Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Montar novo aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

cesaralves

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Montar novo aquário   Ter 21 Out 2014, 22:28Responder ao tópico

Boa noite ,

Tenho um aquário de 100 CM , o qual tinha plantado e com as seguintes espécies :

- Casal de escalares ( chegaram a reproduzir-se) ;
- Cardume de 6 Neons Cardinal
- 2 Corydoras
- Cardume de 6 Neons Rosa
- 2 peixes palhaço
- 1 Limpa vidros

Estive ausente do país duas semanas e deixei o aquário entregue a um amigo , que decidiu comprar mais peixes ( 2 Guramis) que possivelmente vinham contaminados da loja , pois os restantes peixes começaram a morrer um a um.

Quando regressei a Portugal tinha um aquário vazio , e mesmo as plantas não estavam com muito bom aspecto.

Acabei por desmontar todo o aquário , sendo que nesse processo parti a tampa do mesmo Sad

Disponho de várias questões :

1) Existe/conhecem algum sitio onde possa pedir para fazer uma nova tampa para o aquário ?
1.1) Aconselham uma tampa fechada ou as « tampas » abertas que hoje se vê à venda na maioria das lojas ?

2) Qual a melhor forma de desinfectar devidamente o aquário ? ( já li que água quente e/ou água com lixivia é uma boa forma. Confirmam? Existe algum produto para este fim ? )

Há algum tempo que ando a ponderar criar um aquário de água salgada ou um aquário de Discus.
3) Da vossa experiência , acham que um aquário com estas dimensões serve para água salgada ?
3.1) A manutenção de água salgada é mais cara que a de água doce ?

De momento tenho muito pouca disponibilidade , o que em parte me faz apesar de com pena minha pensar em arrumar o aquário.
4) No caso de arrumar o aquário como posso vender o mesmo ? Vi por alto no OLX, mas gostava de saber se existem outras alternativas.
4.1) O que me aconselham face à questão da pouca disponibilidade ? ( aulas , e dois trabalhos )

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
César ALves

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Montar novo aquário   Ter 21 Out 2014, 23:12Responder ao tópico

Código:
1) Existe/conhecem algum sitio onde possa pedir para fazer uma nova tampa para o aquário ?
1.1) Aconselham uma tampa fechada ou as « tampas » abertas que hoje se vê à venda na maioria das lojas ?

A tampa era de vidro?
Se for acho que qualquer oficina de carpinteiro ou quem trabalhe com vidro te corta isto
Mas para que queres tampa? Ate ficam mais bonito sem tampa, a nao ser que tinhas a iluminação dentro de tampa

Código:
2) Qual a melhor forma de desinfectar devidamente o aquário ? ( já li que água quente e/ou água com lixivia é uma boa forma. Confirmam? Existe algum produto para este fim ? )

Lavas bem com agua quente e depois esfregas bem com sal grosso, deixas ate se derete e depois lavas bem outra vez
Pode ser tambem com lixívia mas depois tens que lavar ainda melhor

Código:
Há algum tempo que ando a ponderar criar um aquário de água salgada ou um aquário de Discus.
3) Da vossa experiência , acham que um aquário com estas dimensões serve para água salgada ?
3.1) A manutenção de água salgada é mais cara que a de água doce ?

Eu tenho um aquario de agua salgada de 15 litros Wink  por isro um aquario de 100 da perfeitamente mas quanto mais maior for o aquario maior sera o investimento
A manutenção do aquario marinho nao se pode dizer que e muito mais caro do que um bom plantado mas a preparação inicial ((compra de equipamentos, substrato, rocha viva etc.) e muito dispendioso

De
Código:
 momento tenho muito pouca disponibilidade , o que em parte me faz apesar de com pena minha pensar em arrumar o aquário.
4) No caso de arrumar o aquário como posso vender o mesmo ? Vi por alto no OLX, mas gostava de saber se existem outras alternativas.

Ate podes colocar um anuncio aqui no forum na zona das ofertas e no olx tambem claro

4.1
Código:
) O que me aconselham face à questão da pouca disponibilidade ? ( aulas , e dois trabalhos )

Se gostas mesmo de ter um aquario e nao queria desistir de ele mas nao tens muito tempo entao esquece salgado e plantados pensa num aquario de ciclideos africanos, mais precisamente para este tamanho uns tanganiykas
Um tanganiyka requer pouca preparação (nao leva substratos férteis, substratos inertes especiais, plantas, fertilização etc.) Pouca manutenção (so tpas regulares e verificação dos parametros de vez em quando e alimentação dos peixes claro) e tens belos peixes dentro destas especies

Agora e so uma questão de alguma pesquisa da rua parte para ver o que queres Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Montar novo aquário   Qui 23 Out 2014, 16:16Responder ao tópico

Para um aquário de 100 cm. Atendendo a requisito de não ter disponibilidade de tempo hábil.

Em questão a água doce: - Esqueça de fazer um plantado, mesmo um low-tech. Utilize de plantas artificiais não abuse numericamente (elas se sujam e precisaram de vez em quando serem limpas).
- Pense em utilizar uma camada grossa de substrato inerte, facilita uma limpeza esporádica com sifão, use rochas tratadas ao invés de troncos.
- Utilize de alimentador automático e de aparelho que liga e desliga automático a luminária (temporizador) - use luminária modelo suspenso (existe solução caseira). em questão de lâmpadas use cores azuladas (mais) e branca solar (menos).
- não sei o filtro que tens, mas lembro que utilize um 12 vezes o volume de água do aquário, assim, reduz a manutenção.
- com relação as espécies acho que deves pensar em número bem reduzido de individuos: 01 betta; 02 escalares; 02 tubarões bala; 02 mollinésia ballon dalmata [sugestões]
- um aquário sem tampa vai exigir reposição de água de vez em quando, fora sujidade que possa vir pelo ar, dependendo da espécie baixas. então colque uma tampa que cubra pelo menos 80%.

Em questão de água salgada: Além dos cuidados e medidas próprias. - como escolher bem filtro ionizante; uma unica rocha viva; poucos corais de uma ou duas espécies; e duas anêmonas de bastante idade; um resfriador ligado a um nowbreak 9W e um temporizador; não economize no circulador de água. Como sugestão um cardume de 6 peixes-palhaço ou camarão da espécie que gostares mais. Tome cuidado para não haver apagão de energia eletrica, pois se água esquentar vai rapidamente levar uma baixa geral neste aquário.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montar novo aquário   Responder ao tópico

Montar novo aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-