Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Praga ou microvermes inofensivos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

yunyasha

Membro
Membro

Nome Real : Marlon
Gostos : 4

MensagemAssunto: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 00:22Responder ao tópico

Boas! estive a reparar a apariçao desses seres no aqua do meu betta, ja li sobre algumas especies desses seres mas ainda n consigo identificar exatamente oque sao, se for oque estou a pensar entao os 3 caracois helena q eu tinha la estao condenados porque eles estao com  as carapaças com algo q ja parece uma espuminha branca, estao por todo lado no aqua e so apareceram hoje  :bounce: (muito rapido) o betta parece "ataca-los" ou come-los mas tem reaçoes estranhas parece ate que esta em guerra com eles, porque sempre q ele tenta apanhar algum ele se joga pro lado ou se contor-se e vira pro outro lado ou sai a nadar pra outro lado... o corydora que parece indiferente...

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 00:35Responder ao tópico

Isso não serão planárias?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 00:50Responder ao tópico

mas aparecem nessa quantidade toda???  e que esta por todaaa parte e as planarias n seriam maiores?  e tendo em conta q sejam oque deveria fazer? prejudicam os peixes?( no caso o betta e o cory) ja ouvi dizer que flubendazol é perigoso para os peixes  ( n tenho certeza) mas que e eficiente no tratamento.
É que se forem planarias ja viu oque seria todas essas centenas de pontinhos brancos virarem isso??

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 00:59Responder ao tópico

A foto que tens não ajuda. Tenta ver na net se o que tens se identifica com as planárias

Se forem planárias não são propriamente prejudiciais aos peixes, basta manteres sontroladas, Aos camarões sim são prejudiciais. No caso dos peixes não deves é deixar que o nº delas aumente demasiado, mas não há necessidade de se recorrer a medicação, isso não é nada que não mantenhas sob controlo se tiveres cuidado nas limpezas do aquário, se respeitares a manutenção e se não alimentares em excesso. Tens é que ter uma confirmação se são ou não planárias.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 01:00Responder ao tópico

Está difícil de ver nessa foto, não consegues um macro???

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 01:10Responder ao tópico

infelizmente nao consigo macro mas, oque ves ai é o mesmo que eu vejo. sao centenas de risquinhos brancos por todo aqua ate mesmo no meio da agua ( mas nao sei dizer como se movem, se sao como minhocas ou se encolhem e esticam, mas , parece andar/nadar em curva), oque parece irritar bastante o betta, vo fazer uma tpa amanha e alimentar so no no outro dia... mas penso que perdi minhas helenas  Sad 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 01:17Responder ao tópico

Pontinhos brancos? Pontos não, tem que ser de um formato tipo minhoca para ser planárias. E realmente elas "nadam" de forma semelhante ao que descreveste

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ricardo carvalho

Membro
Membro

Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 02:13Responder ao tópico

Isso costuma aparecer quando se dá comida a mais. Reduz a comida e faz tpa's diárias e eles desaparecem.

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 11:51Responder ao tópico

Pela descrição que deste parecem me vermes de vida livre, como foi dito, aparecem quando há abundância de matéria orgânica, comida a mais ou as helenas mortas podem ter feito com que aumentassem exponencialmente.

Não são prejudiciais, mas com cuidado tenta retirar a maioria, mantém a água limpa, controla a comida, dá lhe apenas a que ele consiga comer em cerca de 1min.
Não me parecem planárias, elas são maiores e reconhecem-se facilmente, e caso fossem, o betta chamar-lhes-ia "petisco".

Abraço

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Praga ou microvermes inofensivos?   Ter 15 Abr 2014, 12:23Responder ao tópico

Boas

Pela descriçao que fazes devem de ser micro vermes, deves de ter muitos nutrientes no aquario, eu nao dava de comer ao betas durante 2 ou 3 dias a ver se ele dava conta disso e fazia umas TPAS.
So tens o beta no aquario?
Mais alguns peixes dava jeito para controlar a praga.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Praga ou microvermes inofensivos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-