Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

miguel_156

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l   Dom 06 Jul 2014, 08:13Responder ao tópico

Tenho em vista um upgrade para passar do meu aqua de 54litros para um aqua de 102 litros, um aquapor 100 com as medidas 1m x 31cm x 45cm e capacidade: 102Litros mas estou com algumas dúvidas.

O material que tenho intenção me migrar para o novo aqua:
Tenho um filtro externo eheim eccopro 130 continua a ser suficiente?
Tenho em Termo aquecedor eheim 75w que indica ser para 60 a 100litros, continua a ser suficiente?

Sobre o ciclo para esse novo aqua:
Pretendo deixar de usar o areão que uso atualmente no atual aqua por ser muito grosso com um calibre medio de 8mm e pretendia passar para JBL manado.
Pretendo passar as plantas, pedras, tronco, e a agua que tenho no atual aqua para o suposto novo aqua de 1m e como também vou passar o filtro externo como esta, tipo sem sequer o abrir tiro de um aquário e meto a funcionar no outro, a minha grande duvida é se é aconselhável mesmo assim fazer o ciclo ou não é preciso.

A minha ideia dos trabalhos é a seguinte:
Depois do aquário de 1m lavado meter o JBL manado direitinho como vai ficar, e depois passo á fase da agua, olhando a que vou passar uma média de 50litros de agua usada do atual aqua , meto neste novo aqua de 1m 25litros de agua nova tratada e aquecida.
Meto as plantas, tronco, pedras, etc... e começo a passar metade da agua do aquário antigo, ou seja cerca de 25 litros para o aquário novo, passo o filtro e o termostato para ir filtrando a mistura da agua novo com a usada e também o aquecedor para ir mantendo e estabilizar a temperatura da agua já no aquário novo. Depois apanho os peixes e passo-os para um balde com agua usada do aquário e continuo a passar o resto da agua do aquário velho para o novo, depois aclimatizo os peixes todos para o novo aquário.
Passados uns 3 dias termino de o encher como se de uma TPA se tratasse.

Estou certo nestes passos?

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l   Dom 06 Jul 2014, 17:24Responder ao tópico

Viva Miguel

Então a peixarada? Estabilizou tudo? Tiveste mais algum problema?

Quanto aos passos para a troca não está mal pensado, dá um bocadito de trabalho.

Passando ao restante
Não gosto das medidas do teu aqua. Acho que 30 de largura é pouco, não te permite "brincar" em termos de layout.Se conseguisses com mais largura era o ideal. De qualquer modo tens para aí um erro qualquer, as dimensões que mencionaste dá mais de 102 litros brutos.

Filtro: Sinceramente acho fraco. Um metro de aquário é muita coisa ainda para mais para um filtro que faz 500 l/h. A regra é no minimo 5x o volume do aquário, eu pessoalmente acho pouxo 5x, mas eu sou suspeita porque se há coisa que gosto de ter é fartura de filtragem, e muito menos posso dizer bem ou mal de um filtro que nunca tenha tido.

Aquecedor: 1 watt/litro. eu nunca punha menos do que isso.

Vais manter low-tech? Substrato fértil, não pões?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

miguel_156

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l   Dom 06 Jul 2014, 22:31Responder ao tópico

O aquário neste momento esta com tratamento com será costapor porque já tinha a algum tempo um inessis com uma manchinha branca de lado a traz junto a cauda e comessou aparecer igual em outro inessis, subi a temperatura e não estava a resultar por isso decidi meter o tratamento mas parece que não esta a resultar mas também não piorou.
Entretanto tive criação de 29 Gupies e tenho o hospital a servir de infantário mas se os inessis não melhorarem e se entretanto os Gupies ganharem mais corpos e se já tiver o aquário grande passo os Gupies para lá e os inessis para o hospital e depois vai a sal. Aquilo pelas imagens que vi na NET parece costia.
Agora ao aquário, as medidas sao aquelas e o aquário e um aquapor 100 o e no site diz 102 litros mas pelas contas da 120litros. O termostato diz que e para aquários de 60 a 100litros mas já me lembrei de uma coisa que a meu ver até é mais seguro e meter outro aquecedor igual ou até mais fraquinho a auxiliar o que já tenho e se por acaso um falhar fica o outro a funcionar e assim nunca fica friu. Por exemplo no hospital\infantário e um aquário de para ai 10litros e tenho lá um aquecedor de 100w que me deram!!!! E um exagero eu sei mas foi o que se arranjou.
O filtro diz que e para aquários de 60 a 130litros mas depois tenciono meter uma flauta feita por mim para criar mais movimento na agua por toda a superfície da agua e fica a flauta na superfície a empurrara a agua e nesse mesmo lado no fundo fica o tubo de aspiração para o filtro obrigando a agua a circular pelo aquário todo.
No fundo vou meter o JBL Manado que acho que já e bom para um low-tech.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l   Dom 06 Jul 2014, 23:27Responder ao tópico

Tira lá umas fotos á bicharada doente, deixa ver as manchas

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l   Responder ao tópico

Duvidas para Upgrade para aquario maior 54l para 102l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-