Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Reginaldo Pereira

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Reginaldo_1
Gostos : 3

MensagemAssunto: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Seg 11 Maio 2015, 18:46Responder ao tópico

Tenho um Beta azul de grandes barbatanas no aquário. Tinha dois Colisas machos, ou, de listras vermelha e azul! O comportamento do Beta, era estar em relacionamento direto se armando (flertando) um deles sempre. Não houve briga.
Recentemente, um Colisa apresentou uma camada branca, depois, aspecto de fraqueza, culminando com a reclusão ao fundo do aquário, ficando deitado de lado em respiração acelerada!
Depois morreu! O outro Colisa continua saudável!
Penso em me desfazer do Beta. Devo pensar que ele transmitiu doença para o Colisa?

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Seg 11 Maio 2015, 21:09Responder ao tópico

Boas

os peixes transmitem as doenças uns aos outros quer sejam da mesma especie ao nao, basta estarem no mesmo aqauario

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Reginaldo Pereira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Ter 12 Maio 2015, 01:00Responder ao tópico

Talvez você seja português, e não escreveu muito. Gostaria de que, se alguém que tiver experiência com peixe Beta nesta situação, e outros que tiverem experiência com perdas de peixes por doença; quiser participar, contando mais detalhadamente, para que eu possa chegar a alguma conclusão; se expresse a vontade!

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Ter 12 Maio 2015, 09:07Responder ao tópico

Boas,

Reginaldo, penso que não deves ter entendido bem o que o Fernando te quis dizer.
O Fernando, além de ser criador de peixes tem anos de experiência com várias espécies de peixes. Betas também.

Quando falamos em doenças, num aquário o que acontece é que uma vez a água infectada, vai infectar todos os peixes que nela se encontram.
Não te sei dizer o que seja a mancha branca, devias ter tirado uma foto para colocares aqui.
Assim fica difícil tentar de ajudar.

Se tu não viste brigas, nem a colisa estava mordida e morreu depois da mancha branca, porque te vais livrar do Beta? Não tens a certeza que foi ele.
Eu já tive colisas e sei que elas por vezes são bem territoriais. Tb pode ter sido a outra colisa.

Fica difícil assim sem mais dados, tentar ajudar neste caso.
Com uma foto era mais fácil identificar o que era a mancha branca.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Ter 12 Maio 2015, 13:01Responder ao tópico

Boa tarde

O essencial foi dito. Agora a parte estranha é estares a "culpar" o betta por transmissão de uma doença. Com que justificação afirmas isso? O betta está ou esteve doente?
A mancha branca dependendo de como seja pode significar várias coisas. Um peixe não adoece sem mais nem menos, normalmente, saliento o normalmente, existe uma causa para que uma doença surja. Essas causas podem ser de várias origens e há que identificar o que possa estar nessa origem.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Reginaldo Pereira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Ter 12 Maio 2015, 17:40Responder ao tópico

Olá João!

"Quando falamos em doenças, num aquário o que acontece é que uma vez a água infectada, vai infectar todos os peixes que nela se encontram."

Não é "mancha". O peixe, fico coberto de uma membrana branca. Notei também que as vias respiratórias ficaram em tom azul forte. Algo que lembra o arrepio! Depois apresenta sintomas de fraqueza, e não nada mais!

Fico preocupado com a hipótese de, com uma pequena mordida, o Beta tenha transmitido algo para o Colisa! Mas, nunca vi ele dar mordida, e me preocupo com a possibilidade de ele ter este dispositivo por natureza, e estar "agindo" do seu modo, podo em risco a saúde dos outros peixes!

Mas. estou em aprendizado ainda, e, tentando obstruir os obstáculos de desinformação; para que eu perca menos peixes com a montagem do aquário!

Reginaldo Pereira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Ter 12 Maio 2015, 17:55Responder ao tópico

Olá Mara!

Não é "mancha"! É uma "camada" ou "membrana" lembrando algo como arrepio. Mas isso se criou só no Colisa!  E agora me lembro que as vias respiratórias ficaram em tom azul forte!

"O essencial foi dito. Agora a parte estranha é estares a "culpar" o betta por transmissão de uma doença. Com que justificação afirmas isso? O betta está ou esteve doente?"

O Beta, ficava direto em relacionamento com ele, entre "armando" e "flertando". Mas. só com este peixe!

Estou, também tentando verificar, se os Betas tem alguma elemento biológico que funcione como dispositivo de defesa; com o qual ele possa expelir com a mordida! Estou realmente preocupado com os demais peixes, pois não conheço e nem vejo se ele morde!

Isto quer dizer que, se o Colisa morreu de algo transmitido pelo Beta, eu ficarei sempre preocupado, porque não da pra ver se isto acontece!

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Ter 12 Maio 2015, 20:20Responder ao tópico

Muito sinceramente estás em busca de uma resposta a uma pergunta que não faz sentido. Os bettas podem ser agressivis em determinadas circunstâncias mas não do modo que referiste. Se assim fosse ninguém teria bettas com outros peixes.Existem pelo mundo fora centenas de pessoas que mantêm bettas em aquários comunitários, o que dizes não faz grande sentido.

Faz antes uma analise minuciosa ao teu aqua ao invés de partires do principio que a causa do teu problema tenha sido o betta porque essa hipotese faz muito menos sentido do que muitas outras. Avalia antes as condições do teu aqua,há quanto tempo tens os peixes e em que condiçoes os mantens, nomeadamente o volume, a filtragem e consequentemente a qualidade da água em que os mantens

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Qui 20 Ago 2015, 12:13Responder ao tópico

tópico movido

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Qui 20 Ago 2015, 17:16Responder ao tópico

Reginaldo Pereira escreveu:
Talvez você seja português, e não escreveu muito. Gostaria de que, se alguém que tiver experiência com peixe Beta nesta situação, e outros que tiverem experiência com perdas de peixes por doença; quiser participar, contando mais detalhadamente, para que eu possa chegar a alguma conclusão; se expresse a vontade!

Boas,

Talvez você seja brasileiro e não escreveu nada. Não será boa ideia rejeitar a opinião de alguém que tem bastantes anos de aquariofilia e, consideravelmente mais experiência do que quem está com dúvidas e perguntas. Pense nisso.

E o botão “citar” serve para alguma coisa.

Quanto à questão em si, já foi tudo dito.

Abraço

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Sex 21 Ago 2015, 09:33Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Reginaldo Pereira escreveu:

Boas,

Talvez você seja brasileiro e não escreveu nada. Não será boa ideia rejeitar a opinião de alguém que tem bastantes anos de aquariofilia e, consideravelmente mais experiência do que quem está com dúvidas e perguntas. Pense nisso.

E o botão “citar” serve para alguma coisa.

Quanto à questão em si, já foi tudo dito.

Abraço

Boas Hugo

Nem mais.

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Sex 21 Ago 2015, 09:51Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:

Boas Hugo

Nem mais.

Wink

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?   Responder ao tópico

Os peixes transmitem doenças entre espécies diferentes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-