Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Corydora Panda com manchas brancas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

baruke

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Oliveira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Corydora Panda com manchas brancas   Ter 20 Out 2015, 22:36Responder ao tópico

Olá a todos,
Gostava que me ajudassem a identificar se possível que doença poderá ter uma das minhas corydoras panda.

-Data da Montagem: Jun/2014

-Setup do aquário:
dimensões:55x30x35
equipamento técnico: Filtro interno (250l/h)
fauna: 4 Corydoras panda, 3/5 Otocinclus, 8/9 Paracheirodon simulans, 30/50 Neocaridina heteropoda (red Cherry), 1 Neritina zebra, 1 Helena (+6 crias)
flora: musgo java, 2 Microsorium pteropus, 1 anúbia, vários pés pequenos de Valisnéria
hardscape: rochas de xisto, areia de sílica e pedrinhas de xisto, sem substrato fértil.
C02: não
iluminação: Led
aquário tapado
Aquecimento desligado

-Parâmetros da água: pH 6.8, gH 6º, kH 3º , NO2 0, NO3 50 mg/l, NH3 <0,02 (amonia alert - seachem), temperatura 25º
Normalmente os nitratos costumavam andar abaixo dos 15mg/l, mas desde o inicio do ano que é costume subirem aos 30 e 50 mg/l antes de fazer uma TPA, altura que descem para os 20 mg/l. Relaciono esta situação com o aumento da flora, mas não sei se faz sentido.

-Frequência das TPA's/ Como são feitas ? semanalmente, +/- 18 Lts (30%), por sucção da areia (com lã de vidro na entrada de água de forma a não sugar areia)

-Foi feito algum tratamento recentemente, se sim com quê e como foi feito? não

-Alimentação/Esquema de Alimentação: dois primeiros dias após TPA, duas pastilhas de fundo (Sera p/ Corydoras) por dia, terceiro dia larva de mosquito vermelho e artémia congelados (meia dose de cada), quarto e quinto dia pastilhas, sexto dia larvas e artémia congeladas, e setimo dia pastilhas. Por vezes dou apenas uma pastilha, num dos dias. Em algumas semanas, coloco duas tiras de curgete fervida durante 24h, mas tenho evitado pois parece-me que rapidamente degradam a água.

-Fertilização/esquema de fertilização: iniciei à cerca de um mês a fertilização de 1ml por semana (após TPA) de Flourish da Seachem, pois as plantas começavam a mostrar alguns buracos nas folhas. Ao fim de quatro utilizações já noto alguma aceleração no aparecimento de folhas novas, mas também um ligeiro aumento de algas nos vidros.

- Há mais algum peixe doente? que sintomas tem? têm desaparecido alguns otos desde o verão, mas na realidade não consigo garantir quantos tenho. Os neons verdes passam muito tempo escondidos no meio do feto de java, e quando nadam é difícil conta-los, mas penso que no máximo poderei ter perdido um desde o verão.

-Novos habitantes, alterações recentes à fauna, flora, hardscape? à 15 dias desenterrei bastantes pés de valisnérias para escolha e recolocação dos mesmos noutras zonas, tendo talvez libertado alguma sujidade na água. Comprei à um mês um caracol Helena, mas neste momento já conto uns 6.

-Descrição dos Sintomas observados, outras observações úteis. Aparentemente, além das manchas, noto que o peixe se esconde um pouco mais que os outros, no entanto ainda nada em frenezim com o outro macho atrás da fêmea. Comparando com o outro macho que comprei na mesma altura (jul/2014) aparenta o mesmo tamanho e aspecto, não mostrando sinais de magreza (tirando as manchas).

-Espécie: macho de Corydora panda

-Fotos:

Não tenho outro aquário para poder isolar o peixe, e mesmo que arranje um recipiente não tenho outro filtro.

Agradeço desde já as vossas opiniões e/ou ajuda.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Qua 21 Out 2015, 13:08Responder ao tópico

O aumento da flora não aumenta os nitratos, pelo contrário, a flora consome-os.
Quando arrancas e replantas remexes o fundo, libertas "lixarada" para a coluna de água. Convém sempre fazer uma tpa generosa e ficar atento aos parâmetros durante uns dias, em especial porque tens uma filtragem que deixa muito, mas mesmo muito a desejar.
Quanto á cory, sem outro aqua é complicado. Estares a aplicar medicação num aqua principal é chatito. Se conseguisses arranjar algo que te fizesse efeito de aqua hospital era melhor, podes sempre utilizar qualquer recipiente desde que com litragem suficiente. Filtragem não é essencial, requer cuidados durante o tratamento, nada de mais, mas aeração é aconselhável. Vê se consegues arranjar algo.
P.S.: Aquecimento desligado, mas a 25º? Grande sorte tens. Mas atenção às oscilações.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Qua 21 Out 2015, 13:55Responder ao tópico

Boa tarde Mara,

Obrigado pelos comentários.
A bomba é mais precisamente uma EasyFlux 300 (310Lt/h), o que não faz grande diferença, eu sei.
Vou arranjar um teste mais preciso de NO3, para confirmar o que se passa ao certo.
Penso que devido ao areão, e disposição do hardware e das plantas, tenho muitos pontos onde não consigo fazer qualquer tipo de limpeza, e provavelmente são locais onde se vão acumulando detritos.
Relaciono o aumento dos nitratos com o aparecimento de caracóis, por isso, penso que estou a alimentar demais.
Agora que as helenas dão "cabo" dos mini-caracois, perdi essa noção.

Relativamente às manchas da Corydora, o que parece ser?

Posso tentar arranjar um recipiente e um filtro de esponja que dê para o mesmo. Isto se valer a pena salvar a Corydora.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Qua 21 Out 2015, 14:13Responder ao tópico

Vale sempre a pena tentar salvar um peixe.
Sem garantias mas para começar por algo menos forte até porque as pandas sao sensiveis poderias tentar o Esha 2000. Na maioria destes casos se for a tempo e horas trava a doença.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Qua 21 Out 2015, 15:06Responder ao tópico

Por experiência própria.
Tira essa cory do aquário. e faz um tratamento na cory num aquário à parte e faz um tratamento mais fraco no aquário principal. Já perdi umas dezenas de corydoras com esses fungos por não ter agido a tempo.
No meu caso era mesmo a qualidade de água, excesso de comida em deposição no substrato (areia).
De todas as corydoras que já tive, as pandas foi as que achei mais frágeis quando expostas a uma doença, mas isto é só a minha opinião.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Qua 21 Out 2015, 16:45Responder ao tópico

Obrigado.

E para esse tipo de fungos aplica-se o Esha 2000?

Vou tentar ver nas lojas aqui.

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Qua 21 Out 2015, 21:11Responder ao tópico

Sim, Esha 2000 deve servir.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Dom 25 Out 2015, 00:33Responder ao tópico

Boas,

Fiz o tratamento com eSHa2000, e hoje já não consigo distinguir as duas Corys macho, ou seja, desapareceram as manchas brancas da cory infectada.
Como não tive oportunidade de adquirir um aquário hospital/quarentena acabei por fazer o tratamento em todo o aquário conforme as instruções: 1º dia 14 gotas, 2º dia 7 gotas e 3º dia 7 gotas.
Agora resta ver se foi de vez, vou estar atento.
Como os nitratos têm andado altos, vou fazer uma TPA mais extensa (+50%). Acham que a faça ao 4º dia?
E carvão? coloco?

Obrigado a todos pelas dicas.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Dom 25 Out 2015, 00:51Responder ao tópico

Pelo que vi era costia que tinham as tuas coridoras, felizmente foste a tempo e como fizeste no aquário principal não foi muito mau, assim se algum bicharoco por lá ficou também foi desta para melhor.

As coridoras são tramadas para tratamentos, não gostam muito de alguns medicamentos como por exemplo o esha 2000, mas nós também não gostamos de alguns medicamentos e temos de tomá-los, é um mal menor. Ainda bem que as coisas parecem estar encaminhadas.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Dom 25 Out 2015, 01:27Responder ao tópico

O que notei foi que todos os peixes, Otocinclus e Neons verdes, ficavam mais activos após deitar as gotas na água.
Normalmente são peixes que se escondem muito, e com o tratamento nadavam pelo aquário no caso dos neos, ou apareciam dos seus esconderijos no caso dos Otocinclus.

Amanhã vou fazer a TPA de forma a conseguir controlar os nitratos, e fazer uma aspiração mais intensa. Acha que coloque carvão no filtro?
Além da TPA, é preciso "limpar" todos os resíduos do eSHa2000 ?

Assim que detectei a doença, deixei de fertilizar com o Seachem Flourish (1ml em cada TPA/semana), mas agora não sei se deverei voltar a fazê-lo.
Pelo que percebo se coloco carvão não deverei fertilizar, certo?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Corydora Panda com manchas brancas   Responder ao tópico

Corydora Panda com manchas brancas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-