Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Plistoforose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Plistoforose   Sab 10 Maio 2014, 22:24Responder ao tópico

O meu tetra olhos-de-fogo tem todos os sintomas desta doença, tenho pesquisado e não encontro cura, já me disseram para acabar com o sofrimento do peixe, será o melhor a fazer?
Ele come muito pouco, de dia anda afastado, mas a noite parece um peixe com ataques epilépticos, de dia nada normal, a noite da lhe mesmo forte, mas uma hora depois de acender as luzes de manha ele estabiliza a forma de nadar, quando lhe aponto a lanterna nota se um brilho dourado em certos sítios que a luz do dia não se vê, não sei se isso é normal, e a típica mancha preta na cauda está a perder a cor. Eu aposto na PLISTOFOROSE.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Sab 10 Maio 2014, 22:42Responder ao tópico

Isso é uma informação ou estás a pedir opinião?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Sab 10 Maio 2014, 22:57Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Isso é uma informação ou estás a pedir opinião?
Queria saber se alguém sabe um meio de curar isso , sei que os tetras são achacados a essa doença. Ainda não cheguei ao capítulo das doenças no curso de aquarifilia lol

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Sab 10 Maio 2014, 23:07Responder ao tópico

É uma doença que ocorre com alguma frequência nos tetras sim e não há cura. É altamente contagiosa e a 1ª coisa a fazer é isolar o peixe suspeito.
No entanto, a título de informação primeiros sintomas visíveis são manchas brancas nos tecidos musculares que levam á perda de côr.
Por isso pensa bem antes de agires. Há outras doenças que apresentam sintomas semelhantes

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Sab 10 Maio 2014, 23:15Responder ao tópico

mas ele nao tem manchas brancas, isso nunca teve, ainda agora o fui espreitar com a lanterna ( o aquario ta no escuro ) e la estava ele deitado no areao a respirar devagar, os outros andam bem, o ancistrus a anda a limpar o areao, as crevetes a procura de restos. quando eu lhe aponto a lanterna ele levanta-se e começa a fazer piluletas na agua, vai contra o vidro, depois contra o chao, depois deixa se ser sugado pelo filtro e fica colado ao sifao onde entra a agua, depois da-lhe mais uma travadinha epilectica, e amanha de manha vai voltar ao normal de novo...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Sab 10 Maio 2014, 23:38Responder ao tópico

Como foste muito vago na descrição dos sintomas, só posso dizer que vás a este tópico, e vê o que se enquadra

http://www.peixefauna.com/t12522-guia-basico-de-doencas

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Dom 11 Maio 2014, 01:45, editado 1 vez(es)

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 00:24Responder ao tópico

Obrigado pela indicação, mas ao ler o tópico todo acho que se calhar é a " Doença do disco louco"... É exactamente o comportamento que ele tem, mas é só depois de apagar as luzes... De dia é um peixe normal, é isso que me gera confusão.

http://www.peixefauna.com/t12522-guia-basico-de-doencas[/quote]

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 00:56Responder ao tópico

Quanto mais lês mais te perdes. Essa não é, isso seria o mesmo que encontrares uma agulha num palheiro, como se costuma dizer. Não é nada comum, pelo contrário, e não é essa espécie que tem por "hábito atacar"

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 01:26Responder ao tópico

Dizes que tens o aquário num sítio escuro, que o peixe está quietinho e que se passa da cabeça quando lhe apontas a lanterna. Mas que ao fim de um tempo com a luz ligada fica perfeitamente normal. Já pensaste que talvez o peixe esteja em stress devido a esses picos de luz repentina? Quando acordas se te ligam as luzes de repente também não gostas, porque haveria ele de não reagir mal ao levar com a luz da lanterna?
O brilho dourado que mencionaste se não fizer parte da coloração do peixe pode perfeitamente ser oodiniose em fase inicial, que muitas vezes é causada por stress.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 07:59Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Dizes que tens o aquário num sítio escuro, que o peixe está quietinho e que se passa da cabeça quando lhex apontas a lanterna. Mas que ao fim de um tempo com a luz ligada fica perfeitamente normal. Já pensaste que talvez o peixe esteja em stress devido a esses picos de luz repentina? Quando acordas se te ligam as luzes de repente também não gostas, porque haveria ele de não reagir mal ao levar com a luz da lanterna?
O brilho dourado que mencionaste se não fizer parte da coloração do peixe pode perfeitamente ser oodiniose em fase inicial, que muitas vezes é causada por stress.
Se for oodioniose, recomendas fazer o tratamento no aqua todo? Já que é contagiosa, e que medicamento usar? Mas sabes eu vi fotos fotos e essa doença parece que o peixe ta cheio de farinha amarela ne? O que eu vejo não é bem isso, o que eu vejo é um reflexo ( tipo os coletes reflectores ) da cor do Ouro mesmo, pode ser algo normal nos peixes se calhar, tou muito confuso. Sim a lanterna pode estar a estressa-lo, se calhar eu não devia usar, mas só a uso uma vez por noite para controlar os hábitos nocturos dos outros que de dia quase não os vejo lol para ver se ainda tão vivos lol já pensei que também fosse a Doença da bexiga, mas não tenho a certeza. Eu tenho um amigo que o pai é veterinário aqui, que está habituado a lidar com animais de aquário e répteis e assim, e diz que nesse caso como é difícil identificar com certeza o que é , para eu não me ter remédios a toa que pode ter outros efeitos, o melhor seria acabar com o peixe 😞, para ele não sofrer mais e não infectar os outros...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 10:58Responder ao tópico

Muito sinceramente não me parece doença alguma, apenas um peixe stressado. Se fosse doença, o peixe teria um comportamento estranho o tempo todo e não somente em parte dele.
Esse tom dourado, não será somente a própria côr do peixe e estares preocupado desnecessariamente? Se ele tem brilho e não parece embaciado não parece que seja motivo para preocupações.
Sacrificar o peixe não me parece muito humano, não até confirmação de que tenha uma doença irreversível. Em caso de suspeita de doenças o melhor a fazer é simplesmente isolar o peixe até confirmação. Não deixa de ser um ser vivo á nossa responsabilidade, e como tal deve ser tratado com respeito. Se houver algo a fazer, deve ser feito. Há bastantes doenças que são relativamente fáceis de curar.
Mas na parte da medicação concordo com o sr., medicar á toa não beneficia em nada, e se reparares eu própria só aconselho medicação no aquário se não houver alternativa, como por exemplo em casos de doenças contagiosas. Para além de poder afectar os outros peixes, pode destabilizar um aquário e causar mais danos do que propriamente benefícios. Daí eu considerar essencial ter um aquário hospital/quarentena.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 17:23Responder ao tópico

Montei um pequeno aquário de 10 litros para servir de hospital , pus um filtro interior, pus bactérias de garrafa para fazer o ciclo, vou esperar 3 semanas antes de o usar. Entretanto reparei num danio que está a nadar de lado, sempre sobre o mesmo lado....

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 18:11Responder ao tópico

Mas lembrei me agora, se for stress não vai agravar a situação se eu o mudar para um hospital?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 21:24Responder ao tópico

Poderias ter usado ágau do aquário, facilita-te a ciclagem. Já agora esse NO2 já está estável?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 22:13Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Poderias ter usado ágau do aquário, facilita-te a ciclagem. Já agora esse NO2 já está estável?
Não consigo baixar, está sempre nos 1,6... Mesmo que eu faça uma TPA de 50%.... A água da torneira já testei e está limpa, meti mais cerâmicas no filtro. Os caracóis ta bem contribuem para o aumento do NO2? Tenho cada vez mais physas, e as helenas só dormem , não os comem... Outra coisa que fiz é reduzi a comida para metade, e programei o temporizador para a meio da tarde desligar umas horas para assim tentar reduzir o stress.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 22:26Responder ao tópico

Luís de certeza que esse teste não está meio maluco? A fazer uma tpa de 50% não é normal os nitritos não baixarem alguma coisa, não podem ficar exactamente iguais, podem voltar a subir mas não nas horas imediatas á tpa.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 22:28Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Luís de certeza que esse teste não está meio maluco? A fazer uma tpa de 50% não é normal os nitritos não baixarem alguma coisa, não podem ficar exactamente iguais, podem voltar a subir mas não nas horas imediatas á tpa.

foi o queeu pensei tambem, e experimentei com agua da torneira e essa da uma cor amarela, ou seja esta limpa, depois com agua do aquario e a cor é vermelho escuro.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 22:55Responder ao tópico

Mas fizeste uma tpa de 50%, até aí ok. Quando? E depois? Continuaste a fazer tpas ou deixaste-te ficar á espera que as tais bacterias em garrafa como chamas actuassem?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 23:33Responder ao tópico

Fiz a TPA depois do teste, meti as bactérias, e deixei actuar, no dia seguinte testei de novo e tava no vermelho... Todos os dias de manhã testo e está sempre igual. Ainda não fiz mais nenhuma TPA desde então, o que me espanta é como os filhotes de guppy sobrevivem com esse nível de NO2, sendo que eles são muito frágeis.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Dom 11 Maio 2014, 23:54Responder ao tópico

Sem querer entrar em confronto com a tua opinião acerca de quimicos, mas deixares o aquário somente á mercê dos quimicos, vais-me desculpar mas é um erro. Não digo que não auxilies lá com o produto, mas a melhor maneira de ajudares a baixar esse NO2 é fazendo tpas diárias. Reiniciaste o ciclo, perdeste muitas bactérias ao mudar a filtragem.
A conversão de NO2 em NO3 é feita pelas Nitrobacterias. Estas bactérias reproduzem-se mais lentamente daí ser necessário efectuar as tpas diárias. Um grande perigo do NO2 é afectar os glóbulos vermelhos dos peixes. Ao ser absorvido o NO2 vai baixar o nível de oxigénio no sangue dos peixes, os órgãos vitais ficam com menos oxigénio o que resulta em peixes letárgicos e com dificuldades respiratórias. A longo prazo dá para prever qual o resultado nos peixes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 00:47Responder ao tópico

Não seria nenhum confronto, eu respeito à opinião e experiência de todos. Ter trocado o filtro foi um erro, mas tavam se a manter bem até, porque tinha um bloqueador de amonia no filtro, o problema do NO2 começou com o pH/Kh minus.... Eu acho que foi isso que afectou a biologia do aquário, e talvez eu ta bem tive se a dar comida à mais. É bem possível que seja o NO2 que esteja a causar o stress nos peixes... Só me resta ir trocando a água e esperar, já parei com o pH/Kh minus e até o pH já subiu mas pronto, vamos ver o que dá nos próximos dias.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 08:46Responder ao tópico

Baixar o ph com mais ou menoa dificuldade depende do kh que tenhas. Quebras o kh consegues baixar o ph. Turfa é a melhor possibilidade que tens, ela quebra-te o kh de inicio e depois baixas facil o ph. Até mesmo a própria água para tpas podes aconcionar com turfa uns dias antes para baixares o ph. Agora, se a turfa não funcionar torna-se complicado e é preferivel repensar a fauna. Ou então continuas com quimicos, mas lá esta, deixas de usar, vês o que acontece. Oscilações que em nada favorecen

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 10:05Responder ao tópico

Bem o tetra voltou ao normal, só o danio é que não, só nada de lado, e a barbatana lateral está sempre encolhida, ele as vezes mexe mas 90% do tempo está encolhida por isso que ele nada só de lado. Será que está ferido? Os danios costumam fazer corridas pode ter ido contra alguma coisa ou ter sido atacado...

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 17:31Responder ao tópico

Ora bolas tenho outro danio que está a ficar muito parado, mau sinal, já são dois que estão mal... O tetra recuperou muito bem. Hoje fiz mais uma TPA de 30 litros de agua... Mas o NO2 está sempre vermelho.... Aqui n Suíça não há os testes de amonia, Vale a pena comprar o NO3?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plistoforose   Seg 12 Maio 2014, 20:17Responder ao tópico

Alguma coisa está a bater mal. Dizes que estás a fazer as tpas e o No2 nem mexe. Fazes as tpas, mas o teste quanto tempo depois estás a fazer?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Plistoforose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-