a fonte de iluminaçao mais barata na relaçao €/luz.
Uma lampada de 18W T8 custa 1 euro. uma lampada de LED de 60cm para substituir a de 18W, custa uns numeros na ordem dos 2 algarismos, e nao e de cêntimos...
Mesmo a fazer contas a electricidade consumida/vida util/preço de custo, as lampadas T8 continuam a ser as melhores.

Nao sou expert, ja trabalho com LEDs há uns anos e tenho vindo a acompanhar a evoluçao que tem tido ao longo do tempo.
posso-vos dizer que os LEDs azuis, que hoje qualquer telemovel de 20 euro traz a iluminar o teclado, custavam quando apareceram qualquer coisa como 15 CONTOS cada!!!!
A primeira aplicaçao que vi destes LEDs em serie foi nos conta Km dos GOLF3 e Passat, em que o LED azul fazia a sinalizaçao de maximos.
Hoje um LED azul, alem de ja os haver em varios espectros de azul, custa centimos.
Existem hoje LEDs de 100, 200, 500W, que emitem uma luz que cega a quem olhar para ela directa a menos de 10 metros, mas estamos a falar de potencias elevadíssimas, com consumos tambem elevados e que em situaçao alguma, excepto talvez num oceanário, podem ser plicadas competitivamente relativamente a um T5, num aquario.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Ter 27 Abr 2010, 15:45Responder ao tópico

Cable man ou diria led man

Muito obrigado pela enorme cascata de informação que nos deste, já pensava que não ia encontrar experts no forum!
Deixa-me que o custo de consumo seja inferior na fluor ao Led mas isto são resultados do marketing. Há 3 anos tive um contacto muito intenso com leds par um projecto de reclames, comecçaram logo por falhar pois eram de baixa intensidade e de dia nem se viam, as coisas melhoram o projecto tem actualmente cerca de 1000 unidades mas fiquei a saber que um bom led de origem japonesa tem um preço e duração não comparável ao dos chinocas, a empresa em causa faz os paineis que vemos com informação nas estradas da Brisa mas claro iluminar aquários não é bem a sua área, eventualmente poderia afixar mensagens para os peixes com os parâmetros da água e horários de alimentação!.
Assim e com a tua enorme ajuda os Leds deixaram de ser decisão proritária,vou renovar as 2 fluor que já passaram de 16 meses de uso e eventualmente comprar um único led azul para gerar um efeito de luar, vendem-se uns que são submergiveis e baratos. Smile
Se houver mais opiniões tipo "prós e contras" serão benvindas, certamente alguém estará na outra face da moeda!

Aníbal

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Ter 27 Abr 2010, 16:50Responder ao tópico

ATENÇAO!!!!

Eu NAO disse que os LEDs consomem mais do que uma T8!!
Se passei essa ideia, foi sem intenção.

O que eu disse foi que a relaçao custo total/quantidade de luz continua a ser mais vantajoso em T8 para iluminaçao.

NO ENTANTO, estas contas nao se aplicam a aquario onde uma lampada T8 tem de ser trocada de 6 em 6 meses e nao quando deixa de acender.
Nem tao pouco pelo facto de uma calha de iluminaçao em T8 para um aquario custar o mesmo que uma calha em LED económica para o mesmo aquario.

O que eu disse foi, em ILUMINAÇAO as lampadas T8 continuam a ser a melhor opção.
So a diferença de custo de uma lampada de 18W, que se compra a partir dos 80 centimos, com uma lampada do mesmo tamanho e brilho, em LED, que custara sempre uns 50 ou 60 euro, da para MUITO tempo da diferença de consumo electrico entre uma lampada LED e uma T8.
Mas atençao, em iluminaçao troca-se uma lampada quando ela deixa de acender, nao se troca uma lampada porque ela deixou de ter o pico aos 18.000 como vem especificado na caixa e passou para os 13500...

Sao conceitos diferentes.
Em aquariofilia facilmente se justifica o custo de uma iluminaçao de 80cm na ordem dos 3 mil euro.
E que o mesmo efeito em HQI + T5 da consumos na ordem dos 400 ou 500W e um calor infernal que obriga, em agua salgada, a utilização de chilers que alem de não serem baratos tambem têm um consumo MUITO significativo.

Uma calha de 3 mil euro em LED contra uma calha de 2*250W HQI + 4 * 39W T5 actinica de 250 Euro, a contar com o custo inicial de ambas as calhas, o consumo energético de ambas as calhas, a troca de lampadas da calha HQI + T5 e o arrefecimento obrigado pela calha HQI + T5, normalmente paga-se entre 1,5 e 2 anos.

MAS ATENÇAO, e chamo outra vez atençao para isto:
Iluminaçao em aquariofilia, NAO e iluminaçao de casas ou escritorios.
Nao sao poucas as pessoas que quando trocam as lâmpadas dos aquarios, as guardam para utilizar em casa na iluminação normal.

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Ter 27 Abr 2010, 18:04Responder ao tópico

Bom o termo consumo também foi incorrecto da minha parte, assumia todos os valores como se estivesse a amortizar imobilizado e custos operacionais!
Eu sou daqueles que costuma considerar 12 meses a vida útil da T8 com média de 10 horas dia, sei claramente que a qualidade se degrada mas não assumia um ciclo de vida de 6 meses como o correcto. Um dos factores que achei interessante nos leds é o de efectivamente não gerarem temperaturas impróprias e que como referes obrigam à utilização de chilers, que por cá são peças de luxo de preço proibitivo, por outro lado facilita a montagem em termos de espaço particularmente em aquários encastrados em móveis. Como só faço água doce nunca me confrontei com os custos de iluminação de um sistema de salgada que pelos valores apresentados é realmente muito elevado.
São estes aspectos que nos passam um bom bocado ao largo pois como referes o nosso conceito genérico de iluminação anda muito ligado ao habitacional e agora reforçado pelos factores e valores ecológicos, mas tecnicamente pobres.
Mais uma vez reforço o agradecimento pelo "banho de luz" que nos estás a dar.
Aníbal

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Dom 02 Maio 2010, 15:07Responder ao tópico

mto obrigado pela ajuda cable, 5* =)

podias se tiveres tempo criar um topico pra zona de inamovivel c esta informaçao tda detalhada ia ser belo! =D

abraços!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: iluminação por calhas Led   Responder ao tópico

iluminação por calhas Led

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-