Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 11:59Responder ao tópico

Boas pessoal, sou novo nesta vida de aquários com vários peixes (2 meses) sempre tive peixes, bettas num aquário 12 litros rectangular com plantas e um filtro de cascata e sempre tudo correu bem o betta ainda la anda e esta feliz.

Agora tenho um aquário de 30Litros(sei que não é muito) com cascalho negro e um filtro de cascata de 200l/h e tenho os seguintes peixes:

2 guppies femeas (o macho verde, morreu ontem todo cinzento)
1Tetra Fantasma Negro (Hyphessobrycon megalopterus)
4 neons chineses
1 pleco (é o que não cresce tanto por isso é da familia mas nao me recordo do nome)
2 peixes alaranjados mais para o rosa mt mexidos hehehhe (parecem neons tambem)

tenho plantas e conchas para refugio.

o Que se passa é que fui de ferias e comprei daquela comida de ferias da Sera Weekend e a agua ficou podre cheiro e cor só com uma pastilha quando voltei de ferias, ate me assustei com a qualidade da agua dos bichos, fiz logo a troca de agua, no lugar de 20% troquei 80% e deixei 20% para manter a população de bactérias benéficas, aspirei o fundo, os filtros da cascata e a agua parece mais lipida já.
reparei que os peixes estavam todos sem cor(exemplo o guppy que era verde mt vivo estava cinzento, os alaranjados estavam brancos) e com um comportamento muito estranho, estão a nadar muito ao de cima, estão a comer bem, mas o pleco e o guppie morreram fora dizer que as plantas apodreceram quase todas. E estou com muito receio que algo esteja mal. que poderá estar a acontecer? o que estou a fazer mal ou como posso safar isto?

a agua de troca esta em 5 garrafões de 5 litros com anti cloro da Sera e estão de tampa aberta também, no mínimo ficam assim uma semana.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 13:32Responder ao tópico

Quais os parametros da água?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 13:38Responder ao tópico

lol desculpa Mara Silva, mas ao que te referes? ph's e a fins? nunca testei e não sei sequer como fazer.

podes me ajudar?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 13:47Responder ao tópico

Estás a fazer trocas de água diárias?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 14:11Responder ao tópico

Troquei no sabado que foi quando voltei, e usei os garrafões todos entre o betta e o novo aquario, por isso não realizei mais nenhuma troca, mas custumo fazer semanalmente. o que me recomendas?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 15:01Responder ao tópico

Sem saber ao certo os parametros torna-se dificil concluir algo, mas pelo que descreves parece-me haver aí problemas de qualidade de água daí os peixes ofegantes.
Deverias começar por fazer pequenas tpas diarias, cerca de 30% do volume.
O filtro qual é e qual o conteúdo que tem?
Devias arranjar uns testes

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 15:33Responder ao tópico

e quais os testes que devo ter?
e ja agr quanto tempo devo ter os garrafões com a agua parada?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 21:08Responder ao tópico

Se usas o produto da Sera, uns minutos é suficiente, caso contrario na maioria das vezes água em repouso 24 horas é suficiente para remover o cloro, mas os metais pesados não e ficam aglomerados no fundo por isso se deve deixar fora de uso a água no fundo do garrafão. Testes ph, amonia, nitritos e nitratos são os mais importantes para a maioria das espécies, depois entao secundários kh, gh.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Nuno Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 53

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 04 Ago 2014, 22:48Responder ao tópico

Olá,

Como foi dito vai fazendo trocas de água diárias 20 a 30%. Tenta arranjar os testes indicados pela Mara.

Dá noticias Wink

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 01:03Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 08:53Responder ao tópico

Boas pessoal, troquei ontem a agua outra vez cerca de 10litros, e os peixes ja andam todos felizes novamente e ja recuperaram alguma cor, estive a ver o preço dos testes ainda são caros, mas também devem durar muito tempo se for como o produto da sera para o tratamento da agua.

Pessoal uma pergunta eu só lavo os filtros e nunca os troquei, tenho um filtro azul e a frente tenho um molho de parece fibra de vidro ja vinha com o filtro, eu costumo lavar na agua da torneira mas ja li algures que se deve lavar na agua suja que do TPA.

Qual é a necessidade de adicionar bactérias benéficas quando o aquário já esta a correr a pelo menos 2 meses.

Ontem comprei duas fêmeas red cherry gravidas, pois li que uma equipa de limpeza de fundo (não fezes creio que para esse efeito nada nem ninguem quer ehheeheh excepto bacterias) ajuda a combater um pouco os níveis elevados de amónia, pois são de-compositores.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 11:07Responder ao tópico

Bom dia

Boas notícias. Agora mantém essas pequenas tpas diárias durante 3 a 4 semanas que isso vai ao sítio. Depois, podes passar ás tpas semanais.
Os testes realmente é um investimento puxado, mas uma mais valia. Há também os testes de tira, não são tão fiáveis, mas sempre te dão uma noção (embora mais ligeira) do estado da água.
A adição de bactérias pode ser feita. No entanto, se mantiveres o cuidado com a água, não há necessidade de as adicionares. Neste momento calculo que tenhas poucas, mas isso com tempo e cuidado vai ao sitio sem necessidade de andares a gastar € que bem podes poupar para gastar em algo realmente indispensável.
Filtragem: Por norma os filtros cascata de 200L/h nuca fazem essa litragem real, sinceramente acho pouco caudal mesmo tendo um aquário pequeno. Para além disso os cascata dessa litragem levam muito poucas matérias filtrantes, o que é um grande contra, pois terás menos área de colonização de bactérias. É verdade que as bactérias não se fixam somente no filtro, mas também no areão, mas o maior nº está presente no filtro e é onde se reproduzem com mais eficiência. Um upgrade dessa filtragem seria benéfico, no entanto na impossibilidade de isso acontecer, compra um saquinho de cerâmicas para pores no filtro, são uma mais valia. Como o tamanho é um contra, podes optar por Sera Siporax Mini. Com a adição destas cerâmicas terás uma segurança extra na filtragem.
As esponjas, sim, não deves passar por água corrente, mas sim por água retirada nas tpas.
Quanto aos camarões, podes ou não ter sucesso. Tens peixes que facilmente te irão comer os camarões recém nascidos, ou tens um aquário com esconderijos para eles ou não consegues aumentar a colónia.
Equipa de limpeza para o teu aquário poderias optar por um pequeno cardume de 5 corydoras pygmaeu, são pequenas mas eficientes.
Um conselho, quando fores de férias, é preferível deixar os peixes sem comer uns dias do que meter essas coisas, já viste qual é o resultado.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 14:50Responder ao tópico

Que tipo de filtro aconselhas então? interno? externo? de quantos L/h? eu tenho boas referencias dos Boyu.

Eu tenho Bacterias em casa da ciclagem e porque vou ajudar um amigo meu a ciclar durante um mês antes de lhe dar guppies bebes que tenho aqui recém nascido então adicionei 2,5 ml visto o normal para inicio ser 5ml para 1 usagem.

Esta aqui fotos do meu aquario e os "esconderijos"

Nuno Oliveira

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 18:17Responder ao tópico

Consegues uma foto mais aproximada/detalhada desses peixes Rosa/alaranjados?

Um filtro que faça uns 250L/H parece-me já bastante aceitável. Eu pessoalmente não gosto dos filtros cascata. eu colocava uma biobox mas existem filtros internos porreiros.

Essas conchas a meu ver estão desproporcionais ao aquário, além de te interferirem com o ph.

Quanto aos testes duram bastante tempo e eu não compraria os de tira, pois a meu ver é desperdício de $.

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 18:32Responder ao tópico

Pois, são conchas da praia por isso sim deve afectar o PH, o filtro tens alguma marca ou modelo que me indiques, entretanto comprei uma plantas (plásticas) tenho de criar condições melhores para ter verdadeiras. Pois ouvi que é preciso uma fonte de luz boa e injecções de Co2 e nem sei como fazer para as plantar e manter bonitas..

Assim que possível vou comprar os testes

Nuno Oliveira

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 19:11Responder ao tópico

Pessoalmente não gosto desses peixes "rosa" pois não são cores naturais...

Quanto à iluminação tens alguma? Existem plantas que já se adaptam a baixa intensidade de luz e não é necessário CO2. Fetos de Java, anubias, musgo de java, entre outras.

Quanto ao filtro existe muitas marcas e modelos dependendo do que pretendes. A Eheim é muito boa mas um pouco mais cara. Tens a JBl e a Rena que considero intermédias, depois à a tetra , fluval, resun...

O importante é o caudal que consegues obter da filtragem.

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 23:20Responder ao tópico

Sim tenho uma lampada led do Ikea non Cor clara; branco quente (2700 Kelvin).
Consumo energético: 3,7W. 100 lúmenes, sei que não é de todo candeiro para aquario mas enquanto não tenho acho que serve.

Mas estou a pensar montar um candeiro de Led's de alto ganho RGB (não me refiro as que mudam de cor) mas sim literalmente 2 verdes 2 vermelhos e 2 azuis e assim consigo ter um branco mais parecido ao do sol. não sei é se não são potentes de mais 1500/2000/3000 lumens (o mesmo que um projector multimedia).

Após TPA diário, retirei o que restava das plantas reais e meti ao pé do betta e tirei as conchas devido ao PH.

acho que eles se estão a dar bem assim inclusive os camarões.

Acho que o pior já passou, ufa...

Bem ando a ver uns filtros de 500L/h / 640L/h e 1200L/h mas isso não vai criar muita agitação no aquário? visto que o meu aquário é só de 30L.

Nuno Oliveira

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Ter 05 Ago 2014, 23:30Responder ao tópico

Acho que já são valores altos.... se derem para regular o caudal o de 500l já é mais que suficiente.

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Qua 06 Ago 2014, 10:41Responder ao tópico

Olá sim são os valores MAX, não os mínimos, em relação a luz não comentas-te nada acerca disso, podes dar-me a tua opinião?

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Sab 09 Ago 2014, 16:29Responder ao tópico

Bem malta já tenho os teste de PH esta a 8.0 é bom ou mau? thanks.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Dom 10 Ago 2014, 01:46Responder ao tópico

Qual é o valor do ph da água que usas para as tpas? 8 é alto, mas tinhas as conchas a contribuirem para isso

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Dom 10 Ago 2014, 10:42Responder ao tópico

7,5 é o valor directamente da torneira

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Dom 10 Ago 2014, 20:29Responder ao tópico

Fazes ideia qual é o teu kh?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

fugitivod

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Dom 10 Ago 2014, 22:30Responder ao tópico

Mara, perdoa-me mas creio que isso deve ser outro teste que não tenho.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Seg 11 Ago 2014, 00:29Responder ao tópico

Só perguntei porque a alteração ou não do ph é directamente influenciada pelo valor do kh.
De forma abreviada para não fazer um testamento, o kh é o responsável por aquilo que chamamos de efeito tampão. Ou seja, é o que te permite não ter oscilações de ph, se tiveres um kh baixo é fácil desceres o ph, se tiveres um kh alto, é uma tarefa mais árdua.
Mas uma das maneiras mais acessíveis de descer o ph é usando turfa. Desce lentamente e de forma natural, sem quimicos. Mas muitos não gostam pois a água fica com a tonalidade amarelecida. O uso de troncos também contribui para baixar o ph ph.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer   Responder ao tópico

Mayday Peixes Sem cor e com comportamento estranho e a morrer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-