Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Reposição de Agua Automática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 3

MensagemAssunto: Reposição de Agua Automática   Qua 28 Maio 2014, 15:49Responder ao tópico

Muito boa tarde
Eu tenho um aquario de 150*60*60 e com Sump de 100*40*40, dando no total por volta dos 520 litros de agua, e como calculam as trocas de agua não são assim tão fáceis, por isso, estou a pensar em  fazer reposições de agua Automática na Sump, mas pretendia reaproveitar a agua que sai da sump para o autoclismo.
Passo a explicar:

A reposição automática / TPA e feita através de uma torneira ligada à rede publica, passando por um filtro de carvão para eliminar o cloro e entra diretamente na sump, tendo á entrada uma boia que quando atinge determinado nivel fecha a entrada da agua da rede publica.
Caso ultrapasse um determinado nível na sump, a água sai para um tubo de esgoto, para que sump não transborde,
Depois leva uma bomba que vai enviar a agua para dentro do autoclismo sempre que seja feita uma descarga, esta bomba é acionada por uma boia de nível colocada dentro do autoclismo.
Algumas das  minhas duvidas são:
- O filtro de carvão elimina o cloro suficiente para que não faça mal aos peixes?
- Qual o tipo de boia que aconselham para colocar na entrada da  agua que vem da rede Publica, visto não poder ser uma coisa muito grande, porque tem que ficar dentro dos compartimentos da Sump?
- Qual o máximo de agua que posso trocar diariamente?

Todas as ajudas e opções são muito vem vindas

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Qua 28 Maio 2014, 16:40Responder ao tópico

Podes usar a mesma bomba para fazer o retorno ao aquario e mandar agua para o autoclismo, desde que ele nao esteja acima da altura maxima da bomba.

A boia para a sump é uma boia normal de autoclismo.

um filtro de carvao é suficiente para limpar a agua.

A percentagem maxima que podes trocar depende de dois factores:
1 - temperatura que mantens o aquario e temperatura da agua de entrada
2 - se acrescentas alguma coisa aagua do aquario, ou se usas so agua da rede sem buffers/acidos/alcalinizadorees/....

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Qui 29 Maio 2014, 09:56Responder ao tópico

cable-man escreveu:
Podes usar a mesma bomba para fazer o retorno ao aquario e mandar agua para o autoclismo, desde que ele nao esteja acima da altura maxima da bomba.

A boia para a sump é uma boia normal de autoclismo.

um filtro de carvao é suficiente para limpar a agua.

A percentagem maxima que podes trocar depende de dois factores:
1 - temperatura que mantens o aquario e temperatura da agua de entrada
2 - se acrescentas alguma coisa  aagua do aquario, ou se usas so agua da rede sem buffers/acidos/alcalinizadorees/....

Cable-man
A bomba para fazer o retorno para o autoclismo vai ser a mesma,  e a agua que entra na sump vem direta da rede  passando só por um filtro de carvão, a minha duvida é se eu fizer 10 ou 15 descargas diárias, vou substituir mais ou menos 100 a 150 litros de agua, e o meu receio é que estas trocas diariamente possam afetar o aquario.

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Qui 29 Maio 2014, 20:25Responder ao tópico

Para reduzir a quantidade de água em cada descarga podes colocar dentro do autoclismo por exemplo uma garrafa de 2 litros com água assim reduzes o equivalente ao volume da garrafa em cada descarga no caso cerca de 2 litros

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Qui 29 Maio 2014, 23:17Responder ao tópico

Tinha dias, no verao, de trocar 500 litros nos meus aquarios.
Alem do autoclismo da garagem tambem tenho uma saida de torneira para regar as arvores do jardim.

Mas na minha agua nem utilizava nada de buffers nem a diferença de temperatura era significativa.

por isso disse, os dois factores mais limitadores sao estes, se nao tens estes problema, esta bom.

Alfredo Garcia

Membro
Membro

Gostos : 9

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Qui 29 Maio 2014, 23:28Responder ao tópico

Acho que a melhor solução seria ter duas válvulas na entrada do autoclismo uma para rede e outra para o aquário, e o autoclismo funcione sempre com a agua da rede e quando for altura da troca de agua do aquário um sensor detete quando o autoclismo esteja vazio e ai utilize a agua do aquário quantas vezes for preciso para completar a troca parcial.

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 10:21Responder ao tópico

cable-man escreveu:
Tinha dias, no verao, de trocar 500 litros nos meus aquarios.
Alem do autoclismo da garagem tambem tenho uma saida de torneira para regar as arvores do jardim.

Mas na minha agua nem utilizava nada de buffers nem a diferença de temperatura era significativa.

por isso disse, os dois factores mais limitadores sao estes, se nao tens estes problema, esta bom.

boas cable-mam

eu também não utilizo nada de buffers nem a diferença de temperatura é assim significativa.
vou arriscar penso que a quantidade de agua adicionada em cada descarga é muito pouca ( 10/15 litros) que acaba por entrar logo no circuito do aquario.

obrigado

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 10:25Responder ao tópico

Alfredo Garcia escreveu:
Acho que a melhor solução seria ter duas válvulas na entrada do autoclismo uma para rede e outra para o aquário, e o autoclismo funcione sempre com a agua da rede e quando for altura da troca de agua do aquário um sensor detete quando o autoclismo esteja vazio e ai utilize a agua do aquário quantas vezes for preciso para completar a troca parcial.

Boas Alfredo Garcia,
a intenção é reaproveitar a agua para o autoclismo.

Alfredo Garcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 12:10Responder ao tópico

guardiao escreveu:
Alfredo Garcia escreveu:

Boas Alfredo Garcia,
a intenção é reaproveitar a agua para o autoclismo.

Eu percebi, mas pareceu-me que estavas na duvida de que poderiam ser trocas a mais em alguns dias, por isso a minha opinião, já que trocas a mais são prejudicais.

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 14:44Responder ao tópico

Boas,
fica aqui o esquema mais ou menos do que eu pretendo

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 14:50Responder ao tópico

isso é como eu tenho a minha, sem a saida de segurança.

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 15:19Responder ao tópico

cable-man escreveu:
isso é como eu tenho a minha, sem a saida de segurança.

Boas cable-men,
mas sendo assim a agua nova vai entrar e passar pelas matérias filtrantes todas, mas como a contidade de agua é irrisória ( 10 a 15 litros) penso que não afetará a colonia de bactérias, e diariamente o total de descargas será mais ou menos entre 100 a 150 litros.
se o seu tem funcionado bem eu vou arriscar, e seja o que deus quiser, logo que tenha tudo a funcionar eu dou noticias.
obrigado a todos

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Sex 30 Maio 2014, 15:59Responder ao tópico

a enrada de agua nova nao é instantanea, 10 litros demoram pelo menos 1 minuto, senao mais, a encher.
Isto, junto com o carvao activado, faz com que o aquario nem sinta a gua nova a entrar.

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Seg 09 Jun 2014, 13:44Responder ao tópico

Muito boa tarde,
tenho andado a reunir todo o material necessário para dar inicio a " obra", mas deparei-me com um problema que é o filtro de carvão para colocar á entrada da água que vem da rede publica, é um bocado para o grande, se não estou em erro tem quase 30cm de altura por 15 de largura, não me sabem dizer se há filtros mais pequenos e de quanto em quanto tempo temos de trocar os filtros.
obrigado

Alfredo Garcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Seg 09 Jun 2014, 14:51Responder ao tópico

E que tal utilizar Purigen da Seachem, é um substituto do carvão, é reutilizável, mesmo sendo mais caro acho que acaba por compensar e como é mais eficaz podes ter um volume inferior.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Seg 09 Jun 2014, 18:20Responder ao tópico

Creio que memso a muito longo prazo, o carvao actuivado é tanto mais facil de utilizar, ja vem em cartucho é so encaixar na mangeuira, como mais barato.

O pourigen para servir de anticloro tem de ser preparado com o produto anti cloro, que nao é reutilizavel.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Reposição de Agua Automática   Responder ao tópico

Reposição de Agua Automática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-