Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Colisa Lalia - Gurami Anão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Elle
avatar

Membro
Membro


Localização : Azeitão
Mensagens : 80
Data de inscrição : 21/09/2009
Gostos : 18


MensagemAssunto: Colisa Lalia - Gurami Anão   Sex 11 Dez 2009, 19:38Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nome Científico : Colisa lalia
Família: Osphronemidae
Distribuição Geográfica: Índia (rios Ganges, Jumna e Brahmaputra) e Bornéu (rio Baram).
Comprimento Máximo: 5 cm
Água: pH 6.5-7.5; 24-28°C; dureza média.
Alimentação: comida viva (dáfnia, larvas de insectos), artémia, comida seca, vegetais.

Características:
Espécie apropriada para o aquário comunitário, que deve, no entanto, ser bem plantado e conter plantas flutuantes pois, apesar das suas dimensões, pode tornar-se agressiva em relação aos outros peixes. A água deve circular sem provocar correntes.
O macho apresenta coloração mais intensa e maiores dimensões do que a fêmea.
As Colisas Lalia devem ser mantidas em casal e para evitar pequenas brigas entre machos, só deve colocar mais que um casal em aquários grandes. A sua reprodução não é difícil, requer um pouco de paciência e nem sempre se consegue à primeira. No entanto pode-se seguir as seguintes instruções: tanto o macho como a fêmea devem de ter perto de um ano, deve-se usar um pequeno aquário (+/-50cm de comprimento), com 15 a 20 cm de altura de água, DENSAMENTE plantado, com água envelhecida e um sistema de filtragem que não mexa muito com a água e principalmente não absorva o ninho construído. As condições da água devem de ser iguais ao do aquário original, no entanto deve-se aumentar a temperatura para cerca dos 29º ou 30º. Após a introdução do casal no aquário, alimentar com comida viva ou tubifex. O macho iniciará a construção do ninho de bolhas na superficie da agua, por esta razão deve-se ter em atenção o sistema de filtragem! Não vá este aspirar o ninho nem movê-lo com as correntes geradas. Após a verificação e aprovação do ninho por parte da fêmea, o macho obriga-a a libertar os pequenos ovos, enroscando-se totalmente na fêmea. Após a fecundação convém retirar a fêmea do aquário, pois o macho tornar-se-á bastante agressivo em defesa do ninho. Dentro de dois ou três dias as pequenos Colisas nascerão. Retirar o macho nessa altura. Os pequenos alevins poderão ser alimentados com alimentos próprios para alevins.
As Colisas Lalia são bastante tímidas e requerem "privacidade" para fazer ninho.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Colisa Lalia - Gurami Anão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-