Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Ricard0

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 11 Mar 2010, 21:04Responder ao tópico

Boas pessoal,

Penso que chegou a altura de trocar as matérias filtrantes do meu filtro. Possuo um EHEIM 2213 e gostaria de vos perguntar o que usam nos vossos?

Como o meu filtro é relativamente novo tenho usado as "rodelas" azuis que vieram de origem com uma camada intermédia de EHEIM Substrat Pro. A camada de cima é um das "rodelas" brancas.

Já agora uma opinião, o meu aquário tem 100cm*50cm*40cm, ou seja não chega a ter 200L brutos. Acham que o Eheim 2213 é suficiente? Tenho notado umas particulas em suspensão que não sei se será insuficiência do filtro ou efectivamente a necessidade de matérias filtrantes.

Como referi o filtro é relativamente novo estando a funcionar desdes meados de Janeiro.

Também já li pessoal que mete apenas cerâmicas com fibra de vidro, será suficiente?

Abraço

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 11 Mar 2010, 21:29Responder ao tópico

Boas

Eu nos meus filtros so uso ceramicas e fibra de vidro.
Quanto ao filtro nao sei qual a capacidade (litros hora), mas tambem depende do tipo de peixes que tens.
Podes por a fauna e a capacidade do filtro.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Ricard0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 11 Mar 2010, 21:59Responder ao tópico

Com certeza, aqui vai.

Fauna

1 x Ancistrus dolichopterus
5 x Corydoras paleatus
1 x Molly Balão
4 x SAE
13 x Tetra Cardinal

E o output do filtro 2213 é 440 l/h.

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 11 Mar 2010, 22:05Responder ao tópico

Boas

O filtro e fraco para o aquario, so faz pouco mais de 2 vezes o volume do aquario por hora, deveria de pelo menos fazer 4/5 vezes.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Ricard0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 11 Mar 2010, 22:36Responder ao tópico

Obrigado pela dica, se calhar o 2217 seria melhor opção.

Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Jorge M M Oliveira
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Sex 12 Mar 2010, 00:26Responder ao tópico

Eu tenho um desses no meu de inverts de 97L e acho que é o aconselhável embora se tivesse lá o 2215 não perdesse nada.
Se pensares noutro pensa no JBL CristalProfi e900 que a meu ver mete o 2217 no bolso.Além de um preço bem mais barato e vir completo!!Sim completo,só ai poupas á grande em matérias e ainda tem um balde quase 20% maior.
Mas sobre as matérias eu uso o que tenho por casa.No de camarões (2213) uso as bioballs,as tais bolas azuis que falas,uso também EHEIM Substrat Pro que tirei do 2026 e lá filtrante na ultima camada e ainda umas cerâmicas.
Já na sala no 2026 é o EHEIM Substrat Pro mas primeiro tem cerâmicas e entre todas as camadas lã filtrante.No 2217 que só trazia esponjas,alterei e meti resinas para tirar os nitratos.
No teu caso que não tens peixes que façam muita porcaria acho que como está está bem,só acrescentava era lã filtrante que a meu ver ajuda bastante a meter a água mais cristalina pois agarra aquelas pequenas partículas suspensas.É claro que se tivesses hipótese de juntar outro filtro seria bom ou trocar esse.

Ricard0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Sex 12 Mar 2010, 10:25Responder ao tópico

Pois, se calhar terei de aguardar mais um pouco até poder investir noutro filtro, até porque este é relativamente novo e teria de o vender.

Irei meter umas cerâmicas e fibra de vidro e ver o resultado.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qua 14 Abr 2010, 20:58Responder ao tópico

ola Ricard0,

Sei que ja venho com um mes de atraso em relaçao ao teu ultimo post mas... ainda vim... Very Happy

Repara numa coisa, quando meteres areia, areao, ou la o que seja que tens no fundo, e deixares um pouco do aqua vazio ( ninguem enche ate transbordar ! ), esse teu aqua nao leva mais que 150L de agua. Ou seja, o teu filtro faz o equivalente a 3 vezes a litragem do aqua...
Nao é demais, mas nao se pode dizer que esta mesmo deficiente...

Em relaçao as particulas em suspensao, existem muitos motivos para isso, por ex: comida em excesso, porcaria dos peixes, plantas mortas, areao mal lavado ou de granulagem muito fina, material filtrante sobrecarregado, etc, etc, etc...

Ca em casa, os filtros vao para debaixo da torneira e so saem quando parecerem limpos!

Ou seja, se nao mantiveres o aqua e o filtro limpos, havera sempre particulas, ate com um filtro 10 vezes o tamanho do aqua...
Acho que nao falta aqui muita informaçao para que te possam dar uma ajuda correcta, em vez de partirem logo para que compres um filtro novo...

Claro que seria vantajoso, mas podes sempre comprar um filtro de apoio, que podes por dentro do aqua temporariamente qd seja necessario.

Cumps,
Oliveira

dariomgsilva

Membro
Membro

Nome Real : Dário Silva
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 05 Set 2013, 17:33Responder ao tópico

Para aproveitar este tópico tenho o 2213 com apenas esponjas azuis lá dentro do filtro agora andei a mandar umas caixas para o lixo e tinha la a caixa do filtro com a esponja preta. Já não sei o pk de não ter colocado essa esponja. 

A minha questão é está posso colocar a esponja no filtro ou é melhor não?

Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 05 Set 2013, 17:50Responder ao tópico

A esponja preta é o carvão.
Não deves colocar o carvão no filtro a não ser que tenhas usado medicação no aquario.

Só esponja azul no filtro é pouco material filtrante. Porque não colocaste cerâmicas?

dariomgsilva

Membro
Membro

Nome Real : Dário Silva
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 05 Set 2013, 18:03Responder ao tópico

Tb coloco lã esqueci-me de referir.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Qui 05 Set 2013, 20:29Responder ao tópico

as esponjas e lá apenas fazem a filtagem mecânica mas tb deves ter filtração biológica que é feita, usando cerâmicas onde as colónias de bactérias se alojam. Nos meus filtros, uso JBL micromec e estou satisfeito.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)   Responder ao tópico

Matérias filtrantes para Eheim 2213 (e não só)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-