Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Plistoforose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 21:30Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Alguma coisa está a bater mal. Dizes que estás a fazer as tpas e o No2 nem mexe. Fazes as tpas, mas o teste quanto tempo depois estás a fazer?
Este último foi meia hora depois, quis deixar a água se misturar bem antes de testar.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 22:39Responder ao tópico

Como nunca tinha ouvido ninguém relatar um caso em que mesmo após uma tpa de 50% os níveis de NO2 se mantinham exactamente iguais andei a pôr umas leituras em dia.

Retirado de um dos meus livros de aquariofilia:

"Num aquário recentemente montado, os nitritos sobem após ser atingido o pico de amónia.
Isto porque as BON  (bactérias oxidantes de nitrito) que convertem o nitrito (NO2) em nitrato (NO3) requerem algum tempo para se tornarem activas e reproduzirem tal como as bactérias que convertem a amónia em nitritos. As BON são inibidas pela amónia. A concentração de amónia em água alcalina é tóxica para as BON."

Não encontro outra explicação para o facto de o teu NO2 nem sequer mexer quando fazes as tpas.
Ao mudares o filtro deves ter tido algum pico de amónia, que aliado ao ph alcalino te dizimou as BON todas.

Tratamento em aquário:
- 25 a 50% de trocas diárias da água do aquário ( a % depende do valor de nitritos)
- Adição de bactérias nitrificantes
- Reforço da filtragem biológica
- Redução de temperatura ( temperatura preferencial 24º)
- Redução da quantidade de comida.

Fazendo o mencionado anteriormente não só ajudas a controlar o NO2 como também impedes que a amónia se acumule no aquário.

Já vi muitos aquários com picos de nitritos, mas nunca ninguém se queixou de não conseguirem reduzi-los a valores aceitáveis com tpas diárias, mas também ninguém tinha um ph como o teu

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Última edição por Mara Silva em Ter 13 Maio 2014, 00:23, editado 1 vez(es)

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 23:06Responder ao tópico

hum........
Ja reduzi a dose de comida desde ontem
amanha faco mais uma TPA de 30%
e adicionar mais bacterias a agua
a minha temperatura é de 26 graus, se eu baixar para 24 isso nao vai piorar o stress dos peixes que ja se habituaram aos 26
Quanto a filtragem biologica nao posso adicionar mais, mas acho o que tenho é suficiente.

e possivelmente so daqui a uns 5 ou 5 dias é que as bacterias devem fazer o seu trabalho.
Sera que a minha recente invasao deum batalhao de caracois nao contribuiu para este pico de NO2?

Ja agora como se chama esse livro?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 23:26Responder ao tópico

A tua praga de caracoletas é um "sintoma" de que andas a dar comida a mais. Toca a reduzir para o minimo, não só para teres mais facilidade em controlar a praga, mas principalmente porque o excesso de comida só agrava a amónia e NO2. Não é só o excesso de comida, é que quanto mais os peixes comem, mais defecam, e as fezes deles elevam a amónia.
Já que andas a fazer tpas diárias aproveita e aspira as caracoletas.
Só não te esqueças de uma coisa, aconteça o que acontecer, não remexas muito o areão. Não te esqueças que a amónia se acumula no areão e que lá fica sossegadinha, mas se remexes a amónia é libertada para a coluna de água e pumm, lá vem um pico.
Não receies a temperatura. Se fôr descida lentamente não há problema. Tens a 26ª, hoje programas o termóstato para 25º, amanhã para 24º. Os peixes que tens vivem em óptimas condições a 24º.

Outra coisa que me tinha esquecido. Luz muito forte também não convém. As bactérias responsáveis pela conversão de amónia em nitritos e posteriormente nitritos em nitratos também são inibidas pela luz forte. Ou seja, luz mais forte só quando a colónia de bactérias estiver estável. E como não tens plantas naturais também não precisas de grande luz, apenas a suficiente para os peixes.

Quanto ao livro, epá, esquece lá este livro que se eu soubesse o que sei hoje não o teria comprado. É um monstro de 600 páginas que me custou os olhos da cara, e que é mais direcionado para veterinarios do que propriamente para aquariofilistas, metade do conteúdo não nos serve para nada. Há livros bem mais fáceis de interpretar e bem mais interessantes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 10:26Responder ao tópico

Hoje fiz o seguinte, troquei 50 litros de agua, e medi o NO2 logo a segui e da 1,6mg/l, não é Possivel!!!!!

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 11:00Responder ao tópico

E já tenho 3 danios a nadar de lado.... Affff

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 11:11Responder ao tópico

Não é possível digo eu.
Está a cair por chão tudo o que aprendi ao longo dos anos. Não me entra na cabeça decididamente. Agarra em agua do aqua e testa noutro lado, numa loja por exemplo, ou arranja outro teste emprestado. Não bate certo valores assim

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 12:47Responder ao tópico

Boa ideia, vou a loja a seguir ao almoço testar a água la com o teste deles para ver o que dizem....
Se eu meti água limpa da torneira a concentração de NO2 tem obrigatoriamente de baixar, São as leis da Química ( eu até era bom aluno lol )
Os danios estão a sofrer com isto, mas as crias dos guppys andam lá boa como se nada fosse, esses deviam ser os primeiros a morrer já que são os mais frágeis.... Tenho 3 danios a nadar em círculos de lado.... O meu teste é da marca Tetra, supostamente é uma boa marca, mas já não sei nada... A minha sogra montou um aquário usado, com um filtro que só tem uma esponja preta, ao fim de 3 semanas meteu 15 peixes la dentro de uma vez e faz um mes que estao todos bem. Eu ando aqui cheio de mariquices com filtros bactérias testes e não sei o ue e não está a resultar

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 15:16Responder ao tópico

Fui a loja entao testar a agua e o NO2 e o NO3 estao super vermlhos... as bacterias devem ter desaparecido todas pelos vistos...

Na loja recomendaram me mais umas bacterias em garrafa de uma outra marca que eu nao conhecia, vamos la ver, disseram que sao muito boas e 100% garantido, ja tenho duvidas mas pronto, amanha adiciono as bacterias e dentro de 3 dias a agua fica impecavel segundo a senhora da loja... vamos la ver...

João Carecho

Nome Real : João Carecho
Gostos : 14

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 15:42Responder ao tópico

As bactérias ajudam mas mesmo elas necessitam de água de qualidade.

Faz trocas de água graduais. Isto é, não uma troca enorme repentina mas sim pequenas quantidades regularmente.

-- Assinatura --
Sempre às ordens,
João Carecho

Aquatic Productions

Moderador EspecíficoPeixeFauna do Sub-Fórum Ciclídeos

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 16:02Responder ao tópico

Luis, faz-me um favor. Vamos testar uma coisa. Tira agua do aquario para um recipiente, antes vê o valor de NO2. digamos 5 lt de agua do aquario, junta-lhe 5 litros de agua nova, mete bomba de ar lá. Passados 15 minutos faz o teste, aponta valor e repetes novamente passados outros 15 minutos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 16:17Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Luis, faz-me um favor. Vamos testar uma coisa. Tira agua do aquario para um recipiente, antes vê o valor de NO2. digamos 5 lt de agua do aquario, junta-lhe 5 litros de agua nova, mete bomba de ar lá.  Passados 15 minutos faz o teste, aponta valor e repetes novamente passados outros 15 minutos.  

Vou fazer esse teste e ja ponho os resultados.

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 17:24Responder ao tópico

Fiz como me disses-te tirei 2.litros do aquário, testei deu 1,6....
Misturei 2 litros da torneira e deu 0,8...,
Testei de novo mais tarde e deu 0,8...
Esta alguma coisa dentro do aquário que está a desregular tudo....

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 17:34Responder ao tópico

Boas o que tens dentro do filtro? Se fosse eu tirava os produtos que tens no filtro e deixava só as cerâmicas e punha lâ nova e fazia os testes outra vez.

Ps. isto fazia os testes depois de uma muda de agua e via se baixavam ou não.

abraço

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 18:42Responder ao tópico

Tudo o que tenho no filtro é recente, menos de um mês, tenho um litro de cerâmica, muita esponja Branca, e uma esponja preta... Se eu tirar tudo vou recomeçar o ciclo de novo e isso vai me matar tudo mesmo. Eu hoje medi depois da TPA e está sempre vermelho, amanhã vou trocar mais 50% da água e adicionar mais bactérias e vamos lá ver o que dá.... Tirei algumas decorações de plástico, deixei duas porque são os esconderijos dos bebês de guppy. Estou a pensar me ter plantas vivas para ver se ajuda a absorver alguma coisa....

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 19:20Responder ao tópico

Não tinhas qualquer bloqueador de amônia e afins era isso que me referia para tirares

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 19:45Responder ao tópico

Nuno Jesus escreveu:
Não tinhas qualquer bloqueador de amônia e afins era isso que me referia para tirares
Sim isso tenho mas é um saquinho pequeno não ocupa espaço, mas vou tirá lo, por mais cerâmica, e vamos ver p que melhora... Não tenho muita esperança...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 19:48Responder ao tópico

luismodesto escreveu:
Esta alguma coisa dentro do aquário que está a desregular tudo....

Tens sim sr. Excesso de matéria orgânica no substrato  ( comida não decomposta e fezes dos peixes ).

Olha, eu vou ser o mais sincera possível contigo.
Sei que pelo que escreverei provavelmente vou ser criticada, porque a minha função é tentar transmitir o que fazer, incentivar a fazer as coisas com calma, etc, etc. e que não é assim que se resolvem as coisas. No entanto, antes de ser moderadora do que quer que seja, sou um ser humano e daqueles que não tem interesse algum em agradar a quem seja, apenas fazer o que seja correcto de acordo com a minha consciência.E a minha consciência não me permite ver-te numa situação constrangedora pelo simples facto de apesar dos teus esforços não conseguires pôr o aquário em ordem, e com isso, mesmo não sendo da tua vontade os peixes estarem a ser afectados negativamente.

Eu como não gosto de correr riscos desnecessários, há determinadas situações em que prefiro ser radical do que andar a passar paninhos quentes nos problemas.

Na tua situação, eu já estava a caminho da atitude mais radical. Simplesmente chegava, retirava 50% de água do aquário ( água de superfície) para posterior aproveitamento na remontagem,  tirava os peixes e desmontava e limpava esse aquário tão rápido quanto possível.
O simples facto de teres muita porcaria por debaixo do substrato está e vai continuar a impedir-te de alcançares parametros toleráveis pelos peixes antes de os perderes todos um a um. Não tens bactérias suficientes, e elas não se vão reproduzir a um ritmo que te permita poupar os peixes, e não há bactérias de frascos que te salvaguardem.
Poucas bactérias tens, daqui até desenvolverem vai demorar tempo suficiente para os peixes morrerem envenenados. Bactérias perdidas que poucas são, é preferível perder as poucas que tenhas e recomeçar, terás sempre algumas no filtro, mais as que adicionas de frasco, logo será mais fácil estabilizares esses valores com tpas se não tiveres no fundo do aquário algo a contrariar.
Poderias aspirar? Sim, poder até podias, mas ao revirares areão liberta-se amónia para a coluna de água,  mesmo que fizesses uma tpa grande,  com o ph que tens, a amónia seria terrivelmente tóxica.
É a minha opinião e o que eu faria, mesmo que para muitas pessoas não seja a solução adequada. Mas pelo menos é aquela que permite não deixar esses peixes morrerem envenenados.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 20:30Responder ao tópico

Sabes Mara isso já me passou pela cabeça, e estou mesmo tentado a faze lo, ponho os adultos no aquário hospital, ponho os bebês e as helenas num recepiente, os camaroens em outro recepiente, esvazio o aquário principal, tiro todo o cascalho, lavo o muito bem em água corrente, e volto a me ter tudo no aqua principal com uma garrafa de bactérias.... Ao menos vai ser água pura, espero que as bactérias se desenvolvam antes de a água voltar a ficar tóxica de novo....

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 20:37Responder ao tópico

Água pura não. Aproveita 40% da água. A de superfície que sai mais limpa. Pura não por causa de não alterares drasticamente os parametros em peixes fragilizados.
Vais meter parte da água já com NO2, mas depois o restante é água limpa. Em vez de colocares a água nova toda de uma vez vais juntanto parcialmente, 5 a 10% a X horas, passados 20 minutos outros 5% a 10% e por aí fora. Se não tiveres "tralha" acumulada, as bactérias do filtro ( poucas mas algumas), as bactérias de garrafa que queres juntar e com meia dúzia de tpas diárias estabilizas o aquário mais facilmente do que aquilo porque estás a passar.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 20:45Responder ao tópico

Pensando bem vou fazer outra coisa.... Vou tirar todas as decorações, aspirar bem o cascalho, remexer bem, e depois como isso vai soltar a amônia toda eu faço uma tpa de 90% de água, meto um novo saco removedor de amônia no filtro e ponho mais bactérias, com 90% de agua nova os tóxicos vão baixar de certeza é a maneira em que salvo o maior número de bactérias possível... E a água vai ficar limpa também... Explica me uma coisa, como faço para apanhar as crias de guppy?? São muito pequenos, posso apanhar com a rede?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 20:55Responder ao tópico

Faz como achares melhor e mais confortável para ti, é uma opção tua, não discordo totalmente do teu método. Eu pessoalmente preferia fazer como te disse, 90% é muita água e muitas oscilações. E por mais que remexas o areão fica sempre algo. Já que tens que tirar os peixes e tens, ao menos ficava tudo limpinho. Mas compreendo a tua hesitação, armazenar 50% da água é muita coisa. Só não permitas é que haja oscilações de temperatura, já basta o resto para teres aí um surto de ictio.
Quanto aos guppys, com a rede é o melhor método.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 23:02Responder ao tópico

Esta feito... Foi uma operação delicada.... Testei a água e da um valor de 0,3....

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 23:24Responder ao tópico

Não vale a pena despejares uma garrafa de bactérias. Segue o que diz o fabricante. Não sei se o fabricante dizia, mas esses produtos são deitados directamente na cerâmica do filtro para maior eficácia. Já agora, por curiosidade, qual a marca das novas que compraste?

É perfeitamente normal que esses nitritos voltem a subir, mas não acima de 0,5, tpas diárias para os manter sob controlo e levá-los a zero.
Se ficou bem limpo, com tpas diárias e se tiveres uma boa superficie de colonização de bactérias no filtro, não tardas a resolver esse problema.

Só espero que essa mudança toda de água não traga dissabores.

E quanto ao ph, já decidiste o que queres fazer em relação á baixá-lo ou não?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Ter 13 Maio 2014, 23:47Responder ao tópico

A marca destas bactérias é BactoClean Bio, da Dennerle., estas são para por na água, e tenho outra da marca SERA propias para por no filtro.
Quando ao pH estou desconfiado que a minha tentativa de baixa lo é que causou este problema a nível biológico, e tambem quando tirei todos as plantas falsas e as decorações avia muita poracaria por baixo, estava lá muita coisa acolumada... Entretanto descobri mais um pequeno guppy, já são 4 hehehe

Plistoforose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-