Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qua 06 Mar 2013, 18:13Responder ao tópico

Só agora ao responder a um outro tópico é que me lembrei disto.

Eu cheguei a por alguns troncos de laranjeira de molho e a fazer trocas de agua entre 2 e 4 dias. Cerca de 6/7 semanas depois já não gostava do aspecto deles porque achei a madeira muito mole, parecia que tinha tendência a desfazer-se. Os troncos provavelmente já não estariam nas melhores condições, mas agora só experimentando de novo.

Tenho entretanto vários troncos de videira de molho já há alguns meses para um dia serem utilizados (quando não sei)e estão impecáveis.

rsmash

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Lopes
Gostos : 8

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qua 13 Mar 2013, 23:24Responder ao tópico

Bom post, por acaso hoje descarregaram aqui perto de minha casa muitos, MUITOSSSSS ganos de sobreiros que andaram a poder e tem troncos verdadeiramente fabulosos para poderem ser usados numa aquário, já fui buscar dois para ver se dou inicio ao processo para colocar no aquário o mais rapidamente possível um tronquinho MADE in ME Very Happy Razz Obrigado pelo excelente post Jorge Oliveira Smile

ricardobarros

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : ricardo barros
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 22 Abr 2013, 10:34Responder ao tópico

boas eu encomendei um tronco de videira e pelo o que o vendedor me disse já esteve submerco durante muito tempo . o que me aconselham a fazer o que devo fazer qual dos processos devo fazer ? abraço não á nenhum processo mais rápido vou mesmo ter de esperar esse tempo todo lol ? :dead1: preciso de ajuda pessoal

abraço.

Gervy

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 03 Jun 2013, 22:41Responder ao tópico

Boa Tarde.

Longe de mim estar a tentar criar mau ambiente aqui no forum mas existe algo que não aguento. O copy paste sem terem sequer pedido autorização aos escritores originais.

Caso o Jorge Oliveira tenha escrito isto também peço imensa desculpa por estar aqui a levantar atritos onde não existem mas não sei se alguém aqui já viu este texto que também encontrei na Internet ao procurar troncos de aroeira para aquário.
http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php

Fica aqui a nota que esses tempos com os diversos tratamentos foram testados para esses troncos e que não será o tempo obrigatório para os outros mencionados neste tópico (que nem fala de aroeira).

Este texto encontra-se em muitos forums de aquariofilia portugueses e brasileiros mas nos outros os escritores tem cuidado de mencionar as fontes do texto e o enquadramento ao qual foram usados. Não mencionam que "Estes são alguns processos que eu já experimentei e alguns que fui recolhendo informação ao longo dos anos." Quando o "ao longo dos anos" foi à um minuto quando olhei para um site.

Volto a pedir desculpa se os textos tenham sido escritos pela mesma pessoa. Sinceramente não me parece que seja o caso visto o texto ser sobre um tipo de madeira e agora estar a ser utilizado para diversos outros tipos menos o fim original.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Ter 04 Jun 2013, 05:44Responder ao tópico

Gervy escreveu:
Boa Tarde.
Longe de mim estar a tentar criar mau ambiente aqui no forum mas existe algo que não aguento. O copy paste sem terem sequer pedido autorização aos escritores originais.

Não crias de todo mau ambiente por chamar a atenção de um possível plágio.

Inclusivamente, é norma do nosso forum evitar que aconteçam situações dessas aqui.

Temos um nº elevado de membros, tópicos e "post's" e como deves compreender por vezes pode passar despercebido á equipa de moderação alguma informação.

Temos agradecido e continuamos a agradecer por isso ao longo destes anos, as chamadas de atenção para esse tipo de ocorrências por parte dos nossos seguidores e membros.

Como deves saber, "Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria, e é um termo oriundo do latim. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhamos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original."

Se por acaso verificares qualquer outra irregularidade deste género agradeço que nos reportes. Pois tal como tu, somos contra plágios e tentamos que o nosso forum contenha toda a informação possível mas dentro das regras, normas e leis vigentes.

Gervy escreveu:

Caso o Jorge Oliveira tenha escrito isto também peço imensa desculpa por estar aqui a levantar atritos onde não existem mas não sei se alguém aqui já viu este texto que também encontrei na Internet ao procurar troncos de aroeira para aquário.
http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php

Posto isto, fiz uma pesquisa aprofundada na net e analisando bem o texto cheguei á conclusão que realmente um excerto do texto tinha sido retirado de um artigo existente na "Era de aquários". Assim, já rectifiquei o post do Jorge Oliveira e sinalizei a verde a parte transcrita colocando no texto do Jorge a fonte original respectiva.

Gervy escreveu:

Fica aqui a nota que esses tempos com os diversos tratamentos foram testados para esses troncos e que não será o tempo obrigatório para os outros mencionados neste tópico (que nem fala de aroeira).

Gervy escreveu:

Este texto encontra-se em muitos forums de aquariofilia portugueses e brasileiros mas nos outros os escritores tem cuidado de mencionar as fontes do texto e o enquadramento ao qual foram usados. Não mencionam que "Estes são alguns processos que eu já experimentei e alguns que fui recolhendo informação ao longo dos anos." Quando o "ao longo dos anos" foi à um minuto quando olhei para um site.

Pois por acaso verifiquei que existe de facto outros forums com a mesma informação, nalguns com e noutros sem referência aos autores originais.

Sobre a frase utilizada pelo Jorge pode não ser muito feliz mas acaba por ser um pormenor. Pesquisou, terá testado e compartilhou.

Penso que o facto de o ter compartilhado sem referir as fontes de parte do texto, terá sido sem intenção e maldade, mas vamos ver o que ele próprio tem a dizer sobre o assunto!

Gervy escreveu:

Volto a pedir desculpa se os textos tenham sido escritos pela mesma pessoa. Sinceramente não me parece que seja o caso visto o texto ser sobre um tipo de madeira e agora estar a ser utilizado para diversos outros tipos menos o fim original.

Para finalizar,
...Os tratamentos descritos são utilizados para qualquer tipo de madeira mencionada no artigo, apenas a duração dos mesmos é variável... (sei de membros que os têm de fazer durante muito mais tempo que o descrito, penso que terá haver não só com o tipo de madeira mas também como e quando terão sido colectados esses mesmos troncos).

A aroeira não não é muito comum em portugal embora exista, talvez por isso não se fale muito dela.

Espero ter-te esclarecido e estarei sempre ás ordens para qualquer outra dúvida que te surja.

Abraço,
Vera Santos
Equipapeixefauna.

hezron

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 29 Jun 2013, 16:36Responder ao tópico

tenho uma duvida, comprei 3 troncos lavei bem em agua morna,coloquei pra ferver um deles nao tingiu a agua nem um pouco eu preciso continuar o tratamento com ele ou nao preciso mais?

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 29 Jun 2013, 16:51Responder ao tópico

Em principio se não tingiu e se encontra bem seco está bom para utilizar! é sempre melhor ferveres também os outros.

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 29 Jun 2013, 19:30Responder ao tópico

Subscrevo inteiramente o que a Vera diz. Se não tingiu a água. está pronto a entrar no aqua.
Mas convém sempre ferver todos antes de os colocar dentro do aquário.

Cumps

15miguel15

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 06 Set 2013, 15:58Responder ao tópico

zeka escreveu:
Boas!

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;

Neste exerto fala em 1 litro de cloro (lexivia?) para 2 litros de agua...Nao será engano? Nao é lexivia a mais?  
                                         Cumps Wink
pode-se usar lixivia em vez de cloro??

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 03:44Responder ao tópico

Aproveitando esse ótimo post e respostas, pego carona e peso-lhes ajuda.
Inspirado e encantado por ter acompanhado toda a evolução dos aquários do JOSÉ ELIAS acabei por me aventurar em montar um aqua comunitário.
Vamos lá...Comprei um aquário de 96 litros, 1,00x0,30x0,30, só que meu plano é buscar todos os ornamentos na natureza ao invés de comprar.
O primeiro passo foi encontrar 2 galhos bem bacanas. Encontrei, levei-os arrastando no carro para cortar em casa...kkkk
Minha esposa ficou louca com a sujeira que fiz, mais no final acabou a me ajudar a raspar os danados.
Os galhos são de Ipê Amarelo, completamente seco, como só vim esclarecer minhas duvidas depois de já ter colocado ele na água e dentro do aquário, pois não tinha local grande para mergulha-lo. não fervi e não fiz nada, só lavei e pumba na água!
Nesse momento faz umas três horas e a água está completamente transparente, vou tentar postar algumas fotos para que o vejam e falem o que acharam e se vou ter problemas futuros.

Agora as duas juntas e enchendo de água

Coloquei o galho menor mais vou tirar que não gostei, só vou deixar o maior.
Grato!!!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 15:02Responder ao tópico

Boas Lino;

Para te ser honesto, acho que estragas-te um pouco esses trocos com os cortes que lhes fizes-te, pois têm cortes muito direitos e percebe-se perfeitamente que foram cortados pelo homem, logo têm um ar pouco natural....

Em relação ao tratamento dos troncos, deverias ter fervido os troncos para garantir que todos os germes e bacterias morriam.

Mas como não tens ainda peixes, não é grave.

O meu conselho neste momento é deixares o tronco submerso durante uma semana com sal.

Depois, voltas a lavar com agua limpa e mais uma semana dentro de agua, desta vez sem sal.

Quando a agua não ficar castanha e o tronco não flutuar, então está OK.

Quando montares o aquario, podes sempre colocar uns musgos agarrados ao tronco para disfarçar os cortes direitos.

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 15:14Responder ao tópico

José Elias, obrigado pelas dicas!!!
Vou colocar sal agora e na troca d´agua vou tentar acertar os corte na madeira...o tronco está amarrado numa pedra porque não para de flutuar de jeito nenhum e a madeira do Ipê Amarelo será que terei problema?

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 15:17Responder ao tópico

Boas Lino;

Eu nem faço a menor ideia o que é Ipê Amarelo, penso que isso não existe em portugal...

Em relação ao tronco flutuar, é normal, o meu demorou mais de 3 meses a ficar submerso...

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Muito obrigado!   Seg 09 Set 2013, 15:43Responder ao tópico

Já salguei a água...minha inspiração para montar meu aquário veio dos postes dos seus...simplesmente obras de arte...a principio esse é um aprendizado, mais já estou planejando o próximo de uns 400 litros e plantado.
Não vejo a hora de comprar os peixes, cascalho e o resto do ornamento.

Ipê Amarelo

Agora já sabe o que é um Ipê Amarelo!!!!...kkkkkk

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 16:01Responder ao tópico

LOL, essa arvore é um espanto, muito bonita...

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 19:36Responder ao tópico

O Ipê é muito comum no Brasil, na Europa não há mas é importado. É uma madeira muito resistente e dura. É também das madeiras mais resistentes á humidade, por isso mesmo é vulgar ser utilizada na construção civil (tacos de soalho nos pavimentos circundantes a piscinas exteriores e interiores e até vigas), e naval (na construção de barcos).
Portanto não vejo problema na sua utilização em aquários. Faça o tratamento que o José Elias sugerio e terá uma boa decoração no seu aqua.

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Muito obrigado!   Seg 09 Set 2013, 21:31Responder ao tópico

Vera Santo, vc é muito gentil e muito obrigado!!!
Adoro seus posts, seu aqua  Gambas é simplesmente um espetáculo!!!

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 09 Set 2013, 23:39Responder ao tópico

lino_51 escreveu:
Vera Santo, vc é muito gentil e muito obrigado!!!
Adoro seus posts, seu aqua  Gambas é simplesmente um espetáculo!!!
Embarassed Ainda bem que gostaste!

herivelton

Membro
Membro

Nome Real : Herivelton

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qui 17 Out 2013, 14:06Responder ao tópico

ola...
Queria saber se posso colocar tronco de Jabuticabeira?

marciojesus

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : MARCIO

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 01 Jun 2014, 02:20Responder ao tópico

Olá tenho um aquário de 200lt e me indicaram tronco de goiabeira e disseram para tratar em alcool por 15 dias. Seria possível ou correria risco de contaminar meu aquário?

Oq sugerem??

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 02 Jun 2014, 00:25Responder ao tópico

Com álcool???

Aconselho-te a ferve-los e usares sal, em vez de álcool! Estão aí várias descrições de tratamentos a troncos no inicio do tópico, já leste?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Responder ao tópico

Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-