Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Betta Coccina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Paulo Vedor

Membro
Membro

Gostos : 4

MensagemAssunto: Betta Coccina   Sex 09 Abr 2010, 23:05Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Betta Coccina

O Betta coccina pode ser encontrado na natureza na Malásia e na Indonésia.
Em termos de coloração esta pode apresentar algumas diferenças entre exemplares podendo apresentar desde a uma coloração vermelha ao longo de todo o corpo ou os machos podem apresentar um círculo azul a meio do corpo ou uma coloração mais ou menos intensa e brilhante no corpo de reflexos verdes.

É um Betta de pequenas dimensões que habita em zonas em que a agua tem uma coloração normalmente escura devido a matéria em decomposição este facto faz também com que o pH seja normalmente baixo e a dureza da água seja ele também bastante baixa.

Em termos de referência para a espécie é considerado um pH entre 4,0 e 6,0 e uma dureza inferior a 4 com uma temperatura que pode oscilar entre os 24 e os 27ºC.

Mantenho esta espécie a praticamente dois anos e durante o tempo em que os tenho mantido estes estiveram sujeitos a algumas características diferentes a nível de manutenção.

Assim um casal foi deixado em um aquário plantado com plantas pouco exigentes a nível de luz com uma dureza de água ligeiramente superior ao recomendado (6,5) e sem aquecimento. Os exemplares em questão mantiveram-se saudáveis e activos mesmo durante o inverno onde as temperaturas da água chegaram a atingir os 19ºC, durante o segundo inverno passado foi-me impossível verificar os valores mínimos de temperatura.

O segundo casal foi mantido a uma temperatura constante de 25ºC com um pH de 6,0 e com uma dureza de 4,0 o comportamento observado foi idêntico ao do casal anterior mantendo uma boa vivacidade. Infelizmente a fêmea desde casal veio a morrer durante este segundo inverno tendo sido substituída por uma fêmea que se encontrava em um aquário mantido nas mesmas condições. Foi com alguma satisfação que verifiquei que após cerca de uma semana o macho e a fêmea se aceitaram formando um casal.

No final de Fevereiro verifiquei que a fêmea apresentava condições para se reproduzir provavelmente devido aos estímulos do macho e a uma alimentação quase exclusiva de alimento vivo que lhe vinha sendo proporcionada. No entanto o macho não apresentava qualquer interesse em construir o ninho. Perante o impasse optei por alterar unicamente o pH. Fui descendo gradualmente o pH até que quando o mesmo atingiu o valor de 4,5 o macho mudou o seu comportamento começando a nadar muito mais perto da superfície a delinear um território onde não permitia a presença da fêmea nessa altura parei de baixar o pH e esperei para ver o resultado passados 3 dias ovos num belo ninho de bolhas. Dois dias depois nada nem ovos nem pequenos peixes visíveis como o aquário apresenta uma vegetação de superfície bastante densa que dificulta a visualização de pequenas crias inicie o processo de alimentação com enguias do vinagre, apesar de não ver crias nessa altura inicie também uma subida muito gradual do pH utilizando para esse fim as trocas de aguas diárias de pequenas quantidades de agua. O pH foi estabilizado nos 5.0 e a dureza subiu ligeiramente acima de 4,0.

Desde a postura inicial o ritmo das posturas tem sucedido com intervalos de cerca de 15 dias.

Após a segunda postura e na tentativa de verificar se conseguia ver as crias acabei por detectar algumas das crias da primeira postura escondidas entre a vegetação.

Actualmente as crias da primeira criação apresentam um tamanho superior a 1cm mas mesmo assim são extremamente difíceis de encontrar dentro da vegetação.

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 07:47Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Grande artigo.

Tenho uma dúvida. No inverno a água vai só para os 19º ?

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 08:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Rui Rocha escreveu:
Grande artigo.

Boas

Depende de onde tenhas o aquario.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Paulo Vedor

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 09:12Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Olá Rui

O local onde tenho os aquários é uma cave.
Devido a esse facto a temperatura interior durante o inverno mantêm-se muito estável ao longo de todo o ano por norma consigo valores entre os 20ºC no inverno e os 25º no verão podendo haver um dia ou outro em que estes valores são ligeiramente mais baixos no inverno e um pouco mais altos no verão.
Devido a este facto mantenho muitas espécies sem aquecimento deixando a temperatura dos aquários flutuar livremente ao longo do ano.
Sendo assim muitas espécies mantém períodos reprodutivos durante a Primavera, Verão e Outono parando durante os meses mais frios do inverno.

Abraço

Paulo Vedor

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 12:57Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Paulo Vedor escreveu:
Olá Rui

O local onde tenho os aquários é uma cave.
Devido a esse facto a temperatura interior durante o inverno mantêm-se muito estável ao longo de todo o ano por norma consigo valores entre os 20ºC no inverno e os 25º no verão podendo haver um dia ou outro em que estes valores são ligeiramente mais baixos no inverno e um pouco mais altos no verão.
Devido a este facto mantenho muitas espécies sem aquecimento deixando a temperatura dos aquários flutuar livremente ao longo do ano.
Sendo assim muitas espécies mantém períodos reprodutivos durante a Primavera, Verão e Outono parando durante os meses mais frios do inverno.

Abraço

Paulo Vedor

Boas

Tens sorte em ter um espaço desses, com essas temperaturas de inverno ajuda muito na conta da luz e de verao nao tens o problema das temperaturas elevadas.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 14:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

BAGA escreveu:
Rui Rocha escreveu:
Grande artigo.

Boas

Depende de onde tenhas o aquario.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Eu sei, mas queria a resposta do Paulo.

Acho estranho de inverno a temperatura estar a 20º de inverno, ( ou menos , mas quanto? ) Isto sem aquecimento nenhum ( aquários ou na divisória da casa )

Eu tenho valores muito , mas muito diferentes, ( em Lisboa ) mas fica a tua experiência.

Obrigado e cumprimentos,

Paulo Vedor

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 15:10Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Olá Baga

Realmente o facto de ter a cave ajuda imenso. Quando mudei de casa foi a razão principal que me levou a ficar com esta casa foi o facto de ter a cave. A única desvantagem é o facto de não ter luz natural mas em termos de temperatura é sem duvida uma boa ajuda.

Abraço
Paulo Vedor

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 15:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas Rui

Como o Paulo dice e uma cave que nao tem luz natural, portando deve de ficar um bocado isolada do esterior o que nao esta muito sujeita as alteraçoes de temperatura.
Depois tem uma vantagem em relaçao a noz e que os invernos na regiao dele nao sao tao frios como nas nossas, principalmente na tua.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 18:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Oh BAGA...

Se leres melhor..... esquece. Não dá para mais.

Cumprimentos e obrigado pelas respostas conclusivas (...)

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Sab 10 Abr 2010, 21:36Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Paulo tens de meter umas fotos do teu “fishroom” para o pessoal perceber como se consegue manter as temperaturas mais amenas no Inverno e no Verão…infelizmente nenhum dos meus fishroom tem as condições “naturais” do fishroom do Paulo Vedor, mas para ficares com uma ideia consigo manter de inverno 36 aquários de 120lt e 4 de 300lt (em 3 baterias) a 24ºC durante o Inverno somente com 3 termostatos de 300W (um por bateria) mantenho duas baterias uma com 6 aqua de 135cm e outra com 3 aqua de 120cm a 22ºC sem aquecimento…infelizmente as caves têm vantagens a nível de isolamento (manutenção da temperatura), mas têm a desvantagem de terem muito pouca luz natural, que facilita muito a reprodução na maioria das espécies…
Paulo vê lá se alojas as fotos no Photobockt é bem melhor que esse alujamento que estás a usar, que não dá para se ver nada…e os Coccina bem merecem ser “apreciados” como deve de ser…

Um abraço, até breve

Paulo Vedor

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Seg 12 Abr 2010, 00:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Olá Aquabem

Vou tirar algumas fotos ao espaço e coloco em relação as fotos dos peixes para ficarem boas tenho mesmo que os apanhar e colocar em um aquário com melhores condições paras as fotos ficarem em boas. Os que estão no aquário a reproduzir para além do belíssimo tapete de superfície que tapa quase toda a luz a agua está como um belo tom amarelado. O casal está todo contente e realmente nestas condições gostam de passear pelo aquário em vez de estar escondidos nas plantas ou no troco mas quando tiro uma foto ao aquário de criação a única coisa que se vê bem são os seus olhos azuis brilhantes.

Abraço
Paulo Vedor

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Betta Coccina   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Betta Coccina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-