Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Guppy Grávida ?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Kubinhos2013

Membro
Membro

Nome Real : João
Gostos : 4

MensagemAssunto: Guppy Grávida ?!   Qui 11 Set 2014, 20:20Responder ao tópico

Olá,
Eu preciso de ajuda numa coisa. Eu acabei de ter o meu 1º aquário de água temperada dia 12 de Setembro, e eu estou com dificuldades. Como disse, sou novo no mundo dos aquários e eu comprei 2 fêmeas e 2 machos de Guppy junto com uma carrada de outros peixes. Morreram 2 guppys, uma fêmea e um macho graças a um Colisa :/
Mas parece que a fêmea que sobreviveu ficou grávida... E eu ñ sei o ke fazer ! Eu ercebo muito de peixes, mas n consigo calcular quando é que os alevinos vão nascer.... Por isso preciso de ajuda e tenho uma data de perguntas que eu gostava de fazer por isso aí vai :

1º- Preciso de saber quando vão nascer os alevinos (Vou meter imagem em pouco tempo);

2º- Quanto tempo precisam de estar na Maternidade ?;

3º- Preciso de tirar logo a mãe depois de nascerem ( pk ouvi falar que pode ter actos de canibalismo) ?

Obg pela atenção Very Happy

Última edição por Kubinhos2013 em Sex 12 Set 2014, 19:10, editado 1 vez(es)

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Qui 11 Set 2014, 21:50Responder ao tópico

Boa noite e bem vindo

Quando puderes passa pela área de apresentação e efectua a tua para te conhecermos melhor e de acordo com o habitual no fórum.

Quanto ao teu problema. Primeiro fala-nos do teu aquário, descreve-o por favor. Tamanho, peixinhos e plantas. Se pudesses colocar foto melhor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

João_Vilaça

Membro
Membro

Nome Real : João Luís Vilaça
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 15:14Responder ao tópico

Kubinhos2013 escreveu:
Olá,
Eu preciso de ajuda numa coisa. Eu acabei de ter o meu 1º aquário de água temperada dia 12 de Setembro, e eu estou com dificuldades. Como disse, sou novo no mundo dos aquários e eu comprei 2 fêmeas e 2 machos de Guppy junto com uma carrada de outros peixes. Morreram 2 guppys, uma fêmea e um macho graças a um Colisa :/
Mas parece que a fêmea que sobreviveu ficou grávida... E eu ñ sei o ke fazer ! Eu ercebo muito de peixes, mas n consigo calcular quando é que os alevinos vão nascer.... Por isso preciso de ajuda e tenho uma data de perguntas que eu gostava de fazer por isso aí vai :

1º- Preciso de saber quando vão nascer os alevinos (Vou meter imagem em pouco tempo);

2º- Quanto tempo precisam de estar na Maternidade ?;

3º- Preciso de tirar logo a mãe depois de nascerem ( pk ouvi falar que pode ter actos de canibalismo) ?

Obg pela atenção Very Happy

Olá,

A ver se te dou uma ajuda.
Antes de mais penso que te deves acalmar e tentar o mais correctamente possível descrever a situação. Lembra te que deste lado, só se consegue visualizar ou imaginar, o que tu nos passas. Quanto melhor a descrição melhor te podem ajudar.
Falas de dois problemas distintos:

1 - Morte de vivos
2 - Guppie fêmea prenha sem que tu saibas o que fazer.

Sinceramente acho que o teu principal problema passa mais por incompatibilidade de especies do que outra coisa.
Sobre a morte dos animais, sem que se perceba qual os parametros da tua água, que TPAs fazes, qual o nível de ciclagem/estabilidade das tuas águas, efectivamente não creio que alguém te possa ajudar.
Sobre a guppie é diferente.

Primeiramente devo te dizer que ter viviparos (guppies) com Anabatideos (colisas) só serve para que estes últimos se alimentem dos alevins dos primeiros.
Ou tens uma coisa, ou tens outra, porque com colisas os guppies tem aprior um contraceptivo quase natural que evita filhos pós nascença Very Happy
Teres comprado dois guppies machos e duas fêmeas, foi outra má opção e lamentável é, teres adquirido isso provavelmente numa loja e quem te vendeu ter permitido isso.
Os viviparos vivem nos nossos aquários em proporções de 3 fêmeas para cada macho.
Quando às tuas dúvidas, os alevins não são bébés, não são vivos indefesos como as crianças humanas, são animais que nascem preparados para se defenderem e para sobreviverem.
Na natureza nao existem maternidades e acredita que os progenitores também os comem.
Um aquário de viviparos deve ter apenas viviparos e muita vegetação, isso permite a sobrevivencia das proles numa taxa superior a 50% de sucesso.
De qualquer forma, conforme te foi dito, descreveres o teu aquário pode efectivamente ajudar.
De resto respira fundo que este hobbie é para relaxar Cool

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 18:24Responder ao tópico

Olá,
Obg pelos conselhos que me deram, ajudaram muito.
Eu vou direito às coisas que perguntaram :
1 Aqua de 45 Lit, 27 peixes ( maior parte só tenho pk foram oferecidos :/ ), N sei a litragem mas posso dizer qual é o filtro - Mini KW200 - A população é : 2 guppys , 3 platys, 8 neons, 6 barbos, 1 molly, 2 corys, 2 arlequins, 2 bótias, 1 escalar e 1 cauda de espada.
De decoração tenho alguns sitios pra se esconderem (como podem ver nas imagens), plantas de plástico, esfinge, totens ...
Esqueci-me de dizer no primeiro post que depois de ele matar os guppys ( Colisa ) devolvi-o à loja de onde veio.
Aqui vão as imagens Razz ( só vou meter imagens do aqua, pk é um pouco dificil tirar fotos a um peixe que está sempre a mexer-se Razz, mas meti um video dela )

" />

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 19:24Responder ao tópico

Essa fêmea parece-me que ainda vai demorar a ter alevins, não está prestes a tê-los. Não caias no erro de a por em maternidade, pode stressar e morrer.

Quanto ao aqua acho que devias ter apostado em plantas naturais em vez de gastares uma pipa de massa em decorações artificiais...dão um aspecto muito artificial ao aqua. É apenas a minha opinião, não te sintas mal, se tu gostas é o que interessa, tu é que olhas para ele todos os dias.

Porque não apostas em plantas mas naturais?

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 20:03Responder ao tópico

Eu n comprei plantas verdadeiras pk a Srª da loja onde comprei o aqua disse que era muito dificil tratar de plantas verdadeiras pra 1º aqua por isso ...
Se me poderem ajudar com isso, tipo o que se precisa para ter plantas ( terra, gravilha pra aqua , ... ) e que tipo de plantas são mais faceis de cuidar, isso ajudaria imenso Very Happy

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 20:38Responder ao tópico

Kubinhos2013 escreveu:
Eu n comprei plantas verdadeiras pk a Srª da loja onde comprei o aqua disse que era muito dificil tratar de plantas verdadeiras pra 1º aqua por isso ...
Se me poderem ajudar com isso, tipo o que se precisa para ter plantas ( terra, gravilha pra aqua , ... ) e que tipo de plantas são mais faceis de cuidar, isso ajudaria imenso Very Happy

Pois é típico da ignorância de certas pessoas que estão ao balcão de lojas de aquariofilia! Infelizmente.

Precisarás de substrato fértil e inerte, ou não, depende.

Se quiseres plantas que dêem menos trabalho tens as de fácil manutenção, muitas nem sequer precisam de substrato fértil. Se quizeres mais exigentes tens de colocar fértil e ter uma boa iluminação.

Tens de pesquisar e ver o que pretendes.

Ps.; http://www.peixefauna.com/t6960-lista-de-plantas-para-aquarios-low-tech

Última edição por Vera Santos em Sex 12 Set 2014, 20:40, editado 1 vez(es) (Razão : lista plantas para aquarios low-tech)

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 20:44Responder ao tópico

Obg,
Mas podias ser um pouco mais específica ?
Eu gostava de ter plantas que n necessitam de substrato fértil e que fossem adequadas para Guppys, Platys, etc ...

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 20:47Responder ao tópico

Está lá o link da lista de plantas. Vai lá ver.

Anubias, cabombas, cryptocorynes, flutuantes e musgos.

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 20:48Responder ao tópico

Ok,
Muito obrigado Very Happy
Ajudaste-me imenso Razz
Entretanto vou tratar de plantar no aqua 3 dessas plantas e depois começo a pensar no caso da gravidez da guppy

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 20:53Responder ao tópico

Pois mas para gastares € em plantas é bom que depois retires as de plástico, inclusivamente os peixes podem acabar arranhados por elas.

Enfim tornares o aqua mais natural é que era.

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 22:19Responder ao tópico

Olá de novo,
Pois é estive a ver na net e vi uma data de neons todos esfarrapados pk no aqua estavam plantas de plástico :S
Isso convenceu-me ainda mais a comprar plantas naturais

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 12 Set 2014, 23:42Responder ao tópico

Força nisso! Vamos evoluir esse aqua, vais gostar ainda mais dele. Wink

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sab 13 Set 2014, 00:08Responder ao tópico

Já hoje lá para as 9-10 da manhã devo ir comprar Razz
Depois mando imagens de como ficou ;P
Até depois

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sab 13 Set 2014, 00:46Responder ao tópico

Cuidado ao plantares, evita remexeres muito o areao e depois de plantares é melhor fazeres uma pequena tpa

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sab 13 Set 2014, 15:25Responder ao tópico

Olá,
Obg pelas dicas Mara, já tratei de tudo Razz , mas a água continua suja, deixo esse trabalho para o filtro.
Tb já tenho as fotos de como ficou :

Última edição por Kubinhos2013 em Sab 13 Set 2014, 15:35, editado 1 vez(es)

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sab 13 Set 2014, 15:32Responder ao tópico

[img][/img]

[img][/img]

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sab 13 Set 2014, 23:36Responder ao tópico

A tpa que sugeri que fizesses não tem propriamente ligação com o facto da água ficar turva.
Cada vez que remexes o areão libertas substâncias para a coluna de água, nomeadamente amónia, que como deves saber é tóxica para os peixes. Daí uma tpa, para remover alguma dessa amónia caso ela seja liberta.

Quanto ao aquário em si, a adição de plantas naturais é uma mais valia. No entanto o ideal é ter um aspecto natural dentro do aquário, por isso sugiro-te que logo que possas substituas essas decorações por algo natural como troncos e rochas. Vais ver que de imediato terás um aquário bem mais agradável.

Outra sugestão: Uma vez que o aquário está montado, sugiro-te que abras um tópico no fórum as nossas montagens. Fica no local adequado pois não faz sentido estar neste fórum e assim podemos encerrar o assunto descrito no título do tópico,

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Dom 14 Set 2014, 12:57Responder ao tópico

Olá,
Ok vou ter isso em conta Razz

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Ter 23 Set 2014, 18:08Responder ao tópico

Olá de novo,
Já se passou mais de uma semana, e eu acho que a barriga dela cresceu.
Será que vai ter filhos neste fim de semana ?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Ter 23 Set 2014, 20:04Responder ao tópico

Como é que ela anda, notas-la igualmente agitada ou mais sossegada?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 26 Set 2014, 19:16Responder ao tópico

Olá,
Por acaso hoje tem andado de barriga no substrato e pouco tem vindo acima
E eu decidi metê-la na maternidade, mas ela não para quieta. Parece que quer saltar para fora.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sex 26 Set 2014, 20:19Responder ao tópico

Eu acho que seria melhor tirá-la da maternidade, vais stressá-la. Se ela está a reagir mal isso pode dar para o torto

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Sab 27 Set 2014, 11:34Responder ao tópico

Olá,
Pois eu acho que deu. A barriga dela parece mais pequena e o ponto parece menos preto.Eu tinha medo de que os outros peixes começem os alevinos por isso meti-a na maternidade.

Kubinhos2013

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Dom 12 Out 2014, 17:45Responder ao tópico

Olá,
Afinal ela estava grávida e acabou por ter 20-25 filhotes Razz

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Guppy Grávida ?!   Responder ao tópico

Guppy Grávida ?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos-