Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sugestao plantas Invertebrados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Joel Bonifácio

Membro
Membro

Gostos : 10

MensagemAssunto: Sugestao plantas Invertebrados   Qui 08 Out 2009, 11:40Responder ao tópico

Antes de mais boa tarde Smile

bem, eu ja falei com o Reinaldo, mas gostava de ter mais opinioes... e aconselhou.me aqui o espaco Sekaiscaping Smile

É o seguinte, estou a pensar em montar um aquario apenas para Crystal Red´s, o aquario terá as seguintes medidas: 60(comprimento)40(largura)30(altura) o que da 72 litros brutos.

Já comprei a iluminacao, é uma calha 2x24 Watts T5 com lampadas de 6500kelvins.

O que pretendia com esta montagem é um aquario de manutencao baixa, isto porque o aquario NAO ira ter CO2, nem irei utilizar fertilizacao liquida, apenas irei utilizar subtrato fertil Smile

Pronto, e como tal, gostava de uma opiniao vossa relativamente as plantas a utilizar, que sugestao voces davam para:

- Planta para fazer um tapete

- Plantas para medio plano

- Plantas para o fundo

Cumprimentos, Joel Bonifácio

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Qui 08 Out 2009, 18:34Responder ao tópico

Boas
Eu não ligo muito aos ditos “plantados” e nem tenho sentido estético para te aconselhar com o “layout”, mas se fosse eu a preparar esse aquário para Crystal red começava por reduzir a iluminação para metade 24W chega e sobra e os Crystal red, como a maioria dos camarões não gostam de iluminação forte.

Levando em conta a iluminação fraca, a não fertilização (liquida) aqui fica a minha escolha:
- Planta para fazer um tapete: Cryptocoryne Parva

- Plantas para medio plano: Cryptocoryne Wendtii as duas Variadades; Cryptocoryne Pontederifolia;

- Plantas para o fundo: Cryptocoryne Crispatula; Cryptocoryne Balansae
agora outra coisa que eu acho essencial para os camarões: um tronco plantado com musgo (qualquer espécie serve), anubias (qualquer espécie/variedade das barteri serve), e ou fetos de Java (qualquer variedade serve), ou Bolbitis

todas estas plantas não necessitam de fertilização nem CO2 e quanto à iluminação 24W chega e sobra, para as Bolbitis até demasiada luz…

não sei se com estas alfaces se consegue alguma Layout de jeito, mas esta seria a minha escolha…

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Qui 08 Out 2009, 20:55Responder ao tópico

Viva Joel

Tambem não percebo nada de plantadosm, mas tratando se de Cr´s concordo com tudo o que o Bentes disse e aposta bem no musgo por causa dos pequenos

abraço

Joel Bonifácio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Sex 09 Out 2009, 02:52Responder ao tópico

Porreiro Smile

Então... á base de Cryptos, Fetos e musgo...
epah é um layout dificil...
Veremos o que vai sair de lá Wink

Obrigado pelas dicas Smile

Mal alguem ?

Cmps, Joel Bonifácio

Reinaldo

Convidado Especial

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Sex 09 Out 2009, 03:49Responder ao tópico

Cá estou reproduzindo a mensagem que passei ao Joel, via mp!

Para um aquário de invertebrados, eu teria 2 caminhos a seguir:

No primeiro, montarias um aquário plantado quase que completo, apenas retirando a fertilização líquida. Porque isto? Bom, porque um carpetinho de glossostigmas pode salvar o seu plantel. Para o caso de planárias, costumo sempre usar um carduminho de tetrinhas pequenos, como Hyphessobrycon elachys. Eles predam as planárias, mas podem incomodar um pouco os filhotes. No caso de um carpetinho de glossos, os filhotes podem facilmente ficar escondidos por lá, sem serem incomodados pelos peixes, até atingirem tamanho seguro.

Outro caminho é esquecer o plantado por completo. Usar apenas plantas para low light, como Microsorum, Anubias, Bolbitis... são plantas fáceis de se manter, não necessitam de CO2 e nem muita luz. Um bom layout para isto, é pensar em um bom arranjo de troncos, com plantas atadas e plantas com musgo.

Caso opte pelo plantadinho comum, podes usar um tapete de Glossostigma elatinoides para o plano frontal; no plano intermediário, tens diversas escolhas... as minhas preferidas são Hemianthus micranthermoides, Blyxa japonica, Micranthermum umbrosum e Anubias barteri var nana. Ao fundo, podes usar plantas de folhas diferentes, tais como Hottonia palustris, Rotala sp. green e caso queira um toque de vermelho, penso que Ludwigia arcuata e/ou brevipes sejam as mais adequadas, por possuirem folhas finas, adensarem moita tranquilamente e terem folhas finas, o que é bastante desejado, em aquários relativamente pequenos.

-- Assinatura --
Reinaldo Issa Uherara

Chantal

Convidado Especial

Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Sex 09 Out 2009, 04:24Responder ao tópico

Olá Joel.

Os colegas já deram boas indicações de plantas, um aquário lowtech aparentemente tem poucas opções de flora, mas só de musgos, são inúmeras espécies com formas variadas.

Além das plantas já sugeridas, algumas bem rústicas...
Pedras e troncos com Pellia, os camarões adoram "pastar" em musgos.
Marsilea hirsuta - bela planta carpete que não necessita de luz intensa e cresce sem injeção de CO2.
Echinodorus Tenellus - carpete ou médio plano.
Vallisneria nana - plano de fundo

Se eu lembrar de mais algumas aumentarei a lista.

Abraço

-- Assinatura --
Abraço!

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Sex 09 Out 2009, 10:29Responder ao tópico

Boas, o Reinaldo falou lembrou de um pequeno detalhe muito importante "planarias", infelizmente nos aquários de camarões essa "praga" é inevitável, mais tarde ou mais cedo elas vão aparecer e se não houver ninguém para as controlar elas vão fazer estragos...aconslho-te a leres o artigo sobre planarias feito pela Chantal
http://www.peixefauna.com/sekaiscaping-f61/planarias-a-ameaca-silenciosa-t1609.htm?sid=5107fe1c9e3ced0af338c01480e7ecaa
Lá vais encontrar várias opções de controlo de planarias, na minha opinião dessas opções e tendo em conta que o aquário é para CRS, eu metia umas "Anentome helena", por acaso não são mencionadas no artigo, mas também resolvem o problema caso o nº de planarias não seja elevado, a vantagem é que não atacam os camarões e sempre comem os inevitaveis caracois que também teimam em aparecer nos plantados
Para terminar, podes dizer que filtragem é que vais usar nesse aquário?

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Joel Bonifácio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Qua 14 Out 2009, 16:43Responder ao tópico

Muito Obrigado a todos pela sugestao Smile

Bom Post Chantal sobre as planarias, ate ao momento nunca tive nenhuma, mas é sempre bom saber Smile

Cmprimentos, Joel Bonifácio.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sugestao plantas Invertebrados   Responder ao tópico

Sugestao plantas Invertebrados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Sekaiscaping-