Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Me ajudem a identificar Doença.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Felipe
Gostos : 1

MensagemAssunto: Me ajudem a identificar Doença.   Ter 06 Maio 2014, 18:27Responder ao tópico

Olá Amigos.
Preciso da ajuda de vocês.
Montei um aquario a uns 3 meses atraz.
Na quinta passada acordei com uma colisa minha morta no aquario.
Eu ja havia notado que elea estava estranha, 1 parecia estar ficando suja em cima, 2 comessou a fica quieta demais, 3 perdeu uma parte de uma nadadeira  e da antena e comia pouco.
Me disseram pra aplicar Labcon Aqualife no Aquario, assim eu fiz e 2 dias depois ela morreu.
Agora eu ja estou ficando com medo.
1 dos meus platys, vi ele 1 dias se esfregando nas pedras, mais foi so um dia.
O outro qque aparentemente esta gravida, nao quer comer, poe a comida na boca e cospe e ela a que mais comia.
Já disseram pra usar labcon Ictio com Aqqualife outros Labcon Bacter.
Eu ja aumentei a temp para 30graus fazem dois dias.
Eu nao sei mais o que fazer, espero por algo mais concreto?
Ja pensei ate no banho de sal para garantir, mais tenho medo.
Me ajudem.
Desde ja obrigado.
Eu filmei eles se alimentando para que voces possam me ajuda melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=Eb2zYpa961M

(Aquario 40Litros, Ph Neutro, Teste indicaram amonia 0, Nitrito 0, Nitrato em torno de 20)

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Ter 06 Maio 2014, 19:20Responder ao tópico

Boas, sinceramente não notei nada de especial no vídeo, parecem ter boas cores e tudo. Uma questão, que filtro tens nesse aquário?
Antes de começar a tratar é melhor identificar a doença.

Uma colisa nesse aquário já fica apertado com os platys e demais companheiros.

Já agora, qual é a fauna nesse aqua?

Dá uma vista de olhos no Guia de Doenças, neste sub-forum.

E bem vindo ao fórum Wink

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Ter 06 Maio 2014, 20:32Responder ao tópico

Obrigado atençao amigo.

O FIltro é um Atman hf600.
É verdade, concordo que é melhor identificar, mais tenho medo de deixar ficar mt tarde. Como acontenceu com a colisa e era o peixe que eu mais gostava.
Certo a fauna eu so sei o nome do musgo de java.
Vou anexar uma foto aqui pra voce ver.

Sim sim. Ja andei passando o olho la no Guia.
È dificil identificar com pouco sintomas, eu ja pensei que a colisa podia ter morrido de oodiniose, pela coloração meia acinzentada em cima e que podia ter passado para os outros.
Mais é dificil dizer, acho que vou ter que aguardar mais um pouco pra ver.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qua 07 Maio 2014, 20:24Responder ao tópico

Boa tarde
Podes por favor preencher o setup do aquário e mais uma ou duas questões?

*Data da montagem
*Dimensões do aquário
*Volume útil
*Filtro: modelo e que massas filtrantes contém
*Fauna:
*Flora
*Com que frequência limpas o filtro e como o fazess?
*Com que frequência fazes tpas? Quantos litros? Que tipo de água usas?
* Usas algum produto quimico?
* Os peixes foram todos introduzidos ao mesmo tempo, adicionaste alguma coisa ( peixes/plantas) ao aqua nos dias antecedentes ao problema?
* Relativamente aos medicamentos que usaste, foi no aquário ou removeste a colisa?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qua 07 Maio 2014, 21:09Responder ao tópico

*Data da montagem
Em Torno de 17 de Fevereiro. (Nessa época coloquei os peixes com 3 semanas, ainda nao havia terminado o ciclo, pois estava na faze de nitrito alto, mais depois de uma semana normalizou)

*Dimensões do aquário
Aquario pequeno de (25x30x50cm)

*Volume útil
38L (em torno de uns 3 litro de cascalho, Livre 35L)

*Filtro: modelo e que massas filtrantes contém
Atman HF600 Com ceramica

*Fauna:
2 Paulistinhas Rosa + 6Neons + 3Platy +1 Cascudo

*Flora
Elódea, valisnéria e musgo de java,

*Com que frequência limpas o filtro e como o fazess?
A cada 30 dias, Trocando perlon + carvao ativado e a ceramica com a agua do baldo que retiro do aquario.

*Com que frequência fazes tpas? Quantos litros? Que tipo de água usas?
A cada 2 a 3 Semanas 40% da Agua, uns 15 Litros, Uso agua da torneira com prime.(Aqui posso estar cometendo um erro, uso balde de lavar roupa da minha mae, mais sempre enchaguo antes)

* Usas algum produto quimico?
Alem do prime quando substituo a agua, utilizo aquele Neutral Regulator Seachem, para manter o ph 7,0 ja que possuo peixe que aceitam esse parametro.
Nas 2 primeiras semanas ainda com peixe, apanhei um pouco disso, a agua aqui de casa é Ph6,5, mais ao coloca-la no aguario e deixa-la ate outro dia ia para PH7,5, depois de adicionar labcon acid que nao funcionou e verificar todas as possibilidades me disseram que era as plantas que faziam isso.

* Os peixes foram todos introduzidos ao mesmo tempo, adicionaste alguma coisa ( peixes/plantas) ao aqua nos dias antecedentes ao problema?
Coloquei os peixes 3Neos + 2 platy + 1 colisa + as valisnéria, isso em 3 Semanas apos a montagem e 1 Semana Depois Mais ( 1 PLaty + 3 Neons + 1 Cascudo + 2 Paulistinha + os Musgos) Isso la para 17 De Março. La pro dia 17 de Abril notei que a colisa estava doente.

* Relativamente aos medicamentos que usaste, foi no aquário ou removeste a colisa?
Eu notei que uma das nadadeira dela que havia sido corroidas, parecia estar voltando( Pode ser impressao minha) isso no mesmo dia, quarta passada, apliquei o Labcon Aqualife como diz a Bula no aquario com todos os peixes e na quinta ou sexta ela havia morrido.

Peço desculpas, é que sou iniciante e algumas coisas agente vai pelo que os vendedores dizem.
Hoje de novo tentei alimentar um dos platys ele bota na boca e cospe.
Fico no aguardo da ajuda.
Muito Obrigado.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qua 07 Maio 2014, 21:30Responder ao tópico

Tens aí umas falhas que tens que compôr, mas já lá vamos.
Tirando a colisa que adoeceu e morreu, o que vês concretamente no comportamento dos restantes peixes que te leve a pensar que possam estar doentes ou prestes a adoecer? Viste um platy que se esfregou, já parou? E tens um platy que teima em não comer fêmea e cheia, certo? Mais alguma coisa?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qua 07 Maio 2014, 22:31Responder ao tópico

Isso de concreto:
Colisa que perdeu parte da nadadeira e comendo pouco, mas comendo e quieta so saia para comer. Em seguida faleceu.
Um platy que se esfregou em uma roxa e nas plantas obervado apenas em um dia logo apos o falecimento.
E por fim o outro platy aparentemente gravida, que sempre comeu bastante e agora teima em cospir a comida.
De concreto e isso mesmo.
Ai esse conjunto de observaçoes me leva a crer que estao prestes a doecer, pois perdi uma colisa doente e em seguida os platy apresentaram esses sintomas.

Obrigado pela atenção Mara.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qua 07 Maio 2014, 22:45Responder ao tópico

Uma pequena observação, a medicação afecta as bactérias depuradoras do aquário, vê lá se não tens por aí alterações de amónia. Cuidado com isso.
Fizeste alguma tpa depois de teres aplicado os medicamentos? Se sim, quantos litros?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qua 07 Maio 2014, 23:04Responder ao tópico

Certo eu apliquei essa medicação(Aqualife) apenas uma vez e sem tirar o carvao ativado.
Apos a morte da colisa me disseram pra aplicar labcon ictio tbm.
Entao subi a tep para 30 graus e fiz uma Tpa de 40% apliquei o labcon Ictio com o aqualife e retirei o Carvao ativado.
2 dias depois fiz tpa 40% recoloquei o carvao ativado e nao coloquei mais o produto. Sempre quando eu fasso tpa eu utilizo aquele Seachem. Stability e verifico a amonia e nitrato e estao zerados...
Posso bater uma foto dos testes se quiser.
Obrigado pela ajuda.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 00:35Responder ao tópico

Ora então cá vai a minha opinião.
Bem, antes de mais e como te deves ter apercebido tens um aquário pequeno. Já tens peixes a mais para a litragem, fora aqueles que irão nascer porque os platys reproduzem-se facilmente. O ideal seria teres um aquário maior para a fauna actual, na impossibilidade de aquisição de um maior só te resta uma alternativa. Tens que cumprir sem falhas a manutenção do aquário.
O filtro também não te favoresce muito, mas antes cascata que interno.
O carvão após removeres o resto da medicação é para saltar fora, não é necessário para nada a não ser mesmo para a finalidade de remover os medicamentos. Com a retirada do carvão vai-te sobrar mais espaço, aconselho-te a colocar no lugar dele mais umas cerâmicas. Quanto mais cerâmica melhor, para teres uma boa superfície de colonização de bactérias. O filtro estás a limpar poucas vezes, deverias limpar semanalmente. Não é para trocares o perlon todas as semanas, mas lavá-lo bem lavadinho em água do aquário seria uma boa ideia, e então trocavas uma vez por mês, no entanto, como no perlon também estão bactérias, poderias trocar metade dele numa semana e a outra metade na semana seguinte
Tpas grandes e com um intervalo de tempo tão grande também não é a melhor opção. O ideal é fazeres tpas uma vez por semana mas de uma litragem mais pequena, por exemplo 25% do aquário. Claro que se usas água da torneira podes abdicar do anti-cloro se fizeres repouso da água, mas o anti-cloro mal não faz, vendo bem as coisas esse é o único quimico que a meu ver pode ser usado, os restantes são de evitar.
Sinceramente pelo vídeo os peixes parecem-me bem, não se nota nada de especial. Mas há comportamentos que não são visiveis num vídeo pequeno, só olhando para os peixes diariamente é que se pode ter uma noção do que se passa ou não. Mas acho inapropriado aplicares mais medicamentos sem saberes concretamente se há ou não algum problema. Cada vez que aplicas medicação podes estar sujeito a destabilizar o aquário, e mesmo os próprios peixes acabam por criar alguma resistência ao medicamento, e se fôr necessário medicar a sério, como eles já estão resistentes ao medicamento, torna-se mais dificil curá-los.
Relembro que muitas vezes a causa das doenças está na própria água e na sua qualidade, fazendo tpas certinhas, mantendo o filtro bem recheado e a funcionar bem por si só é suficiente para que não surgem com frequência doenças.
Penso que não deverias medicar, apenas ficar atento a ver se notas algo que realmente confirme uma doença.
Tenta evitar alterações nos parametros da água, ph, dureza, temperatura. E essa temperatura está muito alta, não tens ictio, logo não vale a pena estar tão elevada, até porque a essa temperatura os organismos patogénicos reproduzem-se mais. Volta a baixar a temperatura, lentamente, nada de descidas drásticas. 24 a 26ºC é mais que suficiente.
Quanto á platy, bem, se ela estiver grávida baixa lá a temperatura que ela deve voltar a comer, aí se não comer então depois pensas em tratar dela com mais cuidado.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 01:03Responder ao tópico

Olha.
Eu nem sei como agradecer pelas informaçoes.
Irei fazer o que me recomendou, irei ficar de olho na platy apos baixar a temperatura para vela se volta a comer.
A preocupação de algo ocorrer ainda existe, mais fiquei atento.
Obrigado mesmo.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 01:40Responder ao tópico

A preocupação de algo ocorrer é normal que tenhas, e assim deve ser, é sinal que te preocupas com o bem estar dos teus peixes. Mas não havendo uma doença confirmada, vais medicar o quê? Percebes? É como tomares um medicamento para a gripe só porque a esposa anda constipada. Tu não sabes se vais ficar ou não constipado. E claro, tomas o medicamento antes do tempo, quando realmente tiveres que o tomar para te curar, já vai ser necessária uma dosagem maior e o tempo de cura vai ser mais longo.
A platy, baixas a temperatura, em 2 dias deveria voltar a comer, se tal não acontecer, aí sim podes fazer algo, mas nada de medicamentos se ela não apresentar sintomas, e nada de fazê-lo no aquário, a tratar a pequenota, é aconselhável fazê-lo á parte.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 02:00Responder ao tópico

Certo..tens razao.
Vamos aguardar e ver oque acontece.
Eu volto para dar noticias.
Obrigado

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 02:24Responder ao tópico

Agora aqui pensando, você disse que eu tirasse o Carvão ativado e colocasse a Cerâmica, mais o Perlon é na mesma placa do Carvão ativado, devo colocar o perlon a parte certo?
Obrigado

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 08:37Responder ao tópico

Desculpa, mas agora não entendi a tua pergunta.
Podes explicar melhor a tua duvida?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 13:14Responder ao tópico

Certo.
É que voce falou para eu tirar o carvao ativado do filtro e no lugar encher de ceramica. Certo?
(Com a retirada do carvão vai-te sobrar mais espaço, aconselho-te a colocar no lugar dele mais umas cerâmicas. )
Mais o meu perlon fica junto do carvao ativado, os dois sao juntos em uma plaquinha.ai devo comprar so o perlon separado e colocar no filtro mais a a ceramica certo?
Obrigado.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 13:22Responder ao tópico

É por isso que detesto filtros que levem essas coisas.
O ideal é se puderes tirar a dita cuja plaquinha e colocares o perlon e a cerâmica, claro que ambos não podem entrarem contacto com o rotor do filtro.
Eu tenho um filtro cascata, e o que fiz foi, chegar á plaquinha, retirei-lhe tudo, ficou só mesmo o plástico, assim fico com uma divisória, de um lado fica o perlon, do outro a cerâmica, não sei se o teu dá para fazer isso, nunca vi nenhum.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Qui 08 Maio 2014, 13:39Responder ao tópico

Ah legal. Acho que consigo fazer.
Vou providencia mais ceramica e fazer dessa forma.
Obrigado Mara

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 09:37Responder ao tópico

Olá.
Hoje nao trago boas noticias.
Notei que no meu plati que nao estava a comer apareceram manchas brancas.
Não sao pontinho, sao manchas e parecem que esta profunda. Notei tbm que o peixe esta meio esbranquiçado na barriga..
Obrigado.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 11:22Responder ao tópico

Bom dia
Só no platy? A tal gravida?
Tens um aquário de quarentena/hospital?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 13:42Responder ao tópico

Isso apenas a gravida.
Hoje demanha apos verificar as manchas fui analizar o PH e estava acido.
Eu cometi um erro, depois que a colisa morreu eu efetuei varias tpas.
E nessas tpas eu nao sei oque houve e o PH esta a 6,6 entao acho que pode ter prejudicado o platy.
Apesar que ele ficou 2 dias assim nesse PH acido.
Hoje pela manha comessei a regularizar aplicado o neutral para neutralizar o PH.
Nao possuo outro aquario.
Eu ja vi que se deve ter né.
Mais nesses casos oque fazer?

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 20:32Responder ao tópico

Segue as imagens dos lados do peixinho.
Aparentemente so de um lado que esta aparecendo as manchas.e uma das nadadeiras parece mais esbranquicada que a outra.
E uma das nadadeiras parecendo mai
Nao poderia ser alguma bacteria?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 20:40Responder ao tópico

Poder pode, mas também podem ser outras coisas. Por vezes as doenças aparentam sintomas muito parecidos. Mas nem penses medicar. Não depois dos medicamentos que já aplicaste. Ela está enfraquecida, se lhe pões medicamentos pior ainda.
Notas mais alguma coisa, respiração acelerada, guelras muito abertas, barbatanas muito encostadas ao corpo?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alternador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 21:38Responder ao tópico

Então por enquanto só essas mesmas. Essas manchas, e uma das barbatanas esbranquiçadas sim meia fechada, mas apenas uma e as guerras é parece estar mais não sera da gravidez? Ele esta bem ativo ate.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Me ajudem a identificar Doença.   Sex 09 Maio 2014, 22:09Responder ao tópico

Humm, já te disse o que fazeres.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Me ajudem a identificar Doença.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-