Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
Cão e Companhia
Começando nos marinhos!551

Começando nos marinhos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Rafael Lessa

Membro
Membro

Gostos: 16

MensagemAssunto: Começando nos marinhos!   Ter 16 Mar 2010, 19:30Responder ao tópico

Rafael Lessa escreveu:
Não sei porquê, mas eu acho que todos os aquaristas tiveram como sonho, montar um aquário marinho. É normalmente essa sequência: Comunitário -> Aquário com Plantas -> Ciclídeos ou Plantados -> Marinho. Há quem discorde do que eu disse, mas é minha opinião!
Mas você que se pergunta aí, “O que eu preciso fazer para montar um aquário de recife?”, a resposta seria: Tempo e Dinheiro. O pior é só o gasto inicial, depois fica o mesmo gasto de um de água doce, praticamente.
Detalhe, isso é o RESUMO DO RESUMO de reefs. O conhecimento deve ir muito além do que está aqui escrito. A melhor professora é a experiência. Viva e aprenda com os erros!

Guia para iniciantes!

Dimensões do aquário

Um aquário ideal, seria uns 200L. Nele, os parâmetros da água ficam muito estáveis, assim, facilitando (e muito) a vida do aquarista. Ao contrário do que muita gente pensa, menor não é melhor. Ter um Nano Reef (Menores que 100L) ou Pico Reef (menores que 30L), é uma tarefa não tão fácil como seria a de um Reef comum. Os parâmetros são mais instáveis, e são mais difíceis de manter. Eu mesmo sou apaixonado por nanos, e uns picos. Mas esses requerem MUITO MAIS tempo e dedicação. Se você não puder montar um de 200L, tente o mais próximo de 100. Vai ser mais fácil.

Iluminação
Marcas recomendadas: Gieseman, Arcadia e ATI.
Para pensar nesse tópico, pense antes em quais tipos de corais você vai querer ter: Soft (ou corais moles), SPS (Corais duros de pólipos pequenos), LPS (Corais duros de pólipos grandes).
Para Softs, fluorescentes tubulares T12 ou T8 são suficientes. Para LPS, lâmpadas T5 dão conta tranquilamente. Para SPS o ideal são HQIs juntas com T5 actínicas.
Não é necessário ter a conta de 1w/L. É uma margem boa, mas se sua iluminação cobre TODO o aquário, é suficiente.

Mas afinal, o que são actínicas?
Actínicas são um tipo especial de lâmpada, que emitem uma luz azul/violeta com efeito fosforescente. Esse efeito faz com que os corais e peixes destaquem suas cores mais fortes, ficando mais vistosos e bonitos ao olho humano. Além disso, as actínicas também tem uma função importantíssima para os corais. Elas emitem uma faixa de espectro luminoso que é utilizado na fotossíntese das Zooxantelas, que são as algas que vivem em simbiose com os corais, fornecendo alimento para os mesmos

Temperatura de cor ideal
A maioria dos aquaristas de recife usam lâmpadas com cerca de 10.000K. Um branco azulado. Por que? Porque além de deixar o reef mais bonito (na minha opinião), evita o surgimento de algas, e assim, mantém o reef mais bonito!
6.500K São uma boa alternativa para quem quer um crescimento rápido de corais, mas, como conseqüência, também tem um crescimento rápido de algas.
Aquaristas generalizam a proporção de lâmpadas para a cada 2 brancas, 1 actínica. Tem outros que preferem a cada 1 branca, 1 actínica. Vai pelo gosto.

Filtragem

Marcas recomendadas: Deltec, Bubble Master (ATI).
Para nanos: Rio nano skimmer e TMCd.

A filtragem de reefs é feita por um único aparelho em geral, o SKIMMER ou ESCUMADOR. Esta peça é o coração de um reef. É ele quem tira toda a sujeira da água e a deixa propícia para os animais. É uma peça boa que não se deve economizar. COMPRE O MELHOR!!!
Juntamente com o Skimmer, eu recomendo o PURIGEN da SEACHEM. Ele deixa a água muito límpida e retira muitas impurezas também.
Mas a filtragem não está só concentrada aí. Ou você acha que as rochas vivas tem o nome de vivas por enfeite? Hahah
As rochas vivas são o principal filtro do aquário. Durante o ciclo do aquário (veremos isso depois), as bactérias se instalam nas rochas, fazendo toda a filtragem biológica necessária para o aquário.

Circulação
Marcas recomendadas: OceanTech, SunSun (Pelo custo x benefício), Koralia.
A circulação ideal de um Reef, é de cerca de 30x o volume do aquário. A explicação lógica é a grande quantidade de movimentação presente nas barreiras de corais, e a necessidade de oxigênio de todos os animais presentes!

Substrato

O substrato é uma coisa bem discutida nos aquários de recife. Tem gente que acha que tem inúmeros benefícios com 10-15cm de substrato, e outros com nenhum substrato. Eu, particularmente, prefiro um substrato intermediário, com 5-6cm de altura. (Para quem quiser saber mais sobre essas discussões, procure nos fóruns gringos por BAREBOTTOM e DEEP SAND BOTTOM.)
Existem vários tipos de substrato no mercado, os mais conhecidos são: Halimeda, Samoa Pink, Aragonita... Entre vários outros.

Suplementos
Marcas recomendadas: Tropic Marin, Red Sea, KENT.
Normalmente a única adição que o reef vai necessitar é o famoso KALKWASSER, ou hidróxido de cálcio. O reef simplesmente ADORA essa substância, e responde muito bem a ela. Tanto as rochas vivas vão ficar mais coloridas, como os corais mais belos. Cálcio é a maior necessidade do aquário de recife. Além do cálcio, existem iodo, magnésio, estrôncio, e vários outros elementos traços (Procure por método de Balling). Não quer ter trabalho de ficar repondo isso todo santo dia? Faça TPA’s freqüentes e viva feliz!

Resumindo:
Aquário (óbvio)
Lâmpadas (T5 de preferência, para começar)
Rocha Viva (O suficiente para encher seu reef)
Substrato (5cm de altura)
Skimmer (O melhor que puder, compatível com sua litragem)
Bombas de circulação (30x o volume do aquário)
Água salgada natural ou sal sintético.

Testes principais:
PO4 – Fosfatos - IDEAL: 0 ppm
NO3 – Nitritos - IDEAL: 0 ppm
NO4 – Nitratos - IDEAL: 0 ppm
NH3 – Amônia - IDEAL: 0 ppm
Ca – Cálcio - IDEAL: 450ppm
pH – Potencial Hidrogeniônico - IDEAL: 8.0
kH – Dureza da água - IDEAL: 11
RA- Reserva Alcalina - IDEAL: 9
Refractômetro(muito mais eficaz) ou densímetro – Densidade da água. - IDEAL: 1.024
Aquecedor - 1w por litro
Resfriador - Compatível com sua litragem
Termômetro - Medir temperatura - IDEAL:27ºC

Última edição por Rafael Lessa em Seg 07 Jun 2010, 22:23, editado 4 vez(es)

Rafael Lessa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Ter 16 Mar 2010, 19:30Responder ao tópico

Consegui todos os materiais. E agora?
Agora começa a montagem do reef.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, um guia fácil de montagem passo-a-passo nesse vídeo.

Passo 1:
Instale o skimmer. Nós escolhemos o TUNZE REEFPACK 200.

Passo 2:
Programe e instale o aquecedor. Nós utilizamos Visitherm da Underworld.

Passo 3:
Instale a bomba de circulação. Nós utilizamos Hagen Aquaclear.

Passo 4: Adicione removedor de fosfatos (não é tão necessário) e as rochas vivas.

Passo 5:
Arrume as rochas vivas de acordo com seu gosto para formar o layout do reef. CUIDADO COM OS VIDROS!

Passo 6: Encha o aquário com água salgada natural, ou água sintética feita com Osmose Reversa ou Deionizador.
Marcas recomendadas: RedSea, TropicMarin e OceanPure.

Passo 7:
Adicione o substrato. Estamos usando um da CaribSea.

Passo 8: Use um densímetro ou refractômetro e deixe a salinidade em 1.024. (Adicionando mais água pura ou mais sal sintético).

Passo 9: Adicione a equipe de limpeza.

Passo 11: Instale as luzes.

-----------------------------------------------

NÃO FAÇA OS PASSOS 10, 12 e 13 ANTES DE LER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O aquário precisa de um ciclo de 30 a 90 dias para se estabilizar. O que acontece nesse ciclo, é, apenas, a coisa MAIS IMPORTANTE para o sucesso do reef. No início, com a adição de rochas vivas, muitas bactérias que entraram em contato com o ar morreram durante o transporte da rocha, produzindo amônia dentro do aquário. As sobreviventes, vão se multiplicar, e aproveitar a amônia (como se fosse o alimento delas!) para transformá-la em nitritos. Como todos sabem, amônia = mortes no aquário (bactérias, corais, peixes, etc).
Logo depois, outro grupo de bactérias começam a "comer" os nitritos, e os transformam em nitratos. Depois, outro grupo de bactérias se instalam, e transformam os nitratos em outras substâncias não-nocivas aos peixes!

Aí está e importância dos testes de Amônia, Nitrito, e Nitrato!

A margem de 30 à 90 dias se faz assim:
30 dias, tempo médio mínimo para fim do ciclo.
90 dias, tempo médio máximo para fim do ciclo.
Ou seja, antes disso, você pode correr risco de perder seus animais.

-----------------------------------------------

Passo 10: Adicione os corais moles, COM CUIDADO.
Passo 12: Adicione os peixes, fazendo aclimatação.
Passo 13: Utilize comidas congeladas como suplementos alimentares!

Última edição por Rafael Lessa em Seg 07 Jun 2010, 17:41, editado 2 vez(es)

Rafael Lessa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Ter 16 Mar 2010, 19:32Responder ao tópico

Bom, é isso!

Qualquer erro, dúvida ou outra coisa, só me avisar ou perguntar por aqui!
Espero que tenha esclarescido a dúvida de alguns!

E o mais importante, LEIAM BASTANTE, isso é o básico dos reefs, estudem e aprendam mais, para ter um melhor sucesso!

Abraços.

Diogo Matias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos: 36

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Ter 16 Mar 2010, 21:29Responder ao tópico

Excelente explicação Rafael!
Tópico para inamovível Wink

Cláudia Araújo

Gostos: 111

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Qua 17 Mar 2010, 00:14Responder ao tópico

Espantoso tópico e excelentes informações!!
Obrigado Rafael pela partilha e explicações!!
Abraços

PS: Também voto em inamovível

Beatriz

Recém chegado
Recém chegado

Gostos: 0

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Dom 16 Maio 2010, 23:54Responder ao tópico

acabei de comprar um aquario de 700L,gostaria de saber o que eu preciso comprar de inicio para montar um marinho.Tenho apenas o vidro e vou embuti-lo ,entao gostaria de saber como comecar,as marcas melhores dos filtros ,bombas de circulacao etc....Enfim tudo q preciso para monta-lo.Obrigada Beatriz

Rafael Lessa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Seg 07 Jun 2010, 17:41Responder ao tópico

Adicionei marcas no tópico.

Agora é só dá uma olhada! =]

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Gostos: 77

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Seg 07 Jun 2010, 19:33Responder ao tópico

Pela qualidade do topico foi colocado em Inamovível.

LiliBia

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Seg 31 Jan 2011, 00:42Responder ao tópico

Boas Rafael, gostaria de colocar uma questão.
Tenho um aquário há apenas uns diazitos,com 60L, rocha viva, 2 Palhaços e 2 caracóis tipo buzios os quais não saem do mesmo sitio já há 2 dias (devem estar morto?). No entanto tb descubri um caranguejo escondido numa das rochas. A minha duvida vai no escumador.....acho que está a produzir mta espuma o que faz com que o topo da água fique com bolhas. Já tentei mexer no ar e no fluxo de água mas o nivel não desce abaixo da linha vermelha, no máximo vai até à linha, mas quando tenho o botão do ar totalmente aberto (que é como o tenho neste momento e que continua com as bolhas). Tb já limpei o copo tal como me explicaram.
Achas que é normal? e em relação aos caracois que poderá ter aconteido?

Diogo Matias

Gostos: 36

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Seg 31 Jan 2011, 09:24Responder ao tópico

NUNCA se colocam peixes em aquários de água salgada sem completar pelo menos 1 mês de existência! Numa situação ideal só passados 2 meses é que devias adicionar peixes.
Qual é o escumador?

LiliBia

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Seg 31 Jan 2011, 22:38Responder ao tópico

Olá Diogo,

O aquario e os pixes estiveram em preparação na loja antes de virem para minha casa.
O escumador é Niagara Skimmer 280. Já o voltei a montar pois quando fui ar com ele, este estava a desferrar......

Rafael Lessa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Qui 03 Fev 2011, 02:58Responder ao tópico

Depois de um bom tempo eu apareci por aqui denovo! E ainda fiquei devendo uns tópicos por aqui.

LiliBia, uma foto seria bem interessante, tanto do escumador quanto do seu reef!

As causas desse excesso de bolhas podem ser infinitas, mas há uma grande possibilidade de ser a coluna de água em que ele se encontra.

LiliBia

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Qui 03 Fev 2011, 23:01Responder ao tópico

Olá Rafael,

Já consegui resolver o problema e esse tinha a ver com o saco do carvão que estava entupido e com o copo de recolha que estava mal colocado. Depois disso resolvido ainda n deu mais problemas e espero que continue assim.
Já tenho tentado colocar fotos mas ainda n sei bem como se faz, assim que descubrir coloco as fotos o meu aqua

Obrigada Rafael

gabriel santos costa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Sab 24 Set 2011, 18:22Responder ao tópico

é o rafael dos recifes boa otima explicacao !

Júlio Maia

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos: 30

MensagemAssunto: Re: Começando nos marinhos!   Dom 25 Set 2011, 10:56Responder ao tópico

Só é pena o video não estar a dar.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Começando nos marinhos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna ::  :: -