Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Lagostins "desconheço o nome"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Lagostins "desconheço o nome"   Qui 24 Set 2009, 21:42Responder ao tópico

Olá a todos.
Hoje decidi ir até ao Rio Mondego, de camaroeiro na mão toca a levantar pedras, pois bem saiu-me um lagostim ora vejam:

<embed width="600" height="361" type="application/x-shockwave-flash" allowFullscreen="true" allowNetworking="all" wmode="transparent" src="http://illiweb.com/fa/pbucket.gif">

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

José Martins

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qui 24 Set 2009, 22:40Responder ao tópico

Será o lagostim de patas brancas (Austropotamobius pallipes lusitanicus)

http://www.geocities.com

http://atlas.drpez.org

http://www.efsaportugal.pt

Se é essa especie entao actualmente é uma especie protegida há ja alguns anos:
portaria-n.o-741-2000-de-8-de-setembro

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qui 24 Set 2009, 23:09Responder ao tópico

Boas.
Possivelmente será mesmo o lagostim de patas brancas, vi lá montes deles, sendo assim fico contente em saber que estão ali a procriar.

Obrigado.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

José Martins

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qui 24 Set 2009, 23:24Responder ao tópico

quando andei a pesquisar sobre esse lagostim li em alguns sites que ele estava a desapacecer, (provavelmente por isso passou a especie protegida)
pelo facto de nos nossos rios e barragens ter sido introduzido o lagostim vermelho da Louisiana, que é mais agressivo e compete pelo mesmo habitat que esse de patas brancas.

Última edição por jamartins em Sex 25 Set 2009, 12:24, editado 2 vez(es)

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qui 24 Set 2009, 23:54Responder ao tópico

Viva

Tambem apostava no lagostim de patas brancas mas ainda é muito peque ou é impressão minha de qualquer maneira é bom saber que ainda se apanha desses

Abraço

Rui Rocha

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sex 25 Set 2009, 07:38Responder ao tópico

Grande exploração Very Happy

Aqui no Mondego só ainda vi o do Louisiana, esse não vi.

mmdiscus

Membro
Membro

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 07:21Responder ao tópico

aqui para os meus lados tambem existe muitos lagostins mas nunca tinha visto nenhum desses.

Paulo

Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 20:10Responder ao tópico

interesante Suspect
já apanhei aqui alguns lagostins, mas tinham uma cor 'alaranjada' e nunca me passou nada pela cabeça a não ser Twisted Evil taxo com eles No

quando voltar lá vou procurar e ver que espécie são Very Happy

mmdiscus

Membro
Membro

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 21:06Responder ao tópico

epa na frigideira com mostarda sao um espetaculo ehehehe

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 21:06Responder ao tópico

Paulo escreveu:
interesante Suspect
já apanhei aqui alguns lagostins, mas tinham uma cor 'alaranjada' e nunca me passou nada pela cabeça a não ser Twisted Evil taxo com eles No

Eh eh

Paulo na brasa tambem são bons

Agora fora de parodia é verdade que se encontram uns patas brancas por cá mas normalmente são abafados pelos outros

Paulo

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 21:20Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Paulo escreveu:
interesante Suspect

Eh eh

Paulo na brasa tambem são bons

Agora fora de parodia é verdade que se encontram uns patas brancas por cá mas normalmente são abafados pelos outros
a sério, quais são não faço ideia, apenas ainda este verão fui até ao rio com os miudos e junto á márgem numa zona onde havia bastante erva e arvores caidas apanhei alguns com uma cor acastanhada e outros laranjas Very Happy
estou a ver que vou ter que lá voltar e apanhar mais alguns Smile

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 22:15Responder ao tópico

Boas noites.
Infelizmente o exepmlar da fotografia e video acabou por morrer, mas fiquei com mais dois muito pequenos e estão bem vivinhos. Queria deixar aqui uma questão a ver se alguem tem algum conselho. Que comida lhes devo dar?

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 23:04Responder ao tópico

boas como são selvagens vai ser dificel polos a comer o que não conhecem mas caracois aquaticos adoram esmagados podes tabêm tentar ervilhas conjeladas sem casca ou courget mas os caracois é trigo limpo.
abraço

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Sab 03 Out 2009, 23:47Responder ao tópico

é isso como o Oliveira disse umas courgets e uns caracois ou mesmo bocados de peixe se forem muito pequenos ainda e tens a pequenada feliz

Abraço

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Ter 10 Nov 2009, 03:38Responder ao tópico

enquanto tiverem essa coloraçao alaranjada/avermelhada, é porque se trata do lagostim vermelho do luisiana, ou seja procambarus clarkii

por isso faz um favor aos nossos habitats e mete no taxo todos os que conseguires apanhar....ehehehe

mja_mauro

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Dom 22 Nov 2009, 20:59Responder ao tópico

No mondego so conheço o vermelho..
esse parece ser mais pequeno

sr.Crabs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qua 10 Ago 2011, 07:40Responder ao tópico

Quando eu era mais pequeno ia para a casa de férias emprestada pela minha tia,em Ferreira do Zêzere,ia ao lago azul apanhar lagostins,da ultima vez que eu tive um,salvei-o comprei-o num restaurante à beira de ir para a panela,divertimo-nos muito,fizemos um piquenique,brinca-mos juntos,mas os meus pais esqueceram-se dele na garagem e no dia seguinte... 😢

sr.Crabs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Ter 08 Maio 2012, 19:25Responder ao tópico

Todos vocês deixaram comentários a falar de lagostins no taxo, na brasa, etc. Eu cá não me viro para esses lados, gosto demasiado de animais e por isso sou vegetariano, porque não gosto de comer os nossos amigos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

hugosimoes

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Simões
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Ter 08 Maio 2012, 21:04Responder ao tópico

Eu que já pesquei tantos lagostins no Mondego, nunca apanhei nenhum desses.... mas se lá andam qualquer dia posso ter sorte xD

O lagostim da foto tem mais aspecto de procambarus alleni ... Se querem que vos diga nunca vi nenhum lagostim de patas brancas com tons azulados, mas posso estar enganado.

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Ter 08 Maio 2012, 22:15Responder ao tópico

boas Hugo, procambarus alleni dificimente se aguentam nas nossas águas.

o da foto esta mais azulado porque possivelmente tinha feito a eclise (molting - muda da casca) recentemente. ate os nosso clarkii ficam azulados nessa altura

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Ter 08 Maio 2012, 23:45Responder ao tópico

Da mesma maneira que os clarkii vivem nas nossas águas sem problemas os alleni também o podem. Os alleni podem viver sem problemas em águas a uma temperatura a tocar nos 10 graus.

A única zona dos clarkii que custumam ter um tom azulado é nas pinças e mesmo assim raramente pesco exemplares desses.

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qua 09 Maio 2012, 00:43Responder ao tópico

pois eu posso dizer-te que ja vi fotos de clarkii apanhados em Portugal completamente azuis durante uns dias ate solidificar a nova casca, nao te esqueças que durante e periodo apos a eclise eles pouco se movimentam. eu tambem nunca apanhei nenhum azul

quanto aos alleni, nao se trata so da temperatura, mas sim de ser uma especie adaptavel ou nao, e pela experiencia que tenho com alleni, sao muito "maricas"

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Qua 09 Maio 2012, 13:42Responder ao tópico

Se falarmos em termos de competição directa num determinado nicho ecologico os clarkii conseguem ser muito mais versateis e adapataveis que os alleni.
Agora se viverem em nichos separados aí o caso muda de figura, porque sem competição directa entre as duas especies os alleni atingem niveis populacionais muito identicos aos dos clarkii.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lagostins "desconheço o nome"   Responder ao tópico

Lagostins "desconheço o nome"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caranguejos e Lagostins-