Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 04 Jun 2012, 03:10Responder ao tópico

ajudas te sim, e o link que puseste...uau Shocked

Eu tenho muita videira por aqui, oliveira tambem, carvalho nem tanto mas arranjava se.

estou decidido a fazer uma arvore para o aqua, uma paisagem em algo semelhante ao do link, arvore com musgo, areia preta, red cherries, algum xisto, umas anúbias e pouco mais.

quanto á madeira entao, apos a colheita deixo secar bem a madeira, certo? depois entao trato de a "por de molho" dar lhe o tratamento, e depois é que posso começar a bricolage.

entre videira e oliveira qual seria mesmo a melhor? ou é mais uma questao de gosto??

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 04 Jun 2012, 03:13Responder ao tópico

acho que vou por as ideias no papel, começar a traçar o layout, senão passo a vida com as maos na agua x)

Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 04 Jun 2012, 07:46Responder ao tópico

De gosto possivelmente Smile

Se bem que acho a videira mais fácil de trabalhar e de arranjar, no meu caso também é me mais fácil arranjar troncos ou ramos de videira

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 04 Jun 2012, 14:24Responder ao tópico

Hoje dei uma volta pelas redondezas e encontrei uns galhos de carvalho mesmo ideais, e já secos, colhi os e descasquei os com uma navalha, vou deixar secar mais um bocadinho ao sol e depois posso lhes dar o tratamento, certo?

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 04 Jun 2012, 15:02Responder ao tópico

Também gosto mais dos de videira, com formas mais bonitas, agora é tratá-lo, como mandam as regras.Tratar troncos

AiRMaX

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Henriques
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 03 Nov 2012, 14:55Responder ao tópico

Um rapaz com 4 aquas, um dos quais de agua salgada aconselhou-me a meter o tronco no forno para fazer "o tratamento"...fica bom assim?

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 03 Nov 2012, 15:13Responder ao tópico

Há quem faça assim e fica bom.

dr_caos

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 03 Nov 2012, 16:42Responder ao tópico

cuidado e nao o deixes tostar e de perferencia nao o ponhas num forno a lenha

lol! lol! lol!

tou a gosar mas sim tambem resulta

AiRMaX

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Henriques
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qua 07 Nov 2012, 01:34Responder ao tópico

vou tentar entao...obrigado!

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 14 Dez 2012, 23:50Responder ao tópico

Tópico antigo mas muito bom...e util.

Sei que não está na lista no inicio do tópico, mas alguem sabe se tronco de laranjeira poderá ser usado?
É que ao pé da minha casa existem várias laranjeiras mais do que mortas e secas e dava para tirar alguns troncos engraçados.

Agradecido.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 15 Dez 2012, 00:01Responder ao tópico

Carlos nunca ouvi falar no hobby de troncos de laranjeira.
No entanto espera por outras opiniões.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 15 Dez 2012, 20:48Responder ao tópico

Se dizes que esse troncos estão secos, então parte um e vez se tem algum tipo de resina.

Se não tiver resina nenhuma, coloca em agua, se mesmo assim não libertar resina então podes usar. Eu pessoalmente não sei se a laranjeira e resinosa.

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 15 Dez 2012, 23:13Responder ao tópico

Eu já parti um tronco e não vi resina nenhuma. A minha duvida é que sendo uma arvore de citrinos se poderá ter algum outro componente prejudicial.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 16 Dez 2012, 22:04Responder ao tópico

Se tiver bem seca....

Como qualquer tronco, vai acidificar um pouco a agua, mas nada como fazeres um teste durante uma semana num balde.

Alexandre A. Lopes

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 29 Dez 2012, 13:46Responder ao tópico

boas, só uma observação.O Azinheiro também é uma espécie protegida.
Abraços

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 29 Dez 2012, 15:36Responder ao tópico

Cneto escreveu:
Eu já parti um tronco e não vi resina nenhuma. A minha duvida é que sendo uma arvore de citrinos se poderá ter algum outro componente prejudicial.

Neto sempre utilizaste esse tronco? Conta-nos como foi.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 29 Dez 2012, 18:00Responder ao tópico

Alexandre A. Lopes escreveu:
boas, só uma observação.O Azinheiro também é uma espécie protegida.
Abraços

Não percebi a tua observação. Qual e o problema se ser uma espécie protegida? Ninguém vai matar a arvore para a colocar no Aqua..lol

Alexandre A. Lopes

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 30 Dez 2012, 20:13Responder ao tópico

Boas, José Elias não é problema nenhum, mas já que o Jorge Oliveira teve o cuidado de (e bem) informar que o Sobreiro é uma espécie protegida no inicio do tópico, achei interessante também dizer o mesmo sobre o Azinheiro.Só para conhecimento geral e/ou complementar a informação do tópico.
Abraço

Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Jorge M M Oliveira
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 30 Dez 2012, 20:20Responder ao tópico

Boas
Ainda bem que o tópico tem sido útil após tanto ano.
Eu suponho que as pessoas apanhem os ramos/troncos secos,não faz sentido ir cortar a uma arvore pois demora e bastante a secar que acho que ninguém seja maluco ao ponto de o fazer.

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 30 Dez 2012, 21:54Responder ao tópico

Por falar nisso, na minha casa deitaram abaixo várias ramadas com videiras e não resisti a selecionar alguns dos troncos mais retorcidos e engraçados.

Em breve vão arrancar as raízes, vamos lá ver o que se aproveita, o mais chato é limpar as videiras, mas para já arranjei uns 15 troncos com madeira boa que já reservei para irem secando.

quem sabe ainda utilizo um ou outro, e o resto dou ou vendo.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 30 Dez 2012, 23:50Responder ao tópico

Ena Rui que sorte que tens, a gente aqui na capital não tem quase videiras!
Então raízes deves arranjar umas jeitosas de certeza!

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 04 Jan 2013, 14:38Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:

Neto sempre utilizaste esse tronco? Conta-nos como foi.

Descupla Vera, mas só agora vi isto.

Não cheguei a experimentar por desleixo e porque entretanto tenho de molho vários troncos de videira e deixei estes para outra altura. Como eu disse antes, há um terreno ao pé da minha casa que está ao abandono e tem muitas laranjeiras e muitas delas mortas. Penso que alguns dos troncos ficariam bem num aquário porque são bastante ramificados.
Tenho de arranjar algum tempo para lá ir com o serrote. Wink

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 04 Jan 2013, 18:53Responder ao tópico

Cneto, pelo que li aqui, até neste tópico acho que não podes usar troncos de laranjeira nem de macieira ou outros citrinos.

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 04 Jan 2013, 22:27Responder ao tópico

Rui Bacelar desculpa mas não percebo porquê. Li o tópico de inicio e não li nada que disse-se que não se pode utilizar troncos de citrinos. Apenas li que o que se sabe é o que se pode usar, de acordo com o que postou o Jorge Oliveira no inicio deste "artigo".
Eu quis saber se alguém já tinha tido a experiência de ter utilizado este tipo de troncos e até agora apenas sei que me pediram para experimentar.
Vale a pena eu ir para a frente com esta experiência ou esta-me a escapar alguma coisa?

Abraço.

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 05 Jan 2013, 00:29Responder ao tópico

Os únicos que recomendam não usar são troncos de origem resinosa, pois mesmo por secagem é difícil de retirar, eu por acaso nunca testei, mas até tenho ali uns bocados de raízes que apanhei à tempos e um dia destes vou ver o que acontece, pois não vejo quaisquer resto de resina nelas. Quanto aos troncos que citas, nunca testei, já agora fiquei curioso acho que fazes bem testar, depois diz o resultado, pois há coisas que o pessoal diz na aquariofilia que depois não é bem assim, não há como desmitificar.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Responder ao tópico

Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-