Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

Gostos : 0

MensagemAssunto: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Dom 04 Out 2009, 20:52Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Micropoecilia cf. branneri “Parnaíba”

Nativa do Nordeste do Brasil, essa esplêndida espécie representa, na minha opinião, uma das mais interessantes da família Poecilidae. Apresenta tanto machos quanto fêmeas coloridos de formas distintas, característica rara em meio a tantas espécies de machos de coloração impressionante e fêmeas completamente pardas.

As fêmeas apresentam a forma roliça clássica da grande maioria das fêmeas de vivíparos, com a nadadeira caudal levemente lanceolada e de corpo dourado com um leve brilho esverdeado. Elas possuem dois ocelos bem definidos, um rodeado por escamas mais metalizadas logo acima da bolsa de órgãos, quase no dorso, e outro no final do pedúnculo caudal, de borda em amarelo vivo. Podem também apresentar listras logo após o primeiro ocelo, a definição das mesmas varia bastante de acordo com o exemplar e sua posição na hierarquia do grupo.

Os machos apresentam a nadadeira dorsal dourada com o contorno negro, alongada, em forma de pena e de comprimento que pode ultrapassar a nadadeira caudal. São bem mais esguios que as fêmeas e a coloração varia bem mais, de acordo com a idade, exemplar e/ ou posição hierárquica. Os menores, de posição mais baixa no grupo, apresentam listras mais finas, mais definidas e em maior número que as das fêmeas e também os dois ocelos nas mesmas posições, mas o primeiro tem bem menos escamas metalizadas e a borda do segundo se estende até a extremidade superior da caudal, formando uma “espada” de coloração belíssima, contendo verde, vermelho, amarelo, azul e negro. Já os maiores, de posição mais elevada no grupo, possuem apenas o ocelo do pedúnculo caudal, seguido pela mesma seqüência de cores, e suas listras são quase ausentes, vistas apenas quando há reflexão lateral no corpo do peixe. O que compensa a perda das listras e do ocelo é uma coloração dourada com tons acobreados no corpo inteiro e escamas metalizadas por todo o dorso do peixe.

Macho de posição hierárquica menos privilegiada.

Macho de posição mais elevada.

Não é só na coloração que essa espécie se difere dos poecilídeos mais comuns no hobby, mas também no comportamento. Há uma hierarquia muito bem definida no grupo, disputada por brigas e duelos entre exemplares de mesmo gênero. Assim que definida, os duelos entre fêmeas se tornam praticamente inexistentes e os entre machos se reduzem bem, os machos mais próximos ao “alfa” frequentemente dão corridas rápidas e curtas nos mais próximos ao “ômega”; há alguns duelos reais, porém bem raros.

Um duelo entre dois machos de mais baixa hierarquia. É fácil de se notar na foto qual deles é o mais dominante.

O comportamento reprodutivo também impressiona. Além das fêmeas não serem completamente passivas, afastando machos que não as interessam, já pude observar alguns cortejos raros das fêmeas ao macho dominante, apesar do contrário ser muito mais comum. A dança nupcial do macho por vezes é a mais comum: o macho se exibe à fêmea por um período bem curto e depois corre atrás dela com o gonopódio já estendido; e por vezes mais elaborada: o macho se posiciona de frente à fêmea e dá “bicadas” de leve em sua cabeça.

O tempo de gestação é incerto já que quase todo dia a fêmea libera de um a três alevinos e os acasalamentos ocorrem muitas vezes por dia. A postura dos filhotes se dá em emaranhados de plantas flutuantes. A fêmea se põe em meio às raízes das flutuantes ou na pequena lâmina d’água entre uma folha imersa e a superfície e lá faz a postura. Os alevinos nascem com 2-3mm, ainda com o final do saco vitelino e são extremamente vulneráveis a infecções. Os adultos são vorazes e, ao contrário de algumas espécies mais pacíficas, tentarão devorar os alevinos assim que os virem.

Alevino com pouco mais de um dia de vida.

A agressividade da espécie se mostra até nos alevinos. Esse conseguiu devorar a daphnia mostrada na foto, mesmo com o tamanho de ambos.

Filhote já com pouco mais de uma semana de vida.

Os meus são provenientes da Lagoa da Prata, pertencente à bacia do rio Parnaíba. Não fui eu quem os coletou, mas sim meu caro amigo Carlos Eduardo de P. Ribeiro. Portanto só poderei mostrar fotos de autoria dele do maravilhoso local que é a lagoa.

Imagem de satélite da lagoa.

Vista geral.

Vista geral.

Local da coleta.

Creio tratar-se de uma espécie pouquíssimo exigente em relação a parâmetros físico-químicos da água, já que, de acordo com quem os coletou, são encontrados em locais de pH ácido (6.2) e também em locais de pH básico (7.5). Porém, o que pude perceber por aqui é que ficam mais vívidos e coloridos em pH levemente ácido (6.8 ), além dos acasalamentos ficarem mais frequentes. Em adição, é uma espécie de rusticidade grande também, tive caso de machos encontrados semimortos, de ponta cabeça pela manhã devido a brigas intensas que depois de poucas horas já estavam se comportando normalmente e comendo da maneira voraz com que sempre o fazem.

Devo agradecimentos a todos aqueles que me encorajaram no ramo dos vivíparos e, é claro, ao meu amigo Carlos Eduardo de P. Ribeiro, pois sem tais pessoas não eu não iria estar tendo tal maravilhosa oportunidade de criar, observar e manter tão fantásticos peixes. Espero conseguir continuar com o sucesso que estou tendo nessa manutenção (já são quase 50 filhotes, em dois meses que os tenho) e, até onde for possível, espalhar tanto a popularidade quanto exemplares dessa incrível espécie.

Felipe Aoki Gonçalves.

Cláudia Araújo

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Dom 04 Out 2009, 23:13Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Fantástico Aoki, excelente mesmo..
Adorei ficar a conhecer melhor esta espécie e com direito de conhecer até o habitat natural
Obrigado por partilhar conosco
Abraço

kduribeiro

Membro
Membro

Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Dom 04 Out 2009, 23:35Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Eai blz! Aoki

Esse é o segundo texto que escrevo aqui nesse tópico, mas infelizmente teve uma queda de energia elétrica. Mad

Bem! Sou suspeito para falar deles, pois os crio também (sou o Carlos Ed. P. Ribeiro).Quando os vi eu não quis saber de outro peixe sua beleza simples e própria na forma do seu corpo delineado. Tem dias que passo varias horas só olhando eles nos tanques e já cheguei varias fezes atrasado nas minhas aulas lá na universidade.

Eu tenho a sorte de observar o comportamento deles como Aoki descreveu tão bem nesse texto como a corte do macho e o macho alpha.

Como o Aoki descreveu se vacilar eles comem todos os alevinos. Eu vi uma caçada deles atrás de um peixinho recém nascido ele se escondeu nas plantas e os outros ficavam procurando ele vistoriando cada folha e galho da planta.

Aoki o seu artigo esta ótimo e suas fotos espetaculares...
Se precisar de alguma coisa é só pedir ! Very Happy
Valeu! Um abraço

José Bentes

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Sex 11 Dez 2009, 19:37Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Grande Felipe…
Acho que é agora que vou receber uns M.branneri:lol: , não são F0, (vaiem da Alemanha), tenho que ficar com 25 (lote mínimo) e vão sair a 5,5€ cada um mas se chegarem bem vai valer a pena :drunken: …para ir treinando até vocês conseguirem mandar daí os vossos…
Dá um abraço ao pessoal por mim tenho andado sem tempo e quando chego a casa estou mais pronto para lá do que para cá, mas um dia tenho que fazer uma directa para pormos a conversa em dia…

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes & Sérgio Lercas
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Ciclídeos

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Sex 11 Dez 2009, 22:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Vais receber os micro... também quero desses peixinhos, aí se quero....

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

José Bentes

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Sex 11 Dez 2009, 22:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nuno o lote minimo é de 25, e eu não tenho espaço para eles todos portanto fica descansado que sobram uns quantos para ti...mas deixa 1º eles estarem a nadar nos meus aquas e logo falamos sobre isso...é que esta já não é a 1ªvez que faço uma encomenda de M.branneri's e depois não recebo nada... Evil or Very Mad

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes & Sérgio Lercas
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Ciclídeos

kduribeiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Sab 12 Dez 2009, 00:42Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

espero que ele cheguem... Very Happy
eles são os meus preferidos... tenho mais de 100 deles aki...

esperem novidades da lagoa... lá é um lugar muito grande provavelmente a outras especies de poecilidio...

Aoki se vc ler esse tópico:

Eu vou precisar da tua ajuda da uma olhada na sua caixa de e-mail ....

valeu! :cheers:

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Qua 16 Dez 2009, 19:47Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Os meus M.branneri já chegaram :cheers: …claro que nem tudo são “rosas” e pelo preço que ficou cada um bem que podia ter sido melhor tratados/acondicionados, mas tenho esperança que recuperem rápido e cresçam bem pois vieram bem pequenos, mas isso para mim ainda é melhor, agora é esperar que não haja nenhum azar com eles…

Nuno, caso sempre queiras alguns avisa…

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Qua 16 Dez 2009, 20:17Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas Bentes

Sobra por ai um casalito?

santa

Fernando Bagatelas

kduribeiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Qua 23 Dez 2009, 17:10Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

AquaBen escreveu:
Os meus M.branneri já

chegaram :cheers: …claro que nem tudo são

“rosas” e pelo preço que ficou cada um bem que

podia ter sido melhor tratados/acondicionados,

mas tenho esperança que recuperem rápido e

cresçam bem pois vieram bem pequenos, mas isso

para mim ainda é melhor, agora é esperar que

não haja nenhum azar com eles…

Nuno, caso sempre queiras alguns avisa…

Um abraço, até breve

Que bom! Very Happy

olha uma dica:

Caso vc tenha intenção de reproduzi los, no

aquário ou tanque deixe uma região bem planta,

mas bem plantada mesmo. de preferencia

plantas mais duras.

Eu estava com problemas na hora do parto tive

muitas mortes de fêmeas o alevino ficava

entalado na hora da saida. na hora do parto a

fêmea procura alguma planta ou superfície para

se esfregar e assim fazer com que o alevino

saia de dentro dela.

Eu falo isso pq eu tenho facilidade em

conseguir eles ja que menos de um quilômetro

de minha casa eu posso encontra los. ja ai não

e tão fácil e me parece que também não são

baratos. Então qual que perda não e uma

opção.

obs! fique quase uma semana sem consegui

acessar o fórum pq?

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Qua 23 Dez 2009, 18:47Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

José Bentes escreveu:
Nuno o lote minimo é de 25, e eu não tenho espaço para eles todos portanto fica descansado que sobram uns quantos para ti...mas deixa 1º eles estarem a nadar nos meus aquas e logo falamos sobre isso...é que esta já não é a 1ªvez que faço uma encomenda de M.branneri's e depois não recebo nada... Evil or Very Mad

Um abraço, até breve

Boas tardes Bentes.
Quero, quero ando a namorar esses peixinhos a alguns meses. Very Happy Very Happy , depois falamos pelo msn.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Qua 23 Dez 2009, 18:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Obrigado pelas dicas, são sempre bem vindas…o aqua onde meti os M.branneri está super plantado, o que estou a gora a fazer é subir o valor de pH para perto do neutro, e que o pH nesse aqua estava bem baixo visto ter lá os meus R.espei e uns P.simulans, mas vou deixar ficar lá os Branneri…para eles estão a recuperar bem, tirando uma fêmea maior que está a fechar um pouco a caudal, penso que seja consequência do pH estar demasiado baixo e possivelmente eles estavam em águas alcalina…infelizmente o rácio está muito desequilibrado, estão 5 machos para cada fêmea e eles não as deixam nem um minuto sossegadas, vou tirar os machos mais pequenos e deixar um rácio de 1/1…o aqua é de 100cm com 180lt com muitas plantas e troncos, os únicos companheiros que vão ficar nesse aqua será um casal de Sturisomas e 3 Corydoras melini, uns quantos Red cherry e mais uns camarões também daí da tua região…
Agora tenho uma pergunta para vocês que já têm Branneris à mais tempo…o adultos têm tendência para caçar os seus próprios alevinos??

Um abraço e Feliz Natal para todos

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

kduribeiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Qua 23 Dez 2009, 20:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

AquaBen escreveu:
Obrigado pelas dicas, são sempre bem vindas…o aqua onde meti os M.branneri está super plantado, o que estou a gora a fazer é subir o valor de pH para perto do neutro, e que o pH nesse aqua estava bem baixo visto ter lá os meus R.espei e uns P.simulans, mas vou deixar ficar lá os Branneri…para eles estão a recuperar bem, tirando uma fêmea maior que está a fechar um pouco a caudal, penso que seja consequência do pH estar demasiado baixo e possivelmente eles estavam em águas alcalina…infelizmente o rácio está muito desequilibrado, estão 5 machos para cada fêmea e eles não as deixam nem um minuto sossegadas, vou tirar os machos mais pequenos e deixar um rácio de 1/1…o aqua é de 100cm com 180lt com muitas plantas e troncos, os únicos companheiros que vão ficar nesse aqua será um casal de Sturisomas e 3 Corydoras melini, uns quantos Red cherry e mais uns camarões também daí da tua região…
Agora tenho uma pergunta para vocês que já têm Branneris à mais tempo…o adultos têm tendência para caçar os seus próprios alevinos??

Um abraço e Feliz Natal para todos

Esse peixe foi capturado em agua com ph de 5.5, ele tinha o tamanho de 5cm

O ph ideal para eles 6.5 - 6.0 , mas se eles vinheram de um ph alto e bom por em uma agua com ph alto. a questão da proporção dos machos para as femeas isso vai depende da hierarquia de comando do cardume vc ja consegue identificar o macho Alpha? se ja tiver sido formado as classes basta vc tirar os machos de classes mais baixas ele geralmente são menores e mais fracos.

sim! eles literalmente cação os seu filhote. Quando eles começam uma caçada so terminam quando o alevino tiver sido devorado.

qual é o camarão que vc tem da qui ?

valeu! feliz natal pra todos santa

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Artigo: Micropoecilia cf. branneri "Parnaíba"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos-