Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

PLANTADO DE ARROZ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Williams

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 25

MensagemAssunto: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 18:35Responder ao tópico

Caríssimos,

Boas!

Por várias vezes vi referências/sugestões respeitantes à plantação de arroz em aquários, nomeadamente nos destinados a albergar Bettas, mas o que é um facto nunca tive a oportunidade de ver algum utilizando esta sugestão!
Assim sendo, e numa perspectiva puramente experimental, decidi fazê-lo eu mesmo e compartilhar convosco tal solução!?

Assim:

Aqua c/ 20 L
20 W 6400K
CO2 caseiro

arroz plantado
riccia fluitans

betta splendens ( macho )

Espero que gostem!
Abraço,

Williams

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 19:51Responder ao tópico

Boas

Nao consigo ver as fotos.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 80

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 20:32Responder ao tópico

"Os link não funcionam por isso também não posso ajudar" tens de colocar novos link

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

Última edição por Nuno Duarte em Sex 16 Out 2009, 21:00, editado 1 vez(es)

Joel Bonifácio

Membro
Membro

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 20:34Responder ao tópico

Williams escreveu:
Caríssimos,

Boas!

Por várias vezes vi referências/sugestões respeitantes à plantação de arroz em aquários, nomeadamente nos destinados a albergar Bettas, mas o que é um facto nunca tive a oportunidade de ver algum utilizando esta sugestão!
Assim sendo, e numa perspectiva puramente experimental, decidi fazê-lo eu mesmo e compartilhar convosco tal solução!?

Assim:

Aqua c/ 20 L
20 W 6400K
CO2 caseiro

arroz plantado
riccia fluitans

betta splendens ( macho )

Espero que gostem!
Abraço,

Williams

Txii, muito boa iniciativa williams Very Happy
Mete ai umas fotos da coisa Wink
vou seguir atentamente a evolução do teu aqua... fiquei curioso, como será a evolucao... plantar arroz... Razz

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Rui Rocha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 21:47Responder ao tópico

Faltam as fotos Very Happy

Williams

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: PLANTADO DE ARROZ - FOTOS   Sex 16 Out 2009, 22:04Responder ao tópico

Boa noite!

Efectivamente, pelo que já foi referido, existe algum problema com as fotos que postei, o que sinceramente não entendo pois acedendo ao forum consigo vê-las! Não sei como possa resolver o problema?? ( não sou grande expert em informática! ) pelo que pedir-lhe-ia o favor de me fornecer um endereço de e-mail para onde as podesse enviar e se não fosse muita maçada para si você mesmo tentaria colocá-las por forma a ficarem acessíveis a todos quantos as queiram ver!?? Pode ser?

Obrigado,
Willliams

BURKAS

Membro
Membro

Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 22:24Responder ao tópico

volta a tentar

estou curioso

cumps

Williams

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Plantado de arroz - Fotos??? Vamos a ver se agora vai!!!   Sex 16 Out 2009, 22:44Responder ao tópico

espero que agora as possam ver. Será??

Williams

joao_miguel_c

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 22:52Responder ao tópico

Boas! antes de mais parabens pela ideia!!

duas questoes: que substrato usas alem do areao? e que arroz utilizaste para semear? (o dos pacotes que usamos para coser? :S)

cumps e boa sorte com isso

Williams

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 23:14Responder ao tópico

Antes de mais, obrigado!

Não queimei muito a cabeça com o assunto do substrato, optando apenas por uma camada inferior ( ~ 2 cm ) de inerte vulcânico em que coloquei uma única pastilha de Flora Grow Nutri Caps e uma outra de Flora Grow Fe Tabs ( ambas produtos COLOMBO ), camada esta sobre a qual coloquei o areão e umas pedritas de xisto! ( de quando em vez, coloco umas gotas de fertilizante líquido da SERA ).
Quanto ao arroz, terá que ser de semente ( com casca ) que julgo conseguirás facilmente em quaisquer casa de venda de sementes a granel (foi onde o consegui ) ou então numa cooperativa de produtores de arroz!

Abraço,

Williams

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 23:16Responder ao tópico

Grande Williams gostei de te ver por aqui… Cool

Quanto ao arroz a usar para “plantar”(semear) nos aquários tem de ser arroz natural não descascado (não é o integral, é mesmo com o “invólucro” todo) e de preferência que não seja arroz de “sequeiro”, resumindo quanto mais natural melhor…se quiserem dar uma olha a um dos benefícios de semear arroz (como e porquê),em aquas de reprodução vejam no link abaixo:
http://www.peixefauna.com/aquaben-f36/alternativas-a-cultura-de-infusorios-t1040.htm

William mete mais sementes quando o Betta desovar…

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

joao_miguel_c

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sex 16 Out 2009, 23:29Responder ao tópico

ok obrigado Smile

assim que tiver o proximo aquario exploro esta ideia e vou dar noticias...

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sab 17 Out 2009, 23:56Responder ao tópico

boas se metesses camarôes nesse aquario podias dar-lhe o nome arroz de marisco,estou a brincar esta muito bonito a ideia esta otima abraço

joao_miguel_c

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sab 17 Out 2009, 23:59Responder ao tópico

quanto tempo dura a planta do arroz..? em quantidade abundante faz um efeito giro no aquario, mas se tiver pouco tempo de vida nao sei se valha apena.. tentei pesquisar mas nao encontrei grande coisa acerca da vida dessa planta :S

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Dom 18 Out 2009, 00:04Responder ao tópico

boas julgo que sairá fora do aquario para ganhar as sementes de arroz mas sinseramente não sei que tempo demora,mas quando fiseres a colheita como vou muito ao litoral eu ofereço o polvo e tu o arroz.
abraço

joao_miguel_c

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Dom 18 Out 2009, 00:08Responder ao tópico

eheh o meu problema é mesmo arranjar essas sementes de arroz, hoje procurei por aqui e pela informaçao que tenho o mais perto é em alcacer, mas fica a 50km.. o que para mim é muito

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Dom 18 Out 2009, 00:13Responder ao tópico

pois os polvos para mim estão mais longe a 175 km porto covo onde vou muito,lá se vai o arroz
abraço

José Martins

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Dom 18 Out 2009, 09:43Responder ao tópico

ciclo de vida do arroz:

Arroz - Ciclo de desenvolvimento
Como qualquer planta, o arroz tem um ciclo de desenvolvimento.
O ciclo de desenvolvimento do arroz tem três períodos: vegetativo, reprodutivo e de formação e enchimento de grãos.
A duração desse ciclo depende da espécie, da época de sementeira, da região de cultivo e das condições de fertilidade do solo.
O ciclo do arroz - desde a sementeira até à colheita - dura geralmente entre três a cinco meses.

Vejamos cada um dos períodos:
Período vegetativo
Vai da germinação da semente até ao aparecimento de todas as folhas.
Depois das primeiras folhas estarem formadas nascem uns raminhos do ramo principal (perfilhos).
Depois surgem folhas novas nos "perfilhos" e termina essa fase.
A planta está a iniciar o período reprodutivo.

Período reprodutivo
Este período vai até ao florescimento e dura de três a cinco semanas.
(O arroz é uma planta auto-fecundada, não precisa de insectos ou de agentes exteriores: como o vento, por exemplo.)
Nesta altura, a planta de arroz atinge o seu tamanho maior.

Formação e enchimento de grãos
Este período varia de 30 a 40 dias, dependendo da temperatura do ar.
Depois de se formarem na planta, os grãos começam por ser leitosos, depois pastosos e finalmente em massa dura.
Quando os grãos estão totalmente formados, pesam e fazem inclinar a planta. Aí sabe-se que já se pode colher o arroz daí a uma ou duas semanas, para garantir que os grãos estão bem secos.

Diogo Matias

Nome Real : Diogo Matias
Gostos : 36

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Dom 18 Out 2009, 21:42Responder ao tópico

Ora, o plandado de arroz é optimo para os peixes, mas quem já me contaram que fica pessimo para ter numa sala, uma vez que ao germinar, a quantidade de gluten e outros nutrientes libertados na água faz com que esta turve por completo...
No entanto, os bettas por exemplo adoram!

Alternativamente ao arroz, algumas planta que poderiam dar um efeito semelhante são as crypeus helferi e juncus reapens. Wink

Williams

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: PLANTADO COM ARROZ   Seg 19 Out 2009, 22:32Responder ao tópico

Caríssimo,

Os meus melhores cumprimentos.

O post que coloquei no forúm, as fotos assim o demonstram, pretendeu tão só, dar a conhecer, o que é efectivamente possível fazer, a todos aqueles que se interessam por saber mais no que à aquariofilia diz respeito e em particular no que concerne às plantas passíveis de utilização nesta magnífica actividade.

Quanto à questão estética dos arrozais em "aquas", sendo importante para nós, deveria ser secundária para todos aqueles que efectivamente se preocupam em proporcionar aos seres vivos as condições ideais, leia-se o mais próximas possíveis às do seu habitat natural, seres vivos estes que, vivendo em liberdade na natureza, passaram a ser confinados ao espaço de um "aqua", razão pela qual o arroz, que pode efectivamente ser semeado num "aqua" como demonstrei, e com todos os benefícios que traz, muitos e devidamente provados, não deve ser substituído por outras quaisquer plantas que embora semelhantes não o substituem por tudo aquilo que acabo de referir ( no que concerne aos bettas splendens e a muitos dos seres vivos do designado "biótipo asiático" se é que é possível reproduzi-lo!!?? ´tudo o que acabo de referir penso ser uma questão pacífica ).
Quanto à questão que coloca, de que germinando .... problemas ... água turva.. , no que me diz respeito,até agora,tenho controlado sem grande dificuldade o crescimento do mesmo (plantado de arroz ) recorrendo a luz quanto baste e a podas regulares, experiência que até ao momento não levou à morte das plantas e que efectivamente limita o seu crescimento e retarda a germinação.
Em suma o arroz é a solução natural, de baixo custo e que nomeadamente os Bettas agradecem!!!

As opiniões assistem a todos!

Atentamente,

Williams

Diogo Matias

Nome Real : Diogo Matias
Gostos : 36

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Ter 20 Out 2009, 20:44Responder ao tópico

De acordo Williams, o arrozal é sem duvida um excelente modo de melhorar as condições em termos de habitat natural para peixes como os bettas perfeitamente adaptados a este tipo de condições.
O meu aviso prendeu-se apenas com o facto de poder haver pessoas inspiradas pelo tópico a tentarem a criação deste "biotopo" mas ficarem desiludidas pelo resultado final em termos estéticos.

Continue a mostrar a evolução Wink
Cumprimentos,
Diogo Matias

zeka

Membro
Membro

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Qua 21 Out 2009, 00:57Responder ao tópico

Vou tentar arranjar as sementes na Comporta,por la plantam arroz. Nao sei é se será a melhor altura do ano...

Abraço

ivo

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Seg 09 Nov 2009, 22:34Responder ao tópico

boas, o teu beta ta mesmo um bicho. deve andar a comer arroz do que não nasceu. ta porreiro se plantares mais deve ficar o ambiente natural do betta. cumps.

Avifauna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sab 06 Fev 2010, 10:30Responder ao tópico

Acho que o arrz de marisco deve estar pronto para servir

I&M

Membro
Membro

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Sab 06 Fev 2010, 21:37Responder ao tópico

boas...levo o vinho para a mariscada..eheheh
e sempre aprender plantas de arroz....
cumps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: PLANTADO DE ARROZ   Responder ao tópico

PLANTADO DE ARROZ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-