Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Calha Led ou T5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

pramalhinho

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Calha Led ou T5   Seg 30 Mar 2015, 21:39Responder ao tópico

Boa noite a todos,

Como o tópico indica esta é a minha dúvida, estive a ver estas 3 calhas http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-90-plant-version/ ; http://www.ecoarium.pt/zetlight-lancia-zp4000-1047-plant/ ou http://www.ecoarium.pt/calha-odyssea-t5-quad-lamps-com-temporizador/ e gostava que me dessem a vossa opinião e se possivel que me idicassem qual a mais adequada para o meu aqua é um aquatlantis ambiance 101 tem 101x40x50cm.
Como sei a equivalência entre W led e W T5? Ou seja quandos W em led necessito para o meu aqua?
Desde ja muito obrigado e espero que me consigam ajudar nesta indecisão.

Cumprimentos,
Pedro Ramalhinho

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 00:23Responder ao tópico

tendo dinheiro eu ia para a calha Zetlight led mais económica e muitas vezes melhor que a hi lumen da odisseia

Pedro Vicente

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 00:25Responder ao tópico

E preciso e saber o que queres por no aqua se vai ser um plantado low tech um high tech ?
dependendo das plantas que queiras por vai definir o numero de lumens por litro que vais precisar

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 07:35Responder ao tópico

Boas
O Pedro tem razao, primeiro tens que ver o que queres fazer
O aquario vai ter muitas plantas ou poucas?
Que tipo de fauna vais ter?
Vai ter plantas exigentes, vais usar co2, fertilização, substrato fertil etc.
No caso dos leds nao se calcula atravez dos W mas sim por lumen
Um aquario precisa de 30 -60 lm/l onde os 30 sao para um aquario low tech com plantas com muito pouca exigencia e num plantado normal com muitas plantas mas nao exigentes precisa de - ou + 60lm/l
Ja para um plantado hi tech com plantas muito exigentes precisas 90lm/l ou mais mas ai ja precisas co2, fertilizacao e muito conhecimento

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 09:47Responder ao tópico

Boas,

Plenamente de acordo com o que foi dito acima Wink

Abraço

pramalhinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 11:25Responder ao tópico

Bom dia a todos,
Desde já obrigado pelas rápidas respostas.
O projeto que tenho em mente será um plantado de exigência média, e fauna nao muito exigente (comunitário), tenho Co2 pressurizado de botija, substrato fértil e estou a pensar fazer fertilização.
Pelo que vi nas características da Zetlight ela tem 3500lm o que pelas minhas contas o aqua tem 180l o que perfaz 19.44lm/l o que será insuficiente uma vez que no minimo 30lm/l certo?
Terei eu de optar pela Odyssea T5 Quad 4x 39w? O que acham mais adequado para o que pretendo?

Cumprimentos,

Pedro Ramalhinho

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 14:31Responder ao tópico

Sinceramente mesmo nao batendo certo as contas dos lumens eu acho que ficavas melhor servido com a calha de led do Zetlight
A Odyseea alem de gastar quase 4x mais que o de led ele tras lampadas para salgados.
Duas de 10000k e duas actinicas.
So para trocar estas lampadas para umas ja das boas para plantado vais largar pelo menos uns 80 €
Mais a diferença de valor entre as duas calhas ja da para comprar 2 calhas do Zetlight
Mas eu no meu caso se for avançava com a compra do Zetlight e logo se via se chega ou nao, mas eu estou convencido que aguenta bem no teu aquario

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 14:35Responder ao tópico

Ahhh outra coisa, realmente as tuas contas estao certas mas depois dos substratos,layout e decoração a litragem de aqua mal deve chegar aos 150l Wink

pramalhinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Ter 31 Mar 2015, 21:39Responder ao tópico

Boa noite Cristian,
Estive a pensar e estou um bocado reticente em relação ao lm/l da calha zetlight para o caso de querer colocar plantas um pouco mais exigentes, em relação á odyssea eu ja tenho lampadas T5 2x 45w são as L8 penso que dá para esta calha, mesmo que não dê li em qualquer lado que na loja eles trocam as acetinicas por plant 6500k.
O que achas?

Cumprimentos,

Pedro Ramalhinho

Pedro Vicente

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Qua 01 Abr 2015, 00:36Responder ao tópico

Para mim as zetlight continua a ser a melhor escolha devido aos consumos e mesmo a estectica da própria calha

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Qua 01 Abr 2015, 00:43Responder ao tópico

Estou como o Pedro....o Zetlight e mais convincente para mim
Mas a decisao e todo teu como obvio por isto se tu gostares mais deste entao força Wink

pramalhinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Sex 10 Abr 2015, 15:51Responder ao tópico

Boa tarde,

Peço desde já desculpas pela demora a responder.

Ainda estou na duvida e a equacionar bem qual comprar.....
Gostaria no entanto fazer vos mais umas perguntas:
1- Com a Zetlght não fico com menos iluminação do que tenho neste momento com a calha aquatlantis de origem 2x45w T5 L8?
2- No caso de adquirir a Zetlight neste caso a 1047 que dá para aquas até 105cm, consigo coloca-la na calha que já possuo?
3- Sabem me dizer se esta calha já trás controlador wireless?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Ramalhinho

pramalhinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Seg 13 Abr 2015, 17:55Responder ao tópico

Boa tarde,

Alguém me consegue dar uma ajudinha.....

Desde já obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Ramalhinho

João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 93

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Seg 13 Abr 2015, 21:27Responder ao tópico

boas,
a zetlight podes coloca-la no sitio das lampadas o que não te vai alterar a estetica do aquario, e podes fazer o seguinte: compras uma e o controlador e vês como se comporta... se achares que nao chega(o que eu duvido) compras outra e o controlador dá para regualres as duas, e tens a vantagem de colocares com a luminosidade que quiseres e com alguns efeitos muito bons eque os peixes agradecem,o que nao acontece com as t5.........

pramalhinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Seg 13 Abr 2015, 21:59Responder ao tópico

Boa noite,

Desde já obrigado João Santos pela rápida resposta.

Estive a ver também as tecatlantis easy led e estas têm mais fluxo luminoso em comparação com as zetlight, pelo que vi a zetligth de 895 para encaixar na calha antiga tem 2900 Lm e a tecatlantis 895 3824 Lm, se for para colocar só pousada nas laterais a Zetlight 1047 te 3500 Lm e a tecatlantis 1047 4519 (esta ultima não sei se dá para colocar pousada nas laterais uma vez que na ficha técnica diz dimensões mínimas do aqua 105cm) e a diferença de preços se calhar compensa Zetlight 1047 124.89€; Zetlight 895 119.90€; Tecatlantis 895 156.12€; Tecatlantis 181.20€.
Gostava de ter a vossa opinião sobre se valerá a pena ou não esta solução que descrevi?

Obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Ramalhinho

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calha Led ou T5   Responder ao tópico

Calha Led ou T5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-