Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Lago de jardim - aspectos da segurança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

gardenkoi

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Seg 21 Set 2009, 17:25Responder ao tópico

Para iniciar a discussão sobre a lagofilia quero partilhar este artigo para que depois possamos comentar.

Um jardim e um ecossistema aquático não deve ser apenas bonito e agradável mas deve ser ao mesmo tempo um sítio seguro para todos. Porque em vez de ser o seu paraíso pode passar e ser uma outra coisa qualquer.
Têm que ser tomadas algumas precauções para assegurar-se de que o seu lago seja seguro e saudável para todos.
Um dos aspectos mais importantes diz respeito à profundidade do lago, se você tem crianças ou animais de estimação pequenos.
No caso de ter crianças pequenas em sua casa, deve ter cuidado e atenção quando estiverem no jardim e possam cair ao lago. Então é prudente que o lago esteja planeado para qualquer eventualidade que possa acontecer.
Durante a construção pode ser adicionado um rebordo em todo o perímetro do lago ou outras estruturas com pouca inclinação de modo que forneça uma forma de fuga mais fácil para que uma criança saia do lago por si. Adicionar outros materiais em torno do lago como vegetação, pedras grandes, parapeitos ou uma pequena vedação.
Mais importante do que toda esta prevenção, é sempre melhor ter uma presença e transmitir uma atitude didáctica e responsável nas crianças quando estão no jardim e se aproximam do lago. Os peixes podem tentá-los ir perto da borda do lago e inclinar-se demasiado para ver melhor e a possibilidade tentar pegá-los nas suas mãos. Isto aumenta o risco de queda no lago, aumentando o perigo de afogamento no lago do jardim, e uma criança pode afogar-se em pouca profundidade de água.
Não deixe as suas crianças nadar sem uma supervisão de um adulto.
O factor de segurança que é exigido diz respeito a uma queda acidental. Nas margens pode usar um material antiderrapante e que as margens não estejam permanentemente húmidas para que não sejam tão escorregadias. Outra etapa segurança será criar trilhos ao longo das passagens.
Mas este cuidado com a segurança do seu lago não deve ser encarado como o único ou o mais perigoso espaço no seu jardim. As piscinas são muito mais perigosas do que um lago ornamental, porque um lago, além de ter margens com declives suaves, também a sua profundidade não é comparada com a profundidade de uma piscina. Uma grande percentagem de quintais ao longo deste Pais tem uma piscina montada. Muitas delas estão colocadas em locais que são tão apertados que nem sobra espaço de lazer para as crianças.

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Seg 21 Set 2009, 21:43Responder ao tópico

Boas
Este artigo de “alerta” para os perigos que um lago pode trazer para crianças de tenra idade, acho de veras importante a sua divulgação e penso que todos os lagos ao serem planeados devem de ter em conta alguns pormenores para não se tornarem um perigo para as crianças, mas na minha opinião isso foi escrito por além que não tem muita noção de como planear e fazer um lago de jardim, mas acho que este assunto pode e deve ser desenvolvido aqui, para quem esteja com ideias de montar um lago no seu jardim poder tirar algumas ideas de como tornar o lago mais seguro…

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

gardenkoi

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Seg 21 Set 2009, 22:00Responder ao tópico

As criticas construtivas são como um adubo que nos faz crescer.

Aquaben, na tua opinião qual é a parte do artigo que não está bem?

AquaBen

Criador

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Seg 21 Set 2009, 23:39Responder ao tópico

Boas
Eu não estou a criticar, o meu comentário deveu-se somente a uma observação que se prende exclusivamente com este paragrafo:

…. “Um dos aspectos mais importantes diz respeito à profundidade do lago, se você tem crianças ou animais de estimação pequenos.”

O motivo pelo qual disse que foi escrito por alguém que não tinha lagos foi este:
Um lago para oferecer todas as condições necessárias aos peixes necessita de um “refúgio de Inverno” que no mínimo tem de ter mais de 1metro de profundidade por 80 a 100cm de diâmetro…e o facto que eu não conhecer nenhum animal de estimação que afogue num lago…

Quanto ao resto do texto acho que está muito bom como introdução e alerta para quem pretenda montar um lago no seu jardim.
Agora acho que podemos (todos os utilizadores aqui do peixefauna), ajudar elaborar um artigo sobre planeamento e montagem de um lago, e procurando encontrar soluções praticas para aliar segurança, estética e equilíbrio, para se criar um “ecossistema” viável, seguro e aprazível…

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"

Rui Rocha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Ter 22 Set 2009, 08:40Responder ao tópico

Se calhar o gardenkoi refere-se apenas a manter Koi's, por isso elas sobrevivem o inverno sem problemas.

Quanto aos animais de estimação afogados, também não estou a ver.

:cheers:

AquaBen

Criador

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Ter 22 Set 2009, 11:54Responder ao tópico

Rui mesmo os Koi necessitam de refugio de Inverno, tudo bem que o nosso Inverno até é bastante ameno mas de certeza que em algumas zonas do país a superfície dos lagos congelam e quando isso acontece significa que à superfície a temperatura é inferior a 0ºC, os Koi conseguem “sobreviver” por algum tempo a 5ºC, abaixo disso são poucos os que sobrevivem mais de uma semana, a 3ºC, nem um dia sobrevivem, por isso a necessidade do refugio de Inverno, claro que podes dizer que a Sul do Tejo dificilmente temos temperaturas dessas, mas de tempos a tempos aparece um Inverno que vai congelar a superfície dos lagos e tendo em conta que um Koi vive mais de 50anos (há registos de Koi bem mais velhos), quando se planeia um lago devemos levar em conta o facto de haver Invernos extremamente frios apesar de não ser normal…

Bem já falamos aqui várias vezes do “refugio de Inverno”, mas ainda não explicamos o que é isso do refugio de Inverno…alguém quer explicar isso? E como se deve fazer?

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"

Cláudia Araújo

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Ter 22 Set 2009, 16:08Responder ao tópico

Muito boa discussão...muitas vezes os aspectos de segurança são esquecidos na hora de construção
Muitas vezes só depois de termos filhos é que vemos os perigos nos sítios até mais banais..
Mais não digo, que de lagos não percebo nada Wink
Abraços

Rui Rocha

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 09:06Responder ao tópico

Falei disto porque... aqui na minha zona, existem carpas em alguns lagos e aquilo gela na superfície ... só se os donos andam sempre a trocá-las quando morrem, mas é difícil e um bocado caro andarem a comprá-las. Mas eu não sei.

Mas temperatura ambiente no início deste ano em certos dias: -1º. Dentro de água não sei, mas não tinha mais de meio metro de profundidade , o lago. Não estou certo se morrem logo ali em 1 dia.

Mas convém sempre haver uma ou outra zona mais funda porque conserva temperatura mais alta que mais próximo da superfície.

:cheers:

gardenkoi

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 12:35Responder ao tópico

Eu nunca chamo refugio de inverno, costumo chamar, zona de segurança.
Essa zona normalmente para o nosso p+ais basta que tenha 1 m de profundidade para que a agua dessa zona esteja mais quente do que a da superfície.
Eu costumo aconselhar, que durante os períodos mais frios a desligar a circulação porque estamos a colocar agua fria no fundo.

Voltando ao refugio, eu sou adepto em colocar na zona de segurança um refugio para os peixes se esconderem de eventuais predadores.

Rui Rocha

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 13:04Responder ao tópico

Tipo pássaros?

MSilva

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 14:39Responder ao tópico

Não se esqueçam que os gatos nao sabem nadar,
digo isto porque ainda ontem retirei um gato que afogou-se no "tanque" que há no meu local de trabalho.
tudo porque o "tanque" tem Eichhornia crassipes à superficie, onde pousam passaros de várias especies, e claro, não ha gato que resista ao petisco.

Rui Rocha

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 15:18Responder ao tópico

LOL

Estou a ver...mas os gatos não sabem nadar? Eu acho que todos sabem nadar...já nascem ensinados lol

MSilva

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 16:51Responder ao tópico

Pois eu acho que não sabem nadar, mas não sei por certeza ou estudos.
Contudo, se pensares que " gato escaldado, tem medo de agua fria" como diz o proverbio, basta veres que quando chove os gatos desaparecem.
se tiveres um gato e um lago, faz a experiencia e diz-me como correu.(estou a reinar).

gardenkoi

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 25 Set 2009, 17:26Responder ao tópico

OS pássaros são os melhores clientes dos lagos, há muitas espécies que visitam os nossos lagos.
Sei de um caso, que uma garça todos os dias de manhã vai visitar um lago e arranca as plantas para encontrar os peixes. Por sorte o lago tem 1.30 de profundidade e a agua está um pouco turva.

No inicio deste tópico disseram que os animais não se afogam e eu concordei e estava para rectificar o artigo, mas agora temos de voltar a debater este assunto porque o perigo existe e é real.

Melisa

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Qui 15 Out 2009, 14:29Responder ao tópico

Realmente a segurança das crianças está em primeiro lugar. Se uma familia pretender construir um Lago de jardim convem ter em conta a localização e os acessos. Quem tem crianças sabe que a maior parte das vezes os avisos não sao suficientes para as crianças entenderem os perigos aos quais estão expostas.

thaismr

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Thaís Mendes Ramalho

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Ter 21 Set 2010, 00:02Responder ao tópico

Aqui em casa não tenho crianças, muito menos que se afoguem em meu futuro laguinho de 40 cm (não temos "inverno" aqui).

Mas logo terei 5 filhotes om menos de duas semanas de vida correndo por aqui.

E lembrando-me do desenho Era do Gelo, o tigre era um dos poucos animais que não nasce sabendo nadar, e não acredito que a maioria dos felinos saiba. Mesmo porque nunca ouvi falar de nenhum caçando peixes dentro de um lago, apenas nas bordas e muito medrosamente (no entanto, sirva uma ração com cheiro de peixe para ver só o frenesi...).

Gameiro

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Qui 28 Out 2010, 20:37Responder ao tópico

nada disso ... os gatos sabem nadar pois... o problema foi que esse gato era tao guloso que se mandou de boca aberta ja a pensar no petisco que o passaro daria
hahaha

brincar =P

oliver

Membro
Membro

Nome Real : Cristiano Oliveira

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Dom 07 Nov 2010, 16:39Responder ao tópico

tópico de extrema importância.. devia de ser um tópico inamovível..

Ricardo Leite

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Leite
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 24 Dez 2010, 16:32Responder ao tópico

mais aspectos de segurança que acham relevantes?

cristina alves passos

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Sex 07 Jan 2011, 01:22Responder ao tópico

olá
estou construindo meu primeiro lago e no meu quintal passam à noite muitos gatos.
gostaria de saber quais perigos reais correrão os peixes e os gatos.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lago de jardim - aspectos da segurança   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Água Fria-Lagos-