Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Reprodução de bettas Splendens com sucesso.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

willlians
avatar

Membro
Membro


Localização : Rio de Janeiro
Mensagens : 52
Data de inscrição : 14/11/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Dom 15 Nov 2009, 16:53Responder ao tópico

Reprodução

Há vários meios de se conseguir a reprodução dos Bettas em aquário, vou lhe mostrar a maneira que mas tem sucesso em todos os sentidos, tanto no começo na hora do macho construir o ninho até os alevinos sobreviverem à fase adulta.

Vamos dividir por fase:

1º fase-Preparação do aquário: O aquário de reprodução pode ser pequeno(no mínimo 8 litros) ou pode ser grande, eu aconselho usar um aquário igual ao meu, um de 20 litros(40x15x20), quanto mais espaçoso for o aquário melhor é, porque a fêmea poderá fugir de forma mais fácil do macho e quando os alevinos nascerem vão ter mais oxigênio na água, fora os hormônios... O aquário deve ficar com o nível da água no máximo de 12cm, eu aconselho 8cm, isso para não causar uma pressão muito forte nos alevinos quando nascerem, e facilitar o trabalho do macho para pegar os ovos. A tempreratura ideal é 27 graus e a temperatura mínima para reprodução é de 24 graus. Deve se instalar uma lâmpada de 15 watts para iluminar o aquário durante 24 horas. Para servir de apoio ao ninho pode ser usar plantas flutuantes ou um tronco desidratado, eu aconselho o tronco, deixe o tronco com uma ponta pra fora d'água, se não ele vai ser inútil no aquário. Na água do aquário de reprodução, pingue uma gota de fungicida ou parasisticida(é bom evitar fungos nos ovos).

2ºfase- Colocação do macho no aquário: Ponha um macho adulto (mais de 5 meses de idade), que seja maior do que a fêma que você colocará no aquário, isso é muito importante, se fêmea for do mesmo tamanho ou até maior que o macho o abraço "nupcial" pode ser impossível de acontecer. O macho deve ser bonito, com nadadeiras formadas, de preferência a machos que sempre constroem ninho de bolhas no seu aquário individual, pois esse já tem um instinto reprodutivo avançado.

3ºfase- Colocação da fêmea no aquário de reprodução: Corte na metade uma garrafa de dois litros descartável transaparente, as garrafas tradicionais de Coca, lave bem, enche de água até o nível de água que o aquário de reprodução estiver, ou seja se estiver em 8 cm, encha até 8cm a garrafa, para ter o peso ideal de equílibrio dentro da água e na visão ideal do macho. Ponha a fêmea(ovada, repare se ela esta com o ovopositor a vista e com listras na vertical) nessa garrafa e logo após ponha a garrafa no aquário de reprodução, ponha de um jeito que não fique encostado nas paredes do aquário, para evitar que ele construa o ninho grudado com a garrafa, que seria ruim, pois seria muito vulnerável a movimentos.

4ºfase- O namoro: O macho vai abrir suas belas nadadeiras e opérculos quando vê a fêmea na garrafa, a fêmea vai ficar com uma cor mais acentuada e agitada, então vai passar umas 2 horas e o macho começará a construir o ninho, se dentro de duas horas ele não construir o ninho, junte o macho e a fêmea no aquário durante 15 minutos e separe novamente, só para excitar mais o macho e ele ter mais ânimo para construir o ninho, mas se mesmo assim ele não construir o ninho, pegue com uma colher o ninho de outro Betta, não importa se for pequeno, o macho só de olhar um pedaço de ninho vai dar início a construção.

5ºfase- Acasalamento: Depois de 24 horas de namoro e construção do ninho, junte os dois, o macho vai persegui-la e as vezes até dando uns "safanõezinhos"( tem caso que a fêmea persegue o macho), ao passar de 12 a 24 horas, o macho vai conduzir a fêmea pra baixo do ninho, onde dará ínico ao abraço nupcial, no começo a fêmea nem expele ovos, depois do segundo e terceiro abraço começa a vir poucos ovos, depois de meia-hora de abraços, sai mais de 20 ovos por abraço, o total de uma desova em média é de 250-500 ovos(ovúlos). Ao mesmo tempo que os ovos são expelidos o macho solta os espermas para fecunda-los, e logo após poe os ovos no ninho(muitas fêmeas ajudam o macho nessa tarefa). Quando você reparar que a fêmea não desova mais, tire ela, pois o macho vai ataca-la até mata-la, pois ela é um intruso na visão do macho.

6ºfase- Eclosão dos ovos: Durante 24 a 48 horas o macho ficará vigiando o aquário inteiro para ver se nenhum "intruso" esta por perto para comer os ovos de sua ninhada, ele vai tratar os ovos com muito carinho, após 24 ou 48 horas(depende da temperatura, quando mais alta, menos o tempo de eclosão), os ovos vão eclodir, deles sairam os alevinos com seus sacos vitelinos, onde vai fornecer alimento a eles durante dois dias após o nascimento, eles vão ficar na horizontal, quando eles nadarem na vertical, retire o macho do aquário, pois não terá mais utilidade e pode acontecer do macho comer os seus próprios filhotes depois de 4 dias pós eclosão.

7ºfase- Desenvolvimento e engorda dos alevinos: Os alevinos são muito pequenos, precisam de alimentos muito pequenos também, depois do segundo dia de nascimento aconselho dar infusórios, depois do 5º dias de vida dê artêmia salinas recém eclodidas(compre os ovos desidratados em uma loja de aquarismo), com artêmias salinas recém eclodidas os filhotes vão crescer rapidamente, pela quantidade de proteínas que tem no organismo das artêmias, quando os alevinos já tiverem 2 semanas de vida, comece a fazer trocas de água(atenção, deixe a água descansar por um dia para ter certeza que esta sem cloro, e certifique se a temperatura esta igual), precisa trocar no mínimo 20% e no máximo 70% da água, repondo por água nova, é preciso fazer essas trocas d'água, porque cada alevino no aquário vai soltar hormônios, que inpedirá que seus irmãos desenvolvam de forma rápida, portanto, quanto mais trocas de água vc fizer no periodo de 2 semanas até 1 mês de vida, mais rápido os alevinos vão crecer. Quando seus filhotes atingirem 5 meses pode reproduzir eles, mas atenção, nunca reproduza Bettas parentes, como: irmãos, pais, e etc, pois o o código genético pode sofrer muitas avariações por serem parecidos dando consequência em muita morte de alevinos e alevinos mau desenvolvidos.

Espero ter ajudado.

Topico para Respostas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

TONYFOX

Membro ativo
Membro ativo


Mensagens : 429
Data de inscrição : 28/09/2009
Gostos : -16


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Dom 15 Nov 2009, 19:44Responder ao tópico

parabéns,excelente tópico,e ainda pela espectacular descrição.obrigado Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

willlians
avatar

Membro
Membro


Localização : Rio de Janeiro
Mensagens : 52
Data de inscrição : 14/11/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qui 06 Maio 2010, 04:27Responder ao tópico

Este foi um dos filhotes e hj com 6 meses de vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

clayton e aleluia gomes
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Bahia
Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/06/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sab 19 Jun 2010, 16:56Responder ao tópico

Valeu meu meu amigo ,sou iniciante ,mas ja venho reproduzindo alguns peixes com sucesso;por exemplo: cálicos,guppyes,molinesias ,espadas,patis´tenho uma ninhada de 20 filhotes de Jack dampsey que estão crescendo bem;reproduzi betta mas depois de uma semana morreram todos,pretendo agora ver se consigo reproduzir acará bandeira,tricogaster, e paulistinha, mas como disse antes so tenho 3 meses que comecei mas vou tentar sempre estou bastante animado ,grande abraço!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

willlians
avatar

Membro
Membro


Localização : Rio de Janeiro
Mensagens : 52
Data de inscrição : 14/11/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Dom 20 Jun 2010, 00:11Responder ao tópico

Ok meu amigo, siga este manual e já tem grandes chances de seus Bettas não morrerem, qualquer dúvida manda um scrap, um abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

mario dias
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : são felix da marinha-gaia
Mensagens : 21
Data de inscrição : 17/01/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Seg 17 Jan 2011, 23:05Responder ao tópico

boa dica amigo Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo 

carlos augusto
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : sorocaba
Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sab 26 Fev 2011, 00:15Responder ao tópico

Seria necessario o uso de uma bonbinha, ao vés de trocar a agua.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Noé Miterhofer
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sab 26 Fev 2011, 11:42Responder ao tópico

Consegui, seguindo esse manual e mais algumas dicas, ver os meus pequenos bettinhas alcançar 3 meses.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

math2323
avatar

Membro
Membro


Nome Real : MATHEUS
Localização : Rio Claro
Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qui 03 Mar 2011, 22:01Responder ao tópico

eu nunca tentei reproduzir bettas

ontem comprei 1 macho e 2 femeas
o que faço agora??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Noé Miterhofer
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sex 04 Mar 2011, 11:24Responder ao tópico

Matheus,
Cria um novo topico, para melhor organizar as respostas e perguntas.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Bartolomeu Silva
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sex 04 Mar 2011, 11:45Responder ao tópico

Matheus... antes de perguntar pesquisa um pouco.. Há um monte de tópicos que explicam como reproduzir bettas aqui no PF. Este é um exemplo, já leste a primeira mensagem do tópico?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Noé Miterhofer
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sex 04 Mar 2011, 13:31Responder ao tópico

Matheus alem da primeira mensagem desse topico veja este tambem: http://www.peixefauna.com/t42-reproducao-de-bettas.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

math2323
avatar

Membro
Membro


Nome Real : MATHEUS
Localização : Rio Claro
Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Seg 07 Mar 2011, 20:35Responder ao tópico

como se eles casalarem sem eu ver como vou saber que ela ja desovou??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuno Coelho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Braga
Mensagens : 227
Data de inscrição : 14/07/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Seg 07 Mar 2011, 20:59Responder ao tópico

Olhas para o ninho e vês se tem lá ovos.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

math2323
avatar

Membro
Membro


Nome Real : MATHEUS
Localização : Rio Claro
Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qua 09 Mar 2011, 19:53Responder ao tópico

posso reproduzir machos com mais de 2 anos??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

math2323
avatar

Membro
Membro


Nome Real : MATHEUS
Localização : Rio Claro
Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Ter 15 Mar 2011, 01:01Responder ao tópico

os alevinos de betta nasceram ontem e o fundo do aquario esta muito sujo
o que eu faço??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Noé Miterhofer
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Ter 15 Mar 2011, 10:03Responder ao tópico

Matheus, não há problema se o fundo estiver sujo, o aconselhavel é reproduzir machos por volta de 1 ano.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

math2323
avatar

Membro
Membro


Nome Real : MATHEUS
Localização : Rio Claro
Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Ter 15 Mar 2011, 17:13Responder ao tópico

tem hoje é o segundo dia de vida dos alevinos e algum ja estão nadando na horezontal mas outros não eu devo tirar o macho??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Noé Miterhofer
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qua 16 Mar 2011, 14:52Responder ao tópico

Espera mais algumas horas e retira o macho.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Sandra Sophia
avatar

Criador


Nome Real : Sofia
Localização : Águeda
Mensagens : 1253
Data de inscrição : 13/03/2010
Gostos : 60


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qua 16 Mar 2011, 14:58Responder ao tópico

Olá Matheus,
olha eu no teu lugar tirava já, porque o macho quando começa a comer os alevins é quando eles já nadam na horizontal.
Os que ainda não nadam eles safam-se na boa.

Faz o que achares melhor, e boa sorte aí, Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

math2323
avatar

Membro
Membro


Nome Real : MATHEUS
Localização : Rio Claro
Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/02/2011
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qui 17 Mar 2011, 21:32Responder ao tópico

a femea de betta costuma fazer o nhinho de bolhas tambem??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuno Coelho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Braga
Mensagens : 227
Data de inscrição : 14/07/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qui 17 Mar 2011, 22:14Responder ao tópico

Sim, algumas por vezes fazem e até libertam os ovos e colocam no ninho, mas não nasce nada claro.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Sandra Sophia
avatar

Criador


Nome Real : Sofia
Localização : Águeda
Mensagens : 1253
Data de inscrição : 13/03/2010
Gostos : 60


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qui 17 Mar 2011, 22:30Responder ao tópico

Pois é verdade como diz o Nuno, e eu tenho experiência disso cá em casa, a fêmea faz um ninho, não muito grande, ela já ovou sozinha mas nunca a vi colocar no ninho, mas sim come-os.
E tenho fêmeas a desovar sem mais nem menos.
Acontece de vez em quando. Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuno Coelho
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Braga
Mensagens : 227
Data de inscrição : 14/07/2010
Gostos : 30


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Qui 17 Mar 2011, 22:39Responder ao tópico

Quando elas estão ovadas e não acasalam, elas libertam sozinhas os ovos, umas comem-os logo, outras colocam-os no ninho e depois comem e hà outras que colocam no ninho e até tomam conta dos ovos.
E existe também a possibilidade de morrerem por não se poderem ver livres dos ovos, pois estes começam a decompor-se dentro do organismo delas, acontece o mesmo com todos os animais que não conseguem dar à luz.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Noé Miterhofer
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Sex 18 Mar 2011, 10:51Responder ao tópico

O nuno e a Sandra falaram tudo. Já tem uma atualização da ninhada Matheus??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Reprodução de bettas Splendens com sucesso.   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Reprodução de bettas Splendens com sucesso.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-