Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 11 Maio 2014, 08:17Responder ao tópico

Ora bem, eu estive a falar com um vet que está habituado a tudo o que se põem em aquários , gaiolas e reptilarios, e ele falou me em duas coisas que se deve fazer que evita doenças nos peixes, que segundo ele todos os criadores de peixes fazem quando compram um peixe fora da criaacao deles , além do aquário o de o peixe vai viver tem que se ter mais dois pequenos, deve se saber quais os parâmetros da água em que o peixe está na loja, e por o primeiro aquário o mais parecido possível, para quando chegar a casa ele ir logo para lá, o saco causa muito stress , e a aqua fica muito rapidmente tóxica e enfraquece o sistema imunitário do peixe, o que o torna uma boa presa para vírus e doenças. Continuando o saco NUNCA pode tocar na água, mesmo a parte de fora pode conter bactérias, o peixe é posto no primeiro aquário ( sem a água do saco ), e lá fica em quarentena 5 dias , depois tem de ser passado para o segundo aquário com parâmetros que fiquem entre o aquário normal e o primeiro onde tem estado, e aí ir juntando água do aquário normal, um litro por dia, ao fim de mais 5 dias está pronto para ir para o aquário normal. Alguém faz assim? Acho um exagero....

A outra revelação do século é quando se faz TPA e se usa o sifão para sugar a água ( o que acho que todos usam ), o que vocês fazem fazem para dar início a sinfonagem da água? Eu chupo na mangueira até a água estar a chegar a mim e depois tiro a boca, e acho que vocês tambem devem fazer assim ou não?! Pois o vetrinario disse que isso é perigoso para nós, que a água tem muitas bactérias que se podem adaptar a nós e nos criar problemas, que se deve usar um sifão com bomba... Ora bolas alguém aqui usa isso? Pois eu estive a ver o preço é não é nada agradável....

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 11 Maio 2014, 11:10Responder ao tópico

Relativamente á primeira parte, está mais do que correcto, todos os peixes devem passar por uma quarentena para despiste de possíveis doenças que possam infectar outros peixes.
As alterações de parametros e temperatura que eles "sofrem" durante a compra fragilizam sim o sistema imunitário dos mesmos e torna-os susceptíveis de serem "atacados" por organismos patogénicos.

Vê por exemplo este tópico, aqui fala-se claramente que os peixes devem ficar em quarentena, com água do aquário principal e etc. Mas atenção que o descrito neste tópico é aplicável apenas para os peixes mencionados, não para os restantes.
http://www.peixefauna.com/t14739-cuidados-com-a-aquisicao-e-aclimatizacao-de-viviparos

Em relação á 2ª parte, é de facto verdade que há determinados organismos patogénicos que embora seja muito difícil podem ser de facto transmíssiveis ao Homem. Mas isso é muito difícil de acontecer, para tal teria que ser um indíviduo com um sistema imunitário fragilizado, como por exemplo, pessoas portadoras de virus HIV, em tratamentos anti cancerígenos, que tenham efectuado transplantes recentemente, que tenham feridas/cortes em áreas expostas ao contacto directo com água infectada, etc. Além disso, desde que não se ingira a água ou ela entre em contacto com lábios e interior da boca, é mais um drama do que outra coisa.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 11 Maio 2014, 11:51Responder ao tópico

Boas

Embora concorde que se deva de fazer uma boa aclimataçao ou mesmo quarentena, acho que esse veterinario esta a exagerar um pouco.
Por exemplo: Por o novo peixe directamente do saco para o aquario de quarentena nao acho correcto, pois nao acredito que a agua do aquario tenha a mesma temperatura nem os parametros sejam os mesmos, como o veterinario referiu a agua do saco de transporte altera-se muito rapidamente e ao retirar o peixe do saco e intruduzir no aquario directamente podere.mos estar a provocar ao mesmo tempo varios choques no peixe "termico de ph, etc".
Eu sempre introduzi o saco no aquario e sempre introduzi agua do aquario no saco para ir fazendo a aclimataçao, isto se for de inverno e tiver aquecimento no aquario, para que a temperatura fique igual.
Se for de verao que nao tenho aquecimento no aquario, introduzo o peixe e a agua do saco num recepiente proprio para o efeito e depois vou adicionando agua do aquario lentamente ate meio, ai começo a retirar alguma agua e continuando a introduzir mais agua, sempre mais que a que retiro.
Quanto a segunda parte acho um completo exagero, a nao ser em casos exepcionais como a Mara referiu.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 11 Maio 2014, 17:25Responder ao tópico

A loja onde compro os peixes da garantia de uma semana, eles propios fazem a quarentena, e se ele me morrer dão me outro. Não acham que isso da loja fazer a quarentena não é suficiente?

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 11 Maio 2014, 18:00Responder ao tópico

A quarentena requer um determinado numero minimo de dias. Não sei qual é a rigorosidade dos vendedores por ai e se a cumprem e respeitam devidamente. No entanto analisa bem as situações. Uma das maiores causas de doenças provém do stress a que os peixes são sujeitos, algumas de muitas mais causas possiveis para stress são o seu transporte, alterações de parametros da agua, diferenças de temperatura entre outras. Ao adquirires um peixe o simples transporte causa stress,durante o transporte inevitavelmente tens oscilações de temperatura mesmo que poucas, a agua onde vai ser inserido, por mais que seja semelhante à da loja tem sempre diferenças. Todos estes factores aliados causam stress que pode debilitar o sistema imunitario do peixe, umas espécies mais do que outras. Se estiver debilitado pode ser afectado por um organismo patogenico, porque independentemente dos melhores cuidados que tenhas esses organismos estão sempre presentes na agua, no entanto a maioria deles só afecta os peixes se estes estiverem com as defesas em baixo.
Pelo exposto acho que dá para perceberes o porquê de nas nossas casas também ser recomendada a quarentena.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 11 Maio 2014, 18:34Responder ao tópico

Boas

O facto de a loja dar uma semana de garantia dos peixes é exelente (nunca antes tinha visto tal coisa) e o que quer dizer que eles fazem uma boa quarentena e que tratam bem os peixes, mantendo-os de boa saude, pois se nao o fizecem nao dariam essas garantias.
Mesmo assim ao adquirires novos peixes convem sempre fazeres pelo menos um bom acondicionamento dos peixes.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Dom 26 Out 2014, 10:54Responder ao tópico

Não sei ao certo. Mas acho adequado fazer um resguardo dos peixes antes de os introduzir no aquário definitivo mesmo se a loja o fizer. Claro que fazendo a aclimatação de maneira correta tanto para o tanque de resguardo como para o aquário definitivo.

Quarentena seria um período de 40 dias. Resguardo seria qualquer período de cautela adequado ao propósito.

No caso de peixes optaria pelo período de 21 dias de resguardo num tanque a qual faria um tpa de 50% e faria dependendo da origem dos animais um tratamento preventivo com anti-microbianos e um estimulante imunológico.

Considero que quando se utiliza de plantas naturais também é devido fazer uma quarentena (40dias) antes de implanta-las no aquário, como também seria bom fazer um tratamento ou higienização conjuntamente.

Para plantas artificiais de aquários considero um bom conselho passar lhes um banho de uns 10 segundos em álcool 70º e seca-las antes de instala-las e como também nas suas higienizações periódicas. Esse banho de 10 segundos com álcool seria bom em todos equipamentos novos e em suas manutenções.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...   Responder ao tópico

Conversas com um veterinário suíço.... E duas pequenas dúvidas que surgiram daí...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-