Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : nuno almeida
Gostos : 13

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 17:46Responder ao tópico

Obrigado pela resposta.
Em parte foste claro, e sim nunca mergulhei, o meu conceito de mar e basicamente esplanada sb e mar em frente.
A parte dos corais sim entendo a tua afirmação.
A iluminação é muito importante, daí estarem a muito pouca profundidade
Um raciocínio que me ocorre é que as zonas de corais foram se sobretudo em zonas vulcânicas. Não estranho nos açores começarem a ser visto corais, isso aliado ao aumento da temperatura das águas e de.até na tua zona se começarem a ser.avistadas espécies de água quente(peixes) fico confuso com a resposta

joaovitoria

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 17:56Responder ao tópico

Pois eu também, falei com um mergulhador amigo á poucas horas e ele me disse quem quando quizer ele apanha rocha viva branca ? e que não esta muito funda, é só uma questão de eu ter o aquario e ele vai apanhala.
Ele me disse também que ela não vai apodereçer, e que nos aqui nos Açores basta fazer os tpa, de 15 em 15 dias?

Obrigado a todos por estarem a falar e expicar.

João

João_Vilaça

Membro
Membro

Nome Real : João Luís Vilaça
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 18:16Responder ao tópico

spotys1 escreveu:

Um raciocínio que me ocorre é que as zonas de corais foram se sobretudo em zonas vulcânicas. Não estranho nos açores começarem a ser visto corais, isso aliado ao aumento da temperatura das águas e de.até na tua zona se começarem a ser.avistadas espécies de água quente(peixes) fico confuso com a resposta

Caro spotys1, estas a levar esta conversa a patamares mais complexos, nos quais este ultimo assunto que referes, já engloba uma explicação cientifica sobre o funcionamento dos mares, a influencia do aquecimento global, entre outros inumeros factos, o que torna o seguimento desta conversa para cientistas ou um forum de ciência, como compreendes eu sou apenas um aquariofilo como tu não propriamente o jacques cousteau Cool

João_Vilaça

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 18:30Responder ao tópico

joaovitoria escreveu:
Pois eu também, falei com um mergulhador amigo á poucas horas e ele me disse quem quando quizer ele apanha rocha viva branca ? e que não esta muito funda, é só uma questão de eu ter o aquario e ele vai apanhala.
Ele me disse também que ela não vai apodereçer, e que nos aqui nos Açores basta fazer os tpa, de 15 em 15 dias?

Obrigado a todos por estarem a falar e expicar.

João

Sim João, a RV não tem que ter obrigatoriamente a cor avermelhada que conheces. Na realidade isso é uma alga chamada coralina.
A rocha não apodrece como te expliquei, quanto a TPAs eu aconselho semanais, embora possas fazer de outra forma mas para isso já engloba mum bom suporte e outro nível de conhecimento.
Como te disse e como tenho vindo a explicar, a RV que nos falas não é igual a RV do pacifico que tem uma área muito maior de colonias de bactérias.
Para perceberes a comparação, se tiveres um vidro com 1 metro, alojam-se bactérias num metro, mas se tiveres uma superfície rugosa com um metro também, vai alojar-te mais, porque um vidro é plano e uma superfície rugosa tem altos e baixos, e nesses altos e baixos também tem bactérias o que perfaz com que se esticasses esta última, terias bem mais do que 2 metros entendes?
É essa a questão aqui, se podes meter RV dos Açores no aquário? Sim poder podes, mas vais perder litragem bruta em demasia, ou seja para teres uma filtragem biologica eficaz com RV que não seja do pacifico, se calhar em proporção terás que meter 5 vezes mais do que se fosse RV do pacifico entendes?
Ter um aquário de 100 litros com 50 quilos de rochas faz sentido?
Entendes companheiro? A ideia é teres rocha de qualidade e poupares espaço para teres o maior número de litros possivel.

ismenio

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 18:44Responder ao tópico

Aqui sai um coral a 1257 metros de profundidade, escuridão total, agua fria por volta dos 4 graus

Ja coloco mais uns corais lindos de morrer que não necessitam de luz.

ismenio

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 18:53Responder ao tópico

Mais um video com corais do sol

Retirado de : http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a3/Paragorgia_arborea.jpg/220px-Paragorgia_arborea.jpg

João_Vilaça

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 18:57Responder ao tópico

Caro Isménio viva,

Eu conheço esse coral, é um Paragorgia certo?

Pois esse corais efectivamente vivem na total escuridão, limita-se a alimentarem-se em águas rafeiras de oxigenio e de luz.
Mas não estamos a falar do tipo de corais aqui debatidos, a interligação seria a mesma se estivessemos a falar de camarões de reef e se falasse de camarões brancos e cegos que vivem nas profundezas do oceano.
Esse coral nao chega a atingir metros?

João_Vilaça

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:02Responder ao tópico

ismenio escreveu:
Mais um video com corais do sol

Retirado de : http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a3/Paragorgia_arborea.jpg/220px-Paragorgia_arborea.jpg

Que lindos, esses já não conhecia.

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:08Responder ao tópico

João apenas estou a tentar aprender e dar seguimento ao debate
Zona de corais :
Zona pouco profunda
Rocha predominante é vulcânica
Pouca agitação
Água quente

Prontos até aqui acho que percebi
Esquecendo os Açores, e tirando a erosão da rocha mesmo debaixo de água, ainda não percebi totalmente o porquê de não se poder usar a rv da nossa costa.
A única coisa que me ocorre é mesmo o tipo de.rocha que temos na nossa costa, mas essa eu não sei qual é.

ismenio

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:15Responder ao tópico

Imagina um queijo suiço, espera, eu ajudo...

Imagina agora um queijo de bola.....

Se forem os dois do mesmo tamanho qual deles pesa mais ?

E qual deles terá mais superfície em contacto com a agua ?

Qual deles é o mais poroso ?

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:19Responder ao tópico

Boas ismenio, pois assim com essa comparação,
Mas será assim a rocha tão determinante???
Bons olhos te vejam amigo

ismenio

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:25Responder ao tópico

Se não usares uma sump com bioballs ou cerâmicas então a filtragem fica a cargo da rocha, logo quanto menos porosa pior é, o pessoal compra rocha das ilhas figi não é só por ser bonita acredita.
Já viste o meu nano, se não tive-se a rocha já tinha tudo morrido a anos.

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:29Responder ao tópico

Não estou a discordar e eu próprio só tenho a wave e o escumador e não morreu nada, mas fiquei curioso só isso.
Alguém me consegue dizer qual é o tipo de rocha predominante no nosso mar??

João_Vilaça

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:31Responder ao tópico

ismenio escreveu:
Se não usares uma sump com bioballs ou cerâmicas então a filtragem fica a cargo da rocha, logo quanto menos porosa pior é, o pessoal compra rocha das ilhas figi não é só por ser bonita acredita.
Já viste o meu nano, se não tive-se a rocha já tinha tudo morrido a anos.

Ora aqui está, a RV é o coração do aquário, por isso é que ninguém usa rocha que não seja do pacifico e quem usa, cedo ou tarde acaba por entender que é melhor deixar de a usar.

João_Vilaça

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:33Responder ao tópico

spotys1 escreveu:
Não estou a discordar e eu próprio só tenho a wave e o escumador e não morreu nada, mas fiquei curioso só isso.

?
Como só tens wave e Escumador? Vi lá uns 5 quilos de RV de reef, pelas fotos que tens no fórum.

ismenio

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:34Responder ao tópico

Penso que seja basalto e granito. Não sou geólogo.

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:44Responder ao tópico

João_Vilaça escreveu:
spotys1 escreveu:

?
Como só tens wave e Escumador? Vi lá uns 5 quilos de RV de reef, pelas fotos que tens no fórum.

Sim isso e 4.5 kg de rv mas não tenho nenhum filtro

João_Vilaça

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 19:46Responder ao tópico

Nem precisas.
Tens boa RV, fazes bons TPAs, nem de escumador precisarias se não tivesses aquele coral.

ismenio

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 21:37Responder ao tópico

spotys1 escreveu:
João_Vilaça escreveu:
spotys1 escreveu:

?

Sim isso e 4.5 kg de rv mas não tenho nenhum filtro

E eu tenho filtro ? Já te disse muitas vezes que não se usa normalmente filtros externos em salgada a não ser para colocar resinas ca ou biopellets ou tralha do genero, nunca com o intuito de ser a colonia de baterias do ciclo.

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 21:57Responder ao tópico

Sim ismenio, segui o teu concelho e não posso apontar nada, tudo sobre rodas
Ajudas te muito neste meio e.só te posso agradecer por toda a paciência que tiveste comigo, mesmo depois de todas as asneiras que fiz nunca viras te a cara e sempre tiveste lá
Obrigado amigo

João Carecho

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Carecho
Gostos : 14

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 22:36Responder ao tópico

Em que ponto estás da montagem, Nuno?

-- Assinatura --
Sempre às ordens,
João Carecho

Aquatic Productions

Moderador EspecíficoPeixeFauna do Sub-Fórum Ciclídeos

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Sab 27 Set 2014, 22:53Responder ao tópico

Manda mais fotos, é ***.

Marfas

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Dom 28 Set 2014, 23:26Responder ao tópico

João, boa sorte para o teu projeto...
até um dia amigo...

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Dom 28 Set 2014, 23:36Responder ao tópico

Marfas escreveu:
até um dia amigo...

Mad Mad Mad Mad Não te despeças sff, estás a pensar com a cabeça quente. pale

Marfas

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Dom 28 Set 2014, 23:42Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Marfas escreveu:
até um dia amigo...

Mad Mad Mad Mad Não te despeças sff, estás a pensar com a cabeça quente. pale
claramente que não...estou muito lucido do que estou a fazer...
só para teres uma noção...coloquei o post para a administração e voltaram a bloquear que nem te consigo responder...
dessa forma só faz falta quem que está...e assim sendo pelos vistos não faço falta...
termina um ciclo...serei feliz com toda a certeza em outra casa...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada   Responder ao tópico

Vou fazer o meu 1 Aquario de agua salgada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Salgada :: Iniciação à Água Salgada :: Aquários de Recife-