Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda com Guppys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Capitan

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Jorge Ferreira
Gostos : 1

MensagemAssunto: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 17:45Responder ao tópico

Boas

Tenho um aquario comunitário com Guppys, plattys, espadas, neons e um casal de bettas e neste ultimo mês estão me a morrer os guppys. Comecei por perder alevins, onde de quase 80 que tinha já só tenho 6, e tambem morreram uns 12 guppys adultos (unicamente 1 macho) maioritariamente da minha primeira criação. duas semanas a traz tinha comprado 5, dos quais só 1 esta vivo, mas já este problema vinha sucedendo portanto o problema não será disso. Tenho estado atento aos bettas e a menos que eles estejam atento a mim para cometer os crimes sem eu ver,são inocentes. Tenho notado que em quase todas as que morreram apresentavam umas manhas brancas nas escamas, mas não em todas o que presumo que seja culpa de um fungo, ao qual eu estou a fazer tratamento, mas continuam a morrer. Tirando o platty macho, mais nenhum peixe de outra espécie apresenta o fungos, ainda que também já o localizei a mais de 5 dias e ainda esta "fino" e parece que esta a recuperar, já os guppys não duram tanto. Quanto as características da agua, não tem estado diferentes do normal, ate o NO3 com o qual eu tenho problemas acima dos 50mg/l esta mais baixo do normal e o mais estranho é que supostamente os guppys são muito resistentes comparados com outras especies... Outra coisa que tenho notado é uma espécie de "pelos" vermelhos, pequenos e finos nas plantas, os quais desconheço o que seja e nem sei como procurar na web. Alguém tem alguma ideia do que possa ser para resolver o meu problema?

José A. Campos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 17:56Responder ao tópico

Olá Jorge, podes começar por ver isto:
http://www.peixefauna.com/t12522-guia-basico-de-doencas

Se não conseguires vê e preenche isto:
http://www.peixefauna.com/t13447-ficha-modelo

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 17:57Responder ao tópico

Tópico movido para a área adequada.

Espera pela nossa moderadora Mara, que ela é uma expert nestas matérias.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 19:47Responder ao tópico

Capitan escreveu:
e o mais estranho é que supostamente os guppys são muito resistentes comparados com outras especies...

Errado. Quando descambam, caem todos que nem tordos.

Preenche por favor a ficha modelo em tudo o que saibas

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Capitan

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 20:56Responder ao tópico

Desde já o meu agradecimento pela ajuda e disponibilidade. Isto é um bocado frustrante, já que se trata da minha primeira ninhada.

-Data da Montagem: Montado em Setembro de 2013, ainda que de vez enquanto ponho mais uma planta.

Setup do aquário(dimensões, equipamento técnico, fauna, flora, hardscape,C02, iluminação, aquário tapado/destapado, etc) - O aquario é o que aparece no video da minha assinatura (aquario) de 60L, troquei unicamente o filtro existente por um (filtro) modelo fan1. Quanto a flora tenho anubias, amazonenses e outras 4 das quais não recordo o nome (uma tipo erva e as outra de talo) e musgo de java comprado a 1 semana e umas pedras que apanhei numa praia e outras num rio.

Parâmetros da água (pH- entre 6.8 e 7.2, gH- entre 6º e 10º, kH- entre 3º e 6º, NO2- 1, NO3- entre 50 e 100mg/l, NH3/NH4 não sei, temperatura- 24º)

-Frequência das TPA's/ Como são feitas ? Todas as semana troco entre 5 a 10 litros de agua e esta ultima semana troquei pouco mais de 15L

-Foi feito algum tratamento recentemente, se sim com quê e como foi feito? Por vezes uso uma bisnaga para baixar o NO3 ainda que quase em vão e a uns dias deitei  um produto que deixa a agua verde para os fungos

-Alimentação/Esquema de Alimentação - Maioritariamente flocos, quando ainda eram pequenos costumava dar 2x por dia, agora so 1x. Por vezes utilizo tubifex e quando nasceram os primeiros alevins também dei artemia.

-Fertilização/esquema de fertilização- liquida unicamente quando adiciono uma nova planta

- Há mais algum peixe doente? que sintomas tem? Para alem da morte das guppys e dos alevins tenho um platty com uma "linha branca" na cauda

-Novos habitantes, alterações recentes à fauna, flora, hardscape? quando começaram a morte não houve nenhuma alteração, mas um mês antes troquei entre 2 aquarios alguns guppys, mas no outro aquario não houve mortes (só tem machos)

-Descrição dos Sintomas observados, outras observações úteis- maioritariamente aparecem umas escamas brancas e o facto de estarem muito quietos, ainda que por vezes não se observa nada de anormal e ate se deu o caso do peixe estar bem e de repente morrer num curto espaço de tempo.

Espécie, idade, sexo, etc- Guppy femeas idade 8 meses +-

-Fotos-obrigatório! Peço desculpas pela má qualidade das fotos, mas não dá para tirar melhor

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 21:18Responder ao tópico

Capitan escreveu:
NO2- 1

Antes de avançarmos, que valor é este? affraid 
Diz-me que te enganaste, por favor.  Suspect 
Se não enganaste, repete esse teste por favor. Só para haver certezas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 21:30Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Capitan escreveu:
NO2- 1

Antes de avançarmos, que valor é este? affraid 
Diz-me que te enganaste, por favor.  Suspect 
Se não enganaste, repete esse teste por favor. Só para haver certezas.

Boas

Pois esse valor é estranho.

Uma outra pergunta: O filtro que tens é interior?
Quantos peixes tens nesse aquario'

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Capitan

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 23:33Responder ao tópico

Boas

Esse valor corresponde a NO2- 1mg/l é o que diz na legenda das palhetas.

Tenho 4 platys, 2 bettas, 2 espada, 2 neon e 6 guppy agora que fazem 16, com os 12 que morreram fazia 28

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Ter 22 Abr 2014, 23:47Responder ao tópico

Bem, vou ser frontal e vou directa ao assunto.
Por mais que queira ajudar-te com os peixes doentes estou de mãos atadas.
Porque a causa do problema que te está a afectar tem um nome, NO2 ( Nitritos). Esse valor é intolerável pelos peixes.
Com esse valor, por mais boa vontade que exista torna-se impossível.
Enquanto o NO2 tiver esses valores torna-se impossível safar os peixes, e a longo prazo perdes os peixes todos.
A pergunta é: Tens noção do que é o NO2 e de como solucionar esse problema? Tens noção que a filtragem está a matar-te os peixes?
Esse valor de NO2, tem andado por quanto? Disseste que tinhas aplicado um medicamento. Qual? é que se tens o NO2 a esse valor, tens a amónia também mal. E a causa é a filtragem, isso não falha, mas o medicamento que puseste pode ter agravado. Qual foi?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Capitan

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Qua 23 Abr 2014, 14:17Responder ao tópico

boas

Voltei a fazer os teste e esse valor não voltou a aparecer e a verdade é que foi a primeira e única vez que me apareceu. Hoje não me apareceu nenhum peixe morto nem encontrei nada que me possa indicar que estejam doentes e ate o Platty que tenho apartado dos outros se vê que esta a recuperar da tal "linha branca" que tinha na cauda. Fiz uma mudança de agua de 5L +- e um tratamento com "Toxivec" (desculpem a publicidade) para ver se desço o NO3 e em principio sábado com mais tempo faço uma maior troca de agua. Contundo o que não estou aqui a entender é o porque de só os Guppys morrem e na quase totalidade serem as fêmeas quando também tenho outras espécies no mesmo aquário.

Obrigado pela atenção

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Qua 23 Abr 2014, 16:17Responder ao tópico

Boas

Vamos la ver se noz entende-mos: Dizes que tinhas 28 peixes, nao referes se sao todos adultos ou se era com os alevins, se sao adultos sao peixes a mais para esse aquario.

Depois nao referis-te se o filtro é interior ou exterior, se é interior é insuficiente para o aquario, independente dos litros/hora que faça, filtros interiores sao sempre fracos.

Quanto aos alevins, pelo que me pareceu estavam na maternidade, ali eles vao te morrer, pois nao tem espaço, noz primeiros dias ainda va que nao va, mas depois eles vao começar a nao desemvolver e na maior parte das vezes morrem.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Qua 23 Abr 2014, 16:20Responder ao tópico

O filtro que ele tem é interno...

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Alfredo Garcia

Membro
Membro

Gostos : 9

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Qua 23 Abr 2014, 21:58Responder ao tópico

E já agora disseste que mudas-te de filtro, e foi a quanto tempo?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Guppys   Hoje à(s) 10:32Responder ao tópico

Ajuda com Guppys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-