Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O meu primeiro áqua 54litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

miguel_156

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 19:12Responder ao tópico

O pessoal e obrigado pelas vossas ajudas.
Hoje o dia começou mal, mas há que pensar positivo como das outras vezes....
De manha tinha mais um peixe morto !!! ainda ontem á noite, ate as 3 da manha, enquanto descrevia o histórico do aquário estava a admirar os peixes e estavam todos felizes e contentes, não tinha um que me deixa-se desconfiado de nada, tudo a mexer e a brincar... de manha antes de sair de casa vou ao aquário e tinha o Guppy macho, o tal com rabo cor de fogo, aquele que tinha comprado na semana passada porque foi amor á primeira vista, estava morto no fundo do aquário com os CAE a ir as vezes ter com ele para o petiscar. Aparentemente estava direitinho ainda com as cores naturais dele.

Aqui em casa ficamos tão tristes.....

Fiz testes á agua e aparentemente tudo normal
com liquidos - PH-7    NO2-0

Com tira de testes - NO3-05   NO2-0    PH-6,5   KH-40    GH-60

Atualizei o histórico do meu aquário incluindo esta morte, espero que seja a ultima.

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 20:30Responder ao tópico

O aquário do inicio do mês ate hoje tem vindo a ter a agua a escurecer possivelmente por causa do tronco mas esta na mesma cristalina.
A TPA do dia 10-04-2014 com aspiração do areão e limpeza ao filtro aclariou a cor da agua mas já esta a ficar igual, espero que não tenha nada a ver com os problemas... a meu ver não!
Não sei se dá para ver bem!
Iluminação apagada

iluminação acesa

Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - Okamispeed
Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 21:35Responder ao tópico

Faz a quarentena e depois com calma voltas a repovoar

-- Assinatura --
O meu aquário:
http://www.peixefauna.com/t15514-biorb-low-budget-e-diy

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Soluções Caseiras/Fotos e Vídeos/Facebook

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 22:46Responder ao tópico

É o que vai ser, não vou meter mais nada durante uns tempos a ver se não morre mais nada.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qua 16 Abr 2014, 01:35Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:

Sim, porque independentemente do azar do ciclo mal feito e etc, é óbvio que tens por aí parasitas por isso é essencial manteres agora uma boa manutenção do aquário, se as mortes ficarem controladas ( principalmente nos viviparos) então mais tarde tentas colocar mais uns peixitos, mas sempre com quarentena.

Muito honestamente o que te aconteceu hoje vai repetir-se. A próxima introdução de vivíparos e a situação repete-se. Eu não pensava duas vezes, tratamento em cima... Mas a decisão é tua.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qua 16 Abr 2014, 15:01Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Mara Silva escreveu:

Sim, porque independentemente do azar do ciclo mal feito e etc, é óbvio que tens por aí parasitas por isso é essencial manteres agora uma boa manutenção do aquário, se as mortes ficarem controladas ( principalmente nos viviparos) então mais tarde tentas colocar mais uns peixitos, mas sempre com quarentena.

Muito honestamente o que te aconteceu hoje vai repetir-se. A próxima introdução de vivíparos e a situação repete-se. Eu não pensava duas vezes, tratamento em cima...  Mas a decisão é tua.

Ola Mara
Acho que ainda assim estou com Fé e para já vou optar pelo que já tinhas sugerido á dias.

"Estando na tua situação eis o que eu faria:
* Deixar estabilizar mais o aquário. Nada de novos peixes, nada de novas plantas, tpas semanais certinhas durante 4 a 5 semanas. Se entretanto durante esse tempo houver mais mortes, eu que não sou apologista de tratamentos em aquário principal, recomendo a aplicação de um tratamento ao aquário todo para ver se exterminas de vez os parasitas que aí tens. É um tratamento que não atinge drasticamente as bactérias depuradoras, logo minimamente segura para que não destabilizes o estabilizado. Sim, porque independentemente do azar do ciclo mal feito e etc, é óbvio que tens por aí parasitas por isso é essencial manteres agora uma boa manutenção do aquário, se as mortes ficarem controladas ( principalmente nos viviparos) então mais tarde tentas colocar mais uns peixitos, mas sempre com quarentena."

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qua 16 Abr 2014, 17:18Responder ao tópico

isso, faz o que a Mara sugeriu e boa sorte Wink

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qua 16 Abr 2014, 20:58Responder ao tópico

Boa noite

Bem, já sabes qual a minha opinião, mas respeito que queiras aguardar. Entretanto se tiveres mais guppys não te supreendas que repentinamente os encontres sem vida. O mesmo se aplica a mollys embora o risco seja menor.
Se quiseres voltar a ter guppys vou-te dar um conselho, compras somente 1, fazes quarentena e vê como se aguenta. Se ele se safar na quarentena passas para o aquário, aguardas 3 a 4 semanas para ver se ele não adoece ou morre.
Se quiseres voltar a pôr outras espécies de peixes daqui a umas semanas, não tenhas pressas, metes 2 aguardas umas semanas e logo vês.
Aqui, sem medicação, tem que ser com paciência e tempo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 17 Abr 2014, 00:02Responder ao tópico

Para já vou esperar mais uns dias a ver como se aguente o aquário, para já esta tudo em ordem.
Amanha tinha que fazer a TPA mas ainda não meti a agua a repousar! se calhar meta ainda hoje com um bocadinho de neutralizador de cloro e faço a TPA amanha á noite !

Se ate a próxima TPA na próxima semana não morrer mais nenhum peixe vou considerar que o aquário esta a ficar estável, nessa TPA vou aproveitar parte da agua para encher metade do aquário que comprei para hospital, e a outra metade com agua limpa repousada para fazer um aquário de quarentena para meter lá o primeiro peixinho de "molho".
A ideia é boa?

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 17 Abr 2014, 09:25Responder ao tópico

Eu esperava mais tempo, mas se vais fazer quarentena de pelo menos uma semana no aqua hospital, ainda melhor.

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 17 Abr 2014, 13:22Responder ao tópico

Uma semana é pouco.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 17 Abr 2014, 14:55Responder ao tópico

Acho me me expliquei mal!

Se durante a próxima semana não morrer mais nenhum peixe no aquário principal, na próxima TPA, ou seja hoje vou fazer uma TPA e a próxima será pelos dias 24 a 26, nessa altura aproveito agua da TPA ao aquario principal para encher metade do hospital e a outra metade encho com agua nova repousa e só nessa altura com o hospital cheio de agua é que compro o primeiro peixinho para lhe fazer a quarentena antes de passar para o aquário principal.
Ou seja no aquário principal não vai entrar nada durante pelo menos 3 semanas a contar a partir de hoje.
de 17 a 25 tempo de espera a ver se não morre mais nada no aquário principal
lá para dia 25 monto o hospital com parte de agua do aquário principal
na semana de 25 a 2 de Maio compro o primeiro peixinho para iniciar a quarentena e só depois passado 15 dias no mínimo o passo para o aquário principal
Feitas as contas só entrara peixes novos no aquário principal lá para a 3 semana de Maio e vindos de quarentena.

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 17 Abr 2014, 14:58Responder ao tópico

Ok não tinha entendido parece-me muito bem, e se a Mara recomenda vai por ela pois de doenças é ela a mais entendida Smile

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 17 Abr 2014, 23:43Responder ao tópico

Tenho mas noticias.... parece que os guppys não gostam do meu aquário.

O único guppy que tinha no aquario morreu hoje, uma fêmea que tinha entrado no dia 04/04, Tinha falado com a minha "Maria" as 17:00 e ele diz-me que quando chegar se calhar vou ter que ir a um funeral, adivinhei logo que era a Guppy á tar que á dias postei um vídeo de ela muito parada perto do aquecedor. A "Maria"disse-me que ela estava muito parada no fundo do aquario e que oa CAE andavam de volta dela a petiscar mas ainda estava viva. Ao vir para casa ainda fui ao shopping e comprei o teste NO3, a minha ideia era comprar o de amônia mas eles não tinham então comprei o de nitratos.
Quando cheguei a casa ás 20h ela estava a nadar pelo aquário a certa de 4cm da superfície então ate ficamos a pensar que a "Maria" tinha feito confusão, alias ate ela ficou sem certeza do que tinha visto...
As 21:40 ja estava morta a boiar....
Vou atualizar o histórico do aquário na pagina incluindo á lista com a morte desta fêmea e o teste NO3 e a TPA.

Hoje á noite já estava destinada uma TPA com aspiração do fundo mas mesmo assim fiz o teste dos nitratos e o resultado acho que não foi lá muito bom....
Deu-me 25 mg/l, relembro que já estava agendado para esta noite uma TPA.

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 18 Abr 2014, 00:08Responder ao tópico

Agora o que faço?
Espero que estabilize a ver se morre mais algum peixe de outra espécie visto só ter morrido na maioria guppys?
Faço já um tratamento?

Neste momento de peixes tenho:
7 - neons negros
1 -neon inessis
3 - molly balao (1 macho e 2 fêmeas)
4 - CAE - ( 2 castanhos e 2 dourados)
2 - Corydoras

Plantas:
musgo de java agarrado ao tronco
1 - anubia
3- pés de rabo de raposa
2- pes de vallisneria
á tona Lemna minor

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 18 Abr 2014, 00:12Responder ao tópico

Hoje despejei a agua que estava a testar a estanquidade do aquário hospital e enquanto secava, alguém lhe deu uso para fazer uma sauna Razz 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 18 Abr 2014, 00:17Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Bem, já sabes qual a minha opinião, mas respeito que queiras aguardar. Entretanto se tiveres mais guppys não te supreendas que repentinamente os encontres sem vida. O mesmo se aplica a mollys embora o risco seja menor.

Boa noite
Já era para estares a contar com essa morte. Eu quando fiz a afirmação anterior não foi por fazer, mas porque sabia o que aconteceria. São muito anos a lidar com guppys, torna-se prevísivel.
Lamento por teres tido mais uma perda, embora previsível, não deixa de ser um peixe.
Mas não te estejas a culpar que de nada te vale, é mesmo assim, são coisas que acontecem, e com o tempo e experiência aprendes a contornar estes obstáculos. Isso não tem nada a ver com o valor de NO3. Está aceitável, os meus guppys viveram anos e anos a níveis mais elevados e nunca se queixaram.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 18 Abr 2014, 00:45Responder ao tópico

Obrigado Mara pelo conforto.... mas o que faço.... continuo com o combinada a ver se estabiliza e a ver se não morre mais nada que pelos vistos "este já estava dado como morto" ou faço medicação no aquário principal?

Hoje de manha fiz com o telemovel um vídeo para me darem opinião. O meu aquário tem desta forma a entrada de agua vinda do filtro, será suficiente para fazer oxigenação, e as trocas gasosas?
Relembro que tenho plantas naturais.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 18 Abr 2014, 10:59Responder ao tópico

Se tivesses uma flauta a tona da água terias uma maior troca de gasosa a superfície da água, mas parece ser suficiente, lamento as mortes, mas deixa estabilizar o aquário mais uns dias. Quanto aos Cae não gostei de os ver na tua lista de peixes, e um peixe que cresce muito e destaniniza peixes mais calmos, conforme vão crescendo tornam-se mais violentos e comilões, levantando plantas e tudo o que possam, deixando de fazer o serviço de limpeza, principalmente de algas que e para isso que os compramos. Existem os CAE comedor de algas chineses que são os que tu tens e os SAE comedor de algas siamês estes sim são óptimos e pacíficos.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 18 Abr 2014, 11:16Responder ao tópico

Pois Francisco mas agora não os vou deitar no rio!!! quando ficarem grandes logo se vê uma possível doação.

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 19 Abr 2014, 16:02Responder ao tópico

Com a preciosa ajuda da Srª Drª Mara Silva o Hospital esta construido

Neste momento esta lá na enfermaria um molly macho a ser tratado com sal e com Fluvermal devido a uma mancha branca que apareceu no corpo junto á uma barbatana, barbatana essa que também estava afetada apresentando-se como se estivesse a apodrecer!

Devido as mortes que ocorreram, suspeita-se de o aquário comunitário esteja com parasitas por isso também esta em tratamento medicado com Fluvermal .

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 19 Abr 2014, 16:32Responder ao tópico

Humm, boas fotos do molly. As guelras também estão afectadas. Agora vendo as fotos, não me agradou muito, pode haver por aí uma infecção secundária bacteriana, a ver vamos se o tratamento que está em vigor actua sobre a mesma.
Controla as barbatanas e o tamanho das manchas. As barbatanas não podem desfazer mais, as manchas não podem aumentar seja de tamanho, seja novas manchas surgirem, pelo contrário têm que quase desaparecer em 2 dias, porque senão tens que aliar ao tratamento um medicamento anti bacteriano.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 19 Abr 2014, 19:14Responder ao tópico

A zona das guelras sempre tiveram aquela borda / parte branca desde que a comprei,faz tipo um contorno a delinear, alias ate na altura que a escolhi achei engraçado ao facto de ela respirar e via-se o branco a aparecer, parecia um negro o rir-se no escuro. lol

A molly esta mesmo muito melhor, diria mesmo que já não se nota nada de branco no corpo e na barbatana.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 19 Abr 2014, 19:58Responder ao tópico

Boas

Quanto ás guelras, a abertura dos opérculos, demasiado abertos, pelo menos na foto parece. Aposto que ela tinha a respiração ligeiramente acelerada.
Se as manchas já estão a desaparecer, são boas notícias. Quando acabares o tratamento com o medicamento, manténs o sal e vai ficar no aqua hospital por uns tempos, vai também depender da recuperação dela.
Quanto ao aqua principal, a principio tudo fica em ordem, a não ser que haja algo que este medicamento não afecte, mas não me parece. No entanto, vai estando atento.
Cuidado com novas plantas e novos peixes, factor importante para despoletar novamente uma dor de cabeça. Sempre quarentena e plantas desinfectadas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 19 Abr 2014, 22:23Responder ao tópico

Por curiosidade, como se desinfecta plantas?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Responder ao tópico

O meu primeiro áqua 54litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-