Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Dúvidas Reator CO2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

DiogoS7

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Dúvidas Reator CO2    Sex 18 Jul 2014, 15:27Responder ao tópico

Boas,

Desde já peço desculpa se não estou na secção indicada.
Tenho um aquário de 100L ainda a desenvolver o ciclo do azoto, com eleocharis sp mini e vallisnerias tiger e montei recentemente um reator de CO2 caseiro baseado numa receita aqui do fórum. Agora tenho algumas dúvidas:

1- Tenho que parar a injeção de CO2 durante a noite? (Como não tenho peixes penso não haver problema) Estava a pensar ligar a bomba de ar para equilibrar durante a noite.

2- Vai haver problema para as plantas ao deixar aquilo sempre a injetar CO2 até a mistura deixar de produzir CO2? (1 semana - 15 dias)

3- Depois de colocar peixes existe alguma maneiras de controlar a quantidade de CO2 (caseiro) no aquário? Pelo pH? Ou pode ser perigoso para os peixes?

Obrigado

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Dúvidas Reator CO2    Sex 18 Jul 2014, 16:43Responder ao tópico

Boas,

Como não tens fauna no aquário, esta é a fase mais indicada para fazeres experiências com o CO2.
Não precisas de o desligar durante a noite. Como não tens fauna, não há problema nenhum.
Se tiveres testes de pH podes e deves fazer alguns registos, por exemplo:
1 – Medir o pH imediatamente antes da luz acender
2 - Medir o pH imediatamente antes da luz apagar

Assim saberás a variação máxima de pH que terás no teu aquário. Esta variação está dependente da quantidade de CO2 introduzida, que, numa receita caseira, vai variar em função do tempo.
Se a variação não for muito acentuada poderás ir introduzindo peixes a pouco e pouco.
Tudo também dependerá do pH inicial da água (água das TPAs também).

Tens mais alguma coisa no aquário que faça oscilar o pH? Troncos? Rochas calcárias? Etc…

As plantas não sofrerão se deixares o CO2 ligado à noite.

Abraço

DiogoS7

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Dúvidas Reator CO2    Sab 19 Jul 2014, 01:12Responder ao tópico

Obrigado pela resposta rápida.

Tenho um medidor de pH, no domingo irei medir tal como disseste

O pH inicial estava a 7.4(estável), usei água Penacova de pH 5.3 para encher o aquário mas no dia seguinte o pH já estava a subir. Testei num copo e também estava a subir logo concluí que era mesmo da água, visto não ter nada que possa fazer o pH subir dentro do aquário. Tal como referi estava estável a 7.4 antes do CO2. Comecei com CO2 ontem à noite hoje quando medi o pH já estava nos 6.5.

Domingo faço umas medições e depois digo como foram os resultados.

Cumprimentos!

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Dúvidas Reator CO2    Seg 21 Jul 2014, 08:57Responder ao tópico

Boas,

Como disse, é uma questão de ires monitorizando a evolução do pH.
Se vires que baixa muito, tenta dosear a receita do CO2 para que a oscilação não seja tão grande.
Pode ser preferível fazeres a receita de 15 em 15 dias e teres um pH mais ou menos constante, do que teres uma receita muito forte ao inicio e que te faça oscilar bastante o CO2.

Abraço

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Dúvidas Reator CO2    Seg 21 Jul 2014, 16:20Responder ao tópico

Eu pessoalmente sou contra a utilização de Co2 fermentado, principalmente por principiantes.

Podes sempre comprar um medidor permanente de Co2, custa por volta de 20€

O problema das "receitas" é que não consegues controlar o caudal de Co2 nem interromper o fluxo durante a noite. (Se colocares uma valvula para fechar o co2, a garrafa vai rebentar).

Mais vale investires alguns euros e colocares um sistema pressurizado.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Dúvidas Reator CO2    Seg 21 Jul 2014, 16:29Responder ao tópico

José Elias escreveu:

Mais vale investires alguns euros e colocares um sistema pressurizado.

Boas,

Sim, essa também me parece a melhor solução de todos. Para além de colmatar as desvantagens dos sistemas caseiros, consegues ter um controlo muito maior no doseamento de CO2. Queres mais: abres a torneira. Queres menos: fechas a torneira.
Desvantagem deste sistema: custo inicial.
Mas podes sempre procurar por negócios em 2.ª mão. O pessoal costuma ser bastante cuidadoso com estes equipamentos.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvidas Reator CO2    Responder ao tópico

Dúvidas Reator CO2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-