Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Dúvida sobre iluminação para plantado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Ter 24 Jun 2014, 22:27Responder ao tópico

Boas!

Eu percebi que querias manter 2T5+1T8, mas o que te disse é que não tens grande vantagem com isso no que diz respeito à T8.

Ou seja, poderias colocar 2T5+1T5 e conseguir o mesmo espectro porque quase todas as marcas têm espectros idênticos em T5 e T8.

Em relação ao casquilho, nada como esperares / perguntares a alguém mais experiente.

Como disse, eu apenas conheço estes, não quer dizer que não os haja...

Abraço!

paulo castro

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 25 Jun 2014, 13:27Responder ao tópico

Bom dia Pedro Santos.

Oxalá haja casquilhos duplos para o mesmo lado pois seria espectacular, assim daria para combinar várias lâmpadas no mesmo sentido.

Vou pesquisar um pouco mas se alguém conhecer algum modelo, por favor, coloque aqui para que me seja mais fácil encontrar a solução.

Obrigado, abraço.

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 25 Jun 2014, 13:51Responder ao tópico

Boas!

Em último caso arranja um L em alumínio, por exemplo, ou em inox que seria o ideal, e prendes lateralmente na zona do balastro e já podes colocar esse suporte.

Abraço!

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 25 Jun 2014, 14:08Responder ao tópico

Boas Pedro.

Estou a perceber o que dizes mas receio que não tenha largura pois o espaço que sobra entre a calha central e o vidro da frente ou trás tem +ou- 14 cm e, ainda por cima, tem uma beira de vidro longitudinal no vidro da frente ou traseiro que fica à mesma altura rés/vés a altura da lâmpada e encurta para 10 cm.

Quanto terá de largura o casquilho duplo em cm para vêr se com o suporte em l daria ou não?

Mas não deixa de ser uma bela ideia.

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 25 Jun 2014, 16:03Responder ao tópico

Boas!

Largura não sei, mas não deve ser muito maior que 10/12cm...

Passa por uma casa de material elétrico que eles têm isso com quase toda a certeza.

Abraço!

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Sab 05 Jul 2014, 11:20Responder ao tópico

Bom dia a todos.

No seguimento do meu projecto surgiu-me um contratempo.
O comprimento do meu aquário é de 118cm mas é por fora Embarassed , o que quer dizer que o comprimento disponível da calha é de apenas uns meros 113cm, o que me coloca numa posição de não poder utilizar as t5 convencionais.

Depois de procurar na net mais informação sobre lâmpadas surgiu-me as t5l8, são do mesmo tamanho das t8 mas com balastros e casquilhos das t5 o que me serve na perfeição. Embora tenha de fazer a substituição do balastro e dos casquilhos, consigo colocá-las na calha pois têem 1,047cm,  cabendo assim no meu aquário.

Que alívio  Rolling Eyes .

Então eu estou a reunir os materiais todos para começar a alteração mas queria pedir um concelho.

Que lâmpadas devo conjugar para que fique uma luz boa?

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto.php?pageNum_AquarioRS=1&totalRows_AquarioRS=20&menu=17&id=130.

Gostaria muito de comprar as lâmpadas correctas e para isso conto convosco.

Abraço.

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Sab 05 Jul 2014, 12:23Responder ao tópico

Olá de novo.

Por curiosidade leiam isto.

http://xylema.blogspot.pt/2011/08/iluminacao-de-aquarios-plantados.html.

Pelas contas deste artigo será que com duas lâmpadas t5l8 de 54w 6500k ficaria com uma boa luz para plantas de necessidade média?

Senão vejam isto:

Se as minhas contas estiverem bem feitas terão estes números. O meu aquário tem 118 cm de comprimento, 38 cm largura e 48 cm de altura, isto perfaz  215 litros brutos mas líquidos terá 190 litros descontando o substrato mas ainda que fossem 200 litros para fazer uma conta mais redonda, o cálculo seria de 60 lúmens x 200 litros dá 12000 lúmens.

Se eu colocar lâmpadas de t5l8 de 54w de 6500k as contas serão estas, 6500 a dividir por 54 é igual a 120 lúmens watt, logo 12000 a dividir por 6500 é igual a 2 lâmpadas.

Será que este raciocínio está correcto?

Opinem por favor.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Seg 07 Jul 2014, 01:02Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

Paulo o pessoal está de férias aguarda mais um bocadinho por resposta.

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Ter 08 Jul 2014, 07:18Responder ao tópico

Boas!

Estás a fazer mal as contas, ou a interpretar mal o que leste.

Os 6.500 é a "temperatura" da luz e não os lumens.

No caso do artigo a lâmpada de 54W tem 4100 lúmens.

No teu caso, e usando as lâmpadas do caso apresentado, necessitarias de 12.000 / 4.100 = 2,9 ou seja 3 lâmpadas.

Abraço!

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Ter 08 Jul 2014, 20:11Responder ao tópico

Boa noite.

Hoje dei por falta do tópico mas só foi preciso procurar um pouco e encontrei-o.

Olá Vera, tudo bem, eu espero sem problema, obrigado.

Boas Pedro.

Realmente eu ainda faço alguma confusão entre os kelvins, os lúmens, os watts e o que quer que venha por aí. Como diz o poeta "Só sei que nada sei...", por isso é que me é muito importante tirar as minhas muitas dúvidas convosco.

Mas pergunto: Há alguma hipótese de, com duas lâmpadas, conseguir o que pretendo? Ou seja: Será que há no mercado lâmpadas que, com as medidas atrás descritas, possam configurar uma iluminação média aceitável?

Abraços.

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qui 10 Jul 2014, 07:44Responder ao tópico

Boas!

Tudo depende do que queiras!

Com as 2 Lâmpadas do exemplo ficarias com 41 lm/litro o que já dá para fazer uma coisa engraçada!

Já para plantas de tapete fica um pouco "curto", por exemplo.

É possível que haja algumas que dêm um pouco mais, mas a diferença nunca será muito grande (penso eu...).

O mínimo que se costuma aconselhar para plantas "fáceis" são 30 lumens por litro.

Abraço!

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Seg 13 Out 2014, 23:04Responder ao tópico

A pedido do Paulo, venho aqui fazer o favor de publicar as fotos deste projecto:

Espero que a sequência das fotos esteja do teu agrado, se não estiver apita. E se quiseres que acrescente alguma legenda é só dizeres!
Por mp ou por mail.

Parece-me que fizeste um bom trabalho!

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Seg 13 Out 2014, 23:39Responder ao tópico

Um trabalho muito bem feito
Ficou 5*
Qual o total de iluminação que tens agora?

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Ter 14 Out 2014, 22:31Responder ao tópico

Pois então amigos.

Eu pedi a colaboração da Vera Santos para a colocação das fotos aqui porque queria completar este tópico para que sirva de inspiração, ajuda, enfim o que quiserem chamar, aos colegas que têm a mesma dificuldade que eu tive em encontrar alguma imagem ou ideia de como fazer um upgrade da calha aquatlantis, que é muito particular pelas características do aquário.

Como podem ver nas imagens eu tinha uma calha com apenas duas lâmpadas t8 de 30 w, o que era demasiado insuficiente para a montagem do plantado que vou fazer, principalmente pelas plantas que escolhi. Então o desafio era saber como incrementar a iluminação sem gastar muito dinheiro e, sobretudo, não alterar a estética da tampa do aquário.

As alternativas eram várias desde uma luminária nova, substituição dos casquilhos existentes por outros que permitissem lâmpadas t5, tiras de led`s, etc.

No primeiro caso não gostei da ideia porque as luminárias são sobrepostas por cima do aquário e o meu tem dois semicírculos atrás para a passagem dos tubos e que se ficassem á vista não era bonito de se vêr.

No segundo caso como os nossos amigos disseram atrás não seria o suficiente pois as necessidades das plantas escolhidas são mais elevadas e poderia correr mal.

As tiras de led`s são caras pelo que não era uma boa politica pois já vou ter outras coisas para gastar o pouco dinheiro disponível, então demorei bastante tempo até que surgisse uma ideia milagrosa que resolvesse o assunto até que um dia surgiu um clic que mudou tudo.

Ao visitar um amigo no stand de automóveis onde trabalha reparei que ele tinha no chão do escritório uma calha partida de um aquário mais pequeno ao que ele me disse que era para o lixo. Eu peguei nela e reparei que se eu cortasse em quatro pedaços eles serviam de aumento para a minha calha com a particularidade de o material ser o ideal para o efeito, então pedi-lha ao que ele respondeu que sim.

Não foi tudo automático primeiro tive de pensar como o poderia fazer, planeei bem, fiz alguns desenhos e conclui que podia fazer desta forma. A partir daí foi comprar os materiais e partir para a montagem.

Devo dizer que deu algum trabalho mas, na verdade, sem trabalho nada feito e por fim o resultado foi este.

Pela parte que me toca estou contente com o resultado pois consegui aumentar a quantidade de lâmpadas sem alterar a estética do aquário que era o pretendido.

Espero que possa ajudar outros colegas pelo menos para tirar uma ideia para os seus projetos.

Obrigado a todos pela ajuda nos esclarecimentos que eu pedi e pela colaboração da Vera que muito apreciei.

Abraços para todos.

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Ter 14 Out 2014, 22:47Responder ao tópico

Olá cristian.

Obrigado pelo comentário.

O total são duas lâmpadas t8 de 30 w, mais duas lâmpadas t5 de 54 w. As primeiras são de 10 000 Kelvin e que vou trocá-las por duas de 6 500 kelvin. As t5 são de 6 800 kelvin (color) e outra de 4 200 kelvin (nature).

No total tenho 168 w para 180 litros nominais já descontando os substratos e demais materiais de decoração claro.

Última edição por paulo castro em Qua 15 Out 2014, 13:16, editado 1 vez(es)

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Ter 14 Out 2014, 23:58Responder ao tópico

Isto da um racio de quase 1w/l
Com um substrato a maneira mais fertil, boa fertilização e co2 fazes deste aquario uma referencia nos plantados Wink

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 15 Out 2014, 01:12Responder ao tópico

Concordo contigo Cristian, dá para fazer um plantado à maneira.

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 15 Out 2014, 13:13Responder ao tópico

Boas cristian e Francisco.

Esta é a primeira fase do meu projacto, na verdade é apenas o inicio pois quase nada está feito mas tudo está a correr dentro do planeado e em bom andamento.

Já encomendei as plantas que andam dentro dos nomes referidos no inicio do tópico, com algum acrescento de um ou outro nome, também já encomendei o substrato inerte e fértil e até já comprei umas rochas bonitas para completar o hardscape.

Como podem ver numa das fotos eu já tenho o equipamento de co2 com extintor de 2kg pronto a funcionar mas aqui surge outro problema, é que eu não tenho nenhuma experiencia em plantados leia-se montagem de hardscape, plantação de plantas e sua manutenção, fertilização, enfim tudo pelo que tenho vindo a pesquisar muito sobre todos estes temas mas irei abrir um outro tópico no fórum adequado e irei pedir a vossa preciosa ajuda para me guiarem no que eu estiver a fazer de mal para que o projeto dê resultados satisfatórios.

Quanto a este tópico, para além das respostas que darei a quem quiser fazer alguma pergunta ou comentário, considero que está concluído e que, de certa forma, colaborei para mostrar que nem sempre temos de comprar tudo e que podemos improvisar e até reciclar alguns produtos que pensamos que já não servem para nada.

Abraço para todos.

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 15 Out 2014, 16:48Responder ao tópico

Concordo contigo Paulo, temos de ver primeiro o que podemos fazer com o que já temos em casa, só depois se for necessário ir comprar. Por vezes o que temos em casa tem potencial suficiente para o que queremos só é necessária alguma imaginação. Na aquariofilia uma das coisas que mais me fascina é o espaço que temos para inventar e criar soluções novas.

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qua 15 Out 2014, 21:22Responder ao tópico

Muito bem feito ate parece algo que eu teria feito Razz assim desenrascaste te com o tinhas a mao sem ter que gastar muito dinheiro Wink

paulo castro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Qui 16 Out 2014, 09:50Responder ao tópico

Nem mais companheiros.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre iluminação para plantado.   Responder ao tópico

Dúvida sobre iluminação para plantado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-