Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

"Meu querido aquario"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Jear de A. Ramalho
Gostos : 1

MensagemAssunto: "Meu querido aquario"   Sab 30 Ago 2014, 20:54Responder ao tópico

Olá a todos!

Meio envergonhado venho mostrar meu aquario, que montei com muito sacrificio, sem muito conhecimento nem condicoes financeiras. Sem dispor de loja especializada na regiao, tive que contar com o que a natureza me oferecia no sentido de substrato e fauna. Flora aquatica tambem nao temos por aqui, entao pra o aquario nao ficar muito sem graça optei por replicas de plastico  Sad .

Hoje, depois de dez meses apos a primeira montagem, acredito que o aquario esteja estabilizado, pois meus peixinhos nao apresentam sinais de stress ou outro negativo. Sao mansinhos, ate comem racao na minha mao, principalmente as bettas e o tricogaster. E mais, ja tive desova e cria de Caras, paulistinhas/zebrinhas, guppys e ate camaroes fantasma.

Fiquem a vontade para criticar e dar-me conselhos, pois como ja disse, levei o sonho de criança de cuidar de um aquario a frente, sem nenhum suporte, e os erros sao inumeros. Com relacao ao layout, gostari muito de ter um um dia, em que houvessem plantas naturais. Por enquanto fico aguardando...

Abaixo, as tres etapas pelas quais passaram meu aquinha.

PRIMEIRA MONTAGEM. SEM CICLO DE AZOTO NEM NADA. Tinha 4 especie de peixes carnivoros e extremente territorialistas. O aquario virou uma rinha de briga de cães. OPS  :lol:

Um mes depois fui devolvendo os outros rapazes ao acude e fiquei com o casal de Dimerus, que depois da reformulacao do aquario desovaram e nasceram uns 200 dimerinhos. Quando cresceram foram pra o acude tambem.

Aqui, como ele esta atualmente:
Fauna: 3 bettas femeas, 5 guppys (lebistes), 2 paulistinhas/zebrinhas, 1 tricogaster, 1 piaba, 1 espadinha, 2 molinesias e 4 cascudos pequenos.

Tanque: 60 x 30 x 30cm | 8 mm
Filtro: hang-on Atman HF 0300
Substrato:  inerte (brita)
Outros elementos: rochas e plantas de plastico.
Iluminaçao: luminaria de escrivaninha  Embarassed

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Sab 30 Ago 2014, 22:03Responder ao tópico

Ora viva

Tens aí uns meninos engraçados e umas fêmeas prestes a rebentar.
O inconveniente é que nos peixes de cardume, tens poucos, pelo menos 5 seria o minimo. Nas molinesias pode ser que tenhas um casal e problema resolvido, se forem casal não tarda nada tens aí uma ninhada. O espada solitário é que é mais chato, precisa de companhia. Desde que tenhas casais terás aumento de peixes, mas também não convém muito aumento porque o aqua não é muito grande.

Comentários/sugestões:
Cuidado que esse tipo de areão acumula muita sujidade, sifonagem regular.
Filtragem: Acho que tens uma filtragem fraca, falta-te aí circulação. Ainda tens aquele filtro interno que aparecia no vídeo dos dimerus?

Quanto ao restante. Já é de louvar o esforço que fizeste para teres um aquário quando tudo te está tão limitado.
Eu tenho um modo de pensar estranho. Antes de um belo lay-out está a beleza dos habitantes afinal eles são as estrelas.
Mas é pena que tudo te seja tão negado, pareces ter uma grande dedicação e acima de tudo carinho pelos teus meninos. Isso é um dos bons princípios para se ser um grande aquariofilista.

Um dia mais tarde vais ver que chegas ao teu objectivo e fazes um plantado. Até porque fazem falta aí mais umas plantitas para abrigo desses pequenotes que nascerão.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Sab 30 Ago 2014, 22:39Responder ao tópico

Concordo com tudo que dissestes Mara. E mais... isso é o que espero do forum: trocar experiencias para poder corrigir alguns erros.
Queria apenas alguns exclarecimentos seus...rssss
1 - quais meninos voce chama de engraçados?
2 - as femeas de zebrinha ja terao a segunda ninhada. Eu a separo junto com o macho numa tijela com 10cm de agua do aquario, e em algumas horas ela desova, o macho fertiliza e depois eu os ponho no aquario. Tres dias apos nascem os filhotes. Com um mes ponho eles no açude pois sao cerca de mais de cem.
Ja as bettas essas nunca diminuiram essa barriga. Eu li que precisa do macho pra fazer o ninho e elas desovarem. Mas nao tenho onde criar um betta macho.
3 - as molinesias sao femeas. O espada é macho. E ele fica o tempo todo cortejando a molinesia de cor laranja. Importante isso que voce falou sobre o espadinha esta solitario. O problema é que só teve esse na unica loja que vende aqui na minha cidade.
4 - Nao tenho areiao nao aquario. Isso que tu veres é pedra mesmo. Pedra triturada pra fazer concreto. Aqui chamamos de "brita". Tem entre 2 a 3 cm cada pedrinha. Detalhe: eu nunca sinfonei ou lavei este aquario Smile
Embaixo, tenho dezenas de caramujos trombetas (melanoides tuberculata). Eles reviram todo fundo igual minhocas de jardim. Imagino que com isso os dejetos nao acumulem, penso! A agua demora muito a ficar suja. Faco TPA de 40% a cada 45 a 60 dias. As vezes so preciso fazer por causa das abobrinhas que ponho para os cascudos de alimento suplementar.
5 - O filtro regulo em 30% ca capacidade porque observo os peixes agitados quando esta em 100%. A agua do aquario circula muito rapido. Mas isso faço com total insegurança. Tudo a base de testes e mais testes e observaçao do comportamento dos peixinhos. Quando ao filtro interno tenho outro ate maior que aquele. Achas que preciso utilizar mais um filtro??
6 - Pretendo sim, mudar muita coisa no aquario. E preciso da ajuda de voces pra poder acertar mais que errar desta vez.
Ja tentei por duas vezes comprar musgo de java pela internet, mas sempre chega morto. Sao 14 a 20 dias de viagem dentro de um saquinho umido, nao resistem. Tentei semana passada mais uma vez pelo servico de entrega express. Vamos ver se chega mais rapido, e vivo desta vez.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Sab 30 Ago 2014, 23:06Responder ao tópico

jearweb escreveu:
Concordo com tudo que dissestes Mara. E mais... isso é o que espero do forum: trocar experiencias para poder corrigir alguns erros.
Queria apenas alguns exclarecimentos seus...rssss
1 - quais meninos voce chama de engraçados?
Todos eles. Vivíparos são espécies que gosto muito
Ja as bettas essas nunca diminuiram essa barriga. Eu li que precisa do macho pra fazer o ninho e elas desovarem. Mas nao tenho onde criar um betta macho.
Sem macho não há nada para ninguém
3 - as molinesias sao femeas. O espada é macho. E ele fica o tempo todo cortejando a molinesia de cor laranja. Importante isso que voce falou sobre o espadinha esta solitario. O problema é que só teve esse na unica loja que vende aqui na minha cidade.
As molinésias deverias ter cinco, espadas também. O espada corteja a molinésia porque são espécies que se podem cruzar entre si quando não existem mais da mesma espécie para acasalarem. Mas o ideal é que isso não aconteça.
4 - Nao tenho areiao nao aquario. Isso que tu veres é pedra mesmo. Pedra triturada pra fazer concreto. Aqui chamamos de "brita". Tem entre 2 a 3 cm cada pedrinha. Detalhe: eu nunca sinfonei ou lavei este aquario Smile
Eu sei, li que era brita. Eu chamo areão a todos, sejam pequenos ou grandes
Embaixo, tenho dezenas de caramujos trombetas (melanoides tuberculata). Eles reviram todo fundo igual minhocas de jardim. Imagino que com isso os dejetos nao acumulem, penso!
Sim eles dão uma ajuda
A agua demora muito a ficar suja. Faco TPA de 40% a cada 45 a 60 dias. As vezes so preciso fazer por causa das abobrinhas que ponho para os cascudos de alimento suplementar.
Na minha modesta opinião falhas nesse aspecto. Tpas muito espaçadas. Deveriam ser mais próximas.
5 - O filtro regulo em 30% ca capacidade porque observo os peixes agitados quando esta em 100%. A agua do aquario circula muito rapido. Mas isso faço com total insegurança. Tudo a base de testes e mais testes e observaçao do comportamento dos peixinhos. Quando ao filtro interno tenho outro ate maior que aquele. Achas que preciso utilizar mais um filtro??
Eu perguntei pelo filtro interno porque achei que tinhas pouca circulação. Um filtro de 300 l/h parece-me insuficiente. Não precisas do interno se em vez de 30% aumentares o caudal do cascata. Eu tive um cascata de 500 l/h num aqua parecido com o teu e os peixes não se queixavam.
6 - Pretendo sim, mudar muita coisa no aquario. E preciso da ajuda de voces pra poder acertar mais que errar desta vez.
Ja tentei por duas vezes comprar musgo de java pela internet, mas sempre chega morto. Sao 14 a 20 dias de viagem dentro de um saquinho umido, nao resistem. Tentei semana passada mais uma vez pelo servico de entrega express. Vamos ver se chega mais rapido, e vivo desta vez.
Não deites fora. Mesmo que te pareça morto, experimenta pô-lo novamente em água numa tacinha. A maioria das vezes recupera. O musgo é muito resistente.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Dom 31 Ago 2014, 00:28Responder ao tópico

kkkkkkkkkkkk Razz

Minha prezada colega! Fiz confusão com a palavra "engraçado". Somos de lugares diferentes com costumes e principalmente linguagem diferenciada. Aqui no Brasil, engraçado significa cômigo, estranho ou esquisito, dependendo do contexto. Por isso não havia entendido qual peixe era assim :lol:

Mara Silva escreveu:
Sem macho não há nada para ninguém
kkkkkk. Você é muito divertida Smile

Com relação ao filtro, que problema traria ao aquário se mantivesse a circulação da jeito que está? Ou que melhorias traria se regulasse o filtro em 100%? Preciso saber Embarassed

E as TPA's... Em que intervalo me indicas que as faça?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Seg 01 Set 2014, 00:50Responder ao tópico

Pois, de área para área o significado das palavras muda. Neste caso engraçados quer dizer peixes bonitos.

Em relação ao filtro, mais caudal implica mais circulação e oxigenação da água. Em aquários com pouco de ambas mais facilmente existem desestabilizações para não falar que muitos organismos que fazem mal aos peixes e causam doenças, desenvolvem-se melhor em aquários com pouca circulação e oxigenação.
Para já tens uma população controlada, são poucos e pequenos peixes, mas se tivesses mais peixes, ou peixes bem maiores, notarias que seria insuficiente.

As tpas semanais são uma mais valia. A minha opinião seria de que fizesses todas as semanas tpa de entre 20 a 30%. Tpas mais pequenas mas regulares.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Ter 02 Set 2014, 19:24Responder ao tópico

Minha amiga Mara, agradeço muito pela sua ajuda. Aumentei a potencia do filtro para 100% e noto que realmente a circulacao ficou melhor.
Tenho outras duas duvidas que vou postar e gostaria que me ajudasse pois voce tem sido muito importante para o melhoramento do meu pequeno aquario Smile

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Ter 02 Set 2014, 21:59Responder ao tópico

Viva

Sinceramente pores o filtro no máximo acho que foi uma boa opção.
Não te assustes e nem te preocupes que não ficas com excesso de circulação, pelo contrário. Se vires os peixinhos a nadar contra a força da água, não te preocupes, é normal, eles também precisam de fazer ginástica e até gostam. Quando se sentirem cansados vão para um zona onde a água esteja mais calma. Eles sabem tratar de si próprios.

Quanto ás dúvidas, força nisso, estamos cá todos para ajudar, o que um não souber responder outro saberá. Ninguém pode saber tudo. tongue

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Paulo Dionísio

Nome Real : Paulo Dionísio
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Ter 02 Set 2014, 23:25Responder ao tópico

quanto a plantas naturais tens os fóruns do Brasil onde fazem doação de plantas

ve aqui http://gpaquarismo.mrforum.net/

fala com o Andersen Almeida e diz que vai da minha parte que ele te doa umas plantas

boa sorte com o projecto

-- Assinatura --
cumprimentos

Paulo Dionísio

http://www.peixefauna.com/t16735-flowerlandida

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Centro Americanos / Monsterfish

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 18:16Responder ao tópico

Colega Paulo, fico muito grato com tua dica. Porem o caso não seria então por comprar as plantas, mas sim pelo transporte delas. Não consegui nenhum vendedor que mande entregar ca na minha area. Pois o servico de entrega (correios) nao transporta plantas vivas. Pelo menos é o que eles dizem. Entao suspeito que seu colega do forum tambem nao possa mandar-me.

Paulo Dionísio

Nome Real : Paulo Dionísio
Gostos : 20

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 18:19Responder ao tópico

pode manda dentro de um garrafão com agua ele não pode mandar para fora do brasil

-- Assinatura --
cumprimentos

Paulo Dionísio

http://www.peixefauna.com/t16735-flowerlandida

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Centro Americanos / Monsterfish

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 18:37Responder ao tópico

Ja as dúvidas, estas la vão!

1 - nunca lavei a plaquinha do filtro biologico. Somente as outras partes. Ela está com uma gosma da cor marrom. Queria saber se isso é sujeira, ou é colonia de bacterias que tem este aspecto. Seguem fotos:

http://paladinosmg.xpg.uol.com.br/aqua/F.jpg
http://paladinosmg.xpg.uol.com.br/aqua/Fa.jpg

Lavo ou não lavo?
Detalhe: o aspecto é feio mas não tem mal cheiro.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 19:01Responder ao tópico

Xii tanta sujidade.
Oh homem tu lava isso.
Agarras, retiras água do aquário e lava com ela. Quero ver isso a brilhar.
Se lavares com água do aquário não perdes a colonia de bacterias, perderias sim uma quantidase significativa se lavasses com água de torneira

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 19:48Responder ao tópico

Embarassed

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 21:14Responder ao tópico

Então? Nada de smileys tristes ou envergonhados. É andar para a frente e melhorar. bom Essa sujidade não é nada de especial, mas não convém acumular tanta até porque te afecta o desempenho do filtro(menos caudal).

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qua 03 Set 2014, 21:54Responder ao tópico

Jear, não tens de estar envergonhado, admiro o teu esforço e evolução neste hobby.

Gostei imenso de ver os teus vídeos, tiveste aí peixes lindos. Pena não saberes exactamente que espécies eram mas tiveste a sorte de ter espécies ai perto ao teu dispor na natureza que muita gente não tem.

Tens sido muito bem acompanhado aqui pela Mara, mais algumas dicas do Paulo.

A única coisa que acho que se esqueceram de dizer e é apenas um pormenor foi que ainda não te lembraste de colocar um fundo preto no aquário, vai-te realçar as cores da flora e da fauna que mantens. Experimenta, que de certeza que vais gostar mais.

Olha lá uma coisa o que é que tu chamas de Piaba? Não estou a ver! Embarassed

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 00:01Responder ao tópico

Filtro limpo! Cool

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 00:20Responder ao tópico

Chegou o musgo de java!!! Chegou vivo
Agora a dúvida confused . Vieram uns 50 galhos ou mais. Alguns são bem grandes, e pra fazer o que estou planejando, precisaria cortar o galho ao meio para ficar na altura correta. Se eu cortar, o musgo não morre?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 00:24Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Olha lá uma coisa o que é que tu chamas de Piaba? Não estou a ver! Embarassed

Desculpa lá mas esqueceste-te de me responder e como a curiosidade mata eu estou a insistir.

Quanto ao musgo como ele fica melhor e mais bonito é em porções, plantar cada pé num sitio não vai resultar.
Assim como na imagem:

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 00:26Responder ao tópico

Podes cortar o musgo á vontade que ele não morre, de vez em quando vais ter de podá-lo conforme o crescimento que verificares.

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 19:28Responder ao tópico

Desculpe-me Vera! Não vi você perguntando sobre a piaba (moenkhausia naponis). O menino é esse:

SOB A LUZ:

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 19:54Responder ao tópico

Na foto dá a sensação que enterraste uma ponta do musgo no areão, se estiver enganada peço desculpa.
Um pequeno aviso, não plantes o musgo.
O musgo é para amarrares em troncos ou pedras, e não um a um mas ao molhinho

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Qui 04 Set 2014, 21:57Responder ao tópico

Há é um tetra! Por acaso até é bonito.

Mas olha uma coisa os peixes que mantens agora também os colectaste ou compraste em loja?

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Sex 05 Set 2014, 01:03Responder ao tópico

Mara, eu nao plantei o musgo no areiao. Prendi ele numa pedra, pra deixar uns dias como teste, pra verificar se meus cascudos nao o iriam come-lo. Estou preparando um novo layout e o musgo sera para algumas areas desse layout. Por isso esta so esse galhinho como cobaia  Smile

E Vera, a piaba se parece com um tetra mas suspeito que nao seja um. Esse, tem dentes como uma piranha, é carnivoro e atinje 10 a 12cm no habitat natural. Esse do meu aquario, os lebistes e os cascudos eu capturei na represa, mas os zebrinhas, bettas, molonesias e demais comprei numa loja que tem na cidade que vende alimentos para animais e tem um tanque com alguns exemplares de peixes. Poucos.

Foto de uma piaba quase adulta:

P.S. se alguem souber o nome popular para esta especie gostaria que se pronunciasse. Grato

Última edição por jearweb em Sex 05 Set 2014, 01:47, editado 1 vez(es)

jearweb

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Sex 05 Set 2014, 01:06Responder ao tópico

Eu nao consigo distinguir se serua um Astyanax bimaculatus ou Moenkhausia naponis. Mas acho que está mais para o segundo devido ao seu comportamento.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Meu querido aquario"   Responder ao tópico

"Meu querido aquario"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Comunitários-