Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Botia palhaço com ictio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Anaferreira25

Membro
Membro

Nome Real : Ana Ferreira
Gostos : 1

MensagemAssunto: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 11:31Responder ao tópico

Boas
O meu botia está com ictio, é o unico com sintomas no aquario comunitario.
Já aumentei a temperatura para 27 (1º a mais que ontem) e pretendo elevar gradualmente até aos 30º mas tenho muitas duvidas!
Tenho outro aquario de +/- 17litros onde está o labeo bicolor, as tres corydoras, uma guppy grávida e uma molly em recuperação da cauda que estava rasgada. (retirei o bicolor e as corydoras para poder fazer o tratamento com sal) mas tenho alevins no aquario de 120L. alguem me sabe dizer se vou prejudica-los com a temperatura e o sal? já apaguei as luzes e retirei as plantas para o pequeno porque li que durante o tratamento o aqua deveria estar às escuras. que quantidade de sal meto? Faz-me imensa confusao por sal num aqua de agua doce lool estou a panicar! devo por o botia no aqua-hospital e retirar os restantes para o grande? já estará infestado, correcto? nao adianta tirar o unico com sintomas se ainda assim nao eliminar o problema.. o que faço aos meus alevins e ao botia!!!??? e as corydoras... alem deles tenho alguns mollys, platys, guppys e um espada. Ajuda urgente

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 12:09Responder ao tópico

Boas, para ser sincero nao te sei ajudar em relação aos doenças tens que esperar pela resposta de Mara mas pelo que sei a sal e as corydoras nao se dao muito bem.Nao tens nenhum medicamento contra o ictio?

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 12:57Responder ao tópico

Posso usar o esha exit Mara?

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 13:45Responder ao tópico

Sim esta e contra o ictio mas acho que tens que usar junto com mais alguma coisa, o melhor e mesmo esperar pela Mara porque ela que e o veterinario de serviço do forum Razz 

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 13:51Responder ao tópico

Li na bula online do Exit que os pontos brancos nos botias palhaço podem indicar agua de má qualidade e nao ser ictio.. -.-' Como vou distinguir para avançar ou nao com o tratamento? Só tenho os testes do Ph, ainda nao vi nenhum kit à venda nas lojas e nao queria comprar um pa cada parametro

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 13:59Responder ao tópico

Em relacao ao testes tens o Easy test de jbl que sao testes de tiras que medem tudo o que e importante.Se nao encontrares numa loja ao pe de ti tenta online, por exemplo aqui nos nossos patrocinadores. O preço anda abaixo do 20 euros

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 14:15Responder ao tópico

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/testes/*kits-de-testes/aquili-teste-5-em-1.html

este nao traz o da amonia mas tenho umas pedrinhas que comprei na Tortuga pet shop (loja 5*) que se introduzem no filtro e eliminam a amónia.

Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna

Gostos : 141

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 14:32Responder ao tópico

Boa tarde Ana

Para começar podes esquecer o sal, as espécies que tens são intolerantes a sal.

Pelo que entendi tens apenas um peixe com sintomas de ictio e no aquário comunitário, correcto?
Depois falas em peixes com barbatanas a desfazer. Removeste e fizeste o quê?
Quando surgiram as barbatanas a desfazer?
Sei que é muita pergunta, mas todas as doenças têm uma causa e aqui o objectivo é identificar a causa, porque dá-me a sensação que tens problemas para além de ictio, e possivelmente é de tratar ambos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 14:38Responder ao tópico

Ja estas safo, ja ca tenhs a veterinária de serviço tratar da tua problema, agora tenta responder aos perguntas que ela te faz para poder ajudar.Boa sorte com os peixinhos.

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 16:59Responder ao tópico

nao nao.. nao ta a desfazer-se. Era uma molly preta que causou 'má impressao' no bicolor e investiu sobre ela, rasgando-lhe a cauda. separei-a para o aqua pequeno para recuperar sossegadinha =) nao se ta a desfazer, está rasgada mas ja ta a criar uma pelezinha e a unir-se sozinha =)

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 17:09Responder ao tópico

Sim, o botia está no aquario comunitário com os guppys, mollys, os platys, o espada, o ancistrus e os alevins (na maternidade). a temperatura está a 29º e a agua oxigenada com pedra difusora de 25cm. Vou agora comprar o esha exit, é melhor nao é? no de 17litros estão 3 corydoras, o labeo bicolor, uma guppy gravida e a molly a recuperar do rasgão da cauda. nenhum deles tem sintomas alem do botia que se encontra escondido por baixo das pedras de xisto, so o vejo quando ponho as pastilhas de fundo que ele adora! li na bula online do esha exit que em botias os pontos brancos podem indicar má qualidade da agua e nao ser necessariamente uma doença mas nao sei como confirmar essa informação na pratica -.-' ele tem pontos pequenos brancos no corpo e na cauda, simplesmente

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 17:25Responder ao tópico

Boa tarde Ana

Sobre a situação da qualidade de água já tinha comentado contigo noutro tópico que a tua filtragem e manutenção do aquário ( tpas e limpeza do filtro) eram insuficientes.

O ideal seria colocares uma foto do peixe afectado pelos pontos para confirmação do ictio.
Relativamente aos peixes com barbatanas desfeitas a provável causa será má qualidade de água. Conforme te tinha alertado no outro tópico acabarias por ter problemas.

Entretanto dou-te um conselho, começa por deixar a água nos 29ºC, não apliques já o Exit, a temperatura é o suficiente para tratares o ictio, desde que não esteja avançado, ficas atenta e vês se alastra a outros peixes. Se não alastrar manténs essa temperatura durante um mês para evitar a proliferação do parasita, porque se se confirmar ictio por esta altura tens ovos espalhados por todo o lado que vão eclodir e o exit, apesar de bom contra o parasita, não afecta os ovos. Não subas a temperatura aos 30ºC por causa das corys, até 29º já é excessivo, mas necessário.

Não uses sal.

Os peixes que falas com problemas nas barbatanas, como está isso?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 17:37Responder ao tópico

A barbatana nao está desfeita.. quando comprei a molly preta o bicolor investiu sobre ela e rasgou-a ao meio, apenas e só. So falei na cauda rasgada para explicar porque estava no aquario pequeno e nao no comunitario, nao mencionava por estar doente. Foi uma lesão causada pela investida do bicolor sobre ela, nada mais alem disso. As corydoras não estão a 29º, retirei-as para o aquario pequeno que está a 25º. o labeo bicolor tambem lá está porque ia por sal na agua e sei que ambas as especies nao toleram. Quanto à foto, é quase impossivel tira-la porque o botia ta escondido debaixo das pedras, so aparece para comer.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 17:46Responder ao tópico

Ah ok. Percebi mal o que escreveste. Compreendi que não era só a Molly.
Mas não deixo de te salientar que tens filtragem insuficiente, logo não te podes desleixar na manutenção do aquário.
Deixa então a temperatura nos 29º e fica atenta.
Atenção que os peixes colocados de parte também podem estar infectados, e além disso, o aquário é pequeno, cuidado com a água. Não vejo motivos para os teres de parte, era preferível devolver ao comunitário, arriscas-te a perder controlo sobre a qualidade da água e aí sim podes ter problemas. Não uses é sal. Podes no entanto deixar a Molly lá a recuperar mais um pouco.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 17:53Responder ao tópico

Boas noticias =) acho que o bicolor nao gosta de estar apertado!! a cauda da molly ja´ tem uma membrana a unir-se, quase transparente. usei esha optima no aquario pequeno para ajudar na recuperaçao  Embarassed devo mudar as corydoras tambem?? Todos para o comunitário que está a 29º? Que me aconselhas fazer quanto à manutenção? Neste momento nao posso comprar filtro externo.. sao carissimos e comecei agora neste ramo, tive muitos gastos com tudo o resto =( posso por dois internos com esponja e perlon...? Comprei toxivet, devo usa-lo sempre que faça TPA'S? nas instruçoes diz para nao usar se tiver plantas aquaticas de folha mole... -.-'

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 18:16Responder ao tópico

Podes também colocar as corys. Mas tem em conta uma coisa, os peixes do aqua pequeno estão a uma temperatura inferior á do comunitário, logo tens que equilibrar isso. Ou sobes ligeiramente a temperatura do aqua pequeno, até aos 28º e depois então passas para o comunitário, ou então tens que reaclimatar com calma os peixes que tires do aqua pequeno para o grande para eles se adaptarem á temperatura. As alterações de temperatura são óptimas para o ictio atacar em força.
Entretanto tive que ir rever as caracteristicas do teu aqua, não dá para memorizar tudo, a velhice começa a pesar.  :lol: 
São 120 litros, dizes tu, com um um filtro interno de 800 l/h e um mais a auxiliar.
Ora, como te disse no outro tópico as tpas que fazes são insuficientes, 15 ou 30 litros nesse aqua representam muito pouco. No teu caso, devido á filtragem, aconselho-te a fazer tpas minimas de 40 litros, todas as semanas, sem falhas. A lavagem dos filtros, vê no outro tópico, porque andavas a fazer asneira.
Não gastes dinheiro em produtos quimicos, mas sim em testes, esses são importantes para teres uma noção se o aquário consegue ficar ou não estável com essa filtragem e manutenção até adquirires um filtro externo. Mais importante do que a Litragem/hora do filtro ser fraca, é o facto de não teres espaço para as bactérias nitrificantes se reproduzirem o suficiente, e como lavavas os filtros com sal e água da torneira, estavas a "matar" as poucas bactérias que tinhas. Tendo em conta isso, até tens tido sorte em não teres problemas até á data, valeu-te o facto do aqua ser grande e teres poucos peixes.
O toxivec é sempre necessário quando fizeres as tpas pois deves usar água da torneira que vem com cloro e metais pesados que fazem mal aos peixes. O toxivec elimina esses compostos tornando a água segura para os peixes.
Acho que não me esqueci de nada. Ah, não ponhas peixes novos, não alimentes em demasia e quando fizeres as tpas muito importante. a água que deitas para o aquário tem que estar o mais parecida possível com a do aquário, ou seja, 29º no aqua, águas das tpas nunca a menos de 2º ou a mais de 2º. Oscilações são de evitar.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 18:25Responder ao tópico

És excelente =D obrigada =D Fiz assim: capturei o bicolor, a molly e a guppy e meti-os no saco dentro do grande, tão a ambientar-se à temperatura para os introduzir. as corys ainda tao no pequeno porque sao vivaças e fizeram-me desmanchar metade das plantas sem conseguir captura-las! A luz deve manter-se apagada? e a alimentação? tenho dado granulado red mico colour stick da marca tropical, flocos de marca branca e alimento congelado como artemia e tubifex. quanto às tpa's sempre fiz como dizes, medir a temperatura antes de introduzir no aqua, so nao punha o toxivet porque tinha plantas... agora so tenho os fetos de java e o musgo.. as restantes retirei para o pequeno para que tivessem luz durante o mes de tratamento

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 18:59Responder ao tópico

Ana
O ictio é um parasita, como tal "alastra-se" a tudo através de ovos. Pode inclusive estar nas plantas.
Queres um conselho não coloques as plantas ao pé dos peixes no Aquário pequeno. Remove-as para um local sozinhas. O ictio sendo um parasitas precisa de um hospedeiro, logo se lhe retiras "a fonte de alimento" o parasita morre ao fim de algum tempo. Ou deixas no comunitário ou moves para um balde.
Amanhã com tempo e calma podes então comprar o exit e colocar a dose recomendada na bula, é mais seguro do que elevar somente a temperatura, visto que já tens um peixe infectado. O Exit não te afecta os alevins. Após terminares o Exit, manténs na mesma a temperatura alta, como te disse o Exit não te vai atacar directamente os ovos dos parasitas, só após a eclosão destes, no entanto, os ovos a temperaturas elevadas não eclodem porque antes disso "batem as botas". Temos que brincar um bocadinho para não stressares, o ictio não é nenhum bicho de 7 cabeças.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Dom 06 Abr 2014, 23:13Responder ao tópico

Tem em atenção que o ictio não surge do nada. Algo tem que o despoletar. Alterações bruscas nos parametros da água, introdução de peixes ou plantas com o parasita, fraca qualidade de água, baixa capacidade defensiva do sistema imunitário dos peixes, entre outros. Repensa o que possa ter causado isso para evitares problemas no futuro.
E sim, luz do aqua apagada durante o tratamento com exit, a luz afecta a eficácia do medicamento

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Seg 07 Abr 2014, 02:30Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Seg 07 Abr 2014, 10:06Responder ao tópico

Como posso fazer a quarentena em peixes recem comprados? algum de voces faz? devo mete.los no aquario hospital? Se sim, quanto tempo e com algum produto?

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Seg 07 Abr 2014, 13:45Responder ao tópico

Sim deves meter num aquario separado nao e preciso ser muito grande mas tem ter condições para o tipo e a quantidade de peixes que vais colocar.O tempo e normalmente uma semana pelo menos.Se nao for o caso de alguma doença nao e preciso utilizar nenhum produto, no maximo por precaução podes colocar umas gotas de algum antifungico tipo Esha 2000

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Seg 07 Abr 2014, 17:34Responder ao tópico

Bigada =) futuramente terei isso em conta!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Seg 07 Abr 2014, 21:10Responder ao tópico

Ana, não te esqueças de ficar atenta ao peixes afectado, as pintas têm que desaparecer no máximo em 2 dias. E vê lá se os outros não têm pintas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Anaferreira25

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Seg 07 Abr 2014, 21:18Responder ao tópico

Não desapareceram ainda... embora ache que tem menos (tambem posso estar a 'iludir-me' e na realidade tem a mesma quantidade). A molly negra voltou a ter a cauda rasgada.. a membrana que estava a uni-la desapareceu e ta rasgada novamente ='( nao vi o que aconteceu porque nao tive em casa mas de manha estava intacta. Tem tambem alguns pontos brancos nos olhos, nao entendo se é ictio ou a doença do algodão.. parece que tem umas palas a tapar-lhe os olhos. estou triste! Nao vejo melhorias no botia e a molly ainda tende a piorar ao inves de melhorar! se calhar é melhor dedicar-me à pesca que isto nao está a correr bem e so lhes faço é mal =/

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço com ictio   Responder ao tópico

Botia palhaço com ictio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-