Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como recuperar as barbatanas de um peixe??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

luismodesto

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 19:27Responder ao tópico

Ola um dos meus tetras tem a barbatana traseira com um vinco, e um pouco dobrada,perdeu um pouco de cor, ele nada bem e come bem, mas queria ver a barbatana com um aspecto mais saudável? isso vem com o tempo ou tem algum remedio?

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 19:59Responder ao tópico

Nos tetras não sei mas em peixes de maiores dimensões normalmente corta se a barbatana não muito rente para que volte a crescer mas atenção só vi isto a ser feito em peixes de grandes dimensões nos pequenos não sei como proceder .

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 20:33Responder ao tópico

O melhor remédio para que a barbatana regenere é manteres uma boa qualidade de água. Não é muito recomendável interferires. Mas afinal o problema da barbatana foi causado por quê?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 20:42Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
O melhor remédio para que a barbatana regenere é manteres uma boa qualidade de água. Não é muito recomendável interferires. Mas afinal o problema da barbatana foi causado por quê?

Já veio assim da loja, é algo que passa despercebido, mas como eu gosto de me sentar na frente do aquário a admirar tudo o que se passa reparo em certos pormenores que nas lojas não da para ver...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 21:02Responder ao tópico

Qual é o tetra já agora?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 21:21Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Qual é o tetra já agora?

É um dos que tenho como avatar ao lado do meu nome...Acho que é Tetra Prata.... Aqui na Suíça os peixes tem nomes diferentes lol

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 22:46Responder ao tópico

Pela foto parece o que cá chamamos de Tetra Santa Filomena ou Tetra Olho de Fogo, nome cientifico Moenkhausia sanctaefilomenae. Nunca tive, mas tenho um colega que tem, fazem um cardume bem porreiro quando em elevado nº. Foi uma boa escolha, são dos tetras mais resistentes, mantendo um aquário bem plantado, mas com luz não muito intensa ficam no seu melhor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 23:09Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Pela foto parece o que cá chamamos de Tetra Santa Filomena ou Tetra Olho de Fogo, nome cientifico Moenkhausia sanctaefilomenae. Nunca tive, mas tenho um colega que tem, fazem um cardume bem porreiro quando em elevado nº. Foi uma boa escolha, são dos tetras mais resistentes, mantendo um aquário bem plantado, mas com luz não muito intensa ficam no seu melhor.

Tenho estas fotos deles,talves se veja melhor...

( ta um pouco artística a foto mas como sou fotografo saiu assim lol)

Cardume? eu so tenho 2...pelo menos na loja disseram me que bastava ter dois...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 23:23Responder ao tópico

Eu fico estupefacta com alguns lojistas, felizmente alguns, ainda há bons lojistas. Com a quantidade de informação que existe hoje em dia, qualquer lojista deveria ter o mínimo dos mínimos de noção do que vende e das características do que vende. Mas prontos, enfim. Desculpa lá o desabafo, mas é que ás vezes torna-se irritante porque podem aconselhar mal as pessoas, não as esclarecer e para quem se inicia na aquariofilia não ter uma noção do que é essencial para manter os peixes devidamente é muito importante, porque se as coisas correm mal frequentemente acabam por desanimar e largar um hobby que é deveras interessante.
Esses peixes são de facto de cardume, dois é uma coisa tão mínima que não poderás desfrutar da beleza do seu comportamento. Nesta espécie de peixe um cardume com um bom nº só traz benefícios. No mínimo dos mínimos 6 exemplares, embora pessoalmente ache muito pouco, mas depois o nº de peixes a compor o cardume é claro que também é directamente influenciado pelo aquário que se tenha.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Sab 03 Maio 2014, 23:46Responder ao tópico

É verdade que existe muitos lojistas que nao teem formacao para saerem bem informar os clientes... mas aqui na suica existe leis ate para peixes, como por exemplo numero minimo de exemplares vendidos, quando comprei os Danios ou comprava 5 no minimo ou nenhum... tenho 7... mas para o tetra aqui so esta indicado a venda minima de 2, nao sei que atribui essas regras mas aqui é assim...
O meu aquario tem 126 litros, acho que entao vou ainda comprar pelo menos mais uns 5 tetras entao...
Tenho um Ancistrus Albinos, que ja li na net que se deve ter plo menos 3, mas a mim so me venderam um, tabem so existia um na loja, e o lojista disse que é melhor ter so um, porque se tenho 2 e formarem um casal vou ter 200 crias no aquario em muito pouco tempo, como nao estou preparado para isso segui o conselho delel

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 00:26Responder ao tópico

Com a litragem que tens podes manter um bom cardume á vontade. Li algures que tens um Fluval 206 se não estou em erro, já dá 6x a litragem do aquário, é um bom filtro para a fauna que tens actualmente e se quiseres aumentar o cardume dos Tetra. É preferível teres dois bons cardumes do que vários cardumes pequenos. A interacção entre eles em cardumes com um bom nº de exemplares é bem diferente. Umas plantitas naturais é que favoreciam imenso, para além de esteticamente ser mais bonito, as plantas são igualmente favoráveis á qualidade da água.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 01:57Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 09:57Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Com a litragem que tens podes manter um bom cardume á vontade. Li algures que tens um Fluval 206 se não estou em erro, já dá 6x a litragem do aquário, é um bom filtro para a fauna que tens actualmente e se quiseres aumentar o cardume dos Tetra. É preferível teres dois bons cardumes do que vários cardumes pequenos. A interacção entre eles em cardumes com um bom nº de exemplares é bem diferente. Umas plantitas naturais é que favoreciam imenso, para além de esteticamente ser mais bonito, as plantas são igualmente favoráveis á qualidade da água.

Sim tenho um fluval 206 e estou muito contente, faz boa uma boa circulação de agua, aspira bem os detritos e tem muitas opções de filtragem mecânica e biológica.

Quanto as planta naturais je tive uma esperiencia má, enquanto eu fazia o ciclo elas apodreceram, eu ate tinha um sistema de CO2 em garrafa, mas apodreceram, e infectaram-me o aquario com alguma doenca que me matava os peixes todos, os primeiros peixes que meti depois do ciclo foi 5 danios dos quais so sobreviveu 2, o meu primeiro ancistrus tabem morreu... assim que eu tirei todas as plantas naturais e adicionei novos danios foi uma maravilha...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 14:07Responder ao tópico

Não pode. As plantas não causam doenças, a não ser que transportem alguma bactéria ou parasita, por isso devem ser sempre desinfectadas. A causa de elas terem apodrecido já é outro assunto. Plantas não é o meu forte, mas como mantenho aquários com bastantes plantas sou obrigada a saber o básico de como mantê-las no seu melhor. As plantas apodrecem apenas se não tiverem condições para ser mantidas, ou seja falta de nutrientes e luz. Duas coisas são essenciais e uma opcional dependendo da exigência das plantas. Luz e nutrientes ( fertilização) são essenciais, excepto para plantas de fácil manutenção, CO2 opcional dependendo das plantas. Ao inserires CO2 aumentaste a necessidade delas de luz e fertilização, se não tiveres acompanhado com bastante luz e fertilização nada mais natural do que elas terem apodrecido.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 15:55Responder ao tópico

Gostei muito dessa ideia da Suíça do número mínimo de exemplares e um bom começo para que as pessoas se sensibilizem em termos de cuidados de um aquário. Quanto a plantas, não foi por apodrecer que algo se passou na água, possivelmente o ciclo não tinha sido concluído a 100%, já me aconteceu em mudanças de aquário as folhas irem todas a vida e aparecerem novas! ou então como era areao um bocado ácido no caso Ada, o simples pó em cima das folhas queimou tudo e eram anubias, que são bastante resistentes. O CO2 e um elemento fulcral para um plantado, mas tem de ter fertilização para as plantas aproveitam. Umas plantas naturais dão outra estabilidade ao aquário.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 17:16Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Gostei muito dessa ideia da Suíça do número mínimo de exemplares e um bom começo para que as pessoas se sensibilizem em termos de cuidados de um aquário. Quanto a plantas, não foi por apodrecer que algo se passou na água, possivelmente o ciclo não tinha sido concluído a 100%, já me aconteceu em mudanças de aquário as folhas irem todas a vida e aparecerem novas! ou então como era areao um bocado ácido no caso Ada, o simples pó em cima das folhas queimou tudo e eram anubias, que são bastante resistentes. O CO2 e um elemento fulcral para um plantado, mas tem de ter fertilização para as plantas aproveitam. Umas plantas naturais dão outra estabilidade ao aquário.

Agora pergunto... o ciclo nao é so para os peixes?! Nao sabia que para as plantas tabem era presiso, eu metia 3 no mesmo dia em que montei o aqua... eu tenha uma garrafa de C02 que veio junto com o aqua, e digo te que as plantas ficaram num estado que se desfaziam aos bocados quando eu lhes tocava, e soltavam se sozinhas... deu me muito trabalho a limpar toda a agua...
Aqui dizem que nao faz mal por logo as plantas... admito que nao percebo nada nada de plantas, tireias do saco e enterrei no areao, foi essas instrucoes que me disseram na loja.

Ja agora, as plantas tabem tem necessidades especificas de pH, Gh, KH?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 19:57Responder ao tópico

As plantas podem ser colocadas de início. Agora, se montaste o aquário, ligaste o CO2 e não fertilizaste e acompanhaste com luz, é normal que elas se tenham estragado. As plantas precisam de nutrientes, com CO2 ainda mais. Existem porém algumas espécies de plantas, por exemplo algumas Cryptocoryne que ao mudarem de ambiente podem desfazer-se um bocado, mas depois regeneram.
Algumas plantas também são mais sensíveis que outras aos parametros da água, mas a maioria tolera uma ampla variedade de parametros.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 22:55Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
As plantas podem ser colocadas de início. Agora, se montaste o aquário, ligaste o CO2 e não fertilizaste e acompanhaste com luz, é normal que elas se tenham estragado. As plantas precisam de nutrientes, com CO2 ainda mais. Existem porém algumas espécies de plantas, por exemplo algumas Cryptocoryne que ao mudarem de ambiente podem desfazer-se um bocado, mas depois regeneram.
Algumas plantas também são mais sensíveis que outras aos parametros da água, mas a maioria tolera uma ampla variedade de parametros.

Desculpa a minha ignorância, mas o que é fertilizar as plantas de um aquário? Na loja só disseram que bastava por as raízes no no cascalho e pronto...

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Dom 04 Maio 2014, 23:29Responder ao tópico

Boas, como já te têm dito, e bem, as plantas precisam de nutrientes para viver e crescer.
Nas plantas do jardim, por exemplo, elas retiram os nutrientes do solo e a energia do sol, no nosso aquário temos que lhes assegurar o fornecimento de nutrientes ( seja no substrato fértil ou mediante fertilização, adubo líquido ou melhor ainda, ambos os métodos), e luz do sol, neste caso da lâmpada, já agora, as 8 horas (média recomendada para iluminação) baseiam-se nas horas de sol diárias.
Um pack de fertilizantes usado e aprovado por mim:Fertilizantes
Ora se só tens "cascalho" (substrato inerte, sem nutrientes) terás que fertilizar, com adubo líquido.

Já agora, vamos lá esclarecer a questão do C02, basicamente este gás serve para abrir o apetite as plantas, vai estimular o seu ritmo biológico. Claro que se não lhes deres de comer e mesmo assim estimulares o seu apetite elas vão....morrer, coitadas What a Face 

Já agora, quanto à química da água podes consultar este tópico:Química da Água

Quanto ao ciclo do aquário, recomendo a leitura deste:O ciclo do Azoto

Nessa área podes encontrar vários manuais especialmente úteis para quem está a iniciar o hobbie.Iniciação à aquariofilia

Quanto ás lojas, não acredites em tudo o que ouves, ou melhor, não te deixes limitar pelas opiniões/acções alheias.

Qualquer dúvida já sabes Wink

luismodesto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Seg 05 Maio 2014, 11:39Responder ao tópico

Obrigado pelas indicacoes, vou pesquisar e talvez adicione uma ou duas plantas naturais, mas tenho medo que me mate o aquario outra vez... perdi a confianca, nao nas plantas mas nas lojas que as vendem.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como recuperar as barbatanas de um peixe??   Responder ao tópico

Como recuperar as barbatanas de um peixe??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-