Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O meu primeiro áqua 54litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 05 Abr 2014, 23:54Responder ao tópico

Boa noite

O mais importante que era mudar a filtragem, já fizeste. O restante vais fazendo como puderes.
Na próxima aquisição de plantas, experimenta comprar elódeas, uma boa moita de elódeas dá-te muito abrigo a alevins. Memoriza a semana em que pensas que a guppy tenha tido os alevins. Quando achares que ela está novamente grávida e notares a mancha escura a surgir, dá uma apitadela para tentarmos uma previsão do parto. A ver se desta vez safas alguns.
Os azares que tiveste são comuns, mas nada que não se contorne, agora é arranjares uns manos ao inessi, ele precisa para se sentir confortável.
As corys também deverias aumentar. Os Cae é que daqui a uns tempos vão estar grandes e o aqua vai ser pequeno para esses terroristas.
São pequenas coisas a modificares como possas, nada de muito urgente, mas começa pelos inessi, que o solitário agradece.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

miguel_156

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 08 Abr 2014, 21:18Responder ao tópico

Estou triste Sad  a guppy que tinha estado gravida e que entretanto a barriga desapareceu apareceu ontem á noite morta a boiar. Fui logo fazer testes á agua e no NO2-0 e o PH esta entre os 6.5 e os 7, ser a que morreu porque chegou a vez dela?
Logo agora que tinha arranjado uma amiga para as 2 darem conta do macho....

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Qui 10 Abr 2014, 23:12Responder ao tópico

Isto da aquariofilia não esta a correr muito bem, hoje quando cheguei a casa tinha o molly macho morto Sad
Era dos peixes mais ativos que o aquário tinha.....
Como já tinha referida a cima, no dia 7 a guppy que tinha estado gravida e que entretanto a barriga desapareceu apareceu morta a boiar. Fui logo fazer testes á agua e no NO2-0 e o PH esta entre o 6.5 e os 7, ontem fiz uma TPA de 30% com aspiração do areao e limpeza do filtro, e hoje chego a casa e tenho o macho molly morto, fiz os testes á agua quando tirava o peixe morto do aquário e os resultados eram os mesmos, PH 6.5 a 7 e o NO2 - 0
Por acaso ate deixei a bomba de ar desde ontem á noite a oxigenar a agua porque ando com a panca que pode ser falta de oxigênio na agua mas mesmo assim.....
O que poderá ser que me anda a matar os bichinhos?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 11 Abr 2014, 00:17Responder ao tópico

Boa noite

Notaste algum comportamento estranho nos peixes nas horas anteriores ás mortes? Deixarem de comer, ficarem muito á superfície, muito parados?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 11 Abr 2014, 09:18Responder ao tópico

Ola Mara
Tenho notado e já não é de agora é o guppy manho anda as vezes á superfície, parece as carpas a procurar comida e tenho reparado também desde que comprei a molly fémea (dalmata) ela costuma ficar as vezes parada /escondida entre o vidro e o aquecedor, dai a minha panca de pensar que seja falta de oxigénio dai ter metido a bomba a funcionar.
A guppy que morreu era muito clarinha/ transparente e notava-se vermelho nas guelras mas acho que era normal, também as vezes ia dar com ela parada mas assim que sentia a mexer no aquário voltava a vida .
O molly que morreu agora era dos mais ativos do aquário e desse não tenho mesmo nada a apontar.
De resto nos peixes que morreram não notei mais nada de especial, comiam bem, etc…

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sex 11 Abr 2014, 22:21Responder ao tópico

Olá Miguel

O filtro que tens é mais que suficiente para te garantir a oxigenação da água. Coloca-o de modo a que agite bastante a superfície da água para que se facilitem as trocas gasosas.
Assim á primeira pelo que descreves poderás ter por aí algo relacionado com parasitas, não seria de estranhar dada a fauna que tens e uma vez que como é habitual os maiores problemas são com os viviparos. Nesta espécie em particular saliento mais uma vez que deve fazer-se sempre uma boa quarentena. O estar á superfície, escondido num canto, guelras avermelhadas e com opérculos abertos, respiração acelerada, são sinais de que algo se passa. As fezes da peixarada? Como são?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 00:34Responder ao tópico

As fezes dos neons acho que nunca vi mas as dos gupies e das mollys já tenho visto mas nunca estive a apreciar muito isso, as vezes andam lá com um "fio" pendurado e depois acaba por cair ao fim de uns minutos.
Tenho que estar atento concretamente ao que nas fezes dos peixes?

Agora durante o fim do dia ate agora á noite tenho andado de olho na tal molly que disse estar as vezes encostada e tem andado normal, passeando por todo a aquario.

Os 2 guppys, macho e fêmea, tem andado mais á superfície mas também á alturas que andam pelo aquari todo a passear.

Comer, comem bem alias mal cai a comida na agua ate se matam a ver quem come mais.

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 09:15Responder ao tópico

mtem á noite antes de me deitar e depois de desligar o PC estive a reparar nos peixes e reparei que realmente o tal guppy e um molly anda com os opérculos abertos, respiração acelerada!

Estive agora a dar uma vista de olhos na net e vi falar para tratamento de fungos e parasitas no sera ectopur e no esha 2000.

O que aconselham e como usar?

PS: nos neons, talves por serem mais pequenos nao noto os opérculos abertos, alias nos que noto mais são nestes 2 peixes que falei.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 12:40Responder ao tópico

Olá Miguel

As fezes deves observar se são muito transparentes, apenas isso.
Os viviparos são peixes de superficie, é natural que seja nessa zona que passem o tempo, mas uma coisa é nadar á superficie, outra é estar quase com a cabeça de fora, dando a sensação de dificuldades de respiração.

Medicação é algo que não te recomendo a meter no aquário. Quando tens alguém constipado na família, não medicas toda a gente. Aqui funciona em muitos casos do mesmo modo, não há necessidade de medicar peixes que estejam bem, excepto em casos de doenças muito contagiosas.
O que eventualmente poderias fazer era somente fazer o que deveria ter sido feito inicialmente, ou seja, "agarrar" nos viviparos e tratá-los devidamente, mas isso fora do aquário principal, ou seja, era necessário um outro aquário mais pequeno ou algo que fizesse o mesmo efeito, como por exemplo um recipiente daqueles tipo Ikea que levam uma boa quantidade de água e servem perfeitamente.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 13:52Responder ao tópico

Os peixes que falo estao assim, espero que de para ver, o video foi feito com o telemovel

Guppy doente-  

Molly balão doente-

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 19:41Responder ao tópico

Olá Miguel

O vídeo da Molly, agradeço o esforço mas não é muito elucidativo, a luminosidade não deixa ver muito bem.
Quanto á Guppy, está feio, está muito parada e com problemas respiratórios.
Mas não é correcto medicares todos os peixes. Tens como fazê-lo de parte?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 23:06Responder ao tópico

A molly depois vou ver se consigo melhor.
O guppy nem sei o que te diga.... estve assim muito parada na altura que a filmava ate parece que era para a cena mas hoje á tarde e ate mesmo agora á noite estive a apreciar e este normal, ativa, a passear pelo aquário, comeu bem como de normal mas a respiração continua igual.

Sobre o tratamento, se tiver mesmo que ser tenho que arranjar solução! a única coisa que tenho para fazer um possível hospital, é o filtro que tinha no inicio quando montei o aquário, filtro só com filtragem de esponja (shark 2), o que tinha a funcionar antes de ter o filtro externo.

Falta o aquário, aquecedor, areão tambem tenho, e acho que não falta mais nada, resumindo falta quase tudo  pale 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 23:45Responder ao tópico

Num aquário para tratamento de peixes as únicas coisas que precisas são:

* Aquário, ou como te disse até pode ser um recipiente com um bom volume e de preferência incolor
* A litragem para tratares peixes pequenos ( até 3 peixes) com 10 litros já remedeia.
* Termostato
* Filtro não é essencial, depende do tratamento, nalguns os tratamentos são tão agressivos, que logo matam as bactérias que estejam no filtro, ou seja, torna-o desnecessário
* Bomba de ar

Nada de areões ou plantas

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Sab 12 Abr 2014, 23:53Responder ao tópico

Como disse falta-me tudo
o filtro seria mais para filtrar/apanhar cocos, e este filtro já faz oxigenação falta o aquário e o aquecedor.
o medicamento é caro?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Dom 13 Abr 2014, 00:02Responder ao tópico

Não.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Dom 13 Abr 2014, 00:31Responder ao tópico

Depois como faço para iniciar o hospital?
Tiro agua do meu aquário para o hospital?

como se faz o tratamento? e quanto tempo demora em media?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Dom 13 Abr 2014, 01:07Responder ao tópico

Dá uma vista de olhos.

http://www.peixefauna.com/t14739-cuidados-com-a-aquisicao-e-aclimatizacao-de-viviparos

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Dom 13 Abr 2014, 20:41Responder ao tópico

Hoje morreu mais um guppy, um macho laranja Sad 
Ainda ontem comeu bem, alias ate achei piada ele agarrou um floco grande e andava com ele na boca a fugir dos outros peixes. Hoje não notei nada de anormal e as 18 horas estava parado completamente pousado em cima do tronco com a respiração um bocadinho ofegante e quase já não tinha forca para nadar. As 19h estava a dar as ultimas so respirava de longe a longe e ja estava a ser atacado pelos CAE que as vezes andavam de volta dele.
Quando o tirei do aquário e o estive a observar, achei-o magro como se a barriga estivesse oca, ele tambem ainda era pequeno mas mesmo assim achei que estava "seco".
Notei agora que era miudinho comparando com um macho que comprei na 5ºfeira que de corpo não tinha nada a ver com este que morreu alias este comparando com este que comprei ate parece que era corcunda.
Foi dos primeiros peixes que comprei, estava com pressa e não tinha muito olho para a coisa !

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Dom 13 Abr 2014, 21:17Responder ao tópico

Boa noite

Andas a comprar peixes aos poucos, isso não te ajuda, cada vez que introduzes um novo peixe, estás a correr um risco, em especial se forem viviparos aos quais não faças quarentenas.
Se há uma coisa que aprendi ao longo dos anos em que me dediquei á aquariofilia, é que a paciência, calma e ponderação são essenciais para o sucesso.
Tens um aquário instável, com mortes repentinas e sem explicação, nunca se adiciona novos peixes perante esta situação, resolve-se primeiro o problema.
Logo dou-te um conselho. Resolve o problema. Á primeira vista tens aí peixes com parasitas e a primeira coisa a fazer é tratar desse assunto.
Não vou estar aqui a dizer como o fazeres pois está bem explicito neste tópico

http://www.peixefauna.com/t8638-dosagem-de-fluvermal

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Seg 14 Abr 2014, 15:13Responder ao tópico

Estive a dar uma vista de olhos na topico "Guia basico de doenças" e parece que o oltimo guppy que morreu foi de turbeculose que pelos vistos tambem é conhecida como “Barriga-Seca”

... Sintomas: o peixe fica magro, com o abdómen retraído, não se alimenta direito, as nadadeiras/barbatanas ficam destruídas, a coluna deforma-se , o peixe nada desequilibrado ...

marquei a negrito e letra maior o que notei no guppy que morreu e pela foto que vi é tal e qual

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Seg 14 Abr 2014, 19:54Responder ao tópico

Oh Nuno, tem lá calma contigo, se fosse tuberculose desde a 1ª morte até á data, não tinhas um peixe que fosse que estivesse em condições. Para além de ser altamente contagiosa, é brutalmente rápida desde o inicio da infecção até á morte dos peixes. No entanto, existe uma doença na qual os peixes ao morreram podem apresentar os mesmos sintomas que mencionaste.

Pelo exposto, e se quiseres tentar resolver o problema que aí tens, só para uma possível confirmação, se não te importares descreve o histórico todo, 2º o pedido.

*Data de montagem do aquário:
* Data da alteração de filtro interno para filtro externo
* Histórico dos valores dos parametros da água

* Introdução de peixes:
Data
Espécie
Nº de peixes

* Mortes de peixes
Data
Espécie morta
Peixe morto introduzido em que data
Sintomas

* Estado actual do aquário ( espécies, nº e parametros da água)

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Seg 14 Abr 2014, 20:11, editado 1 vez(es)

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Seg 14 Abr 2014, 20:06Responder ao tópico

Xiiii... isso agora! vou ver se consigo fazer mais ou menus um histórico, tenho ali algumas faturas do que fui comprando mas á algumas coisas que não me lembro! mas vamos ver o que se consegue fazer.

miguel_156

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 02:46Responder ao tópico

Ora aqui vai, algumas datas não estão certas mas podem fazer diferença de 1 a 3 dias no máximo mas só num ou 2 casos.

O aquário foi oferecido por um amigo vizinho que ao fim de alguns anos abandonou a aquariofilia tendo como últimos 2 discos gigantescos que destruíam tudo da noite para o dia.

04-03-2014 - veio o aquário cá para casa depois de estar mais de um ano parado no sotão tendo sido usada algumas vezes quando era preciso como hospital.
Nesse mesmo dia foi para a banheira e levou um banho de agua quente.

05-03-2014 - Comprei as primeiras coisas para montar um aquário de agua fria porque essa era a minha primeira ideia. Comprei o areão, poster para fundo do aquário, comida para peixes de agua fria, plantas artificiais, tronco artificial a acelerador e bactérias Bacto Active da tropical.
Montei o aquário, com filtro interno shark 2, estrado de fundo também a filtrar e a dose de bacto active.

07-03-2014 - Apliquei a iluminaria, tira de les SMD 5050 com 45cm

Entretanto mudei de ideias e resolvi atirar-me para a agua quente...

12-03-2014 - Neste dia virei o aquário de "pés para o ar" para retirei o estrado do fundo
Comprei o filtro externo eheim ecco pro 130 e um aquecedor eheim 75w
Na montagem do filtro lavei tudo com agua corrente incluindo as matérias filtrantes e meti bacto active nas matérias filtrantes por indicação da loja de aquários onde o comprei .
O filtro e o aquecedor esta a funcionar sempre desde esse dia ate hoje e só o desliguei para limpeza.

14-03-2014 - TESTE COM FITA DE TESTE:
NO3- 0 , NO2- 0 , PH-6.5 , kH- cor entre os 40 e 80 , GH- cor entre 60 e 120

15-03-2014 - Entraram os primeiros peixes e a primeira planta
2-guppys (casal)
2-mollys balao (casal)
5-Neons negros
1-Pé de rabo de raposa com 30 cm

16-03-2014 - TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 0,3mg/l, PH-6.5, kH- 4ºdkh

20-03-2014 - Comecei a tirar as decorações artificiais para trocar por naturais

TPA de 20% com aspiração e lavagem da 1º esponja do filtro e retirado o disco de carvão ativo

21-03-2014 - 2º compra de peixes e compra de um tronco natural
3 - CAE (castanhos)
3 - Corydoras (castanhas)
3 - Neons Inessis (pequeninos de 1cm a 1,5cm)
Neste dia fervi o tronco por 15min com sal e passei o tronco para um balde com agua e sera aguatan para ficar completamente submerso para encharcar e fui trocando a agua todos os dias sempre com um pouco de sera aguatan.

23-03-2014 - Morreu o primeiro peixe, um neon inessis que tinha entrado para o aquário no dia 21, encontrei-o morto já sem cor colado na boca do tubo de aspiração do filtro.  

24-03-2014 - Morreu o segundo peixe, mais um neon inessis que tinha entrado para o aquário no dia 21, encontrei-o morto já sem cor colado na boca do tubo de aspiração do filtro.

24-03-2014 - TESTE COM FITA DE TESTE:
NO3- 02 , NO2- 5 , PH-6.5 , kH- 40 , GH- 60  

TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 1mg/l, PH-6.5

25-03-2014 - O tronco entra para o aquário ainda flutuando um bocadinho mas fica no fundo com a ajuda de uma pedra.

26-03-2014 - Comprei mais plantas:
Musgo de java
1 - Anubia
1 - Vallisneria

26-03-2014 - TESTE COM FITA DE TESTE:
NO3- 20 , NO2- 1 , PH-6.5 , kH- 40 , GH- 120  

TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 3mg/l, PH-7
Fiz TPA de 30% e aspirar areao

29-03-2014 -TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 0.5mg/l, PH- 7, KH- 5ºdkh

31-03-2014 - A barriga da guppy fêmea desapareceu! Hesitei em passa-la para a maternidade não sobrou nada....

31-03-2014 - Morreu o 3º peixe, um neon negro, era dos primeiros peixes tinha entrado no aquário dia 15-03, encontrei-o morto já com pouca cor colado na boca do tubo de aspiração do filtro. Tinha notado que á 2 dias andava um neon mais afastado dos outros, alias parecia chateado nem deixava os amigos aproximar, não sei se teria sido esse a morrer

02-04-2014 - Desapareceu 1 CAE!!! supostamente morreu o 4º peixe, pela primeira vez que os tento contar dei falta de um, virei o aquário e não o encontrei nem vivo nem morto ! tinha entrado a 21-03-2014

04-04-2014 - TESTE:
PH-7, NO2-o

04-04-2014 - 3º compra de peixes e corrigir cardumes e planta de superfície
1- guppy fêmea
1-molly balão fêmea
2-CAE dourados
3-Neons negros
Planta de superfície - lemna minor

05-03-2014 - TESTE COM FITA DE TESTE:
NO3- 20 , NO2- 3 , PH-6 !!! , kH- 40 , GH- 60  

TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 0mg/l, PH-7

07-04-2014 - Morre o 5º peixe, a guppy fêmea que estava gravida e perdeu a barriga, tinha entrado a 15-03-2014 logo nos primeiros peixes, apareceu a boiar!

07-04-2014- TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 0mg/l, PH-7

10-04-2014 - Morre o 6º peixe, um molly balão macho laranja tinha entrado logo no inicio a 15-03-2014, era dos mais ativos do aquário, parecia vender saúde.

10-04-2014 - TPA com aspiração e 1º limpeza "geral"do filtro

11-04-2014 - desiludido com o aquario vou fazer a 4º compra de peixes
1- molly balão macho para substituir o que morreu
1 - guppy macho cor fogo.
A ideia era comprar mais 3 fêmeas para perfazer 2 machos e 4 fêmeas mas não gostei muito do aspecto do aquário das fêmeas por isso só comprei o macho porque foi paixão á primeira vista e depois comprava as fêmeas noutra loja noutro dia.

13-04-2014 - Morre o 7º peixe, um guppy macho laranja dos primeiros a entrar a 15-03-2014. sempre o achei muito pequenino, magro e fraquinho, embora parece-se já adulto, estava tudo bem ate que dou com ele ainda vivo pousado no tronco, passado uma hora quase já não respirava e morreu. achei-o com a barriga sumida e estava corcunda! alias sempre teve uma corcunda mas na morte achei-o bem pior.

14-04-2014 - Com tantas mortes resolvi comprar um aquário para fazer um hospital mas depois de pensar melhor acho que fiz mal e deveria era ter comprado antes um cemitério.

15-04-2014 - Morre o 8º peixe, um guppy macho, o tal com rabo cor de fogo, aquele que tinha comprado há dias ,na semana      passada dia 11-04-2014 porque foi amor á primeira vista, estava morto no fundo do aquário com os CAE a ir as vezes ter com ele para o petiscar. Aparentemente estava direitinho ainda com as cores naturais dele.

15-04-2014 - TESTE COM FITA DE TESTE:
NO3- 05 , NO2- 0 , PH-6.5 , kH- 40 , GH- 60  

TESTE COM LIQUIDOS:
NO2- 0mg/l, PH-7

Algumas datas podem não estar certas mas basicamente foi esta a sequencia.

Falta-me ai pelo meio umas TPAs que não sei ao certo quando foram .

A agua das TPAs era deixada de 1 a 2 dias na varanda a repousar e com um pouco de aquatan

17-04-2014 - Morre o 9º peixe, o único guppy que ainda tinha, uma fêmea que entrou para o aquário a 04-04-2014
Comprei hoje os testes NO3

TESTE COM LÍQUIDOS:
NO3- 25mg/l

18-04-2014 - TPA com aspiração

Última edição por miguel_156 em Qui 17 Abr 2014, 23:50, editado 3 vez(es)

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 09:25Responder ao tópico

Olhando assim para o historial, diria que os teus azares têm 3 explicações:

1 - Ciclo do azoto incompleto(esses testes de tiras não são de se fiar)

2 - Introdução de muitos peixes de cada vez, introduziste muito carga orgânica para a qual a tua colonia de bactérias ainda não estava suficiente grande para tantos detritos.

3 - Condições em que vinham os peixes das lojas, antes de se comprar os peixes nas lojas deve-se tentar saber informação sobre os mesmos, á quanto tempo estão na loja os parâmetros onde estão e muito importante fazer uma observação demorada nos exemplares que queremos trazer, observar o comportamento ver se eles vêm para comer tipo quando nos chegamos perto olhar para o corpo do peixe e verificar se não existem marcas ou algum tipo de deficiência.

Na minha opinião foi isto que te trouxe estes azares, agora com calma e se deixares as coisas estabilizar e manteres tpa's certinhas e não introduzires nada nos próximos tempos vais ver que as coisas vão ao sitio.

abraço

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro áqua 54litros   Ter 15 Abr 2014, 13:10Responder ao tópico

Boas

Bem, isso é um historial e pêras, mais completo do que eu tinha pedido.

Agora voltando ao assunto principal.
O Nuno Jesus já salientou o mais importante.
Por isso vamos a acrescentar mais umas coisitas.

O problema de um aquário mal ciclado é que os parametros de amónia e nitritos atingem níveis tóxicos. Pelos testes tiveste por aí um nível tóxico de nitritos, a amónia não é referida, mas é óbvio que também esteve alta. Algures a determinada altura, por MP eu tinha-te dito para fazeres pequenas tpas diárias para controlares esses níveis. Não foi á toa que te disse para o fazeres, já sabes qual a minha opinião sobre esses produtos aceleradores de ciclo, ajudam, mas não garantem, a garantia sim passa por fazer pequenas tpas diárias para manter os parametros controlados.
Resumindo, o simples facto de não teres feito o que te sugeri, pôs em causa o sistema imunitário dos peixes. A amónia alta e os nitritos altos fragilizaram por completo os peixes que na minha opinião já vinham da loja em mau estado. Se não tivessem pela frente o contra dos parametros incorrectos possivelmente tinham-se safado, mas não nessas condições.
Em especial os guppys e mollys, mesmo que não venham doentes da loja ao depararem com aquários instáveis é caminho certo e garantido para a desgraça. Numa água de aquário há sempre organismos que podem causar doenças, a presença deles é inevitável, no entanto eles só causam problemas aos peixes se forem em nº demasiado elevado ou quando os peixes se encontram debilitados, como por exemplo na altura da sua introdução no aquário se já vierem em mau estado das lojas.

Estando na tua situação eis o que eu faria:
* Deixar estabilizar mais o aquário. Nada de novos peixes, nada de novas plantas, tpas semanais certinhas durante 4 a 5 semanas. Se entretanto durante esse tempo houver mais mortes, eu que não sou apologista de tratamentos em aquário principal, recomendo a aplicação de um tratamento ao aquário todo para ver se exterminas de vez os parasitas que aí tens. É um tratamento que não atinge drasticamente as bactérias depuradoras, logo minimamente segura para que não destabilizes o estabilizado. Sim, porque independentemente do azar do ciclo mal feito e etc, é óbvio que tens por aí parasitas por isso é essencial manteres agora uma boa manutenção do aquário, se as mortes ficarem controladas ( principalmente nos viviparos) então mais tarde tentas colocar mais uns peixitos, mas sempre com quarentena.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

O meu primeiro áqua 54litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-