Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Possivel Mudança radical para aquario malawi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Ter 11 Nov 2014, 12:26Responder ao tópico

Boas;

A minha vida tem sido um stress, cada vez tenho menos tempo para mim e para os meus passatempos, isto originou que eu tivesse de abandonar a moderação do forum e o meu querido "herespides garden" esteja muito abandonado e feio, tendo eu só tempo para manter os serviços minimos... Sad

Sendo assim, estou a pensar em fazer uma alteração radical no aquario e transforma-lo num Biotopo Malawi.

Como percebo pouco destes Biotipos, gostaria de ajuda a definir o material que necessito de comprar.

Antes de mais vou dizer o que tenho (sem incluir o peixes claro, que esses tenciono fazer uma doação).

Aquario: 400L (120x60x60)
Iluminação: 4x 56W T5
Filtros: 1x Eheim pro3 1050L/h + Biobox 1000L/h
Termo: 1x 300W + 1x 150W
CO2 Pressurizado (Penso que não é necessario)
Basalto Moido (Penso que não é o indicado)

Sendo assim, o que aconselham?

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Ter 11 Nov 2014, 23:21Responder ao tópico

Não conheço nomes de espécies de plantas para listar lhe, mas posso garantir que existe plantas de água doce das lagoas do Malawi que podes adotar junto a espécies asiáticas também tropicais.

Que caso queira implantar vegetação e fazer mesmo que um paisagismo simples acho que podes utilizar-se do seu sistema de CO².

Como você disse estar com tempo bem contado, acho melhor investir na flora do que na fauna para essa montagem.

Para seu caso, com certeza seria bom investir em alimentadores automáticos. Como também possivelmente injetores automáticos de fertilizante líquido.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Ter 11 Nov 2014, 23:26Responder ao tópico

Força nisso amigo, o Baga já por aqui passa para te dar uma ajuda.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 10:03Responder ao tópico

Andas com ideias andas Smile

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 10:43Responder ao tópico

Boas José

O aquario que tens é bom para malawis, ja os filtros sao fracos, mesmo os dois juntos, é que as biobox nao sao grande coisa " eu pessoalmente nao gosto delas", aconselho a usares o filtro e a adquirires mais um que faça 1500 llitros, é que os malawis sujam muito e se nao tem uma boa circulaçao e uma boa filtragem vais ter o aquario sempre com muita sugidade.
Precisas de areia fina de preferencia recolhida numa praia e de pedras calcarias ou tambem recolhidas na praia para te ajudarem a subir o ph.
O co2 é desnecessario, plantas com malawis é complicado, pois eles desenterram-nas ou comem-nas, mas nao impossivel, podes usar valisnerias, anubias ou fetos de java.
Quanto a fauna tens de ver bem o que metes, procura especies das mais pequenas em tamanho e das mais pacificas, de preferencia sempre 1M para 2F.

Um abraço

PS:RenatoMS onde é que tu ja viste plantados com Malawis?

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 11:47Responder ao tópico

Obrigado pessoal, em relação ao filtro já tinha essa ideia, vou pensar em vender o sistema de co2 para comprar um filtro... e só depois penso na alteração..

Vou ter de pensar bem nisto,

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 16:56Responder ao tópico

Vi um aquário Malawi com sortido de anúbias ancoradas em pedras numa loja de aquariofilia, esse era de um cliente. Não tive mais informações sobre esse aquário.

Em um aquário Malawi pode ir anúbias e musgos junto ao pedragume do hardscape ?

Não sei bem, mas para esse projeto poderia usar um sistema dry shump ?

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 17:11Responder ao tópico

Renato MS escreveu:
Vi um aquário Malawi com sortido de anúbias ancoradas em pedras numa loja de aquariofilia, esse era de um cliente. Não tive mais informações sobre esse aquário.

Em um aquário Malawi pode ir anúbias e musgos junto ao pedragume do hardscape ?

Não sei bem, mas para esse projeto poderia usar um sistema dry shump ?

Boas

Uma coisa é um aquario de anubias fetos de java ou valisnerias.

Agora tu estavas a falar de aquapaijagismo de co2, etc, isso ja é bem diferente.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 18:40Responder ao tópico

Grande mudança José mas acredita que nao te vais arrepender
Entre todos os aquarios foi o tanganyika que gostei mais mesmo depois de muitos plantados mas claro sem contar com o de agua salgada que tenho agora Razz
Nunca pensaste em tanganyikas? Estas mesmo decidido nos malawis?
Eu acho que neste aquario um tanganiyka ficava muito melhor e tens muitas especies nao muito grandes e muito lindos
E alem disto podias encher todos os cantos do aquario com epecies diferentes
No sustrato umas conchiculas, em volta das rochas os rock dwelers e para este tamanho ate podias fazer duas montes de pedras e depois mais uns para meia agua
Neste aquario ja podias colocar tambem umas anubias e uns cryptos e valisnerias para nao ficares so com a pedra
De resto e tudo como Fernando disse
Ahhh....luz tambem tens a mais, d3pois vais ver que com a areia de praia mais as pedras brancas o aquario vai ficar muito iluminado,ate com uma semples calha de led te safavas

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qua 12 Nov 2014, 19:07Responder ao tópico

Boas

Concordo plenamente com o Cristian os Tanganyika faziam ai um exelente aquario, muito mais interessante pelo comportamento.
Com malawi so ganhas em cores, mas tens o problema dos conflitos, muito maiores que nos Tangas.
Nos tangas podes perder um pouco no colorido, mas bem feitas as coisas nem por isso, mas ganhas no comportamento na agressividade e podes no mesmo aquario teres peixes completamente diferentes uns dos outros.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qui 13 Nov 2014, 12:07Responder ao tópico

Hummm, com essa é que voces me lixaram.... se eu já estava baralhado, então agora fiquei mesmo confuso...lol

A parte da luz tambem é um factor muito importante... é que 220W x 10Horas por dia faz mossa no fim do mês!

Mas expliquem lá essa da area da praia, isso não me vai encher o aquario de sal????

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qui 13 Nov 2014, 12:23Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Hummm, com essa é que voces me lixaram.... se eu já estava baralhado, então agora fiquei mesmo confuso...lol

A parte da luz tambem é um factor muito importante... é que 220W x 10Horas por dia faz mossa no fim do mês!

Mas expliquem lá essa da area da praia, isso não me vai encher o aquario de sal????

Boas

Areia de praia é melhor porque faz subir o ph um pouco.
Nao tem problema de te encher o aquario de sal, alem disso tens de lhe dar uma lavadela antes de a meteres no aquario.
A areia recolhida na praia deve de ser apanhada na mare baixa, na parte que depois na mare alta fica tapada com agua, isto para evitar trazer sugidade.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qui 13 Nov 2014, 13:01Responder ao tópico

E mesmo assim como o Fernando diz
Nao te preocupes com o sal eu ate metia uma colher de sal para 50l de agua em todas as tpas
Se optares pelas tanganiykas eu no teu lugar misturava a areia de praia com areia de coral moido fino
Alem de te ajudar na elevação do ph e kh fica tambem mais bonito e mais branco
Em relação a rocha, se não tiveres posibilidades de apanhar rocha calcaria na praia podes sempre ver no olx, ha la muitas pessoas que vendem rocha morta para salgados que ficava a matar no aquario de tanganiykas
Em relação a luz tu conseguias safarte com um simples calha de led e vais ver que a mossa do fim do mes vai ser muito mas muito mais pequena
Eu no meu de 60cm tinha uma calha de led do ebay com 40cm e dava muita luz
No plantado a mesma calha mal se via mas no tanganyika devido ao areia branca e as pedras brancas aumentou muito a claridade
Ve aqui no meu topico a tal calha e o efeito que da num aquario com substrato e pedras brancas e poucas plantas

http://www.peixefauna.com/t15531-heaven-of-shells?highlight=heaven+of+shells

-- Assinatura --

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Qui 13 Nov 2014, 14:18Responder ao tópico

Boas

Entao vamos la dar ideis para um Tanganyika:

Com esse aquario eu metia: Do lado direito ao fundo junto ao canto eu metia uma rocha e um casal de Lamprologus Caudopunctatus, a frente do lado direitoa apanhar o canto e um pouco da frente do aquario uma colonia de Lamprologus Similis ou Multifaschiatus.
Do lado esquerdo no canto do fundo metia uma rocha com um casal de Neolamprologus Helianthus, no canto da frentemetia um Casal de Neolamprologus Signatus ou um casal de Lamprologus Speciosus.
Toda a area central do aquario ficava livre para uma especie de arenicolas que poderia ser um trio de Ectodus Descampssi ou um trio de Xinotilapias"varias especies a escolha".
Para a meia agua um cardume de 6 a 9 peixes de Cyprichromis "varias especies a escolha" eu metia Kiriza Black, mas ai falam os euros e um trio de paracypricrhomis "varias especies a escolha.

Depois podes usar mais alguma rocha ou algumas plantas tipo valisnerias ou anubias para fazer algumas barreiras visuais entre especies.

Espero que tenha ajudado a esclarecer "baralhar" mais um pouco.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Sex 14 Nov 2014, 11:53Responder ao tópico

Éstou mesmo a ficar com o bixinho....lol

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Sex 14 Nov 2014, 11:56Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Éstou mesmo a ficar com o bixinho....lol

Boas José

Quem entra nos Tangas nunca mais sai.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Sex 14 Nov 2014, 12:40Responder ao tópico

Ou nao sai ou vai para os salgados lol!
Se for para montar mais um de agua doce de certeza seria um tanganiyka Wink

-- Assinatura --

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Possivel Mudança radical para aquario malawi   Responder ao tópico

Possivel Mudança radical para aquario malawi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-