Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Restart do aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Restart do aquario   Qua 24 Set 2014, 13:38Responder ao tópico

Olá a todos. Não sei se aqui é o sítio ideal para postar mas peco desculpa aos moderadores se não for... Ora bem o meu aquário foi se... Não tem salvação... Morreu tudo... Tinha os peixes todos esburacados com "borbulhas" brancas e a "carne" estava toda levantada em certos sítios, até se via a cartilagem em certos lugares acho eu... Ora bem aprendi muita coisa com este aquário, para mal dos peixes que la passaram mas para bem dos futuros. Vou recomeçar do zero mas para isso preso do de umas orientações. Primeiro li por aqui algures que para desinfetar o aquário basta água quente e muito sal certo?
Posso deixar o aquário só com água salgada e aquecimento no máximo durante uns dias para matar todo o tipo do organismos??
Como de desinfecção os troncos de Madeira sem os estragar??
E as plantas vivas que tenho como posso ter a certeza que não vão contaminar a Nova montagem?
Vou deitar o areao que tenho fora e meter um mais natural.
E a a cerâmica que tenho no filtro e as esponjas posso continuar com as mesmas ou acham que devo mudar?

O meu Novo projecto vão ser a princípio só plantas vivas, deixa las crescer alguns meses apenas com camaronês para ir controlando as algas. Depois de alguns meses de ciclo meter apenas um ou dois peixes peixes.

Quanto menos mudanças bruscas houver melhor por isso vou devagar, mesmo muito devagar....

Se alguém me puder orientar agradeco.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 24 Set 2014, 14:50Responder ao tópico

Modesto não vou dar-te na cabeça. Gosto de ver a tua humildade em voltar a pedir ajuda para o restart do teu aqua, ninguém nasce ensinado estamos aqui para te ajudar a teres sucesso, todos evoluimos com os sucessos e erros que cometemos na aquariofilia!

Entretanto, peço-te um favor faz copy/paste do seutp do aqua e coloca aqui, para começarmos tudo de novo!

Setup do meu Aquário:
1 – Nome do Aquário

2 – Data da montagem

3 – Dimensões do aquário

4 – Volume útil

5 – Equipamentos Instalados
5.1 – Filtro
5.2 – Termostato
5.3 – Iluminação/Fotoperíodo
5.4 – Sistema de CO2

6 – Substratos & decorações
6.1 – Substrato fértil
6.2 – Substrato inerte
6.3 – Decorações (pedras, troncos, etc)

7 – Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

8 – Fauna
8.1 – Espécie A
8.2 – Espécie B

9 – Flora
9.1 – Espécie A
9.2 – Espécie B

10 – Observações

Força nisso!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 24 Set 2014, 17:02Responder ao tópico

Boas,

Na aquariofilia, como tudo, mas acima de tudo na aquariofilia, a pressa é inimiga da perfeição.
Fazes mesmo muito bem em planear tudo com calma.

Ora para desinfectar o aquário, eu sugiro que laves tudo muito bem com água e lixivia. Depois passa tudo muito bem por água corrente. Se for preciso usa água quente e o que puderes ferve (pedras, troncos, etc.). Mas à partida a lixívia é suficiente.

As plantas podes fazer o mesmo: um banho com alguma lixívia (uma tampa de lixivia para 5 litros de água, por exemplo). Mergulhas as plantas 1 ou 2 minutos e depois passa-as por muita água corrente.
As cerâmicas e esponjas, acho que podes e deves mudar. Aproveita e limpa muito bem o filtro.

De resto, vai dando novidades para podermos ir dando as nossas sugestões.

Abraço e boa sorte

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qui 02 Out 2014, 17:42Responder ao tópico

Como vai o restart?

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qui 02 Out 2014, 20:09Responder ao tópico

Melhor sorte terás para a nova aventura. Faz as coisas com calma que tudo correrá bem.
Quanto á desinfecção, pessoalmente aconselho-te a lixivia, ao menos dá-te garantias.
Tens é que depois ter muito cuidado com a remoção da lixivia, gastes a água que gastares. Não poupes nas lavagens pois não podem ficar restos de lixivia. Tudo o que puderes ferver, ferve, mas ferme mesmo muito bem.
Boa sorte com a nova aventura

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Dom 05 Out 2014, 09:45Responder ao tópico

Ora bem como estou de ferias tenho mais disponibilidade em vir aqui... E trago novidades
para começar uma foto

Este é o novo layout do aquário... desmontei tudo... desinfectei tudo com um desinfectante especifico para aquarios... comprei plantas novas... mandei fora aquela areia rosa/preto e pus areia de quartzo e da um aspecto muito mais natural. colei um fundo preto e o mais incrível de tudo... após a morte de toda a fauna o que descobri eu?? dois camaroes takashi amano ainda vivos, mas andavam sempre escondidos por isso nunca os via epensava que ja tinham morrido, o engraçado é que agora andam ali na boa e vejo os todo o dia.

O pH voltou a ficar nos 8 porque ja nao tenho a turfa ( eu acho que era por causa da turfa que os camaroes não apareciam )

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Dom 05 Out 2014, 10:22Responder ao tópico

Boas

A aquariofilia por vezes prega-nos destas partidas, que ao mesmo tempo sao um desafio para voltar-mos a fazer de novo e melhor que anteriormente.
E ai estas tu novamente em força com noco projacto.
Gosto do aquario, so nao sei se depois de algum tempo quando as plantas e o musgo desenvolverem nao ficaras com o centro do aquario um tanto cheio.
O ph a 8 esta um tanto alto.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Dom 05 Out 2014, 11:15Responder ao tópico

Quanto ao pH na posso fazer muita coisa a nao ser encher o filtro com turfa mas depois veem as algas de novo como aconteceu antes, estou a pensar em meter apenas peixes que seja, adaptados a este pH.
Eu tenciono dar um ar florestal ao aquario por isso pus assim as plantas, mas acho que nao vao crescer assim muito.
Espero que desta vez funcione tudo de uma maneira melhor...

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Dom 05 Out 2014, 11:23Responder ao tópico

Que ideia bestial, parece as espinhas de um peixe que afundou, está porreiro. Por vezes vemos PH alto e passamos o tempo a tentar baixar o que provoca stress nos peixes e doenças que nos levam a dissabores, é preferível ter um ph baixo ou alto, mas estável do que andar com variações, a turfa baixa o PH, mas quando perde as propriedades tens variações no aquãrio que só de vigiares o ph diáriamente reparas ou então se começarem a morrer invertebrados e peixes. Vais ver que agora as coisas correm pelo melhor, diz-me uma coisa o que queres colocar nesse aquário? Peixes, invertebrados?

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Dom 05 Out 2014, 15:54Responder ao tópico

Ainda não sei o que vou por.... Por enquanto fazer o ciclo só com plantas e os dois camaroens que sobreviveram e algumas helenas... Depois tenho de estudar que espécies posso por nestas condições.

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Dom 05 Out 2014, 16:58Responder ao tópico

Bem bonito

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qui 30 Out 2014, 10:20Responder ao tópico

Boas,

A remodelação ficou porreira Wink
Embora ache um pouco confuso aqueles troncos todos, também me parece que, com o passar do tempo e com o crescer da flora, vais conseguir tapar isso e criar um layout muito porreiro.

Já tens uma ideia para a flora?

Vou acompanhar Wink

Abraço

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qui 30 Out 2014, 11:10Responder ao tópico

Boas as coisas lá vai andando... Quanto a fauna vou apenas por um casal de ciclideos e está bom... Vou mudar de casa no próximo mês e não quero ter muita fauna para não complicar

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qui 30 Out 2014, 11:25Responder ao tópico

Boas,

Sim um casal de ciclídeos anões pode ser uma boa hipótese Wink

Abraço

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 26 Nov 2014, 19:31Responder ao tópico

O que acham do comportamento destes peixes??

Cyber_ManTiS

Membro
Membro

Nome Real : Luis Miguel
Gostos : 21

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 26 Nov 2014, 19:34Responder ao tópico

hummm, Penso que essa ampulária não ira ter descanso....

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 26 Nov 2014, 19:46Responder ao tópico

acho que ja esta morta Sad

mibi

Membro
Membro

Nome Real : Miguel
Gostos : 6

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 26 Nov 2014, 20:13Responder ao tópico

Boa noite esta muito bonito

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Sex 28 Nov 2014, 09:28Responder ao tópico

Boas pessoal, entao trago novidades... Apos tanto temoo de ciclo la adicionei um casal de ciclideos.... Nao sei o nome em portugues mas traduzindo o nome seria ciclideo prisioneiro... Mas acho que fiz mal, sao belos peixes mas muito agressivos, ate tem dentes como as piranhas, o problema é que um aquario de 100 litros so com este casal nao tem muita vida, esta invadido de algas.... O problema é que nao posso por nem camaroens nem nada parecido para comer as algas porque os ciclideos matam tudo... Destroem as plantas todas... Enfim acho que escolhi mal

Cyber_ManTiS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Sex 28 Nov 2014, 13:37Responder ao tópico

o Ciclideo que tens chama-se se não estiver em erro Archocentrus nigrofasciatus

Nome Científico: Archocentrus nigrofasciatus
Família: Ciclídeos
Habitat: Costa Rica, Guatemala, Nicarágua e Panamá. Introduzido no Canadá, Austrália, EUA, Havaí, Filipinas e Israel
pH: 6.6 a 7.6
Temperatura: 24º a 28ºC
Tamanho Máximo: 15cm

Sociabilidade: Solitário ou Casal
Agressividade: Agressivo
Manutenção: Fácil
Alimentação: Pequenos invertebrados e peixes. Aceita rações para ciclídeos com facilidade.

Para esses peixinhos o habitat é rochas, areao e troncos, deve-se ter so um casal como tens no aquario, penso que esta breve descrição dê resposta ao que se esta a passar. Realmente foi uma compra precipitada não a chamaria de má a sua ideia no aquario é que era outra. se quiseres fazer mesmo um aquario comunitario o melhor é despacha-los ou meteres num aqua a parte, ou tentar falar com o logista que te os vendeu para ver se os retomava. Mas nao deixa de ser uma situação chata :/

Que ideias tens para o futuro do aquario?

Sandra Costa

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Sex 28 Nov 2014, 15:39Responder ao tópico

Os peixes são lindos, mas para quem quer ter um comunitário não foram boa opção....

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Sex 28 Nov 2014, 20:23Responder ao tópico

Obrigado pelas informaçoes desde ja.
Eu nao queria fazer um comunitario com 20 especies diferentes lol a intençao era por este casal como "atraçao central" e uns camaroes com um limpador de fundo que coma algas... mas é impossivel, eles nao deixam entrar nada no aquario, nem uma ampularia inofenssiva, como eu faço agora para lidar com as algas no vidro? nao quero usar produtos quimicos. essa é a minha grande questao...

Cyber_ManTiS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Sex 28 Nov 2014, 23:57Responder ao tópico

Sendo assim é impossivel teres esse tipo de peixes/invert. pois fazem parte da sua dieta, Tens de tentar saber que especies sao compativeis com eles para acrescentares mais qualquer coisita. Para limpares os vidros podes usar algum cartao que tenhas do tipo crédito e raspar pelo vidro, podes usar la filtrante (perlon), com exponja do proprio filtro ou com scotch brite anti riscos. alem destas formas ainda ha mais mas essas sao as mais usadas.

cumps.

Psoares

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Paulo Soares

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 03 Dez 2014, 10:38Responder ao tópico

Bom dia caro Luis,

Gostava de te dar uma opinião mais assertiva. Li este tópico todo e não encontro teu setup pelo que me vou limitar ao que dispara á vista.

Mas do que pude ler infelizmente começas-te mal outra vez. Não sei porque optas-te por areia de quartzo quando tens sacos de granulado da JBL (Manado) ou da Tropica (Growth) (granulado não é fertil atenção) e porque não metes peixes logo desde o inicio para que o ciclo se faça mais rapidamente. Isso de esperar que plantas só por si façam o ciclo é demagogia. Podes faze-lo, mas depois assim que introduzes peixes o que acontece? vais alterar tudo outra vez. Porque de repente vais ter carga orgânica no aquario que até ali o ciclo não convertia! Voltas a o inicio..

Cronologia:
Areia de quartzo é basicamente silica! E enquanto a tiveres aí, mais as TPA´s que tens que fazer  vais ter sempre uma fonte de silica no aqua. Grave!

E claro.. com essa silica toda, já tens os vidros com algas que mais não devem ser que Diatomaceas. (Tua queixa lá atrás)

Amigo a origem das Diatomaceas em qualquer montagem recente é a silica. E é normal aparecer nas duas a três primeiras semanas de qualquer montagem recente mas depois desaparecerem.
A pouca sílica da agua é naturalmente consumida, e as diatomáceas assim vão diminuindo porque ficam inibidas em função do incremento de outros organismos. Bactérias.

Mas como não introduzis-te peixes logo de inicio a carga bacteriológica é diminuta! Logo não ha nada no aquario para compensar e combater a silica que todos os aquarios têm logo de inicio quanto mais o teu caso que tens uma fonte de silica permanente.

Percebes como está isso?

Tens que interiorizar que num aquario há três aspectos fundamentais.
Solo + Filtro + Luz
(Não sei que filtro tens e as medidas do aqua nem tampouco a luz - Espectro em K

Depois dependendo da tipologia de plantas, o emprego de Co2 é vital.

Com o Co2 baixarias esse PH em 1 PPM pelo menos. E Plantas sem CO2 não vais lá. E não penses que há plantas faceis. Mito! Podem não ter tanta exigência em termos de Co2 mas que precisam precisam. Se não lhes deres a papinha que precisam para fazer fotosintese vais ter sempre algas.

No minimo devias uma fonte de carbono como por exemplo o Exell da Seachem. No minimo.

Aqui chegamos à Fotosintese: Qual o tempo de fotoperiodo que estás a fazer?

PH
Eu não quero acreditar que a agua da tua torneira sai a 8 de PH.
Devias medir a agua da torneira e comparar com a do aquario. Certamente irás concluir que o aqua eleva o PH.

Fertilização. Que fazes? Elas precisam alimento porque um aquario sem fauna não produz nitratos ou estarão quase a zero..

E por ultimo muita leitura meu caro.. precisas de te documentar mais e ler bastane asntes de comprar. Não te precipites como já te disseram. Lê, informa-te e documenta-te antes de agir. Tens páginas e páginas sobre a "sociabilidade" dos peixes.

Se eu fosse a ti, antes de enveredar por tipo de fauna que requer mais cuidados, optava por Platys, Guppies, espadas, Tetra etc.
São de facil tratamento e com esses aprendes o essencial para um plantado com peixes.

Um plantado com peixes é dos aquarios mais dificeis de manter. Se logo de inicio lhe metes uma especie que requer cuidados adicionais ou que te limita na acção ficas tu próprio limitado.

Acredita que te digo estas coisas para teu bem. Opta por fauna facil, aprender a biologia complicaddisma de um plantado e tenho a certeza que daqui a uns meses vais começar então a sorrir e a ver resultados e depois então a pensar noutros passos.

Agora se não queres arrancar cabelos tens que investir algumas coisa para o aquario.

Concluindo: Nada esta perdido. Como deduzo que não tens peixes, eu compraria o substrato da Tropica (não sei que quantidade te aconselhar pois não sei o setup mas em termos de relação preco qualidade é do melhor que anda aí no mercado) e  sacava tudo para fora e remontava e agua toda nova. Sem stress Smile E agora não tens necessidade de lavar co mlixivia. Passa tudo por agua apenas. Tudo. Dilui a silica em excesso. E arranque novo. Três dias depois metia platys, espadas, neon e fauna deste genero. Pela foto deduzo que o teu aqua tenha uns 80 cm de frente. No total uma duzia de peixes será bom para começar. E se amas esta arte, pode ser que daqui a uns meses vejas uns Platys bébés a curtir aí e vais ter uma alegria imensa! Ou Gupies.

Testes essenciais:

Nitratos, fosfatos PH e FE. (Não te digo para comprar o de Amonia nem o de Nitritos porque se tiveres Nitratos não tens No2 nem Amonia. Faz a relação contrária Wink

Deves tambem comprar um drop cheker para monitorizar o Exxel da Seachem. E a solução 4dkh calibrada.

Grande abraço e vamos lá com força nisso.

Psoares

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Paulo Soares

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Qua 03 Dez 2014, 10:45Responder ao tópico

Deixo á tua consideração a escolha da fauna mas tambem deixo que vás ler as necessidades daquilo que escolheres para não te desiludires novamente...
Ex: Guppies (Um macho para 3 femeas) é isto tipo de coisas que tens que procurar!
Wink

E escolher fauna que suportem mais ou menos a mesma temperartura, etc. etc.

Compatibilidade!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Restart do aquario   Responder ao tópico

Restart do aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-