Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Fotografando peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Chantal

Convidado Especial

Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Gostos : 0

MensagemAssunto: Fotografando peixes   Seg 09 Nov 2009, 04:59Responder ao tópico

Fotografar peixes em um aquário é algo que demanda tempo e paciência, ainda mais se os peixes são do tipo que passam o tempo escondidos ou nadam muito rápido.
Mas um pequeno e barato truque pode fazer com que fotografar os pestinhas fique mais fácil.
E este truque é o simples uso de um aquário pequeno e fino, restringindo os movimentos dos peixes e possibilitando que o fotógrafo experimente com fundos, iluminação, closes.

Há alguns meios de fazer aquarinhos deste tipo, um deles é fazer um pequeno aquário simples, para construir os meus eu usei as medidas 10cm (altura) 13cm (comprimento) e 3cm (largura).
O outro é fazer um pequeno aquarinho como este, mas que se pendure à beirada do aquário com um "gancho", assim você usaria a iluminação e o fundo do próprio aquário.
E mais um método é fazer um aquário estreito mas que caiba dentro do aquário original, sendo ligeiramente mais alto para o peixe não escapar, com os mesmos resultados do modelo descrito acima.

As vantagens de se utilizar um aquarinho deste tipo são:
- restrição dos movimentos dos peixes, facilitando o trabalho do fotógrafo.
- a possibilidade de se usar fundos lisos e neutros, ótimo para fotografia que demande precisão.

As desvantagens são:
- O peixe pode perder cor com o estresse da captura e novo ambiente.
- Quando estressado e separado do grupo o peixe não vai exibir alguns comportamentos com naturalidade.

Abaixo estão algumas das fotos que fiz com este método, usei os seguintes equipamentos:
- um pequeno aquário de 10X13X3cm
- uma luminária para aquário com duas lâmpadas PL
- um papel branco curvado, como um fundo infinito
- câmera Canon Rebel xti (400D) com lente 18-55mm
- filtro close-up +4

Aqui está o aquarinho no fundo infinito, nota-se a falta de habilidade da coladora e o pequeno vazamento...

Um Hyphessobrycon amandae, percebe-se como perdeu a mancha preta da dorsal com o stress da captura, mas há uma ótima definição da forma e detalhes do peixe. Não iluminei perfeitamente o fundo, que ficou um cinza fraco..

Close de um Iriatherina werneri, no aquário seria muito difícil chegar tão perto assim para este detalhe...

O Iriatherina não queria colaborar muito com a sessão fotográfica, dificilmente conseguiria uma foto de seu comportamento de confronto com outro macho nesta situação..

Apistogramma cacatuoides que ficou bastante desconcertado com a captura, mas que em poucos minutos começou a agir mais calmamente.

Um casal de Hyphessobrycon elachys, peixes que não estão muito dispostos a serem tirados do aquário para fotografia. Perderam rapidamente as cores e ficaram muito estressados com o procedimento.

Este casal de Poecilia wingei não demorou muito a exibir seu comportamento e cores normais, o macho está bem assanhado para quem acabou de ser preso em um cubículo...

Um macho de Poecilia wingei, de outra linhagem. O filtro close up é um ótimo acessório para quem não tem uma boa macro como eu, mas tem um foco muito sensível e baixa qualidade óptica, como pode se notar pelo olho e cauda ligeiramente desfocados.

Esta foto mostra bem como uma diferença na iluminação pode alterar muito a aparência de um peixe, ao invés de usar uma iluminação superior com a fluorescente usei o flash embutido da câmera, que acentua as iridescências e reflexos do peixe. Não é o mesmo macho da foto acima.

É isso aí pessoal, foi um método forçadamente "Faça você mesmo", pois o pessoal da vidraçaria se recusou a colar os vidrinhos, por serem muito pequenos... Mas na próxima já vou estar treinada.
E também é de baixo custo, com qualquer boa câmera digital compacta ou DSLR pode se chegar a resultados melhores que estes.

Agora um Bônus para o pessoal do peixe fauna, algumas fotos mais recentes. Continuo usando este aquarinho, quando compro um peixe novo a primeira coisa que costumo fazer é fotografá-lo, antes mesmo de colocá-lo no aquário definitivo.
O ideal é deixar os peixes por vários minutos no aquarinho, para se acostumarem com a luz e lugar, às vezes eles exibem as cores como se estivessem no aquário definitivo. Colocar um cardume também ajuda a diminuir o estresse.

Rásboras Arlequim (Trigonostigma heteromorpha), a variação de fundos pode dar efeitos interessantes, o importante é não usar um fundo onde o peixe fique escondido demais.

Mais Rásboras, são várias fotos até chegar em uma onde os peixes fiquem posicionados de um jeito interessante.

Aspidoras pauciradiatus em pose que seria difícil de registrar no aquário definitivo.

Cardume de Carnegiella strigada, fotos boas de cardume acontecem com paciência e sorte.

Betta splendens "Black Copper", aqui o truque é usar um espelho, para o peixe adotar uma postura agressiva e abrir as nadadeiras, desafiando o próprio reflexo.

Outro Betta, às vezes o flash embutido da câmera pode ser útil ao intensificar as iridescências do peixe.

Artigo Original no Sekai

Espero que gostem!

Abraços,

Chantal

-- Assinatura --
Abraço!

Última edição por Chantal em Sex 03 Dez 2010, 05:53, editado 2 vez(es)

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Seg 09 Nov 2009, 08:00Responder ao tópico

Muito bom Chantal

Vou experimentar seguir as tuas dicas a ver se consigo tirar umas fotos dos meus que tenho peixinhos qye bem merecem uns close up desses Smile

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Seg 09 Nov 2009, 13:01Responder ao tópico

O aquario de fotografia, e de acrilico ou vidro mesmo?

Porque da escolha?

Paulo Cabrita

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 25

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Seg 09 Nov 2009, 14:40Responder ao tópico

Excelentes fotos e muito boas dicas! ;-)

cable-man, acho que tanto faz.....
o acrílico é mais transparente que o vidro,
mas tem a grande desvantagem de se riscar muito facilmente!

Cumps,
PC

Chantal

Convidado Especial

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Seg 09 Nov 2009, 20:48Responder ao tópico

Obrigada pelos comentários. Very Happy

O aquário é de vidro.
A escolha foi pelo simples fato de que o vidro é escolha nº1 para montar aquários aqui, tanto que nem pensei na possibilidade de fazer em acrílico. :lol:
O acrílico é mais difícil de encontrar e tem o preço muito mais alto.

Quanto à qualidade óptica do acrílico ou vidro, não consegui achar alguma informação comparando os dois.
Sei que o vidro tem aquele tom levemente esverdeado e é menos transparente que o acrílico, mas não sei até que ponto isso altera o resultado final.
Futuramente, posso comprar uma caixa de acrílico para comparar os resultados.
E também quero testar vidros de alta qualidade óptica, como aqueles que a ADA usa em seus aquários, mas não faço a mínima idéia do preço e disponibilidade aqui.
Mas isso quando eu conseguir uma lente macro superior para a minha câmera.

E tem o fator que o Paulo comentou, o acrílico se risca mais fácil, se bem que no caso desse aquarinho para fotos, é só cuidar bem, pois ele vai ficar guardado a maior parte do tempo.

Abraços,

-- Assinatura --
Abraço!

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Ter 10 Nov 2009, 00:37Responder ao tópico

boas como sempre artigos espetaculares,obrigado por partilhares.
abraço

jpgcastro

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Ter 10 Nov 2009, 21:40Responder ao tópico

Boas.

Estou estupefacto com a qualidade das fotos, muitos parabéns.

TONYFOX

Membro
Membro

Gostos : -16

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Ter 10 Nov 2009, 22:16Responder ao tópico

parabens fotos 5*

Tiago Rocha

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Rocha
Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Ter 10 Nov 2009, 22:37Responder ao tópico

queria so fazer uma pergunta.

Nao seria submeter os peixes a um grande stress? cada vez que os quero fotografar vou ter de os mudar de aquario, ect, nao trará stress?

abraço

Chantal

Convidado Especial

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Qui 12 Nov 2009, 01:31Responder ao tópico

Sim, como eu comentei no artigo, as espécies mais sensíveis ficarão muito estressadas com o procedimento. Alguns peixes não se incomodam muito, é só tomar cuidado com choques de temperatura, pH.

Eu costumo fazer isso logo depois de comprar os peixes, ou aproveito quando estou os transferindo de aquário.

Abraço

-- Assinatura --
Abraço!

Tiago Rocha

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Rocha
Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Qui 12 Nov 2009, 08:05Responder ao tópico

Chantal escreveu:
Sim, como eu comentei no artigo, as espécies mais sensíveis ficarão muito estressadas com o procedimento. Alguns peixes não se incomodam muito, é só tomar cuidado com choques de temperatura, pH.

Eu costumo fazer isso logo depois de comprar os peixes, ou aproveito quando estou os transferindo de aquário.

Abraço
claro mas é sempre um ponto a levar em conta. Stressar o menor possivel os peixes.

de resto exelente artigo Wink

mmdiscus

Membro
Membro

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Qui 12 Nov 2009, 08:30Responder ao tópico

pessoal estava aki a ler o topico e ja comprei lentes +1 +2 +4 e MACRO ontem andei a brincar e ate deu para fotografar os olhos de uma mosca eheheh mais logo vou experimentar com os guppys devem ficar excelentes uma vex que ate da para fotografar o pormenor das escamas dos discus ehehehe, mais tarde posto umas fotos

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Qui 12 Nov 2009, 22:37Responder ao tópico

a minha pergunta era legitima, poaso a explicar:

Vidro:
Mais barato
Mais facil de colar
Tonalidade verde ou azul
Distorçao de imagem quando em angulo

acrilico:
Mais caro que o vidro comum
Dificil a colagem
Sem tonalidade, transparente e mesmo transparente
Sem distorçao de imagem, ou pelo menos tem uma distorçao imperceptivel

Eu perguntei porque nao sei mesmo ate que ponto um factor compensa o outro.
Talvez tivesse alguma informaçao que eu nao tivesse levado ainda em conta.

quanto ao acrilico se riscar, nao nos vamos esquecer que isto e para tirar fotos, nem chega a ser limpo...
Muito dificilmente ele se vai riscar, desde que nao ande aos trambolhoes mas ai o vidro tambem se parte.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fotografando peixes   Responder ao tópico

Fotografando peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Sekaiscaping-