Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Problemas com os peixes no Aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 14:33Responder ao tópico

Boa tarde,

comprei um aquario recentemente e estou tendo problemas com meus peixes. Tenho dos kinguios e um platy. O problema é que um dos kinguios esta com ramificações vermelhas nas nadadeiras e parado no fundo do aquario, hoje nao saiu nem para comer. E o outro kinguio está com uma coisa branca por todo o corpo, e uma parte da cauda roida.... Oque eu posso fazer?

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 15:39Responder ao tópico

Pode começar por ver a ficha do link abaixo, copiá-la e preencher o que souber

http://www.peixefauna.com/t13447-ficha-modelo

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 17:27Responder ao tópico

-Data da Montagem : +/- 1 de maio

:star: -Setup do aquário: dimensões 26,5x45x22,5
equipamento técnico - termostato, compressor de ar e filtro externo
esta com as pedinhas do fundo e retirei tudo que pudesse estar contaminado no aquario
fauna - platy green, um kinguio que acredito ser comum, e o outro me parece o cometa
aquário tapado
fica com luz até umas 8 horas, dps é apagada

:star: -Parâmetros da água :
pH 7
temperatura em media de 24 graus

troco a agua do aquario uma vez por semana e lavo o aquario +- uma vez por mes, porem agora que estao doentes tenho trocado 30% da agua dia sim dia nao...

usei o Labcon Bacter durante 5 dias, agora tenho usado o Labcon Ictio com o Labcon Aqualife, fazem uns 15 dias ja, a cada 48 horas, mas eles nao apresentam melhora.

alimentação uma vez por dia, alternando entre alcon guard herbal e uma outra comum

- Há mais algum peixe doente? que sintomas tem?
os tres peixes apresentam sintomas, o kinguio branco esta com a nadadeira com ramificações vermelhas, e algo branco nos olhos
o kinguio vermelho esta com o corpo sem brilho, com uma especie de veludo branco e a cauda roida
o platy esta com um pouquinho da cauda com esse mesmo veludo branco (nao sei dizer se é o veludo ou o algodao, mas acho que o veludo)
-Novos habitantes, alterações recentes à fauna, flora, hardscape?
nao tem novos habitantes, e a unica alteração foi a retirada dos "enfeites"

eles apresentam esses sintomas ha mais ou menos 20 dias

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 23:01Responder ao tópico

Olá

Não fez a apresentação, nem sei se é homem ou mulher. Adiante...

Entre outras coisas que não vou comentar para já, tem noção de que esse aquário é pequeno para esses peixes, não tem? E alguma informação ficou em falta como por exemplo as caracteristicas da filtragem. Essa parte do lavar o aquário uma vez por mês, não percebi lá muito bem.

Experimente fazer o descrito no artigo do link abaixo e veja qual a reação. Para já parece-me o mais adequado.
http://azuldeagua.pt/?p=63

E as tpas não faça dia sim dia não, faça todos os dias. E se possível retire as pedras, é melhor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 30 Jul 2015, 23:31, editado 1 vez(es)

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 23:26Responder ao tópico

Ah, perdão.
Sou missy, mulher. Desde já agradeço a ajuda.

Na verdade, nao achei que o aquario fosse pequeno, e na loja nao me foi dito.

Peço desculpas, mas nao entendo muito disso ainda, e algumas informaçoes da lista nao sei dizer. Nao sei como é a caracteristica da filtragem, se puder me dizer mais por cima oque devo observar posso te dizer.

Quanto a lavagem do aquario, uma vez por mes retiro tudo do aquario, deixo os peixes em outro recipiente proprio pra eles, lavo apenas com agua quente, e ponho de volta, com agua filtrada e ja sem cloro...
Quando troco 30% da agua devo por os remedios novamente?

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 23:39Responder ao tópico

li o artigo, mas diz que é para alguna peixes em especifico, devo fazer igual?

Alfredo Garcia

Membro
Membro

Gostos : 9

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 30 Jul 2015, 23:53Responder ao tópico

Estarei enganado ou você utiliza um filtro de fundo biológico?
Tipo isto, mas a ar.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:00Responder ao tópico

Pois infelizmente para alguns lojistas os kinguios podem viver em aquários minúsculos para o tamanho que atingem em adultos, tal como os bettas podem viver em copinhos de meio litro. Infelizmente... Eu gostaria de ver esses lojistas a habitar numa casa com o tamanho de uma sala. Enfim... Adiante.

Diz lá: "... Este tratamento é específico para Peixes Dourados e para Kois, não use isto se tiver outros peixes..."  
Peixes dourados = Kinguios. Não há problema. E o platy também podes deixar ficar que não lhe faz mal.

Vou-te dar um conselho:
Tira metade da água, a superficial para o recipiente limpo que costumas usar e coloca lá os peixes. Depois esvazia o resto do aquário, tira as pedras, deixa ficar só vidro e água, e claro, os equipamentos eléctricos. Aproveita e limpa o filtro com água do aquário, claro.
Volta a meter os peixes lá com a água em que estavam e acaba de encher o aquário. Depois mete o sal bem derretido como te indica no artigo

E já agora confirma lá o filtro se faz favor

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:08Responder ao tópico

Meu filtro é como esse...
www.aquaricamp.com.br/produtos/1472/58_HF-0600%20cópia.jpg

Ok, farei isso, e quanto aos remedios, cancelo todos e sigo apenas com o sal mesmo?

Alfredo Garcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:25Responder ao tópico

Nesta imagem me pareceu ser um filtro dos que mencionei, aquela peça transparente e preta,é que não são grande coisa.

MissyBrum escreveu:
-Data da Montagem :

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:26Responder ao tópico

Não te esqueças, no artigo é o que diz Tratamento (banho longo).
Pára a medicação,só sal.

Tens aí algumas fontes de problemas futuramente se os peixes se safarem (não cries muitas expectativas que corra bem) nomeadamente o tamanho do aqua, o filtro que é fraco... Mesmo que se safassem desta, deverias considerar um aquário maior, uma filtragem e manutenção adequadas. Se não se safarem, para esse aquário kinguios não compres mais.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:28Responder ao tópico

Porém já que o Alfredo falou nisso. Que peça é aquela? Que isto em tablet não se vê muito bem.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:33Responder ao tópico

Naquela peça transparente é onde esta o ar, tem uma manguinha ali dentro e outra fora.
Estarei fazendo tudo conforme as instruções, espero que funcione.

Qual tamanho seria adequado para o aquario, e o melhor filtro que eu poderia usar?

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Sex 31 Jul 2015, 00:49Responder ao tópico

este aquario que tenho é 25L

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Ter 04 Ago 2015, 23:30Responder ao tópico

MissyBrum escreveu:

Qual tamanho seria adequado para o aquario, e o melhor filtro que eu poderia usar?

Para 2 peixes, apontava para 120 litros no minimo com um filtro que levasse muitas matérias filtrantes e caudal de 1000l/h.

Novidades?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alfredo Garcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Ter 04 Ago 2015, 23:44Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
MissyBrum escreveu:

Para 2 peixes, apontava para 120 litros no minimo com um filtro que levasse muitas matérias filtrantes e caudal de 1000l/h.

Novidades?
Mas se puderes arranjar um maior que de para esse não perdes nada, já que a tendência é para rapidamente acharmos que o aquário é muito pequeno, e se mudar já tem uma despesa a menos.

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 13 Ago 2015, 17:07Responder ao tópico

Boa tarde,

Fiz todas as recomendações de voces, retirei as pedras, usei o sal e suspendi os remedios;
contudo, com a suspensão da medicação o peixe laranja apenas piorou, e acabou por morrer.
Quando aos outros dois peixes, com a adição de sal na agua, logo de imediato apresentaram reação positiva e estão muito bem.
Continuo trocando parte da agua todos os dias, e mantendo o aquario ainda sem as pedras.
Gostaria de agradecer a atenção de todos e as dicas que me foram dadas.

MissyBrum

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 13 Ago 2015, 17:08Responder ao tópico

Quanto ao aquario, vou procurar um maior e rever os processos de filtragem.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Qui 13 Ago 2015, 19:18Responder ao tópico

O laranja estava com péssimo aspecto, era de esperar. Quanto ao resto, termina o tratamento como indicado, demora mas é eficaz e seguro. Mantém as trocas de água, é muito importante teres boa qualidade de água e se queres manter esse kinguio que tens, vais ter mesmo que lhe arranjar uma casa maior porque mais tarde ou mais cedo num aquário tão pequeno terás problemas. Até teres um novo aquário e uma boa filtragem não ponhas mais peixes, não descures a manutenção.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problemas com os peixes no Aquario   Responder ao tópico

Problemas com os peixes no Aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-