Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Guppy com muito pouco apetite - Resolvido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Shroom

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Ter 25 Ago 2015, 14:19Responder ao tópico

Boas,

Tenho este guppy desde Fevereiro, já teve por duas vezes filhotes e à coisa de dias deixou de comer ou de ter muito apetite.

Background, no decorrer de um mês morreram dois espadas de um momento para o outro, sem sinais evidentes de doença, alarmado tratei a água com um anti fungos (não sei a marca) , já troquei a água duas vezes desde esse momento e troquei o carvão..

A guppy está a ficar bastante magra a cauda parece mordida se bem que nenhum dos outros peixes é especialmente agressivo com ela. Receio que não deva durar muito tempo :/

A alimentação, vario-a entre granulado e flocos.. sendo que parece gostar mais do granulado.

Onde de noite reparei e já depois de os ter alimentado, que procurava algo para comer, voltei a dar granulado e comeu alguma coisa.

Algum concelho que me possam dar?

Cumps

Última edição por Shroom em Qui 27 Ago 2015, 09:28, editado 1 vez(es)

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Ter 25 Ago 2015, 22:38Responder ao tópico

Se não te importares, setup completo do aqua se faz favor. Na apresentação foste muito vago. Tipo de filtro, parametros da água e fauna actual

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Shroom

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qua 26 Ago 2015, 08:53Responder ao tópico

Boa dia Mara,

Infelizmente não sei as características do equipamento que comprei, tenho que consultar (ver se encontro) a factura da compra para ver se diz alguma coisa.. :/

Posso adiantar que tem tem areia branca de loja, um pedaço de madeira aroeira, e que é um aquário de 20 litros.
Em relação ao filtro e ao aquecedor, não consigo adiantar.
Agora que penso nisso, inseri à umas semanas uma pedra muito pequena de quartzo no aquário... poderá estar a alterar alguma coisa na água?

Os parâmetros nunca os testei, uso água da rede de Coimbra com mudanças semanais de 5 litros. Posso sim adiantar que a água se encontra a uma temperatura de 25º mas o aquecedor não tem regulador.
O que aconselha a testar e que equipamento devo utilizar para o fazer?

De fauna e composta por um beta, dois guppy fêmea (um ainda pequeno), um cae gold (comedor de agua Chines?.. ) três neon, um camarão fantasma e duas tipo minhocas vermelhas com riscas pretas.. não sei o que são.

A flora é composta de musco e anubias.

Cumps

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qua 26 Ago 2015, 09:51Responder ao tópico

Boas

Para mim esse guppy esta assim devido a ataques do Beta, a cauda ratada de certeza que é disso.

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Sandra Costa

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qua 26 Ago 2015, 10:09Responder ao tópico

Boas,

eu não acho que tenha sido o betta, nem sempre são agressivos e como já morreram 2 espadas e a guppy está a ficar magra, ficaria mais inclinada para parasitas...

Disseste que tinhas um cae gold, sabes que em adultos podem atingir os 20 cm ...acho que não vai conseguir dar a volta no aquário lol!

Shroom

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qua 26 Ago 2015, 11:40Responder ao tópico

Fernando e Sandra,

Para além dos ataques comentados no outro post, em que o Beta matou 3 peixes novos, nunca vi o a ser agressivo com num peixe original do aquário que por sinal até são os que lá estão agora.
O Cae Gold é que me parece ser um bocado territorial com o Beta, mas não se atacam, é uma questão de prestar mais atenção, podem ser os ataques a razão para ela não comer?

Caso sejam parasitas Sandra, que tipo de parasitas estamos a falar e como os poderei eliminar?
Por norma trato a água com esha azul para fungos e ictaqqcoisa.. volta meia volta os neons aparecem com as pintas brancas no corpo, trato por quatro dias ou cinco, mudo a água e volto a meter o carvão e ficam bons.

Pois não fazia ideia que os Cae podiam ficar tão grandes What a Face , por acaso ontem estive a pensar que ele já tinha crescido bastante desde que o comprei, tem aí uns 7cm e deve ter vindo com 4.. Smile Depois de andar por aqui no forum a ver algumas montagens geniais, também fiquei com o bichinho de fazer uma, talvez quando ele ficar maiorzito já tenha o que me preencher o corredor lá de casa xD

Obrigado

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qua 26 Ago 2015, 13:06Responder ao tópico

Bem a Sandra tem um betta "mansinho" é lógico que não atribua as culpas ao betta tanto quanto os restantes. Há bettas e bettas... Eu por exemplo tenho um que destrói qualquer peixe que lhe apareça pela frente. Até mesmo uma fêmea que tenho ( que não são tão agressivas ) conseguiu arrancar-me um olho a um pobre néon e num aquário muito maior que o teu e com imensos esconderijos. Tudo para dizer que manter bettas em aquários pequenos com outros peixes pode correr mal.

Quanto á tua guppy, não vou concordar ou discordar com a Sandra, podem de facto ser problemas ou não... os espadas podiam já ter vindo debilitados. A guppy pode perfeitamente estar adoentada ou não, pode ser simplesmente stress pois tens um aqua pequeno e apesar de dizeres que não tens guppys machos (de certeza que não tens??) tens um betta que pode andar a "fazer-lhe a folha". A guppy "foi mãe" duas vezes em pouco tempo, isso enfraquece-as bastante e não tendo as condições  ideais podem stressar e pode perfeitamente acontecer isso, são frágeis. Deixam de comer, ficam muito apáticas, barbatanas "coladas" ao corpo, respiração alterada, caudas roídas nem sempre são "ataques" de outros peixes, embora como ela tenha bastante cor não me surpreenda que o betta a chateie. Paz e sossego para a "piquena" e boa qualidade de água se as tivesses seria o ideal.  

Mas... algo está mal. Falas em néons com pintas. Calculo que ictio. Por isso ou andas a falhar nas temperaturas das tpas, ou os peixes andam demasiado stressados ou andas a fazer mal o tratamento do ictio. O ictio não se "extermina" em 4 ou 5 dias, isso é o que a bula diz.

Quanto ás cobrinhas, pesquisa por khullis e vê se não é o que tens

Queres um conselho? Mesmo que não quisesses vou dar Smile . Acelera o projecto para um aqua maior e deixa lá esse de 20 litros só para o betta, sozinho. Os habitantes agradecem.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Shroom

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qua 26 Ago 2015, 14:24Responder ao tópico

Boas Mara,

Em relação aos espadas, já tinha o macho desde Fevereiro e lá para Junho comprei uma fêmea..  Morreram ao fim de Julho inicio de Agosto.. :/

Guppy machos tive um que morreu na mesma altura dos espadas. Quanto à fêmea a primeira vez que teve filhotes foi lá para Março ou Abril em que o único sobrevivente foi um que agora já está do tamanho dos neon.
Teve mais a semana passada mas os neon são lixados.. :/, nem o musgo os salvava porque o Beta mete-se para lá afugentando-os para o exterior :/

Como devo tratar o ictio? achas que estará adormecido? Quando aos tpa's (suponho que seja o processo de muda de água não?) não coloco a água toda de uma vez, arranjo um garrafão e com um tubo ela vai escorrendo para dentro do aquário num processo que não demora mais de 15 min.

Tens razão sim, as "cobras" são khullis.

Gostava de comprar outro sim mas a disponibilidade económica nao é muita agora.. Embarassed

Gostava de fazer um teste ao parâmetros da agua, podem me dizer um kit porreiro para isso?

Abraços

Shroom

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qui 27 Ago 2015, 07:14Responder ao tópico

Bom dia alegria!!

e pronto, problema solucionado em menos de 5 minutos.

Ontem no final do dia retirei o Beta do aquário, instantaneamente reparei em melhoras no guppy e para dizer a verdade, na maior parte dos habitantes.. começaram a nadar em partes para onde habitualmente não iam. Assim que os alimentei aquário, o guppy era o peixe mais rápido lá dentro... Very Happy

Obrigado!

Infelizmente não creio que as condições onde se encontra sejam as melhores Sad vocês que o digam (abrirei um tópico novo para isso).

Cumps

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qui 27 Ago 2015, 12:59Responder ao tópico

Shroom escreveu:

Como devo tratar o ictio? achas que estará adormecido?
Se voltar a aparecer depois tratas devidamente.

Quando aos tpa's (suponho que seja o processo de muda de água não?) não coloco a água toda de uma vez, arranjo um garrafão e com um tubo ela vai escorrendo para dentro do aquário num processo que não demora mais de 15 min.
A água das tpas deve ser o mais parecida possível com a que se encontre no aquário, quer em termos de parametros,quer em termos de temperatura. Sempre a temperatura o mais semelhante possível. Oscilações de temperatura aumentam as probabilidades de os peixes terem ictio.

Gostava de fazer um teste ao parâmetros da agua, podem me dizer um kit porreiro para isso?
Muito honestamente, com o dinheiro que gastarias num kit em condições, quase quase podias perfeitamente investir num aqua novo para a bicharada. Se fizeres tudo certinho direitinho pouco precisarás de testes. Pensa nisso...

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Shroom

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Qui 27 Ago 2015, 15:50Responder ao tópico

Boas

Vou passar a ter mais cuidado.. pelo menos arranjar mais um termómetro para tirar a temperatura da água antes de a meter lá para dentro.

Obrigado

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Guppy com muito pouco apetite - Resolvido   Responder ao tópico

Guppy com muito pouco apetite - Resolvido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Viviparos-