Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

grolier

Membro
Membro

Nome Real : Daniel Madeira
Gostos : 6

MensagemAssunto: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qua 02 Abr 2014, 22:46Responder ao tópico

Boa tarde,venho apresentar-vos o projeto da minha fishroom,vou colocar várias foto,explicando em pormenor tudo o que pretendo fazer por forma a que me possam aconselhar sobre se estou a fazer as coisas da melhor forma,bem como sugestões.passo então as fotos.

Foto da entrada da fishroom vista do exterior,com uma porta de chapa que penso não enferrujar e tem um isolamento térmico bastante aceitável.

Foto da entrada vista do interior, onde se pode ver a caixa eléctrica, a torneira que irá fornecer o circuito que pretendo automático de tpa .sobre a caixa eléctrica irei colocar 2 tomadas para ligar um temporizador por forma a automatizar a iluminação da fishroom.

Tecto da fishroom de luzalite,que pretendo forrar com placas de roofmate,criando um tecto falso com uma caixa de ar entre a luzalite e as placas,sendo que antes de colocar as placas irei isolar todas as juntas com espuma de polietileno expandido.

Foto da janela da fishroom em madeira,e de um forno que se irá manter e sob o qual será colocada a bamba de ar que irá alimentar o circuito a volta de toda a casa, para fornecer os filtros, o tubo irá sair a altura do muro do tubo.

Canto da fishroom a esquerda do forno,onde será colocadas as 2 primeiras estantes com aquários que tem as medidas de 70 cm de comprimento por 40 cm de profundidade com 4 prateleiras irei variar os aquários entre um aquário a medida da prateleira ou 2 ocupando a metade da prateleira

Foto da parte exterior do telhado da fishroom

Foto da parede exterior onde se encontra a janela que se pode ver da perspectiva interior num foto antes,bem como um tubo por onde sairá a água da fishroom ou seja o esgoto de todas as estantes ou seja um overflow de pvc dentro de cada aquário para não ter de furar o vidro que vai ligar a um tubo que une todos os aquários da estante e que por sua vez vai desaguar num tubo que vai ser colocado a volta de toda a casa junto da parede e que vai desaguar ao tubo que podemos ver.Desde o tubo até ao limite esquerdo da foto pretendo fazer um tanque onde será aproveitada a água resultante das tpa, que pretendo purificar com a utilização de muitas plantas. Podendo manter também algumas especies de água fria.

Foto do tubo de pvc por onde vem a água da chuva e de um patio cujo chão fica ao nível do tubo. o tubo tem duas saídas porque a da direita vai para um tanque com cerca de 2000, que se pode ver a direita na foto,(fica totalmente coberto debaixo do vão de escadas) e outra vai para o exterior não sendo aproveitada,a regulação é feita por uma tampa como a que se pode ver a fechar a saida esquerda a outra será colocada dentro do tanque e para regular basta fechar uma das saídas, este é um fator importante porque as primeiras aguas vem sujas e não me interessa aproveitar por isso fecho a saída do tanque e abro a da rua se pretender aproveitar a água é só trocar.

Foto do interior do tanque revestido com uma membrana por forma a isolar tudo na perfeição.

-- Assinatura --
http://www.peixefauna.com/t15380-fishroom-do-alentejo-montagem-da-minha-fishroom-passo-a-passo

Última edição por grolier em Ter 10 Jun 2014, 23:21, editado 2 vez(es)

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qua 02 Abr 2014, 22:52Responder ao tópico

Boas

Estas fotos ja eu tinha visto, nao á mais novidades.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 00:15Responder ao tópico

Boas!

Com infiltrados não vale...

Venham daí essas novidades! Very Happy

Abraço!

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 02:50Responder ao tópico

hum parece interessante mas vais usar só uma tomada para todos os tanques ?

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 07:58Responder ao tópico

Boas Daniel.Pois eu de ver ainda nao vi as fotos mas ja sabia do projecto que eu acho que e um projecto muito ambicioso para qual te desejo muita sorte e se precisares de ajuda ja sabes onde me encontrar Razz
Agora vamos la ver umas coisas...em primeiro pelo sim pelo nao entes de tapar o teto eu pintava estas placas com alguma tinta de preferência a base de solvente depois eu tambem estou curioso em relação ao tomada.Com que tinta foi pintada o tanque? O forno ate te pode dar ajuda no aquecimento nos meses mais frios e tambem na altura dos petiscos  Razz 
Ja vi que as placas de lusatite sao placas reutilizadas por isto tambem os pintava por cima com uma tinta especial para telhas, as peredes com um esmalte aquoso e deixava umas entradas de ar para respiração do espaço para evitar os fungos por causa de condensação.
Depois va colocando mais fotos porque isto vai ser um projecto interessante que vale a pena seguir Wink 

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 10:26Responder ao tópico

Fiquei curiosa com este projecto  Very Happy 

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 10:34Responder ao tópico

Não percebo nada de obras apesar de trabalhar numa construtora, mas na parte dos petiscos com esse forno alinho Smile venham mais fotos.

abraço e boa sorte no projecto

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

grolier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 20:42Responder ao tópico

Bem antes de mais obrigado a todos pela receptividade e interesse mostrado no topico. Vou passar então a responder as várias questões.

1º Relativamente a questão das tomadas,vou colocar calha técnica de 12 cm em volta de todo o espaço,o que me vai permitir ter tomadas onde desejar.Vou ter especial atenção a iluminação dos aquários, por isso vou deixar duas tomadas junto da caixa de derivação(não sei se será este o nome) para puder lá ligar um relógio automatizando o ligar e desligar das luzes.

2º Relativamente a pintura vou iniciar assim que o tempo me permitir, utilizando uns restos dessa tinta de membrana que usei para impermeabilizar o tanque na parte inferior da luzalite e posteriormente vou comprar então uma outra tinta para a parte superior.

3ºquanto a parte da respiração da sala na foto nº7 podem ver um tubo que sai da fishroom esse tubo é de 75 e vai ficar sempre aberto talvez com uma rede para evitar a bicharada pois é por ali que vai sair toda a água,isso a juntar a janela que de verão irá ficar aberta para aliviar a carga termica que presumivelmente irá acontecer,vai me permitir eleminar tambem a humidade.

Agora gostava eu de vos perguntar umas coisitas.looo

1º Tinta de solvente para pintar a luzalite isso é o que?? É só pedir na loja que eles vendem-me??'

2º Esmalte aquoso também é só pedir na loja ou tem algum outro nome é o que vulgarmente chamamos tinta de água???

3ºAs placas de isolamento do teto denominadas de roofmate será que me compensa comprar placas de 6 cm de espessura ou as de 3 cm basta?? è que tem 40 euros de diferença e para alem do teto so a parede da foto 7 é que apanha sol direto todas as outras ficam abaixo do nível da terra.

4º Para terminar que bomba me aconselham a colocar para alimentar um sistema de filtragem por ar,que a trabalhar em pleno (o que irá acontecer a muito longo prazo,visto que agora de inicio vai levar apenas 10 aquários) conto ter pelo menos 50 aquários ?? ou será que um compressor é melhor??Atenção que os euros são curtos. looool

5ºFinalizando o que acham de aproveitar a agua das tpa e afins para regar é que dava me um jeitão aproveitar a água para algo util?

Abraços a todos fico a espera das vossas soluções para os meus problemas,prometo pagar com fotos assim que o tempo me permita começar com as pinturas.

-- Assinatura --
http://www.peixefauna.com/t15380-fishroom-do-alentejo-montagem-da-minha-fishroom-passo-a-passo

Tim1988

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 22:35Responder ao tópico

Boas...o meu conselho...é assim como trabalho com electricidade o meu conselho é fazeres um circuito independente ao teu Fishroom;teres um quadro nessa divisão;as calhas que falas deve ser as de Efapel ou LEgrand(ao algo parecido) o meu conselho e pores as calhas na vertical e criares 2 ou 3 circuitos para as tomadas;como dizeste bem se quiseres meter um relogio podes fazer é o seguinte nesses pontos onde vais teres os aquario pores uma tomada ligada ao relogio em que desliga e liga as horas que quiseres;de resto acho tudo porreiro a unica coisa que mudava fora a electricidade era pores azuleijo no chão e na parede daquele branco acho que ficava mais higienico e dava outro tipo de limpeza mas de resto acho muito porreiro e no chão uns ralos para facilitar na manutenção...e o compressor apostava daqueles de pistão....agora tudo depende dos euros que queriras apostar...

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 03 Abr 2014, 22:41Responder ao tópico

Se vais utilizar os restos de membrana entao ja nao vale a pena procurar por tintas a base de solvente (esmaltes) tenta diluir um pouco a membrana para nao ser tao espessa.
O nome e mesmo esmalte aquoso, e uma tinta acrilica 100% lavavel que fica com o acabamento acetinado igual ao esmalte normal a base de solvente mas mais amigo de ambiente e com muuuuuuito menos cheiro que o esmalte normal.Em relação ao roofmate chega o de 3cm ainda por cima se vais pintar a parte superior com a tinta que te falei chega 100% porque a propria tinta vai ficar com um aspecto acetinado e tem a tendencia de refectir a luz solar e como tal vai reduzir o aquecimento.
O resto deixo para o pessoal mais entendido nesta matéria.
Se precisares de mais ajuda e so dizeres ou ja sabes onde me encontrar.

-- Assinatura --

Pedro Vicente

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sex 04 Abr 2014, 00:11Responder ao tópico

A meu ver não era má ideia fazer um mini quadro com o relógio e disjuntores para depois ligares os circuitos independentes assim se alguma coisa falhar não corres o risco de te parar tudo .

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

Álvaro Silva

Membro
Membro

Nome Real : Álvaro Silva
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sex 04 Abr 2014, 01:20Responder ao tópico

Boas
Eu acho que podias sim aproveitar a água dos TPAs para regar as flores,ou outras plantas.

Cump: Álvaro Silva

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sex 04 Abr 2014, 09:15Responder ao tópico

Álvaro Silva escreveu:
Boas
Eu acho que podias sim aproveitar a água dos TPAs para regar as flores,ou outras plantas.

Cump: Álvaro Silva
Podes e deves o Adalberto faz isso na casa dele, era uma mais valia para o projeto.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sex 04 Abr 2014, 09:22Responder ao tópico

Em termos de isolamento nunca é ddemais, eu apostaria nos 6cm de roof. Queria dizer-te mais coisas mas tou no Tlm, estou com diculdade em escrever. Mais logo posto novamente. ;- Wink 

hamal

Membro
Membro

Nome Real : Luis Buzaco
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sex 04 Abr 2014, 11:34Responder ao tópico

acho que a ideia está bem encaminhada.. como sou eléctricista vou dar um pequeno concelho.. podes montar um quadro eléctrico na entrada de energia para o fishroom e nesse quadro montas um disjuntor diferencial de 30mA (alta sensibilidade) que serve para protecção de pessoas visto estares a trabalhar com água e eléctricidade (recomendo vivamente) em conjunto com um bom circuito de terra. tambem nesse quadro os circuitos que vão ser utilizados na iluminação temporizada dos aquarios montas os relógios (são do tamanho dos pequenos disjuntores). quanto ao reaproveitamento da água acho muito bem que uses para rega pois é uma água enriquecida tal como os substratos que deixas de utilizar tambem podem ser utilizados para fertilizar plantas.

grolier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sex 04 Abr 2014, 22:54Responder ao tópico

Mais uma vez obrigado pela dicas que todos me têm dado,mas sabem que as vezes as ideias nem todas são concretizáveis o principal problema e mesmo financeiro,nos tempos que correm o investimento que tou a fazer é bastante grande no hobbie é bastante grande.Claro que adorava ter toda a parede forrada com azulejo e o chão também em azulejo mas só para ele estar como está já eu gastei uma pipa de massa para me rebocarem a parede, assentar azulejo e piso não é a minha especialidade por isso pagar para me fazerem isso não é hipótese. vou me ficar pela pintura das paredes de branco,acho que já vai melhorar o aspecto.Quanto ao quadro eléctrico, claro que também gostava mas pagar a um eletricista para me fazer todo o circuito não deve ficar barato loga vai ter de ficar pendente.

Fico a aguardar o que têm mais para me dizer, na certeza porem de que todas as ideias que tiverem para poupar uns euros eu agradeço ainda mais.
Vera Santos fico a espera do resto que tem para me dizer e será que vale mesmo a pena gastar mais 40 euros para ter roofmate de 6 cm? Eu disto pouco percebo e o Cristian tinha me dito como tou a pensar pintar a luzlite chegava roof de 3 cm??

Abraço a todos e mais uma vez muito obrigado por todo o apoio e ajuda, conto com todos voces no desenvolvimento do meu projeto.

-- Assinatura --

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Sab 05 Abr 2014, 01:46Responder ao tópico

Pah é assim, para mim eu gastava mais quarenta euros no isolamento térmico! Discordo do Cristian, nem sempre estamos de acordo.

Vais ter espécies de água quente certo? Existem grandes diferenciais de temperatura ao longo do ano, a temperatura da sala e aquários tem de estar estável. Senão vais ter baixas.

Por outro lado pergunto-me o telhado em lusalite já é existente e antigo, hoje em dia a lusalite está aser retirada, não só de edifícios públicos com privados, está fora de moda, já para não falar do AMIANTO, prejudicial á saúde!

Porque não saberes preços de placas de sanduíche de poliuretano????

ou

http://www.archiproducts.com/pt/131/divisorias-paineis-sanduiche.html???

O que sai barato agora, amanhã pode-te sair caro!!! e muito caro! Para além do desgosto que podes vir a apanhar.

Então e o gasto de energia, és ou queres ser amigo da edp???? No

O Alentejo de verão é um forno, sem um bom isolamento vais fazer aí pipocas! E de inverno????

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 10 Abr 2014, 02:38Responder ao tópico

LusaLite nao é fibrocimento, nao tem amianto. Creio que ja nao se fazem placas de fibrocimento desde a decada de 80, nao tenho a certeza.
Se forem mesmo LusaLite, e nao fibrocimento, nao ha problemas.

Em relaçao ao isolamento, naao so eu colocaria 6cm no telhado, como colocaria pelo menos 3cm em todas as paredes.
Na minha sala tenho 5cm a toda a volta excepto no chao, e as paredes exteriores tambem estao 50% abaixo de terra.

Em relaçoa ao aproveitamento da agua, tens duas hipoteses:
1 - se tiveres tudo em serie, metes uma torneira directa para o jardim e regas a partir dessa torneira.
2 - se tiveres os aquarios todos independentes, tens de arranjar um sistema de armazenagem da agua, para a ires utilizando ao longo do ano para as plantyas interiores e no verao para todo o jardim.

No meu caso alem de uma torneira directa para o jardim (eu tenho os meus aquarios todos ligados a 1 sump e a trabalhar so com 1 bomba) tambem tenho entrada de aguaa por boia para a sump, para meter aagua nova assim que se retira agua usada, e tenho um retorno para um autoclismo de um WC que esta na garagem.
Durante os anos de funcionamento da minha fishroom, nunca fiz uma troca de agua graças a estes sistemas.
Tenho um contador de agua na entrada da bateria, e durante o verao tinha semanas de trocar 500 litros, por causa de regar as arvores. No inverno nunca trocava menos de 100 a 200 litros por semana, so no autoclismo.

Quanto as ligaçoes do quadro, de facto a melhor hipotese, nao sao mais dificeis do que fazer as ligaçoes das tomadas e interruptores.
Se vais fazer umas, tambem fazes as outras.

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Ter 15 Abr 2014, 15:53Responder ao tópico

Boas então como vai o projecto?

-- Assinatura --

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Ter 15 Abr 2014, 16:53Responder ao tópico

Daniel, também estou com curiosidade, o que decidiste?

grolier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Ter 15 Abr 2014, 21:34Responder ao tópico

Boa noite a todos, obrigado pelas ajudas prestadas por todos bem como as varias opiniões que são sempre bem vindas para ajudar a tomar a decisão.
Neste momento a maioria das decisões estão tomadas,ja estou a aplicar as placas com 6 cm de espessura,mas só no tecto,como podem ver nas fotos com o inicio da montagem da estrutura conforme podem ver nas fotos.

Amanha tenciona acabar de aplicar as placas no tecto com a ajuda de um grande mestre dos peixes da cidade de Portalegre mas ao qual tenciona agradecer bem como revelar o nome lá mais para o final.
As paredes vou pintar com a tinta que o cristian recomendou mas numa próxima vez falarei mais sobre isso.

O telhado de lusalite na sua parte superior,vou aplicar membrana tal como já tinham sugerido.

Já comprei tambem 2 estruturas de ferro,com aquarios e mais uns extras, vou ficar nesta fase inicial com 9 aquarios. 6 aquarios com 40cm por 40 cm aprox divididos 2 a 2 por 3 prateleiras e 3 aquarios com 90 cm por 40 cm divididos tambem por 3 prateleiras.

Espero que vos tenha esclarecido a todos vos, ficar a aguardar as vossas sugestões/opiniões.

Beijos e Abraços

-- Assinatura --

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Ter 15 Abr 2014, 21:52Responder ao tópico

Boas, só hoje li este tópico do principio ao fim.
Tens aí um projeto e tanto, espero que tudo te corra da melhor maneira. Com calma se vai ao longe.

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Ter 15 Abr 2014, 22:02Responder ao tópico

Boas Daniel, estou a ver que isto anda bastante bem mas.......
Em peimeiro lugar este fishroom esta muiro mal feito!!! Quer dizer nao se trata de ideia e do projecto mas sim da localização porque ficava melhor no meu quintal  Razz Razz Razz lol! 
Agora a sério fizeram um vom trabalho.Para o parte de cima de lusalite nao falei em membrana mas sim numa tinta especial para telhas.
Se vais aplicar o esmalte aquoso nao te esqueças de aplicar antes um primario.
Como ja disse se quieseres eu arranjote as tintas com grandes descontos.Se estiveres interessado ate te consigo arranjar mosaicos para o chão a preços de chuva.
Se precisares de mais alguma coisa para a estrutura do teto diz porque eu tenho muitas coisas ca em casa.
PS.ate pode ser que tenho por ca restos de tintas mas tenho que ver.Ah e tambem tenho curvas e uniões para a parte de  canalização . Depois diz qualquer coisa  Wink

-- Assinatura --

grolier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 17 Abr 2014, 12:52Responder ao tópico

Boa tarde,bem Cristian já que te disponibilizas eu acho que vou tentar aproveitar a tua ajuda.Já que estou a fazer vou fazer as coisas em condições por isso vou colocar piso pintar as paredes convenientemente e o tecto ou seja as placas de lusalite.
Se ,me puderes dar o valor para 12 m2 de piso eu agradeço.O mais barato possivel,porque ainda vou ter de arranjar alguém que me aplique o piso,que eu não percebo nada disso.
Depois podes dar me valores da tinta para as paredes,aquilo são paredes com 2 metros de altura uma tem 5 metros de comprimento e a outra tres arredondando por cima.
E valores também para a tinta para as telhas para 12 m2.
Se me puderes ajudar com isso eu agradeço,fico a espera de uma resposta, bem como dos comentários do resto do pessoal que dizia que eu não colocava fotos e agora não dizem nada.loool
Abraço a todos

-- Assinatura --

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Qui 17 Abr 2014, 14:32Responder ao tópico

Esta andar isso é que se quer se fosses mais perto dava-te uma ajudinha.....

abraços

-- Assinatura --

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)   Responder ao tópico

Fishroom do alentejo (montagem da minha fishroom passo a passo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-