Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

ronaldxd2

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Qui 27 Mar 2014, 12:56Responder ao tópico

Bom dia!

Sou novo aqui no fórum e necessito de ajuda para a montagem de meu "pequeno" aquário. Segue o projeto do tamanho dele:

A questão mais complicada até o momento na elaboração deste aquário, é que ele terá divisórias de inox a cada 1,24 metro com 1,4 metro de altura. Ou seja os vidro terão 1,24m de comprimento e 1,40m de altura por seção. (Essas divisórias serao amarradas umas contra as outras do outro lado) Os vidros vão ser temperados e a agua terá 1,20 metro de altura. A questão é sobre os vidros, alguém tem ideia de espessura? Empresas que querem fornecer o vidro, dizem em vidros de 20 - 30 mm de espessura (laminado 10mm + 10mm + 10mm) temperado. Alguém pode me dar uma ideia de que espessura devo utilizar?

Segue anexo o projeto do aquário mais detalhado com as divisórias.
http://www.pdfhost.net/index.php?Action=Download&File=20cbd406beb67952fbd88119899acf12

Grato,

Ronaldo

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Qui 27 Mar 2014, 14:59Responder ao tópico

Boas, em primeiro lugar bem vindo ao forum quando tiveres possibilidade passa pela area de apresentação  para te apresentares a pessoal.
Em segundo lugar deixa me corrigir te....isto nao e um aquario, e uma piscina olímpica  Razz 
Parabens pelo projecto e uma coisa muito brutal.
Em relação ao vidro eu nao te aconselhava o uso do vidro temperado mas com esta grossura nem sei o que dizer.
Ha muitas contras para o uso do vidro temperado em aquarios e ha muitos relatos sobre coisas que correram mal com este vidro mas tambem ha relatos positivos.Ja agora gostaria de saber com e que vais fazer a filtragem e o que vais ter na "piscina" Wink 

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Tim1988

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Qui 27 Mar 2014, 16:35Responder ao tópico

Boas....vou deixar aqui 2 videos de um aquario de 20.000 e podes sempre tirar uma ideia da espessura do vidro vê o video que achei muito porreiro mesmo...
https://www.youtube.com/watch?v=rhxTtAi4uJU&feature=share
https://www.youtube.com/watch?v=xLb5doc7AQI&feature=share
Aqui ves as espessuras que usaram foi 3 vidros de 15mm que dá ao todo 45mm...vê isto e depois diz algo...e tira ideias!como vais fazer a filtragem?

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Qui 27 Mar 2014, 17:39Responder ao tópico

Boas!

Se fizeres uma pesquisa no google encontras facilmente calculadoras para espessura de vidro em aquários.

Eu fiz o teste na primeira que encontrei para um aquário com 2,30x1,25x1,40 e deu-me qualquer coisa como 40mm...

Mas isso o ideal é mesmo ires a uma vidraria boa, não daquelas pequenas, que eles têm calculadoras melhores, até porque estas on-line apenas calculam para vidro simples.

Os laminados têm a vantagem de se puder aumentar o número de butiral(película colocada entre as lâminas de vidro) na colagem, o que aumenta a resistência do conjunto e possibilita a diminuição da espessura do vidro, tornando tudo mais económico.

Para terminar o conselho que te dou é se te disserem para colocares 30mm ou 32mm, por exemplo, vai para os 32mm, antes que tenhas algum dissabor e a economia inicial se torne num grande prejuízo a curto / médio prazo...

Espero ter ajudado...

E venham muitas fotos e notícias desse projecto!

Abraço!

P.S. - Também quero um assim para mim.... Very Happy

Última edição por Pedro Santos em Sex 28 Mar 2014, 11:55, editado 1 vez(es)

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Qui 27 Mar 2014, 19:23Responder ao tópico

Em relação ao filtro já foi tudo dito.... Explica lá o sistema de filtragem?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Sex 28 Mar 2014, 11:57Responder ao tópico

Boas!

Acho que querias dizer que já foi tudo dito em relação ao vidro! Very Happy

Realmente é uma boa questão!

O que estás a pensar fazer em termos de filtragem?

E iluminação já agora!

E aquecimento... Very Happy

Abraço!

ronaldxd2

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 01 Abr 2014, 19:09Responder ao tópico

Olá Galera!

Bom vamos a suas sedes por informações!

A minha ideia é colocar peixes grandes de agua quente, tipo Pirarucu. Aproveitando e respondendo aos outros:
O sistema de filtragem e renovação da água, contará com 2 moto bombas de 8000 l/h e 2 filtros pressurizados externo com U.V. A questão do aquecimento ainda está sendo estudada (estamos vendo a temperatura que vai ficar, distribuição dos pontos de água, quantidade etc), a principio usaríamos um trocador de calor: (só um exemplo do modelo):

Lembrando que vidro do aquário não será inteiriço, terá um suporte de inox a cada 1,25 m ou seja cada vidro terá 1,25 x 1,40m, lembrando que irei colocar agua até 1,20 metros de altura. Calculando cada sessão de vidro, conversando com empresas que fornecem o material, a espessura do vidro temperado ficou em 20 mm... Façam seu calculo aqui: http://www.cebrace.com.br/v2/facilidades-clientes/calculo-espessura

( O meu tipo de construção é o 1º vidro da segunda coluna)
Fiz o calculo:

As calculadoras que vocês usam, usa vidro comum para o calculo, por isso dá espessura de 38 mm para mais. Sendo que calcula a espessura do fundo do aquário, que no meu caso é de concreto.

No momento não tenho mais informações, sobre iluminação, peixes e etc. Isso vai ser pensado mais adiante.

Agradeço pelo apoio de vocês, assim que tiver mais tempo, irei me apresentar e fornecer mais informações.

Caso o aquário não der certo  :lol:  :lol: Me orientaram a colocar pouca agua dentro e alguns flamingos  :lol:  :lol: Claro que é piada hahaha!

Abraços!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 01 Abr 2014, 19:12Responder ao tópico

Brutal, continuação de boa empreitada!

Alfredo Garcia

Membro
Membro

Gostos : 9

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 01 Abr 2014, 20:40Responder ao tópico

Os flamingos eram capas de ficar engraçados lol!  lol! .

Agora a sério, vai ficar um aquário brutal, sobre os vidros quando falas-te com os fornecedores não falaram sobre vidro laminado, é que o vidro temperado é muitíssimo resistente, mas não parte desfaz-se e com a altura de agua que vais ter, isso não seria um vazamento mas sim um tsunami.

Não te quero desiludir, mas apenas alertar para o meu ponto de vista que até pode não ter razão de ser, mas é um receio que sempre tive com aquários grandes.

ronaldxd2

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 01 Abr 2014, 21:10Responder ao tópico

Omiti este item, mas sim, são laminados até por questão de segurança. Estou ciente do vazamento que ocasionaria, seria uma explosão total sem aviso.  :lol: Por isso estou trabalhando neste item, pois não quero que o escritório da empresa vire uma piscina.

Alfredo Garcia

Membro
Membro

Gostos : 9

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 01 Abr 2014, 21:16Responder ao tópico

Fico mais tranquilo e a espera de apreciar essa beleza.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 22 Abr 2014, 18:18Responder ao tópico

Novidades??? Fotos????

ronaldxd2

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Qui 08 Maio 2014, 13:38Responder ao tópico

Ainda não, consegui orçar os inox para colocar, mas o trabalho ficou parado pois estava terminando de colocar os vidros no escritório. Logo logo terei mais tempo para correr atrás. Mas posso dizer que a parte de planejamento está bem encaminhado, conseguimos uma empresa para selar o aquário e com experiência neste tipo de trabalho. Estou indo visitar um aquário com tamanho parecido numa universidade próxima da minha cidade para visualizar melhor o projeto pronto. Quando tiver maiores informações posto hehehe!

Abraços!

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Ter 18 Nov 2014, 12:15Responder ao tópico

No aguardo de novidades sobre o projeto.

Vais mesmo ter como fauna desse imenso aquário um pirarucu ? Acho que para ter um exemplar dessa espécie terás que ter licença do IBAMA. Vais comprar o peixe dos ribeirinhos ?

O aquário será só para o pirarucu ?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros   Responder ao tópico

Montagem e duvidas - Meu Aquario 27 mil litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-