Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qua 22 Jul 2015, 18:45Responder ao tópico

Olá,

Neste momento já estou em entrar um bocado em desespero.

Adquiri o peixe betta há cerca de 2/3 semanas e desde aí só me tem dado preocupações.

Devo referir que antes da compra não tinha feito investigação nenhuma sobre o peixe.

Quando o adquiri meti-o num aquário redondo de cerca de 1,5L - 2L .

Inicialmente enchi o aquário com água da torneira - erro meu - e meti o peixe lá dentro. O peixe parecia-me doente: não se mexia, tinha as barbatanas coladas ao corpo, andava sempre no fundo do aquário e não comia.

Li sobre o assunto e percebi que não devia ter metido água da torneira por ter elevadas concentrações de cloro; comprei então água mineral. Assim que mudei a água o peixe ficou muito mais ativo, as barbatanas sempre abertas e já comia. Passado cerca de 1 semana comecei a notar que as barbatanas estava a degradar-se. O peixe continuava ativo, a responder à comida, quando lhe colocava um espelho ele abria as barbatanas mas no entanto as barbatanas estavam super irregulares, vermelhas e a diminuir de tamanho. Devo referir que pode ser impressão minha mas a cabeça do peixe aparenta estar muito mais escura.

Não encontrei respostas claras o suficiente de como proceder então decidi comprar um aquário novo de 25L.

Coloquei pedras, acessórios e 1 filtro. Comprei água mineral e coloquei o peixe lá.

Foi imediata a diferença, as barbatanas voltaram a estar coladas ao corpo, a cabeça cada vez mais preta, e as barbatanas ainda a degradarem-se - mas desta vez eu tinha posto água mineral...

Estou mesmo sem saber o que fazer, até já coloquei uma colher de sal no aquário.

Ele reage ao espelho mas apenas abre as guelras, as barbatanas continuam coladas...

Alguma dica de como proceder a seguir?

Obrigado.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qua 22 Jul 2015, 20:32Responder ao tópico

Boa tarde Dan

Antes de comentar o restante,que a causa dos teus problemas parece-me bem óbvia... Por partes. Ciclo do azoto. Sabes o que é e para que serve? Água mineral? Elucida-me. Água de garrafão? Marca?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 00:10Responder ao tópico

Olá

Não sei para que serve o ciclo do azoto não. Água mineral ou seja do garrafão sim. Inicialmente usei do continente e no aquário novo do minipreço.

Cumps.
Dan

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 13:26Responder ao tópico

Antes de mais aconselho-te a fazer uma leitura do Manual Do Aquariofilista Iniciante disponível aqui no fórum no sub forum Iniciação Á Água Doce.Está parcialmente dividido por temas e é uma leitura recomendada de modo a perceberes e ficares com umas pequenas luzes de como algumas coisas "funcionam" e possíveis erros que tenhas cometido.

Dan Potter escreveu:
Olá,

Neste momento já estou em entrar um bocado em desespero.
Não te adianta de nada...

Adquiri o peixe betta há cerca de 2/3 semanas e desde aí só me tem dado preocupações.
É o que tende a acontecer quando não se faz a "investigação" que mencionaste.

Devo referir que antes da compra não tinha feito investigação nenhuma sobre o peixe.

Quando o adquiri meti-o num aquário redondo de cerca de 1,5L - 2L .
Pouco como te vieste a aperceber posteriormente.

Inicialmente enchi o aquário com água da torneira - erro meu - e meti o peixe lá dentro. O peixe parecia-me doente: não se mexia, tinha as barbatanas coladas ao corpo, andava sempre no fundo do aquário e não comia.
Podes facilmente utilizar água da torneira, a tua carteira agradece, e o betta idem. A água a torneira regra geral, saliento o regra geral, tem um ph mais elevado, o que os bettas até nem desgostam. Para usares a água da torneira ( e aqui calculo que te refiras a água da companhia e não de poço ) tens duas alternativas, adquirir um produto anti cloro para aquários ou deixares a água em repouso. Para repousares a água arranjas um recipiente que possa ficar destapado, pode até ser um garrafão, deixas a água quietinha no minimo 24 horas e voilá, o cloro evapora. O cloro, metais pesados é outro assunto. A água repousada é o que a maioria das pessoas utiliza.

Li sobre o assunto e percebi que não devia ter metido água da torneira por ter elevadas concentrações de cloro; comprei então água mineral. Assim que mudei a água o peixe ficou muito mais ativo, as barbatanas sempre abertas e já comia. Passado cerca de 1 semana comecei a notar que as barbatanas estava a degradar-se. O peixe continuava ativo, a responder à comida, quando lhe colocava um espelho ele abria as barbatanas mas no entanto as barbatanas estavam super irregulares, vermelhas e a diminuir de tamanho. Devo referir que pode ser impressão minha mas a cabeça do peixe aparenta estar muito mais escura.

Aqui falhou a litragem, 2 litros = pouca litragem e a filtragem o que requer muitos cuidados com a água, mas acima de tudo falhou a pesquisa que não fizeste quer sobre as condições a manter o peixe, mas principalmente sobre o ciclo do azoto.

Não encontrei respostas claras o suficiente de como proceder então decidi comprar um aquário novo de 25L.

Coloquei pedras, acessórios e 1 filtro. Comprei água mineral e coloquei o peixe lá
Foi imediata a diferença, as barbatanas voltaram a estar coladas ao corpo, a cabeça cada vez mais preta, e as barbatanas ainda a degradarem-se - mas desta vez eu tinha posto água mineral...
Um risco grande. Para além da falta do ciclo do azoto não feito, quase de certeza alteraste bruscamente as propriedades quimicas da água. Geralmente a água publica tem um ph superior ao da água engarrafada. Alterações bruscas no pH e dureza da água, entre outros, causam problemas aos peixes. Alterações devem ser feitas de forma gradual, sem oscilações bruscas.
Quando leres sobre o ciclo do azoto vais aperceber-te que ao montares um aquário surgem na água compostos tóxicos para os peixes ( amónia e nitritos). Em elevadas concentrações, os peixes adoecem e morrem, isto quando não "capotam" repentinamente.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 13:35Responder ao tópico

Dan Potter escreveu:

Alguma dica de como proceder a seguir?

Obrigado.

Podes começar por descrever o aquário e equipamentos. 25 litros ok. Quanto ao filtro, qual é e o que contém? Parâmetros, tens testes? (amónia, nitritos, etc.)? Manutenção? Com que frequência fazes tpas e quanta água trocas? Temperatura?

Estado de "saúde" actual?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 15:45Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:

Podes começar por descrever o aquário e equipamentos. 25 litros ok. Quanto ao filtro, qual é e o que contém? Parâmetros, tens testes? (amónia, nitritos, etc.)? Manutenção? Com que frequência fazes tpas e quanta água trocas? Temperatura?

Estado de "saúde" actual?
~

Olá,

Já estive a ler sobre o ciclo de azoto e os cuidados a ter e claro cheguei a conclusão que fiz tudo mal. Embarassed

Em relação ao aquário estão aqui umas fotos:

O filtro é este:
http://www.sicce.com/prodottiDettaglio_ita.php/prodotto=micron/idprodotto=2#/

Comprei um conjunto aquário-filtro portanto o filtro não foi escolhido. De qualquer maneira não "me" parece muito mau.

Não tenho testes, vou adquirí-los o mais brevemente possível e em relação à troca de água como a água colocada no aquário é muito recente, ainda não troquei de água, mas li que devo trocar 20% 2x por mês.

A temperatura é a temperatura ambiente uma vez que aqui em casa a temperatura roda sempre os 22ºC-26ºC o que é perfeito e de qualquer maneira uso o telemóvel para controlar a temperatura ambiente.

O estado de saúde atual não é bom. O peixe mal se mexe, anda no fundo do aquário, a única coisa que o faz mexer é o filtro.

Está muito mau para o lado dele?

Sandra Costa

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 16:19Responder ao tópico

Ola,

porque tens o aqua só meio cheio?

Em relação as aguas que compraste, posso-te dizer por experiencia própria que fizeste uma grande mudança de ph, a agua minipreço tem um ph muito baixo...

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 16:36Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:
Ola,

porque tens o aqua só meio cheio?

Em relação as aguas que compraste, posso-te dizer por experiencia própria que fizeste uma grande mudança de ph, a agua minipreço tem um ph muito baixo...

Pensei que fosse suficiente a água.

Então e agora faço o quê?

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 16:40Responder ao tópico

Suficiente é, esteticamente é que fica mal mas como só tens o betta, podes deixar ficar assim pois até fica mais fácil para ele vir ao cima respirar ...

Agora não alteres mais as aguas, se estás a usar a do minipreço, usa sempre essa para não voltares a alterar o ph...

Deitaste sal nesta agua?

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 16:54Responder ao tópico

Sim deitei, li que era bom.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 16:59Responder ao tópico

que quantidade deitaste?

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 17:01Responder ao tópico

Uma colher de sopa

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 20:21Responder ao tópico

Resumindo e antes do restante. Tens o betta no fundo, imóvel, arrastado pela corrente do filtro. Certo? Respiração, como está? Lenta ou acelerada? Abre muito as guelras ao "respirar"? Não come certo? Agora quanto às barbatanas o que observas concretamente? Para além do coladas, que mais? Rifadas" nas pontas, com tendência a desfazerem-se? O peixe tem manchas? Brancas, vermelhas, acizentadas?
Falas que não fizeste nenhuma tpa. Qual foi concretamente o dia em que o montaste, meteste o peixe e não voltaste a tocar na água?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 20:26Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Resumindo e antes do restante. Tens o betta no fundo, imóvel, arrastado pela corrente do filtro. Certo? Sim.

Respiração, como está? Lenta ou acelerada? Acelerada.

Abre muito as guelras ao "respirar"? Sim e também já foi varias vezes ao cimo respirar e ficou lá bastante tempo a respirar.

Não come certo? Não.

Agora quanto às barbatanas o que observas concretamente? Para além do coladas, que mais? Rifadas" nas pontas, com tendência a desfazerem-se? Sim, é exatamente isso.

O peixe tem manchas? Brancas, vermelhas, acizentadas? Ele está exatamente assim: http://i59.tinypic.com/71lb7t.jpg

Falas que não fizeste nenhuma tpa. Qual foi concretamente o dia em que o montaste, meteste o peixe e não voltaste a tocar na água? Foi há cerca de 3 dias que coloquei o peixe e o aquário foi montado 2 dias antes. Ainda não toquei na água tirando o facto de ter adicionado sal.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 23:21Responder ao tópico

Pensei que estivesse pior.

Esta é a minha opinião

Há umas série de erros para trás sobre os quais não vale a pena derramar lágrimas, mas sim tentar contorná-los se ainda houver tempo. Desde a ausência do ciclo do azoto que de certeza sujeitou o betta a alguma amónia, até á alteração brusca de pH ( e aí acredita que tiveste sorte em não ter "capotado" em horas, não seria o 1º e infelizmente também não o último ). Tudo isso aliado sujeitou o peixe a muito. Ele está enfraquecido, sujeitá-lo a medicações, bem... poderia ser pior, talvez o Esha 2000 numa dosagem apropriada, mas só em último caso. O essencial agora é manteres esses parametros tão estáveis quanto possível e ver a reacção. Não me parece que haja muito que possas fazer.

Para começar odeio o teu filtro. Filtros internos são pouco recomendados. Ainda para mais no teu caso em que, no modo que o betta está, o filtro o obriga a fazer um esforço extra cada vez que "leva" com o filtro. Os bettas preferem águas mais calmas coisa que um filtro interno não lhes proporciona.
O betta está moribundo, esse areão pode dar problemas pois o peixe pode magoar-se no areão.

Esta é a parte que detesto... cada um tem a sua maneira de agir e pensar, e o que para uns parece ser o mais apropriado para outros poderá não o ser, por isso normalmente não sugiro, apenas comento o que faria numa situação semelhante.

Na tua situação o que eu faria seria o seguinte:

1º retirar filtro ( ainda sou crucificada por isto), ficar sem filtragem temporariamente, se possível adicionar algo para oxigenar a água mas com pouca movimentação, tipo uma bomba de ar
2º reduzir o volume para apenas 15 litros (aqui tem que se ter a certeza da litragem)
3º tpas diárias de 50% de modo a manter a amónia e nitritos em valores aceitáveis, sempre com água com propriedades quimicas semelhantes  que evitem causar mudanças significativas. E claro, mesma temperatura
4º espetar-lhe com sal, tal como fizeste, mas numa concentração superior, aqui uma balança de cozinha dá sempre jeito.

Se melhora? Incerto. Possivelmente sim, mas sem garantias. Uma coisa é ter o "bicho" á frente, outra é fazer suposições.

Quanto ao filtro, o ideal seria ir proporcionando-lhe as condições para ir criando uma colónia de bactérias para o caso do peixe se safar. Embora eu continue a discordar do uso desses filtros, seja com que peixes fôr, mas mais ainda com bettas.

E se o betta se safar há ainda outras coisas que precisam de ser alteradas, começando por elevar o pH, a água do Minipreço tem um pH demasiado ácido. Mas isso tem que ser calmamente, sobe-se facilmente com pequenas tpas com água pública

P.S: Atenção á amónia, aquário montado há 5 dias, com o peixe lá há 2 dias, a concentração de amónia está elevada de certeza. O único modo de a reduzir é com mudanças de água. Está na hora de uma tpa.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Qui 23 Jul 2015, 23:53Responder ao tópico

Agradeço imenso a ajuda, vamos lá ver se consigo pôr este peixe saudável.

Depois dou notícias.

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Sex 24 Jul 2015, 00:44Responder ao tópico

Aqui não é o que eu faria. É mesmo uma sugestão.

Não falhes as tpas, a amónia vai-te dar cabo do betta se atingir valores elevados. Certinho, direitinho. Falhas nisso e bye bye betta, podes ter certeza.
E o sal, cuidado com o sal que usas... põe sal, repõe na quantidade certa sempre que mudares a água.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Sex 24 Jul 2015, 13:26Responder ao tópico

Olá,

Infelizmente o peixe não sobreviveu a noite.

Vou aprender com os meus erros e melhorar claro.

Agradeço toda a ajuda.

Cumps.
Dan

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Sex 24 Jul 2015, 13:32Responder ao tópico

Lamento. Já tens dados para a próxima correr melhor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Dan Potter

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Sex 24 Jul 2015, 14:44Responder ao tópico

Exato!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!   Responder ao tópico

Peixe Betta - Aparentemente Doente? Ajuda!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-