Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Jorge M M Oliveira
Gostos : 20

MensagemAssunto: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 30 Out 2009, 23:11Responder ao tópico

Como tratar um tronco para aquário

Escolhido o tronco está na altura certa de tratá-lo. A primeira coisa a fazer é lavá-lo bem em água corrente. Use uma escova (eu utilizo uma grosa) para retirar a sujidade superficial. O segundo passo é colocá-lo dentro de um recipiente adequado ao tamanho do tronco, no qual nunca tenha sido usado qualquer tipo de produto químico. Encha-o com água a ferver, deixe alguns minutos e deite a água fora (repetir este processo num mínimo de três vezes). O próximo passo (3º) é deixar o tronco, nesse recipiente, com água e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros) durante uma semana. Depois lave-o bem em água corrente e deixe-o dentro do recipiente em água sem sal, todo coberto, durante o tempo necessário ao seu afundamento, trocando a água nos primeiros cinco dias e depois de três em três dias. O quinto passo, ferver o tronco/raiz durante um período de tempo não inferior a 30 minutos. Para os troncos comprados deve-se proceder ao 5ºpasso. Por último, pôr o tronco no aquário depois de arrefecido.

"Tratamento com cloro ativado
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;
2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;
3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.
Tempo requerido de tratamento: 18 dias

Tratamento com sal grosso
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;
2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias

Tratamento com imersão em água da rede de distribuição
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);
2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias

Tratamento com imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;
2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;
3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;
2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;
3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;
4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias"

Excerto de artigo de André L. Cordeiro, presente no site "A era de aquários"

Troncos:
Aqui fica uma pequena lista de plantas cujos Troncos/raízes podemos colocar no aquário:
Cerejeira
Videira
Carvalho
Azinheiro
Oliveira
Zambujeiro
Castanheiro
Sobreiro (espécie protegida)
Red moor wood (vende-se nas lojas de aquariofília. É uma madeira originária da Índia)

Espero que tenha ajudado a comunidade toda.Estes são alguns processos que eu já experimentei e alguns que fui recolhendo informação ao longo dos anos.

TONYFOX

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : -16

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 30 Out 2009, 23:48Responder ao tópico

irra ainda bem,que não quero troncos nos meus aquas,ficava velhinho de tanto esperar SmileSmile

Daniel Brigolas

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Daniel Brigolas
Gostos : 664

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 31 Out 2009, 00:01Responder ao tópico

Post muito bom Razz

-- Assinatura --
- Olá Convidado,
     a sua ultima visita foi .
   - Leia as Regras e conheça a equipa.

Perguntas frequentes:
   - Como colocar uma foto.
   - Como obter acesso especial.

Cláudia Araújo

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 31 Out 2009, 00:04Responder ao tópico

Boas dicas!
Obrigado por partilhar! Very Happy

ricalves

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Alves
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 31 Out 2009, 07:45Responder ao tópico

Boas,

Isto é que é rapidez, noutra mensagem escrita ás 23:10h disse que ia escrever um post sobre troncos, e ás 23:11 já o tinha escrito affraid affraid affraid .
Obrigado

Cmpts

Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 31 Out 2009, 10:18Responder ao tópico

ricalves escreveu:
Boas,

Isto é que é rapidez, noutra mensagem escrita ás 23:10h disse que ia escrever um post sobre troncos, e ás 23:11 já o tinha escrito affraid affraid affraid .
Obrigado

Cmpts

É o flash!

Bom post.

:cheers:

Jorge Oliveira

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Jorge M M Oliveira
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 31 Out 2009, 14:16Responder ao tópico

:lol: este é alguns dos TXT que tenho com informação que considero importante e que muitas vezes me perguntam Wink

Azarkiel

Membro
Membro

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 31 Out 2009, 22:03Responder ao tópico

Mt obrigado Jorge, com este post eliminaste uma das minhas duvidas que iria colocar mais para a frente... Meu projecto ainda esta deveras atrasado para pensar para ja em comprar um tronco, mas assim sendo sei que posso evitar gastar dinheiro podendo eu mesmo orientar e tratar do tronco. Very Happy Very Happy
Abraçao

zeka

Membro
Membro

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 01 Nov 2009, 10:01Responder ao tópico

Boas!

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;

Neste exerto fala em 1 litro de cloro (lexivia?) para 2 litros de agua...Nao será engano? Nao é lexivia a mais?
Cumps Wink

Pedro Pinto

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Pinto
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 01 Nov 2009, 11:55Responder ao tópico

Ajuda importante para a construção de um hardscape.

Parabens

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Seg 19 Abr 2010, 01:53Responder ao tópico

Bom topico!

proponho que passe para inamovivel pois e uma das bases para qualquer aquariofilista...
assim tds sabemos onde encontrar a info necessaria se em cada área existir os inamoviveis mais importantes!

abraço!

wallacy

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qui 22 Set 2011, 15:31Responder ao tópico

Posso por um bonsai de Romã??

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 23 Set 2011, 05:35Responder ao tópico

Boas Bonsai não deves poder por pois o tronco não esta seco e tratado de certo para estar no aquario .

Todos os bonsais que vês nos aquarios são troncos tratados e trabalhados de maneira a pareçer uma mini arvore para fazerém um layout esses troncos levam depois plantas amarradas para fazer a copa da arvore como por exemplo musgo de java entre outros musgos .

Espero ter ajudado Abraço

passarotrovao

Membro
Membro

Nome Real : paulo ribeiro

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 23 Set 2011, 08:08Responder ao tópico

de lembrar que a introdução do tronco baixa o ph da agua.

wallacy

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 24 Set 2011, 15:46Responder ao tópico

Sim, perfeitamente o bonsai de romã esta seco/morte xD eu ja comecei a por ele de molho pra tirar a tinta =D

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sab 24 Set 2011, 18:01Responder ao tópico

Não podes por aqui uma foto dele, gostava imenso de ver! Very Happy

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 25 Set 2011, 14:50Responder ao tópico

Sendo assim podes tratadinho e depois queremos um tópico com fotos desse bonsai Smile

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 25 Set 2011, 14:56Responder ao tópico

Também tenho ali um bonzai que lhe aconteceu o mesmo à 2 anos, está mortinho e a ideia é utilizá-lo no aquário, até quem falou nisso primeiro foi a Ana, vamos ver também como corre.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Dom 25 Set 2011, 15:11Responder ao tópico

Se calhar vai pegar moda! Deve ficar giro! Very Happy

Jorge Sousa

Membro
Membro

Nome Real : Jorge

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 30 Set 2011, 00:56Responder ao tópico

Boas, eu coloquei uma raiz num aquario e a água está um pouco acastanhada, nota-se mto é na lã filtrante do filtro...
Não fiz nenhum tratamento, pois desconhecia que tinha de o fazer.
O que posso fazer agora?
Cumps

wallacy

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Sex 30 Set 2011, 21:32Responder ao tópico

quando eu colocar a net no nootbook eu mando as fotos +D

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Ter 04 Out 2011, 21:08Responder ao tópico

Jorge Sousa escreveu:
Boas, eu coloquei uma raiz num aquario e a água está um pouco acastanhada, nota-se mto é na lã filtrante do filtro...
Não fiz nenhum tratamento, pois desconhecia que tinha de o fazer.
O que posso fazer agora?
Cumps

Fá-lo agora se não gostares do tom de água, e que madeira usaste? Passaste por água quente?

zaus

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Ter 04 Out 2011, 22:02Responder ao tópico

boas dicas!

Jorge Sousa

Membro
Membro

Nome Real : Jorge

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qua 05 Out 2011, 23:23Responder ao tópico

Sim passei por água quente, trata-se de uma raiz... Aos poucos está a melhorar, neste momento a minha batalha quanto ao aqua são os nitritos, estão altíssimos, nem sei como não me morrem peixes...
Obrigado

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Qua 05 Out 2011, 23:28Responder ao tópico

Vê lá, muda a água mais tpa's, mas estás a falar de que valores???

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário   Responder ao tópico

Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-