Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como melhorar as fotografias aos nossos aquários

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

baruke

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Oliveira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 00:10Responder ao tópico

Não é minha pretensão criar mais um tópico a explicar os passos necessários de como fotografar o nosso aquário e seus habitantes, pois para isso já existe o excelente MANUAL da autoria do José Elias, que acho de leitura obrigatória (e de consulta).

No entanto, penso que um tópico de partilha de experiências e conhecimentos é um complemento interessante para que todos possamos melhorar a qualidade das nossas fotos.

Assim, agradeço a todos que queiram participar, quer pedindo ajuda para melhorar as suas fotografias, quer dando dicas de como fazem, a postar neste tópico.

Começando a troca de conhecimentos posso já adiantar que utilizo o seguinte equipamento:

Camara dSLR (reflex)
Lente 18-55mm VR
Lente 10-17mm "olho-de-peixe"
Lente 105mm Macro
Lente 50mm f1.8
Flash externo

Para tirar fotos gerais do aquário:

Utilizo a lente "kit" 18-55 (ou a 10-17 "olho-de-peixe"), normalmente com o zoom em 18mm (maior angulo) e depois é que me aproximo ou afasto do aquário consoante o que pretendo fotografar. Ou seja, dou prioridade a utilizar a lente no seu angulo mais "aberto" para me aproximar ao máximo do vidro do aquário, pois desta forma aumento a qualidade da fotografia (contraste, cor, etc). Tento sempre tirar fotos numa perpendicular ao vidro (de frente e a direito), de forma a evitar distorções e planos "inclinados".
Normalmente uso a luz do aquário como fonte de luz, o que me obriga a utilizar velocidades lentas (menos de 1/30s) e aberturas grandes (< f5.6), não sendo o ideal pois a probabilidade de tremer ou os peixes ficarem deslocados é maior, mas evito sempre aumentar o ISO acima dos 400.
Penso que uma das forma de melhorar nesta área é aprender a utilizar o modo M (manual) e sermos nós a escolher a abertura e velocidade de obturação. Não é nenhum bicho de 7 cabeças e se formos memorizando que parâmetros nos dão melhores resultados, torna mais rápido voltar a repetir o bom resultado, pois normalmente as condições de luz nos nossos aquários não mudam ao longo do tempo.

A seguinte fotografia tem os seguintes parâmetros:
Velocidade: 1/13
Abertura: f3.5
ISO: 200
Zoom: 18mm

Assim, a título de partilha, proponho que deem exemplos de fotos vossas dos vossos aquários com os respectivos parâmetros (velocidade, abertura, ISO, e lente) de forma a podermos comparar.
E aproveitem o vosso post para indicarem já alguma dificuldade neste tipo de fotografia.

Para já não vou falar dos outros tipos de fotografia que podemos fazer, de forma a nos centrarmos apenas neste tipo.

Espero que gostem e agradeço comentários sobre a forma de melhorar esta troca de ideias.

João Carecho

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Carecho
Gostos : 14

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 00:53Responder ao tópico

A abertura deste tópico interessou-me bastante.

Não vou já participar mas irei fazê-lo quando tiver um pouco mais de tempo para escrever e publicar as minhas fotos com respectivos parâmetros.

É importante a troca de ideias e de informação.

-- Assinatura --
Sempre às ordens,
João Carecho

Aquatic Productions

Moderador EspecíficoPeixeFauna do Sub-Fórum Ciclídeos

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 08:24Responder ao tópico

Aqui está uma excelente iniciativa.
Infelizmente a minha máquina é das compactas, é uma canon ixus 132:
»objetiva grande angular de 28 mm com zoom de 8x
»16 megapixels
Tenho é falta de habilidade para tirar um melhor proveito dela.

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 21:06Responder ao tópico

João Carecho escreveu:
A abertura deste tópico interessou-me bastante.

Não vou já participar mas irei fazê-lo quando tiver um pouco mais de tempo para escrever e publicar as minhas fotos com respectivos parâmetros.

É importante a troca de ideias e de informação.

João, é mesmo essa a ideia.

José, pelo que pude verificar essa compacta não tem modos de exposição manuais, no entanto tem a possibilidade de ajustar a compensação (botão +/-).
Assim, poderá já ser uma forma de controlar um pouco a exposição, mas a camara vai sempre querer mandar na foto.
Coloca uma foto do aquário com os dados da mesma (velocidade, abertura, ISO)

Eu tenho uma compacta, que acho excelente pois tem todos os modos PSAM (Programa, Shutter, Aperture e Manual), no entanto não consigo utilizá-la muito bem para fotografar peixes pois tenho muita dificuldade em focar.
No entanto, para fotografar o aquário até serve:

Canon Powershot A590IS (2008)
Velocidade: 1/13
Abertura: f3.5
ISO: 200

Não me preocupei com reflexos nos vidros, pois tirei a foto com as luzes da sala ligadas.

Se compararmos com a foto anterior tirada com a reflex, não há grandes diferenças pois não?

José A. Campos

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 21:13Responder ao tópico

Está uma excelente imagem....
Tenho que ver bem como funcionam essas especificações.

-- Assinatura --

J.C.

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 21:18Responder ao tópico

José, proponho que tires uma foto do aquário no modo mais "normal" e vê que velocidades e aberturas a camara escolheu (e os ISO). Podes ter que descarregar a foto para o PC para poderes ler esses dados (usualmente conhecidos por dados EXIF).
Depois, avalias como saiu a foto, e a seguir usas o botão de compensação (+/-) e ajustas consoante queiras que a foto fique mais escurecida ou mais iluminada.

As fotos que partilhei aqui não estão muito bem ajustadas, estando um pouco sobre-expostas para o meu gosto, sendo apenas exemplos para partirmos para uma imagem melhor.
No meu caso, tenho a dificuldade adicional de conseguir um bom compromisso entre a areia muito clara do 1º plano e do fundo escuro (plantas, rochas, tronco).

José A. Campos

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 21:20Responder ao tópico

-- Assinatura --

J.C.

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 21:36Responder ao tópico

Para veres os dados EXIF no PC, poderás clicar com o botão do rato do lado direito em cima da imagem desejada e a seguir ir ao separador "Detalhes":

Para escolher a compensação da imagem na camara IXUS 132 é que não sei bem como proceder, mas deverás procurar o botão com a imagem +/- (assinalada a vermelho na foto):

Não sei se será desta cor a tua camara Wink

José A. Campos

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 19 Out 2014, 21:37Responder ao tópico

baruke escreveu:
[/url]
Não sei se será desta cor a tua camara Wink
lol! lol! lol!
É preta.... Mad Mad Mad

-- Assinatura --

J.C.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 20 Out 2014, 00:48Responder ao tópico

Acho esta ideia uma excelente partilha, também alinho, vou fazer alguns testes e depois descrever que material utilizo e resultados.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 20 Out 2014, 16:06Responder ao tópico

Assim que conseguir um tempinho, vou tirar umas fotos e depois colocar aqui com os parametros para me dizeres o que melhorar Wink

José A. Campos

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 20 Out 2014, 16:31Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:
Assim que conseguir um tempinho, vou tirar umas fotos e depois colocar aqui com os parametros para me dizeres o que melhorar Wink
X2

-- Assinatura --

J.C.

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 20 Out 2014, 16:34Responder ao tópico

Isto é que é...

Todos a trabalhar... Smile

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 26 Out 2014, 18:16Responder ao tópico

Ora cá estão algumas minhas tiradas hoje com a sala o mais escura possivel..

iso 400 e vel. 1/4

iso 800 e vel. 1/5

iso 400 e vel. 1/5

iso 800 evel. 1/5

iso 400 e vel. 1/5

iso 400 e vel. 1/5

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Dom 26 Out 2014, 22:01Responder ao tópico

Boas,

À primeira vista as fotos estão boas em termos de iluminação, no entanto acho essa velocidade muito lenta. Por isso alguns dos peixes aparecem "tremidos".

Um aparte:
Existe uma regra, já antiga, que diz que para não se tremer uma foto, no seu todo, deverá se escolher uma velocidade equivalente à distância focal da lente. Por exemplo, se estivermos a utilizar uma lente zoom 18-50 na posição 50mm, quer dizer que se utilizarmos uma camara "full frame" (sensor igual ao dos filmes antigos) teríamos que utilizar uma velocidade superior a 1/50s. No entanto, no teu e meu caso, temos camaras cujo sensor tem metade dessa medida, o que faz uma lente com 50mm ser efectivamente uma 75mm. Logo deveríamos utilizar uma velocidade acima de 1/75s. Esta regra não é aplicada quando utilizamos luz de flash (se todo o motivo for iluminado pela mesma), e também é alterada se utilizarmos lentes ou camaras com sistemas integrados "anti-vibratórios" (IS na Canon e VR na Nikon).

Terminada a explicação, desculpem-se se foi demasiado extensa e aborrecida, poderias colocar a abertura da lente?

No teu caso, para publicar fotos na web, levar a camara aos ISO 800 é perfeitamente válido como se nota nas tuas fotos.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 27 Out 2014, 09:54Responder ao tópico

Citação :
no entanto acho essa velocidade muito lenta.
com velocidade superior as fotos ficavam escuras só assim consegui fotos com luminosidade ...

Citação :
poderias colocar a abertura da lente?
em quase todas f/3,5

Vê no ShrimpLand as outras fotos que tirei, não quis coloca-las todas aqui para não se tornarem muitas ..

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 27 Out 2014, 10:18Responder ao tópico

Olá Sandra,

Já dei uma vista de olhos nas ultimas fotos do teu Shrimpland, e estás a conseguir fazer boas fotos.
Para mim, a primeira está boa em termos de iluminação, e conseguiste uma velocidade onde não se nota o "tremido".
Estás a tirar as fotos no modo Manual ?
Se sim, escolhe os parâmetros da primeira foto (ISO 200, 1/20s e abertura F ?? ), e vai alterando mantendo sempre a mesma luminosidade. Como se faz isso? Assim:

Actual: ISO 200 - 1/20 - f3.5
um passo: ISO 400 - 1/40 - f3.5
dois passos: ISO 800 - 1/80 - f3.5
Outra opção: ISO 800 - 1/40 - f5.6

Ou seja, um passo nos ISO é o dobro do anterior (ex: 100, 200, 400, 800), tal como na velocidade de obturação (ex: 1 seg, 1/2 s, 1/4, 1/8, 1/16, 1/30, 1/60, 1/125... etc), ao passo que a abertura é por passos pré-definidos (ex: 1.4, 1.8, 2.8, 3.5, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32).
Assim, se quisermos aumentar a velocidade um passo, descemos ou o ISO ou a abertura também um passo.

Testa estes exemplos. Com velocidades na ordem dos 1/80, já "congelas" bem o movimento dos peixes em geral (claro que alguns é impossível).

As fotos com flash estão bem, e desde que consigas eliminar o reflexo do vidro é uma boa solução para mostrar os detalhes, e para congelar o movimento dos peixes mais rápidos. Mas para uma foto geral do aquário penso que é difícil utilizar o flash interno da camara.

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Sab 01 Nov 2014, 10:00Responder ao tópico

Então, mãos à obra, e vamos apresentar imagens.

Já estou a preparar algumas fotos de macro mas antes queria aprofundar o tema das imagens gerais dos nossos aquários.

Quem não tem duvidas e já consegue bons resultados também é bem vindo, pois queremos todos aprender.

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como melhorar as fotografias aos nossos aquários    Seg 10 Nov 2014, 13:45Responder ao tópico

Boas,

Então essas fotos dos vossos aquários?

Como melhorar as fotografias aos nossos aquários

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-