Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Quais os objectivos de usar folhas secas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

baruke

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Oliveira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 16:37Responder ao tópico

Boas,

Mesmo depois de ler o tópico sobre folhas a utilizar no aquário, continuo com algumas dúvidas.

Quais são os objectivos em se utilizar as folhas secas de algumas árvores?

A minha pergunta vai mais no sentido de entender se no meu caso se aplica por alguma das razões, pois tenho muita facilidade em arranjar folhas de nogueira ( e também de nespereira, figueira, pessegueiro, ameixieira e videira).

Lembro que no meu aquário tenho 3 Corydoras panda, 3 otocinclus, 1 caracol neritina zebra e 3 camarões red cherry, e pretendo aumentar o numero de camarões, para já.

O pH de 6,8 está bom para as espécies que tenho, no entanto a água da torneira que uso vem com mais de 7,2. Não sei se ao descansar as 24h no balde faz baixar o pH, pois depois das TPA, não noto nenhum aumento.

Obrigado

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 16:59Responder ao tópico

Algumas folhas, nem todas, libertam propriedades anti fungicas e bacterianas ajudando a prevenir problemas, acidificam ligeiramente a água e ainda servem de alimento para algumas espécies.
De momento não me lembro de mais nada, mas hoje também tenho o cérebro esturricado. Alguém que acrescente algo mais.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

João_Santos

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 17:26Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Algumas folhas, nem todas,  libertam propriedades anti fungicas e bacterianas ajudando a prevenir problemas,  acidificam ligeiramente a água e ainda servem de alimento para algumas espécies.
De momento não me lembro de mais nada, mas hoje também tenho o cérebro esturricado. Alguém que acrescente algo mais.  
é exatamente para isso que as folhas servem, para uma pequena desinfetaçao fungica que possa haver, alimento para alguns camaroes e peixes ,tornar a agua mais acida , mais amarelada e alguns esconderijos para outros

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 17:33Responder ao tópico

Ok.
Obrigado pela informação.

Não pretendo o escurecimento em demasia da água, e também acho que é melhor não baixar o pH, no entanto acho interessante essa capacidade anti-fungica e de alimento.

Conhecem as propriedades das folhas de nogueira? Acidifica muito a água?

João_Santos

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 17:38Responder ao tópico

podes colocar uma grandita para 50 litros de agua que nao te altera os paramentros e ja te liberta taninos para a agua

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 17:45Responder ao tópico

Vou apanhar algumas folhas de nogueira que já começam a escurecer nesta altura, e depois de as secar à sombra, irei experimentar.

Obrigado.

João_Santos

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Ter 26 Ago 2014, 17:47Responder ao tópico

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Sab 13 Set 2014, 00:43Responder ao tópico

Já tenho as folhas de nogueira apanhadas da arvore ainda verdes, lavadas individualmente e colocadas numa sala a secar.
agora a duvida é:

já foram apanhadas à uma semana, e aparentemente já estao completamente secas, no entanto a sua cor ainda está verde (embora seja um verde mais escuro), poderei já colocar no aquário ou deverei esprar que fiquem bem castanhas?

João Carecho

Nome Real : João Carecho
Gostos : 14

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Sab 13 Set 2014, 00:47Responder ao tópico

Não aconselhava a colocar sem estarem mesmo castanhas. Mas... Nunca usei de nogueira.

Prefiro as de carvalho, nunca tive problemas.

-- Assinatura --
Sempre às ordens,
João Carecho

Aquatic Productions

Moderador EspecíficoPeixeFauna do Sub-Fórum Ciclídeos

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 12:00Responder ao tópico

Boas,

Ao fim de 3 semanas a secar, as folhas de nogueira que apanhei continuam de cor verde, embora estejam bem secas e estaladiças.
Tenho colocado umas no parapeito da janela a apanhar sol a ver se mudam a cor, mas parece-me que tendo sido apanhadas verdes demoram muito tempo para ficarem amarelas/castanhas.

Acham que deva experimentar colocá-las uns minutos no forno eléctrico?

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 12:09Responder ao tópico

Boas

As folhas devem de ser apanhadas o mais seco possivel, pouco antes de cairem das arvores e depois deixar secar mais um pouco.

Nunca esperimentei a secalas no forno nem conheço quem o faça, mas presumo que nao seja boa ideia.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 12:15Responder ao tópico

Ok.
Eu apanhei-as ainda verdes pois parece-me que se as apanhar já amarelas poderão já estar em processo de decomposição e trazer alguns seres indesejados.
Pelo menos as folhas da nogueira ganham umas manchas.

Mas vou experimentar como dizes e fervo-as antes de as por no aquário.
Obrigado.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 14:19Responder ao tópico

baruke escreveu:
Ok.
Eu apanhei-as ainda verdes pois parece-me que se as apanhar já amarelas poderão já estar em processo de decomposição e trazer alguns seres indesejados.
Pelo menos as folhas da nogueira ganham umas manchas.

Mas vou experimentar como dizes e fervo-as antes de as por no aquário.
Obrigado.

Boas

Vamos la a ver se noz entende-mos:

Como referi as folhas devem de secar na arvore, ou secar o mais possivel, nao se colhem verdes e se secam depois.

As folhas na se fervem, devem de ser passadas apenas por agua para retirar alguma sugidade, se as vais ferver vais lhes retirar o que elas tem de bom para o aquario e ai de pouco ou nada te servem.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 14:22Responder ao tópico

OK. Entendido!

Tinha lido algures que se devia ferver.

Vou só lava-las.

Obrigado

João_Vilaça

Membro
Membro

Nome Real : João Luís Vilaça
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 14:51Responder ao tópico

Viva,

Penso que falta apenas acrscentar que os taninos servem como anti-depressivos para os peixes ou seja, têm substâncias que relaxam e acalmam o animal, prevenindo stress ao mesmo e diminuindo os riscos de doenças por stress.

Pedro Vicente

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 15:02Responder ao tópico

Mas se calhar secando no microondas que retira toda a humidade da folha funcione não ?

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 16:24Responder ao tópico

Um verdadeiro chá de tília Wink
Estou deserto para testar.

Obrigado

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 17:13Responder ao tópico

Pedro Vicente escreveu:
Mas se calhar secando no microondas que retira toda a humidade da folha funcione não ?  

Boas

Secar no microondas?????

Deves de querer cozer as folhas.

Ja aqui foi dito como se deve de fazer, mas parece que alguem quer inventar, e na aquariofilia quando se inventa costuma dar porcaria.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 18:25Responder ao tópico

Secar só se for no forno, mas eu não me dou a esse trabalho. Mas já houve gente que experimentou mas mais com troncos de videira e afins!

baruke

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 21:54Responder ao tópico

Pronto, já arranquei uma folha toda castanha da nogueira, lavei-a e agora está a secar, naturalmente.
Daqui a uns dia já vou experimentar.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Seg 22 Set 2014, 23:16Responder ao tópico

Acho que foi a melhor opção.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quais os objectivos de usar folhas secas?   Responder ao tópico

Quais os objectivos de usar folhas secas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-