Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

RickFranco

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Seg 26 Maio 2014, 23:04Responder ao tópico

Boas pessoal !

Este e o meu 1º post no forum, infelizmente nao pelos melhores motivos !

Tenho o aquario ha cerca de 2 meses e meio, e ate ha 1 semana atras tudo aparentava correr bem.

Nao sei o que se passou entretanto mas começaram a surgir sintomas com varios peixes, que acabaram por morrer .

Ate agora morreram 5 peixes bebado (parece que sao os mais susceptiveis do aquario) , 4 neons (desconheço razao) , 1 limpa vidros e 2 guppies (estes penso que tera sido um parasita nas guelras)

O que me preocupa no imediato sao so peixes bebados, pois apos ter feito eutanasia em um deles e terem morrido outros 4, apareceu novamente um com o mesmo sintoma.

O peixe apresenta uma mancha branca grande no interior do corpo, que vai da cauda ate pouco menos de metade, esta isolado do cardume e anda muito no fundo.

Todos os peixes que tiveram este sintoma ate agora acabaram por morrer passado 1 ou 2 dias.

Fiz uma TPA de 30% apos mover os peixes para um aquario temporario (retirei toda a agua, limpei areia, juntei areia preta nova para cobrir a areia mais fina e tapar subtracto a mostra) e introduzi de novo no aquario principal a mesma temperatura que o aqua hospital.

Ate agora, introduzi a dose recomendada de Waterlife Sterazin (fiz o 1º dia) , no 2º dia pus dose preventiva de 20 gotas (para aquario 90Litros) de Esha 2000, e hoje ia por novamente Waterlife Sterazin (deve fazer-se no 1º. 3º. 5º , 7º e 10º dia)

Estou a entrar em desespero sem saber mais o que fazer e nem sequer consigo diagnosticar devidamente a doença.

Sera que podem ter sido parasitas de ter dado bloodworms ? O dono da Mania dos Peixes disse-me que nao aconselhava a dar porque davam origem muitas vezes a parasitas, pelo que ja comprei artemia congelada para subsituir.

O aquario tem 90 L

Valores Medidos :

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - Aproximadamente 25

Ph : Penso que 7.0 mas estes testes das tiras nao sao muito precisos com as cores, de qq forma o laranja parece estar entre os 6.8 e 7.2

Neste momento a minha fauna esta reduzida a :

- 5 Peixes Nariz Bebado

- 4 Guppies

- 10 Neons

- 1 Labeo Bicolor

- 1 Comedor Algas

- 2 Corys

Peço desculpa pela ma qualidade das fotos (foram tiradas com telemovel) e agradeço desde ja qualquer ajuda que possa ajudar a salvar os peixinhos !

Obrigado

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Seg 26 Maio 2014, 23:40Responder ao tópico

Humm.

Desconheces razão da morte dos néons? Quais foram os sintomas antes da morte? Alguma coisa se alterou.

Esse da foto já não safas, lamento informar-te. O ideal é isolares noutro aqua.
Agora há que identificar o que se passa, assim á primeira vista parece ser um de dois problemas, Columnaris ou Pleistophora, qual deles, depende dos outros sintomas, mas acredito mais em Columnaris
Mas tira o peixe fora urgentemente

As doenças não aparecem do nada, algo as despoleta. Fizeste um resumo dos parametros actuais, e antes do problema começar, estava tudo bem? Descreve lá em pormenor o teu aqua, montaste há 2 meses e meio, deixaste completar o ciclo? Que filtragem tens? Qual o "plano" de manutenção?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

RickFranco

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Ter 27 Maio 2014, 00:54Responder ao tópico

Mara, obrigado pela tua resposta !

Os neons nao sei porque desapareceram todos ou foram parar ao filtro da biobox, nao consegui identificar neles quaisquer sintomas.

A unica mudança (alem de ter esvaziado aquario e posto areia nova por cima, posto a agua ciclada de volta e junto 30% da TPA) foi começar a dar bloodworms ha 2 semanas atras.

Tambem pelas minhas pesquisas e po routro topico que vi com uma mancha muito identica em quase metade do corpo, parece ser isso que dizes columnaris .

Nao tem mesmo tratamento ? Pus dose de emergencia de esha 2000 agora mesmo, com 40 gotas para 90L, por isso nao queria estar a isola-lo neste momento. Pus no aquario todo com medo que a bacteria alastrasse aos outros.

Antes de começar o problema parecia estar tudo bem.

Em relaçao a montagem do aquario, fiz o ciclo direitinho (acho eu) e so introduzi peixes ao fim de um mes.

Amonia esta a zeros e nitritos tambem, apenas os nitratos tem um valor de cerca de 25 (mas acho normal porque tem bastantes plantas nao?)

Ph 7.0 (dificil medir nestes speedytests de tiras mas assim parece)

As Tpas faço semanal (ainda so vou na 3a)

Ah lembrei-me agora, o peixe esta a começar a apresentar agora sintomas de desordem da bexiga natatoria e esta inclinado para cima. Aconteceu o mesmo em todos os outros que morreram com esta mancha branca, desenvolvem a mancha e ao final de 24horas perdem o equilibrio ! Espero que ajude

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Ter 27 Maio 2014, 01:22Responder ao tópico

É uma doença complicada. Oficialmente não há tratamento especifico. Remover os peixes afectados tão cedo quanto possível é essencial para que a doença não seja transmitida a outros peixes. Há espécies mais susceptíveis do que outras como é o caso dos tetras, entre outros.
A bactéria desenvolve-se melhor a temperaturas a partir de 24ºC, por isso se os peixes suportarem o ideal é que a temperatura não passe dos 23ºC.
Quanto mais cedo se inicia o tratamento maiores as probabilidades de cura, mas é muito difícil.
Tratar a doença passa por fazer uma tpa de 50% e aplicar um medicamento com nifurpirinol ( mais acessível Sera Bactopur Direct ), mas o tratamento só funciona se os peixes estiverem em fase inicial, e como se não bastasse o Nifurpirinol destrói-te as bactérias depuradoras. Banhos de sal também ajudam, mas muitas espécies são sensíveis a sal, como no caso dos tetras.
Esse problema de natação que mencionaste, é tipico, se já não havia nada a fazer, agora muito menos. Essa é daquelas doenças que na maioria das vezes quando notas os sintomas em menos de 24 horas perdes o peixe afectado, nem te dá tempo de fazeres practicamente nada.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

RickFranco

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Ter 27 Maio 2014, 01:27Responder ao tópico

Mara ,

Obrigado, estou mais esclarecido !

Neste momento acabei de por o peixe preso numa rede no aquario porque ja nao conseguia nadar e estava a flutuar arbitrariamente pelo aquario.

Pu-lo na rede em posicao horizontal (que ja nao consegue manter sozinho), parece ser uma questao de horas ou minutos ...

Que aconselhas a fazer, eutanasia ?

De resto, para prevenir que este problema ocorra de futuro no aquario, nao e suficiente fazer tratamento anti bacteriano com esha 2000 ?

Tenho a temperatura a 25 graus.

Com 2 corys, 1 ancistrus, 1 labeo bicolor, 1 comedor algas, guppies, neons e 4 peixes nariz bebado que sobram, nao e aconselhavel descer temperatura pois nao ?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Ter 27 Maio 2014, 01:45Responder ao tópico

Não deixes o peixe em contacto com a água do aquário. Nem que o metas dentro de um copo a flutuar e o deixes lá, desde que o removas.

Eu baixava a temperatura ao 24º. os peixes que tens vivem perfeitamente bem nessa temperatura.

O esha é um medicamento de largo espectro composto por diversos "ingredientes", em dosagens calculadas para tratar doenças mais comuns. Não é o caso da Columnaris que é das mais complicadas. Não me recordo da composição dele, mas em caso de Flavobacterium columnare ( bactéria que causa Columnaris) "instalada", esquece que só faz festinhas. Mas já que começaste acaba, também mal não vai fazer. Mas faz a dosagem minima, não queiras provocar nos peixes imunidade porque quando precisares de fazer um tratamento a sério depois é mais complicado. E já que estás com o Sterazin também não custa terminá-lo, a maioria das infecções bacterianas surgem como infecções secundárias causadas por fragilidades no sistema imunitário dos peixes devido a stress e más condições de água ou então como infecções secundárias oportunistas de uma primeira infecção causada por parasitas. Infecções bacterianas e parasisticas estão muitas vezes associadas.
.
Ficas atento e vês se mais algum peixe apresenta sintomas semelhantes aos que detectaste, medicar sem necessidade não é benéfico. Em caso sos em que surjam novos peixes com sintomas semelhantes aí sim convém "atacar a sério".

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

RickFranco

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Ter 27 Maio 2014, 01:52Responder ao tópico

Mara,

Vou retirar o peixe para o aqua hospital (nao tenho termostato ainda) e fazer eutanasia, parece-me a unica soluçao possivel perante o que dizes.

Pensava que nao havia problema em deixar no aqua principal depois de ter feito dose emergencia esha 2000 e uma vez que o problema ja vem de tras nao achei que fosse mudar nada.

Vou terminar os 2 tratamentos e aguardar 1 semana a ver se nao surgem mais sintomas identicos em nenhum, o estranho e que ja surgiu em varios e com intervalos de tempo diferentes...

E parece que vou ter de comprar tambem medicacao mais adequada para o tratamento desta columnaris, de que ate agora nao me consegui livrar. Provavelmente ja esta espalhada por toda a agua do aquario porque o problema ja vem de ha 1 semana atras e continua a aparecer pelos vistos.

Obrigado pela tua preciosa ajuda, foi mto esclarecedora Wink

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Ter 27 Maio 2014, 01:57Responder ao tópico

Não stresses, mantém a calma, termina os tratamentos. Quando os peixes têm o sistema imunitário enfraquecido, qualquer coisinha lhes pega. Os teus peixes são recentes, andaste a mexê-los muito. Dá-lhes tempo de estabilizarem, não faças remexidas no aqua, tipo mudanças de lay-out, mantém uma excelente qualidade de água, boa alimentação e se puderes reforça com vitaminas.
P.S.. Queres um conselho, nada de bloodworms. Eu sou mais uma das que não pode com elas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

RickFranco

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Qua 28 Maio 2014, 04:34Responder ao tópico

Mara,

O peixe, como se previa, acabou por morrer ao fim de 2 horas.

Entretanto ja me morreu uma cory (apos tentar tratamento com PP) e tenho um guppy a dar as ultimas Sad(Tambem o pus em agua com PP e como pareceu nao reagir nada bem voltei a colocar no comunitario, mas agora mal consegue respirar e deve estar quase a morrer). O guppy estava com um comportamento estranho, muito parado e a encostar ao fundo, pelo que decidi fazer o tratamento de PP mas ... pior a emenda que o soneto !

A minha duvida neste momento e em relaçao ao Permanganato de Potassio.

Pelo que ja andei a ler noutro topico no qual estavas bastante activa, a agua deve apresentar um tom rosado.

Ora acontece que apos diluir 1/4 de comprimido num copo e deitar metade no aqua hospital (tem 25L), a agua fica castanha passado uns 5 minutos.

Nao entendo, e agua nova da torneira acabada de por (juntei acondicionador waterlife) , pelo que nao devia ter qualquer carga organica.

Nao e suposto ficar rosa durante um bom bocado ?

De resto, ela so me fica com esse tom rosa se acrescentar bem mais que a dose recomendada de 2.5mg/L, fiz agora a experiencia na agua castanha e juntei mais 1/4 de comprimido de 500g, e so agora tem um tom rosa (mesmo assim muito clara).

Isto e normal ? Usei basicamente 250mg para 25L e a agua esta rosa clarinho...

De resto ja nao sei mais o que fazer para eliminar este problema (parece continuar a ser columnaris), apliquei dose dupla de Esha2000 (vou no 2o dia) no comunitario, na esperança de eliminar totalmente a bacteria, mas parece que nao faz nada.

Obrigado !

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Qua 28 Maio 2014, 22:57Responder ao tópico

Que te disse? Não stresses e mantém a calma. Isto porque já é previsivel que quando se perde a calma cometem-se erros.

Em primeiro lugar, esse tópico tem realmente muita informação, e é um tópico bem grande que para se entender o contexto da coisa é necessário ler na totalidade.
A espécie de peixe em questão não tem nada a ver com os peixinhos que tens, estamos a falar de um peixe enorme, cuja tolerância a medicação é muito superior aos que tens.
Era uma doença que não tinha nada a ver com a que te afecta os peixes, excepto numa coisa, era igualmente uma infecção bacteriana. Se leste vês que um dos medicamentos usados foi precisamente o mesmo que te disse que possivelmente faria efeito sobre o problema que te afecta os peixes, ou seja, Sera Bactopur Direct.

O uso incorrecto do PP é morte certa para os peixes, dá cabo das guelras e os peixes morrem por asfixia.

Alguns peixes são mais sensíveis ao PP, isso inclui corys nas quais a dosagem é diferente.

É mais tóxico a pH mais elevado. Em condições alcalinas aliado a dióxido de manganês (MnO2) pode causar problemas respiratórios ao bloquear as brânquias.

Alguns desses produtos anti-cloros interferem com a oxidação do PP.

Não é o PP que te safa os peixes, não sozinho.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

RickFranco

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Qui 29 Maio 2014, 06:04Responder ao tópico

Mara,

Eu agi em desespero de causa (pelo menos a cory ia morrer de certeza porque tinha a boca coberta por manchas brancas , estava a superficie da agua em posiçao vertical e so se mexia para a nadar quando tentava tocar-lhe, alem de ja parecer respirar mal) e baseei-me em algumas leituras de foruns sobre o assunto , nomeadamente neste topico

No caso da Cory nao sei se foi do PP, mas o guppy piorou significativamente, pelos esticoes que deu quando o pus no aqua com PP vi logo que nao ia correr bem.  Talvez por ainda ser um guppy nao adulto, suponho que possa ser isso, pois era um Endler com menos de metade do tamanho de um guppy adulto. No entanto sei que ha mta gente que o usa em peixes de todos os tamanhos com bons resultados, mt gente ate faz banho de PP sempre que tras qualquer peixe novo para o aqua para prevenir bacterias e parasitas que possam vir com eles.

Eu pus as dosagens recomendadas, neste caso 2.5 mg por Litro , e a minha agua ficou com tom rosa super clarinho durante uns segundos apenas, passando rapidamente a uma tonalidade amarelada.

O estranho e que dpois para fazer a experiencia pus meio comprimido de PP nos 25L e desde ontem ainda esta rosa a agua. (ou seja, so com maior quantidade passa de acastanhada a rosa)

A minha questao era no sentido de perceber que dosagens estavas a utilizar com o PP  para ter aquela cor que vi no outro topico, porque eu para o conseguir tive de por aproximadamente 10mg/L, que ultrapassa todas as dosagens que tenho visto o pessoal usar.(em 4x)

Quanto a columnaris, hoje fiz o ultimo dia de Esha2000 dose dupla, amanha vou a farmacia buscar azul de metileno q ja encomendei para o que der e vier... e provavelmente vou utilizar o metileno no aqua comunitario para desinfectar e prevenir males maiores.

Ma ideia ?  Rolling Eyes

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Qui 29 Maio 2014, 08:47Responder ao tópico

Ultimo post do membro editado para remoção do link inserido por não estar em conformidade com as regras.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Sex 30 Maio 2014, 01:06Responder ao tópico

Boa noite Rick

Que queres que te diga? Que na minha opinião estás a pensar em fazer algo que não te trará sucesso na cura? Sinceramente penso que não é assim que lá vais. Até porque li algures alguns conselhos que muito sinceramente não te vão valer de grande coisa.
Já te disse qual a minha opinião. Repito. Infecções superficiais: Banhos de PP ou sulfato de cobre ( se a espécie o tolerar), infecções sistémicas: anitibióticos apropriados sendo um deles nifurpirinol, ou seja o composto do bactopur direct. Cuidado com o excesso de medicamentos e a mistura de alguns

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo   Responder ao tópico

Peixes a morrer com mancha branca em metade do corpo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-