Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Calha de leds em aquario em Kit

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

baruke

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Miguel Oliveira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 10 Set 2014, 00:38Responder ao tópico

Boas,

Sei que a minha duvida dificilmente terá uma resposta clara e directa, mas gostava de saber a vossa opiniao sobre a iluminacao do meu aquario.
É da marca Aquatlantis, modelo Start 55 (55×30×35), e vem equipado com uma calha de leds do modelo Safe Lighting LED 10W, que segundo o fabricante tem aproximadamente 900lm (não confirmados).

Para já, como a minha flora não é muito exigente, penso que deverá ser suficiente, mas se quiser ir aumentando o numero de plantas, mesmo que mantenha as mesmas especies, terei que fazer um upgrade?
Para ja tenho vallisnerias, musgo de java e uma anubia, mas estou a pensar adicionar fetos de java e mais anubias.
Não tenho substrato fertil, nem pretendo utilizar adição de co2, mas por exemplo, as vaslinerias estão a proliferar na areia facilmente.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 10 Set 2014, 10:02Responder ao tópico

Boas,

Para as plantas que manténs e que pretendes manter, acho que essa iluminação é suficiente.
Quer as anúbias quer os fetos adaptam-se bem com poucas quantidades de luz. É uma questão de ires adicionando as plantas aos poucos e verificares o seu comportamento/crescimento.

No entanto, se quiseres arriscar umas plantas mais exigentes, aí sim, terás de fazer um upgrade.

Abraço

Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Paulo Dionísio
Gostos : 22

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 10 Set 2014, 17:00Responder ao tópico

quanto a iluminação o Hugo disse tudo quanto as plantas quanto mais exigentes forem as plantas mais upgrade tens de fazer no substrato como no co2 boa sorte com o projecto

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 10 Set 2014, 18:44Responder ao tópico

Obrigado Hugo e Paulo.

Tenho vindo a manter uma progressão relativamente lenta (a meu ver) no que toca a inserir espécies no aquário, quer sejam animais quer sejam plantas, por isso vou fazer isso:
Inserir novas plantas espaçadamente de forma a verificar a sua evolução.

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 10 Set 2014, 21:19Responder ao tópico

Se essa calha tiver os 900 lm que dizes consegues manter na boa as espécies que tens neste momento e algumas um bocado mais exigentes, eu antigamente tinha lampadas xpto para plantas, comecei a passar para camarões e desde que tenho leds, luz branca, nunca tive tão bons resultados, tenho um medidor de intensidade luminosa e no fundo do aquário ronda os 200lm a 300lm, aquários de 25 a 35cm de altura, até blixas que nunca consegui manter, neste momento estão lindas e sem algas. Para profundiades na ordem dos 50cm já não aconselho pois a luz tem alguma dificuldade em penetras a coluna de água, temos de ter intensidades luminosas superiores.

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 10 Set 2014, 22:53Responder ao tópico

Tambem duvido dos lumens referidos, mas na minha ignorancia sobre este assunto, até me parece relativamente forte.
E como não tenho substrato fertil, dificilmente irei inserir especies muito exigentes. Será sempre na base das vallisnerias, anubias, musgo e fetos de java.
Ainda não aprofundei muito a busca de plantas, mas não me parece que tenha muito mais hipoteses de escolha alem destas que referi.

obrigado

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 12 Set 2014, 15:38Responder ao tópico

Boas,

Francisco, um luxímetro subaquático é muito à frente, eheh. Mas só assim conseguimos ter uma noção da real quantidade de luz que chega às plantas. Certo que a altura da coluna de água é um factor muito importante a ter em consideração.

Miguel, nestas primeiras montagens convém aprender ao máximo. Depois, à medida que te sintas confortável, avanças para algo mais exigente. Experimentas esta e aquela plantas, vês até onde podes ir com o aquário que tens e do que precisarás no futuro.
É assim a evolução no mundo dos plantados. E resumindo: é um vício.

Abraço

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 12 Set 2014, 15:52Responder ao tópico

Podes crer, é viciante.

Já percebi que avancei da forma natural, ou seja com muitos erros e trocar a ordem das coisas (ex: ciclar o aquário e só depois pensar que seria melhor ter colocado um substrato fértil). Mas acho que a maioria fez o mesmo no seu primeiro aquário.

Relativamente às plantas, estou a pensar ir avançando devagar como dizes, mantendo a iluminação que vem de origem, e mesmo que não fique com um plantado todo "xpto", pelo menos irá ficar mais composto e ao mesmo tempo vou melhorando a minha experiência.

Obrigado

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 19 Set 2014, 00:29Responder ao tópico

Boas,

Hoje adquiri um feto de java variante "wide" (Microsorum pteropus Narrow), que depois de separar o algodão das raízes atei-o a uma rocha de pequena dimensão.

Para já decidi coloca-lo na zona central e no fundo do aquário pois estava um pouco vazia.

A minha dúvida agora é se deverei manter as 6 horas de iluminação artificial ou posso aumentar para 8 horas?

O aquário começa a ter alguma luz fraca natural por volta das 8h, e as luzes artificiais estão programadas das 16h até às 22h, pois pretendo que dê um pouco de "brilho" na sala até mais tarde. Talvez esteja a abusar no período do dia, deixando apenas 10h de plena escuridão.

Não tenho tido problema com as algas, pois os meus 4 Otos são acérrimos trabalhadores (mais uma Neritina Zebra).

E agora as tão esperadas fotos:
Agradeço comentários. Wink

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 19 Set 2014, 02:25Responder ao tópico

Eu gosto e quando as de tras crescerem vai ficar muito bonito Wink

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 19 Set 2014, 14:14Responder ao tópico

Está bem engraçado, esses fetos ficaram aí bem! A acompanhar.

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 19 Set 2014, 14:23Responder ao tópico

Obrigado.

Para aproveitar o tópico, reforço a minha dúvida:

Deverei manter a iluminação como tenho actualmente:

- Luz natural indirecta fraca - das 8h00 às 16h00 (8 horas)
- Luz do aquário (LED 10w) - das 16h00 às 22h00 (6 horas)
- Período nocturno - das 22h00 às 8h00 (10 horas)

Ou poderei iniciar o periodo de iluminação artificial uma ou duas horas antes e ficar assim:

- Luz natural indirecta fraca - das 8h00 às 14h00 (6 horas)
- Luz do aquário (LED 10w) - das 14h00 às 22h00 (8 horas)

A ideia seria incentivar um pouco o crescimento das plantas que tenho actualmente.
O que acham?

João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 94

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 19 Set 2014, 14:56Responder ao tópico

boas
como controlas a luz natural?
podes aumentar a luz dos leds para mais horas até um máximo de 8 mas faz isso gradualmente para nao te aparecerem algas, mas eu nao mexia, equipa vencedora nao se mexe.
podes é alterar o horario que te der mais jeito para que quando chegas a casa tenha acendido a pouco tempo e depois usufruas do aquario até ires dormir.

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 19 Set 2014, 18:47Responder ao tópico

Obrigado.
A luz natural "controlo" com o estore da sala. Antes de sair de casa deixo ligeiramente aberto, e de noite fecho completamente. É claro que há diferenças se o dia estiver nublado ou não, mas nunca chega a bater luz directa perto do aquário.

Pois, se calhar vou deixar assim no que toca à duração do período de luz artificial.
Estou a preparar uma cultura portátil de algas, mas está muuuito lenta Smile. Mas de qualquer maneira, os Otos não são esquisitos a comer e normalmente fazem companhia às Corydoras quando alimento com pastilhas de fundo.
Mas continuo a dar courgette dia sim dia não, mais ao menos.

Pedro Vicente

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sab 20 Set 2014, 05:13Responder ao tópico

Essa cultura de algas e interessante tens que mostrar isso Wink

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sab 20 Set 2014, 08:45Responder ao tópico

Basicamente coloquei agua num recipiente de vidro e adicionei alguma agua velha de TPA, e deixei no parapeito da janela de forma a apanhar sol directo. Lá dentro tenho uma concha e um copo de shots . A ideia é que essas duas peças ganhem algas e quando estiverem bem forradas coloco dentro do aquario para alimentar os otos.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 24 Set 2014, 17:11Responder ao tópico

baruke escreveu:
Obrigado.

Para aproveitar o tópico, reforço a minha dúvida:

Deverei manter a iluminação como tenho actualmente:

- Luz natural indirecta fraca - das 8h00 às 16h00 (8 horas)
- Luz do aquário (LED 10w) - das 16h00 às 22h00 (6 horas)

Boas,

As fotos ficaram muito fixes e as novas adições vão dar um efeito muito bom, deixa-as crescer Wink

Quanto à tua questão, eu optava pela opção 1. Assim o fotoperíodo “intenso” é feito durante menos tempo.

Abraço

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 24 Set 2014, 22:32Responder ao tópico

Obrigado.

Relativamente à iluminação vou deixar como está actualmente (primeira opção).

A anubia comecou a ganhar algumas pontas ligeiramente castanhas... a unica coisa que alterei desde que a tenho foi a introducao do carvão na ultima TPA, à 8 dias, pois ficou muito lixo na agua.
Hoje, fiz uma TPA e retirei o carvão. Vamos ver.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Ter 07 Out 2014, 22:59Responder ao tópico

Boas,

Fizeste bem em retirar o carvão. Ele não limpa o lixo que fixa na água (para isso utiliza lã filtrante).
O carvão activado serve essencialmente para absorver os restos dos quimicos que usamos quando fazemos um tratamento.

Num plantado, a utilização de carvão é prejudicial pois este também absorve os nutriente essenciais para as plantas.

Abraço

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Ter 07 Out 2014, 23:04Responder ao tópico

Já li, não tenho provas disso, mas algumas substancias benéficas para alguns ciclideos americanos são retiradas pelo carvão também.

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Qua 08 Out 2014, 00:07Responder ao tópico

E o purigen, da seachem, tambem prejudica as plantas?

já agora, as folhas da anubia parecem me melhores.
E as vaslinerias nascem por todo o lado novos rebentos.

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 10 Out 2014, 01:12Responder ao tópico

Já usei uma vez e tenho um colega que usa de vez em quando, não prejudica tanto como o carvão, mas não é algo que se deva ter permanentemente no filtro, serve para clarear a água, em casos em que fica muito castanha, tipo chá por exemplo.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 10 Out 2014, 09:19Responder ao tópico

Boas,

Nunca utilizei o purigen, por isso não te consigo ajudar em relação a essa dúvida.

Abraço

baruke

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 10 Out 2014, 09:21Responder ao tópico

Obrigado na mesma Wink

Nuno Jesus

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Sex 10 Out 2014, 10:58Responder ao tópico

baruke escreveu:
E o purigen, da seachem, tambem prejudica as plantas?

já agora, as folhas da anubia parecem me melhores.
E as vaslinerias nascem por todo o lado novos rebentos.

Não prejudica em nada as plantas o purigen, existe alguns rumores que deve-se aumentar a fertilização de macros porque o purigen pode absorver alguns nutrientes, mas para mim não passa disso mesmo um rumor, pois nunca tive essa necessidade de aumentar dosagens nem vi carências que pudesse ser associada ao seu uso.

abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calha de leds em aquario em Kit   Responder ao tópico

Calha de leds em aquario em Kit

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-