Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O meu primeiro aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: O meu primeiro aquario   Seg 05 Maio 2014, 11:37Responder ao tópico

Ora bem como tenho tido muitas duvidas aqui apresento na totalidade o meu aquário, com todas as informações que tenho disponíveis sobre equipamento fauna e decoração, com algumas fotos.

Nome do Aquário
‘’O meu primeiro aquario ‘’

Data da montagem
Foi a mais ou menos dois meses atras.

Dimensões do aquário
80*35*30

Volume bruto
126 litros

Equipamentos Instalados
– Filtro
Fluval 206
Bomba de ar ( nao me lembro da marca )

– Termostato
Jager 100W

– Iluminação/Fotoperíodo
9 horas por dia

Substratos & decorações

– Substrato inerte
Cascalho colorido ( nao calcario )

– Decorações (pedras, troncos, etc)
Plantas de plastico, barco de plastico, estatuda de plastico, casa de plastico ( todos com muitas grutas para os peixes se esconderem )

Fauna
– 5 Danios Zebras , 1 Danio Tigre, 1 Ancistrus Albinos, 2 Tetra olhos de fogo, 2 gupy macho e 4 femeas e 1 juvenil,4 camaroes takashi amano, 4 helenas, uma praga de planorbis e uma praga de physas ( espero que as helenas façam juz a alcunha de assasinas lol )

Flora
– uma bola de musgo de java

Fotos :

O filtro

O Aquario

.

Removedor de amónia, usar ou não?

Boas, o meu filtro ( Fluval 206 ) tem a possiblidade de eu meter uma materia la dentro ( umas pedrinhas brancas ) que tem a funcao de eliminar a amonia da agua...  A minha duvida é : se eu usar isso prejudica a formacao das bacterias ou nao?? Ja que elas se alimentao da amonia certo?

No meu filtro eu tenho 4 esponjas brancas grandes, um preta mais fininha, os aneis de ceramina, carvao e o removedor de amonia ( tudo por essa ordem )

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Seg 05 Maio 2014, 15:47Responder ao tópico

Tens o carvão a mais tira o carvão e mete mais anéis de cerâmica . Assim aumentas a colónia de bactérias benéficas

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Seg 05 Maio 2014, 19:37Responder ao tópico

Eu posso aumentar a cerâmica sem tirar o carvão. Ou é mesmo necessário tirar o carvão?!

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 09:24Responder ao tópico

Se a montagem têm pouco tempo deixa-o estar mas, tens do retirar ao fim de 4 semanas, pois atinge o seu nível de saturação.

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 10:37Responder ao tópico

Não vás na cantiga dos removedores de amónia, fostatos, etc. Atesta mas é isso com cerâmicas, aneis ou melhor ainda, bolinhas como o substrat pro ou micromec, e alguma esponja.

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 10:43Responder ao tópico

Rui Bacelar Oliveira escreveu:
Não vás na cantiga dos removedores de amónia, fostatos, etc. Atesta mas é isso com cerâmicas, aneis ou melhor ainda, bolinhas como o substrat pro ou micromec, e alguma esponja.

Rui, se a montagem for recente e tiver poucas plantas, como acontece geralmente com qualquer iniciante, tens uns sacos da fluval que são carvão activo misturados com zeolite, que absorve também a amónia e posso te dizer por experiencia que funciona tens é dos tirar ao fim de 4 semanas.

Para iniciantes acho uma boa ideia até porque geralmente têm pressa em comprar animais e depois quem paga são os peixes.

Depois do primeiro mês aí sim pode-se atestar de cerâmicas e retirar o carvão e o zoolite.

abraço.

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 11:06Responder ao tópico

É exactamente isso que estou a fazer, vou deixar mais umas semanas o carvão que só la está a duas semanas e depois ponho mais cerâmica. Quanto ao removedor de amônia vou mantendo e substituindo uma vez por mês, tenho bastante espaço dentro do filtro para por o que eu quiser.

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 12:00Responder ao tópico

Boas,

Fazes fertilização liquida?
Se sim o carvão é altamente prejudicial, ou seja, absorve todos os nutrientes que estás a colocar na coluna de água.
Apenas considero a utilização de carvão quando se fazem tratamentos, uma vez que este absorve os químicos em excesso.

Se queres algo mais que ajude a combater a concentração de amónia aposta em TPAs.

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 12:04Responder ao tópico

TPA's e cerâmicas de alto rendimento como as que referi.

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 19:41Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Fazes fertilização liquida?

Abraço

Não faço nenhum tipo de fertilização , não tenho plantas naturais lol é tudo plástico.

spotys1

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : nuno almeida
Gostos : 13

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 06 Maio 2014, 23:59Responder ao tópico

Rui Bacelar Oliveira escreveu:

Aqui concordo com o rui, mete cerâmica e tira o carvão, atenção que dependendo da marca o carvão pode demorar 4 semanas a saturar ou menos tempo se for de qualidade inferior, e o efeito contrario só trás dissabores

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 09:48Responder ao tópico

Boas,

Então se apostares em plantas naturais terás um removedor de amónia (de forma indirecta, uma vez que as plantas não consomem amónia, mas sim nitratos, através do processo do ciclo de Azoto) muito eficaz.
Nem que sejam algumas plantas de superfície.
Tens também plantas de baixa manutenção que podes e deves considerar Wink

Abraço

Pedro Vicente

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 16:29Responder ao tópico

Esta giro mas ficava melhor só com plantas naturais low tech para não darem trabalho .

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 16:34Responder ao tópico

Para ser sincera só gosto dos peixes e do tronco.

Porque não colocas mais plantas naturais?

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 16:50Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:

Estou de acordo com a Sandra, plantas naturais dá outro ser ao aquário.
Mas não deixa de estar bonito o aquário. E se tu gostas é na boa.

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 16:52Responder ao tópico

Boas

Com sinceridade nao gosto, pelo facto de estar demasiado arteficial.
As plantas de plastico ate que disfarça, mas depois o substrato, a estatueta a casinha e o barco afundado dao um ar muito arteficial ao aquario.
Facilmente podes substituir tudo isso por materiais naturais que facilmente se arranja na natureza sem gastares dinheiro.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 17:02Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

Com sinceridade nao gosto, pelo facto de estar demasiado arteficial.
As plantas de plastico ate que disfarça, mas depois o substrato, a estatueta a casinha e o barco afundado dao um ar muito arteficial ao aquario.
Facilmente podes substituir tudo isso por materiais naturais que facilmente se arranja na natureza sem gastares dinheiro.

Um abraço

Por um lado ate concordo contigo, mas os animais ja estao habituados aos seus lugares para se esconderem, na natureza nao sei se encontro "coisas" ocas para os proteger da luz e dos outros, nao sei se é boa ideia mudar isso agora

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 17:04Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:

Ja tive so plantas naturais... morreram todas e sujaram me a agua toda, assim ate a saude dos peixes em gerar melhorou muito sem os restos de plantas mortas, sinto -me mais seguro com as de plastico.

Sandra Costa

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 17:10Responder ao tópico

mas olha que é precisamente o contrario, as plantas melhoram a qualidade da agua...
As tuas plantas devem ter morrido por falta de luz e/ou fertilização adequada.
Quanto a esconderijos tens plantas que formam moitas que servem até para os alevins se esconder, tens também cocos que fazem umas tocas com ar mais natural...

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 17:14Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:
mas olha que é precisamente o contrario, as plantas melhoram a qualidade da agua...
As tuas plantas devem ter morrido por falta de luz e/ou fertilização adequada.
Quanto a esconderijos tens plantas que formam moitas que servem até para os alevins se esconder, tens também cocos que fazem umas tocas com ar mais natural...

Tem luz 10 horas por dia e tinha uma garrafa de C02... talves ponha plantas de facil manutencao, que se deem bem no cascalho, tenho de pesquisar issso.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 21:48Responder ao tópico

Boas

Talvez o problema das plantas nao se darem foi o de teres plaantas de dificil manutençao e depois com esse substrato que nao ajuda nada.
Mete umas Anubias que essas desde que tenham um pouco de agua e luz nao tem problema.
Procura arranjar umas seixos roliços, ai na Suiça tem tantos lagos e ribeiros que nao deve de ser dificil de encontrar.
E nao te preocupes de nao serem ocas, os peixes nao precisam de buracos para se esconderem, nao tens ai predadores.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 22:15Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

Talvez o problema das plantas nao se darem foi o de teres plaantas de dificil manutençao e depois com esse substrato que nao ajuda nada.
Mete umas Anubias que essas desde que tenham um pouco de agua e luz nao tem problema.
Procura arranjar umas seixos roliços, ai na Suiça tem tantos lagos e ribeiros que nao deve de ser dificil de encontrar.
E nao te preocupes de nao serem ocas, os peixes nao precisam de buracos para se esconderem, nao tens ai predadores.

Um abraço

Tens razao, no proximo fim de semana vou subir as montanhas para buscar coisas aos lagos. Eu ja tinha pensado nisso mas tinha receio de introduzir alguma doença.
Já agora posso tirar madeira ( troncos ou raizes ) dos lagos para por no aquario tambem? Sera melhor lagos ou rios com agua corrente?

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 22:23Responder ao tópico

Boas

Troncos eu nao aconselho a serem apanhados em lagos ou rios, esses eu apanho na natureza numa arvore ou num ramo, deixo secar e depois trato.
Quanto a pedras podem-se apanhar em qualquer lado, lavam-se bem e depois podes dar uma fervura.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 07 Maio 2014, 22:30Responder ao tópico

Obrigado... no fim de semana vou ver o que arranjo na natureza.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 08 Maio 2014, 00:23Responder ao tópico

2 tópicos unificados.

Vê lá Luis se está do teu agrado a organização dada a este tópico e aos outros. Wink 

O meu primeiro aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-